Sindimetrô alia-se ao MPT contra terceirizações no Trensurb

O  Sindimetrô-RS entrou como terceiro interessado na  Ação Civil Pública que o Ministério Público do Trabalho propôs contra Trensurb pela política de terceirização da empresa nos setores de Manutenção, Rede Aérea e Via Permanente. Para o MPT a terceirização é ilegal e inconstitucional. O processo foi protocolado no dia 21 de maio de 2014.

. No pedido da ação, o MPT postula quatro itens, dos quais o primeiro é que a Trensurb seja condenada a não firmar novos contratos de terceirização envolvendo serviços de manutenção, preventiva ou corretiva, das vias férreas ou da rede de tração, especialmente quando o contrato vise fornecer mão de obra. No segundo é solicitada a condenação da empresa para não formalizar, renovar ou prorrogar contratos da rede de tração, manutenção da via permanente e da Rede Aérea. O terceiro item pede a condenação da Trensurb para substituir os trabalhadores terceirizados nos três setores citados por empregados admitidos na Trensurb após aprovação em concurso público. O último estabelece multa por danos morais provocados à coletividade dos trabalhadores. O inquérito civil começou em 2006, quando o Sindimetrô/RS protocolou no MPT denúncia de terceirização de atividade-fim na manutenção da operação do sistema de transporte coletivo. Isso atingia atividades previstas no plano de cargos e salários, o SIRD.

. Para o MPT, diante da fraude às leis trabalhistas praticadas pela Trensurb, que não se dispôs a emendar sua conduta na esfera extrajudicial, não houve outra alternativa a não ser ajuizar a ação contra a Trensurb.

O Sindimetrô-RS poderia aproveitar esta oportunidade e acionar a Trensurb, via MPT, contra a terceirização da manutenção preventiva e corretiva dos trens, já que a empresa vencedora da licitação é uma empresa espanhola, CAF, a mesma que vendeu os trens para a Trensurb associada a Alstom. Alem de utilizar as mesmas razões da denúncia de terceirização acima expostas, existe um detalhe que deve ser analisado: a CAF não possui mão de obra disponível. Para resolver este problema, contratou os mesmos empregados que trabalhavam na antiga empresa que executava estas tarefas na Trensurb, durante mais de dez anos, MPE, ou seja, os empregados das terceirizadas são tratados como saco de batatas.

A Fiergs esquece que a mão que afaga é a mesma que mata a indústria brasileira.

A poderosa Fiergs divulgou números mais animadores do desempenho da indústria gaúcha – mais 2,3% em maio sobre abril – mas também informou que nos cinco primeiros meses do ano houve queda de 2,1% e que os indicadores não permitem supor que este cenário melhorará.

. É sobre isto que fala o editor no comentário a seguir.

. O foco da análise do vídeo não é propriamente a divulgação dos números, mas a denúncia de que a Fiergs assumiu papel patrimonialista e submisso diante do governo federal, abstendo-se de fazer a crítica da deplorável situação causada pela desindustrialização.

. Pior: foge como o diabo da cruz de qualquer posição clara sobre a necessidade de mudar drasticamente a atual política econômica, que já deu o que tinha que dar e que conduz os brasileiros para um cenário selvagem de estagflação, a mistura diabólica de inflação com recessão.

. Veja e ouça o comentário, intitulado A Fiergs esquece que a mão que afaga é a mesma que mata a indústria brasileira.

Aécio ironiza Dilma: "Ela parecia o artilheiro da seleção do Felipão"

Nas fotos: no Espírito Santo e no jogo do Mineirão; Dilma.



O candidato do PSDB à presidência, Aécio Neves, resolveu acusar o governo da presidente Dilma Rousseff de tentar "se apropriar de um evento que é de todos os brasileiros". Aécio refere-se à Copa.

. Hoje, boa parte dos políticos aliados e fração chapa branca da mídia, tentaram emplacar a tese de que "futebol é futebol e eleição é eleição". Até mesmo o governador Geraldo Alckmin, entrou na esparrela. 

. "Quando a Copa dava certo, parecia até que era ela, Dilma, a artilheira da seleção", ironizou o candidato tucano.

