Ex-diretor da Petrobras inicia delação premiada. Ele começou a contar as sujeiras do PT e do governo Dilma.

Ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa iniciou seus depoimentos para ajudar a polícia a desvendar, com detalhes, um esquema de lavagem de dinheiro comandado pelo doleiro Alberto Youssef;. O acordo de delação premiada precisa, ainda, ser homologado pelo Supremo Tribunal Federal e pela Procuradoria-Geral da República.

Ibope registra leve queda de Alckmin, que ainda venceria no primeiro turno

Geraldo Alckmin tinha 53% e caiu para 47%, mas ainda venceria no primeiro turno. Skaf e Padilha beneficiaram-se com a queda, porque subiram 3% e 2% respectivamente.

. O avanço de Marina não beneficiou a oposição a Alckmin, até porque o PSB de SP, Partido de Marina, apóia o governador, embora ela prefira a neutralidade. 

Geraldo Alckmin, PSDB - 47%, 
Paulo Skaf, PMDB -  23%, 
Alexandre Padilha, PT - 7%,

Ibope, SP, hoje, dá Marina com larga vantagem sobre Dilma e Aécio

Marina Silva, PSB – 39%
Dilma Roussef, PT – 23%

Aécio Neves PSDB – 17%

Caso Bernardo Boldrini - A intimidade devassada

A mídia comete um erro terrível em relação ao pai e ao menino.


Sylvia Debossan Moretzsohn é jornalista. O artigo a seguir foi publicado no site Observatório da Imprensa. o editor tem alertado para a manipulação da opinião pública por parte da polícia e da mídia. Madrasta e cúmplice parecem definitivamente comprometidas, mas não é o caso do pai.  A seguir, trechos selecionados. No link, todo o texto.

As cenas domésticas foram gravadas pelo próprio pai, em seu celular, e capturadas pela polícia, que as forneceu à imprensa, que por sua vez as divulgou sem pestanejar. Ninguém desconhece essa linha direta que alimenta o voyeurismo. A fonte – no caso, uma fonte oficial – dá as cartas: detém as informações e as libera a conta-gotas, conforme seus interesses. A imprensa adere alegremente a esse jogo, vendendo a história como uma novela, de modo a criar expectativas para as cenas dos próximos capítulos.
O mais grave, aqui, é que se devassa a intimidade das pessoas e isso, aparentemente, é considerado perfeitamente normal. Talvez porque se considere que essas pessoas não merecem respeito, já que teriam cometido um crime bárbaro. De fato, este costuma ser o comportamento prevalecente entre os jornalistas: ignorar os limites impostos pelo Direito, uma vez convencidos da culpa dos acusados.
Mas, neste caso em particular, desrespeitam até mesmo o menino morto, exposto arbitrariamente em toda a sua angústia e revolta. Retiram-lhe o direito de preservar sua imagem.
Será possível que ninguém pensou nisto?
Intenção e gesto
A esta aberração se junta outra, muito comum quando as investigações se transformam em espetáculo: as conclusões automáticas e precipitadas, por mais absurdas que sejam
(...)
É curioso esse processo que faz as pessoas acreditarem na literalidade das palavras, como se qualquer um, no calor da hora, não fosse capaz de rogar pragas ou fazer as mais incríveis ameaças. Como se não houvesse metáforas nem distância entre intenção e gesto.
Pior ainda: quando a madrasta diz que “teu fim vai ser igual ao da tua mãe”, o advogado da avó materna de Bernardo conclui tratar-se de uma evidência de que a mãe do garoto não se suicidou, mas foi assassinada pelo pai, quatro anos atrás.
(...)
As escolhas certas vão na contramão do exibicionismo no caso Boldrini. Fazer jornalismo não é ceder à tentação do espetáculo.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Sylvia Debossan Moretzsohn é jornalista, professora da Universidade Federal Fluminense, autora de Repórter no volante. O papel dos motoristas de jornal na produção da notícia (Editora Três Estrelas, 2013) e Pensando contra os fatos. Jornalismo e cotidiano: do senso comum ao senso crítico (Editora Revan, 2007)

Aécio diz que não renunciará para apoiar Marina e derrotar Dilma no primeiro turno

Aécio resolveu subir o tom nesta terça-feira a tarde, reagindo a reportagem do jornal Valor, segundo a qual o tucano renunciaria para fortalecer Marina e derrotar Dilma no primeiro turno.