. Cumprindo agenda no Espírito Santo, Aécio Neves diz que esteve no Mineirão como torcedor e que ficou "atônito" com o resultado.  mas reforça:

- Nunca misturei as coisas"; segundo ele, "aqueles que esperavam fazer da Copa do Mundo, como disse a presidente, uma belezura para influenciar nas eleições, vão se frustrar"

O melhor em cervejas e chopes artesanais, segundo Veja.
Vá esta noite com os amigos.
Também petiscos inspirados na gastronomia alemã.
Cardápios, preços, localização, fones, serviços:
www.biermarkt.com.br

Saiba quem foram os seis deputados que boicotaram a CPI da CEEE do começo ao fim

Quem foram os deputados que boicotaram os trabalhos da CPI da CEEE na Assembléia do RS, passando 90 dias sem comparecer a uma única reunião:


PT, Nelsinho Metalúrgico, Raul Pont e Oliboni
PDT, Ciro Simoni e Marlon Santos
PTB, Sperotto. 

. O PDT não é mais da base do governo, decidiu ter candidato de oposição ao governo, mas ficou o tempo todo ao lado do governo porque mantém seu filiado Gerson Carrion na presidência da CEEE. 

. Trata-se de uma incongruência e grossa incoerência. 

. Como se sabe, o PT estimula este tipo de traição, mas quando é o seu caso, jamais faz algo semelhante em favor de governo algum. 

Entrevista, Lucas Redecker - Está pronto o relatório final da CPI da CEEE

ENTREVISTA
Lucas Redecker, deputado PSDB do RS

Ontem os senhores tentaram reunir a CPI da CEEE e ler o relatório final, mas não conseguiram. Nova reunião foi agendada para esta manhã.
Sim. Precisávamos, hoje, de 7 deputados, mas só compareceram 6, todos da oposição. Faltaram os 3 do PT, 2 do PDT e um do PTB.

Como fica isto ?
Não iremos esperar indefinidamente. O boicote dos 4 deputados da base e dos 2 do PDT. Aliás, não entendemos o PDT, porque o Partido saiu do governo.

E ?
Lemos o relatório final, hoje. O relator anotou mudanças propostas e iremos para uma última reunião. Mesmo que formalmente a CPI não se encerre, o relatório assinado pelos seis deputados será entregue para as providências devidas. Faremos visitas ao MPF, MPE e Tribunal de Contas.

É difícil fazer CPI sem quórum
Quase impossível. O governo boicotou os trabalhos do começo ao final.

Tuma Júnior confirma que governo do PT usou a Copa para seu projeto de Poder

No seu Facebook de hoje, o ex-secretário Nacional de Justiça durante o mandato de Lula e de Tarso Genro, então ministro da Justiça, lembra que foi com a comitiva brasileira visitar a Fifa para tentar trazer a Copa para o Brasil.

. Ele denuncia que viu e ouviu pessoalmente de Lula e de Tarso que o PT usaria a Copa para seu projeto de Poder.

. O livro "Asassinato de Reputações", que já vendeu 100 mil exemplares, conta em detalhes de que modo o Partido tece as tramas do seu projeto de Poder.

. Leia a mensagem de Tuma Júnior no seu Face de hoje (ao lado, uma das fotos tomadas na visita à Fifa):

PTralhas e MAVs, não adianta azucrinar! Não estou politizando, não estou inventando e ninguém me contou!

Eu estava lá e vi que a Copa seria usada para o Projeto de Poder do PT!

O BRDE, o PT e a nova revista "Horizontes"

Até o final do ano passado na função de assessora de comunicação do BRDE, a jornalista Adriana Zottis abriu 2014 fora do banco, já que criou a Zottis Comunicação.

. A direção gaúcha do BRDE é toda do PT, no caso os diretores Carlos Henrique Horn (Planeamento) e José Hermeto Hoffmann. (Acompanhamento e Recuperação de Créditos).

. Adriana Zottis, que também é petista, não ficou totalmente afastada do banco, porque sua empresa, a Zottis Comunicação, foi contemplada com um belo contrato para a edição da revista Horizontes, 48 páginas, coloridíssima, papel couchê.

. Não se tem notícias de disputa licitatória para a escolha dos editores da publicação.

. A edição de abril é toda dedicada aos chamados "negócios ambientais". 

O melhor em cervejas e chopes artesanais, segundo Veja.
Vá esta noite com os amigos.
Também petiscos inspirados na gastronomia alemã.
Cardápios, preços, localização, fones, serviços:
www.biermarkt.com.br

Dilma almoçará com 15 chefes de Estado e de governo antes de irem juntos ao Maracanã

A presidente Dilma Roussef se reunirá com chefes de Estado e de governo que estarão no País para, entre outros motivos, assistir à partida entre Argentina e Alemanha no domingo.

, Após o encontro, todos seguirão para o estádio do Maracanã, onde Dilma Rousseff entregará a taça à seleção campeã.

CLIQUE AQUI para ler artigo de hoje de Eliane Cantanhêde, contando como é que fica Dilma depois de ter adotado o Padrão Felipão.

O melhor em cervejas e chopes artesanais, segundo Veja.
Vá esta noite com os amigos.
Também petiscos inspirados na gastronomia alemã.
Cardápios, preços, localização, fones, serviços:
www.biermarkt.com.br

Zero Hora diz que com o fim dos jogos da Copa a insegurança voltou forte em Porto Alegre

O jornal Zero Hora destacou os jornalistas Carlos Moreira e Eduardo Nunes para checar o resultado da transferência de 2 mil brigadianos para Porto Alegre, tudo com o objetivo de proteger turistas, jogadores e dirigentes no decorrer dos jogos da Copa.

. A maior parte do efetivo já voltou para o interior.

. O resultado é que os brigadianos sumiram das ruas, a criminalidade voltou e a percepção de insegurança é agora mais ampla.

. Os repórteres pecorreram as mesmas áreas antes e depois dos jogos, encontrando este efetivo no caminho:

Antes - 95 brigadianos.
Depois - 31.

. O gerente de vendas Guilherme Petry, ouvido no Parque Marinha do Brasil, bairro Menino Deus, foi curto e grosso ao analisar a insegurança de hoje:

- Era segurança só para a Fifa.

. A Brigada possui 2.860 homens em Porto Alegre, quando deveria contar com 4.606. No Estado, o efetivo.

CLIQUE AQUI para ler toda a reportagem do jornal. 

Varnieri é o novo diretor do Badesul

Cláudio Fernando Varnieri é o mais novo diretor de Participações e Inovação do Badesul. Ele é procurador do Estado. Seu nome foi aprovado por unanimidade na Comissão de Finanças da Assembléia, esta manhã. 

Propaganda na TV dirá se haverá ou não segundo turno no RS

A propaganda de TV para os candidatos ao Governo, Senado, Câmara e Assembléia, RS, começará dia 19 de agosto. Os marqueteiros e políticos mais experientes da área, imaginam que 15 dias depois será possível dizer se haverá segundo turno no Estado e quem participará dele.


. Se isto ficar definido, tudo será possível na campanha eleitoral gaúcha. 

Studio Nido abrirá escritório de arquitetura para crianças inédito em Porto Alegre

O Studio Nido será inaugurado segunda-feira em Porto Alegre. O escritório de arquitetura é o primeiro da Região Sul do Brasil especializado em ambientes para crianças entre 0 e 7 anos. 

. O empreendimento é da gaúcha Luciana Salazar, de 36 anos. Segundo a arquiteta, foi a maternidade que mostrou a ela a oportunidade de negócio. “Como mãe, meu olhar técnico de arquiteta sentiu falta de algo no mercado para estes pequenos clientes, que possuem necessidades claras e específicas, e resolvi me aventurar”, explica. A empreendedora cursou Arquitetura e Urbanismo na UniRitter e complementou seus estudos com mais dois anos no Politécnico de Milão, na Itália.

. A partir de segunda-feira estará no ar o site www.studionido.com.br

Produção industrial gaúcha segue para o precipício (menos 2,1% este ano) mas Fiergs cala sobre desastrosa política econômica de Dilma

Nos cinco primeiros meses do ano, em relação ao mesmo período de 2013, o IDI-RS (Índice de Desempenho Industrial) teve uma queda de -2,1%, puxado principalmente pela forte desaceleração nas compras industriais (-7,7%). O IDI é apurado pela Fiergs. A menor necessidade de insumos e matérias-primas indica uma retração na produção futura. A Fiergs acha que para recuperar as perdas verificadas até aqui, a atividade das indústrias gaúchas precisariam crescer mensalmente 1% ao mês, o que é mais do que improvável. 

. A Fiergs não analisa as razões das quedas continuadas da produção industrial, o que a impede de fazer qualquer diagnóstico e buscar soluções, embora se saiba que grande parte do que ocorre aqui é resultado de uma política econômica que esgotou e que não oferece solução.

. As lideranças industriais marcham bovinamente para o precipício, sem enfrentar a desastrosa política econômica do governo Dilma, que já deu o que tinha que dar e não é substituída por nada. A sujeição ao caráter patrimonialista do Estado, mais o viés atrasado do setor industrial tradicional gaúcho,  pode explicar esta posição submissa. 

. O PIB do Brasil dificilmente crescerá mais do que 1% este ano. O RS, apesar dos discursos grandiloquentes do governo estadual, acompanhará este número desastroso.

. O mais curioso nos números apurados pela Fiergs é que o crescimento de 2,3% na atividade industrial do Estado em maio, na comparação com o mês anterior, número que inverteu a tendência, embora seja incapaz de marcar novo vetor, é que tudo se deve, em maio, ao aumento:
- Compras de matérias-primas e insumos (6,2%)
- Massa salarial (0,3%).

. Todas as demais variáveis permaneceram negativas:
- Horas trabalhadas na produção (-1,5%)
- Faturamento (-0,9%)
- Utilização da capacidade instalada (-0,5%)
- Emprego (-0,3%).

. Também há maior ociosidade nas máquinas e equipamentos com a queda na utilização da capacidade instalada (-2,0%). O faturamento e as horas trabalhadas recuaram -1,5% e -1,1%, respectivamente. Os únicos avanços foram registrados nos indicadores relacionados ao mercado de trabalho: massa salarial real (3,0%) e emprego (0,3%).

. A Fiergs também não consegue explicar por que razão a produção industrial cai, tudo em função da redução de todos os fatores que integram sua equação, menos salário real e emprego. 

. Ainda nessa base de comparação, dez dos 17 setores industriais pesquisados registraram queda na soma dos cinco primeiros meses de 2014. Os principais responsáveis, em termos de influência sobre o resultado global, foram Metalurgia (-15,4%), Veículos Automotores (-6,1%), Máquinas e Equipamentos (-2,0%) e Couros e Calçados (-2,3%). Os avanços de maior impacto ficaram com Bebidas (7,2%), Alimentos (4,7%) e Borracha e Plásticos (3,6%).

Ao meio dia, almoço expresso a R$ 27,50.
Nos antigos túneis, agora repaginados, da Cervejaria Brahma, shopping Total.
www.famigliafacin.com.br

Dilma entregará a taça para o campeão Messi ?

Merval pode estar tripudiando, mas a realidade tem sido mais devastadora do que os piores pesadelos dos brasileiros. O material ao lado, apesar disto, demonstra que nós também sabemos rir da nossa própria desgraça. 



O trecho a seguir é da coluna de hoje do jornalista Merval Pereira, de O Globo. O artigo é intitulado "A Copa das Copas":

Há uma conspiração dos astros contra a presidente Dilma. Na análise de seus conselheiros, o melhor resultado para s sua candidatura, depois da tragédia do Mineirazo, seria a derrota da seleção da Argentina e uma vitória da seleção brasileira contra os “Hermanos” no sábado, na disputa pelo terceiro lugar.

Pois os argentinos venceram a Holanda e disputarão a final contra a Alemanha. Corre o risco de a presidente Dilma ter de entregar a Copa das Copas a Messi, o capitão da seleção argentina.
Pior desfecho não poderia haver.

Mercado de Bolsa apostou na alta por saber que derrota diante da Alemanha prejudica Dilma

Nas redes sociais, a derrota brasileira foi interpretada como derrota de Dilma e do PT, já que a vitória era reivindicada como êxito deles.
Às 10h19, estamanhã, o índice da Bolsa paulista avançava 0,79%, para 54.060 pontos. Petrobras PN tinha valorização de 2,54%, mas Vale PNA declinava 1,15%.

Novamente, apesar de não ser consenso entre os especialistas, os investidores apostam que a derrota trágica do Brasil para a Alemanha na Copa do Mundo diminua a popularidade da presidente Dilma Rousseff. A aposta pode ser vista nas ações que lideram o Ibovespa nesta abertura: novamente as estatais.


Nos últimos meses, ações das brasileiras têm sido influenciadas pelo desempenho de Dilma nas pesquisas. Com o feriado em São Paulo, a Bolsa brasileira não funcionou nesta quarta-feira, mas, em Nova York, os papéis de empresas do país tiveram um dia de alta generalizada, especialmente os de estatais, como a Petrobras.
        

. Para Raphael Juan, gestor da BBT Asset, a valorização dos papéis brasileiros nos EUA (chamados de ADRs, recibos de ações estrangeiros reflete a aposta de parte do mercado de que a derrota para a Alemanha deverá ter impacto na corrida eleitoral: 

- É muito provável que essa derrota respingue na presidente Dilma [Rousseff]. Da mesma forma que ela se beneficiou nas intenções de voto quando a seleção estava indo bem, agora também deve sentir essa derrota. O tamanho do impacto só vamos saber quando sair a próxima pesquisa.


Ao meio dia, almoço expresso a R$ 27,50.
Nos antigos túneis, agora repaginados, da Cervejaria Brahma, shopping Total.
www.famigliafacin.com.br

Polícia gaúcha envolve prefeituras de Alvorada, Caxias, Porto Alegre, Viamão e Capão nos golpes de vales-refeições falsos

A Polícia Civil do RS confirmou esta manhã que iniciou investigações e prisões para apurar a emissão de vales-refeições para servidores fantasmas emitidos pelas empresas Green Card e Refeisul, esta do Banrisul. O caso envolve administradores e servidores das prefeitura de Alvorada, Caxias do Sul, Porto Alegre, Viamão e Capão da Canoa.

. O golpe pode chegar a R$ 2 milhões, segundo a Polícia.

— Eram emitidos cartões para pessoas que não existiam, e um servidor da prefeitura fazia a divisão do valor com outras pessoas — informou o delegado do caso.


. A ação cumpre 14 mandados de busca e apreensão e quatro conduções coercitivas em cinco cidades gaúchas: Porto Alegre, Alvorada, Caxias do Sul, Viamão e Capão da Canoa. No Centro da Capital, foram apreendidos materiais na empresa Green Card e no Banrisul. Os mandados foram cumpridos na casa de servidores públicos, advogados, beneficiários do esquema e de um ex-secretário da prefeitura de Alvorada, que seria um dos responsáveis pela fraude.

Saiba quem são os marqueteiros de Tarso, Ana, Sartori e Vieira da Cunha

Os principais candidatos ao governo gaúcho já definiram ou estão na iminência de definir seus marqueteiros para as eleições deste ano. Os mais prováveis responsáveis serão os seguintes:

Tarso Genro - João Ferrer, jornalista que dirigiu a área de comunicação do governo, é o nome mais conhecido, mas não será ele o nome mais importante da área. O marqueteiro será Mauro Dorfmann, um dos donos da Dez, agência que atende o governo do Estado. 
José Sartori -  Marcos Martinelli, jornalista que fez a campanha do prefeito José Fortunati. Ele terá a companhia de outros experientes profissionais da área, como José Fuscaldo. 
Ana Amélia - Agência E-21, cuja maior expressão é o publicitário Cado Bottega
Vieira da Cunha - Fabner Utida, indicado pela direção nacional depois de campanhas exitosas no Nordeste, com ênfase para o Ceará.

- Os quatro principais candidatos ao Piratini participarão, hoje, a partir das 9h30min, na Assembléia, do Fórum Democrático da Assembléia, evento patrocinado pelos Conselhos Regionais de Desenvolvimento, os Coredes, criados ao tempo do governo Alceu Collares para servir de contraponto ao OP, menina dos olhos do PT em Porto Alegre, atualmente bastante esvaziado. 

Transporte escolar: governo estadual dá calote de R$ 130 milhões nas prefeituras do RS

O editor procurou ontem o presidente da Famurs, Serge Menegaz, para confirmar o valor total de repasses para transporte escolar devido pelo governo estadual.

. São R$ 130 milhões.

. Isto significa um valor equivalente a mais de um ano de repasses do governo estadual para as prefeituras.

. O orçamento para este ano prevê repasses de R$ 98 milhões.

. As prefeituras são obrigadas a retirar dinheiro de outras rubricas, sobretudo investimentos, para garantir o transporte escolar para os alunos, tudo dentro do programa Peate, proposto pelo próprio Piratini.


. Algumas prefeituras já romperam os convênios que tinham com o Piratini. Entre elas estão Santa Maria, São Francisco de ?Assis, Santigo e Santo Antonio das Missões.  

Outra médica cubana foge do "Mais Médicos" no RS

Outra médica cubana decidiu fugir do programa cubano-brasileiro “Mais Médicos”, desta vez no RS, porque desapareceu de Estância Velha, Grande Porto Alegre, a dra. Yaisel Quintana Almeida, segundo denúncia feita ontem pela secretária municipal da Saúde, Ângela Marmitt.

. A prefeitura resolveu fazer BO na Polícia, que junto com a Polícia Federal já está no encalço da fugitiva.

. Como os demais casos já registrados no Brasil, a médica reaparecerá quando estiver em segurança nos Estados Unidos.


- Nesta quinta-feira, segundo as agências noticiosas internacionais (Correio do Povo de hoje, página 8), um grupo de 33 cubanos fugiram esta semana de Cuba, chegando a Honduras num barco improvisado, a caminho do exílio nos Estados Unidos. 

MTST começa a ocupação de áreas urbanas em Porto Alegre. A antiga Avipal foi o primeiro alvo.

A área da antiga Avipal, rua João Salomoni, Porto Alegre, acaba de ser invadida por sem-tetos, que lotearam o terreno, promoveram demarcações, derrubaram árvores e anunciaram que não sairão dali sem suas casas.

. O Movimento dos Trabalhadores sem Teto, o MTST chegou ao RS.

. Foi só terminar as esperanças do Brasil na Copa. 


. Não há sinal de intervenção do setor público no local. 

Deputados governistas boicotam até leitura do relatório da CPI da CEEE

Apesar de comportadíssima, sem ter criado uma única saia justa para o governo estadual, a CPI da CEEE não consegue sequer reunir quórum para ouvir e aprovar o relatório preparado pelo deputado Catarina Paladini, PSB.

. A reunião de ontem registrou a presença de apenas 5 deputados da oposição, portanto longe do quórum de 7.

. Nova tentativa será feita hoje.

. O presidente da CPI, Lucas Redecker, PSDB, avisou que mesmo sem quórum, será feita a leitura pública do relatório.

. Desde antes da instalação dos trabalhos, o governo Tarso Genro manobrou para boicotar tudo. Ele tentou evitar a CPI, quando não conseguiu, tratou de esvaziar os trabalhos, retirando do plenário seus deputados e aliados. A CPI só acabou saindo porque na primeira reunião que definiu oitivas e investigações, um deputado do PT contrariou a decisão do Partido e compareceu.

PDT protege governo na CPI da CEEE porque continua no governo Tarso

Os deputados que de modo sistemático boicotam os trabalhos da CPI da CEEE são dos Partidos da base aliada, PT e PTB, mas eles contam com a colaboração dos deputados do PDT, cujo Partido saiu do governo e apresenta o candidato mais decidido na disputa com Tarso Genro, no caso o deputado Vieira da Cunha. 

. Apesar de ter saído do governo e apresentado candidato de oposição, o PDT continua integrando a administração do PT, ocupando justamente a presidência da CEEE, via Gerson Carrion, o que explica esta aliança incoerente e esdrúxula na CPI.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/