. Fez ainda mais: subirá o tom de críticas às duas líderes  das pesquisas. Baterá em Marina Silva, atacará Dilma Rousseff.

. Segundo Aécio, Dilma é a grande derrotada desta campanha, pois quem disputar com ela o segundo turno, e vencerá.

- Antes do debate de segunda a tarde no SBT, Dilma passou por Aécio e avisou: "Você não vai sentar no meu lugar". 

77% dos leitores aprovam reação a qualquer tipo de bandido

77% dos leitores acham que ameaçada, a pessoa deve reagir em proporção igual. Conheça os resultados da enquete postada nesta página:
  
Sim, na mesma proporção - 243 (77%)
Não, porque é muito perigoso - 36 (11%)
Em termos - 31 (9%)
Outra opinião - 4 (1%)

Outra enquete já está disponibilizada nesta página. Vá ao lado e vote.

Qual o maior apelo eleitoral de Marina ?

Sua mística messiânica
A terceira via entre PT e PSDB
Suas propostas
Outra resposta

Saiba o que faz a Petrobrás para salvar a Iesa e o Pólo Naval do Jacuí

Tarso lançou o Pólo com pompa e circunstância, mas sua principal empresa, Iesa, entrou em verdadeiro colapso.



A Petrobrás tenta desde o ano passado impedir que a Iesa quebre ou deixe de atender o contrato de US$ 700 milhões que fechou com ela, segundo informações que passou ao deputado gaúcho Jerônimo Gorgen, PP.

. A solução definitiva foi a negociação para que a Andrade Gutierrez assumisse o negócio da Iesa no Pólo Naval do Jacuí, Charqueadas.

. Acontece que até o momento o contrato não foi formalizado.

. Na carta em poder do deputado gaúcho, a Peterobrás narra os esforços que vem fazendo desde o ano passado, pelo menos desde que a controladora da Iesa, o grupo Inepar, passou a enfrentar terríveis problemas financeiros, já no segundo trimestre.

. Sem dinheiro, a empresa passou a atrasar o fornecimento dos módulos das Plataformas tipo FPS
OS (Floating Production Storage and Overboading) um tipo de navio utilizado para a produção, armazenamento de petróleo ou gás natural, além de escoamento da produção, tudo para os projetos da Petrobrás denominados Replicantes.

. O editor tem uma cópia do documento.

. A situação chegou a tal ponto de aflição, que a Petrobrás concordou até mesmo em criar uma linha de pagamentos de até US$ 128 milhões, conforme o andamento da execução do contrato, mas o dinheiro iria diretamente para os fornecedores e subfornecedores que não recebiam desde 7 de março deste ano.

. Como desdobramento das soluções, foi articulada a entrada da Andrade Gutierrez no negócio, o que não aconteceu até agora.

Governador lulo-dilmista do Ceará, Cid Gomes: "Se Marina vencer, será deposta !". Na TV, Dilma compara Marina a Collor e Jânio.

No sentido horário, Marina, Cid Gomes e seu irmão, Ciro Gomes.

CLIQUE AQUI para ler, também, "O bicho vai pegar em quem ?"

CLIQUE AQUI para examinar, também, programa desta tarde da presidente Dilma, dizendo que Marina será derrubada como foram Jânio e Collor. 

O governador lulo-dilmista do Ceará, Cid Gomes, resolveu cruzar a linha da sombra institucional em projeção sobre eventual governo Marina Silva:

 - Eu não dou dois anos de governo para ela. Será deposta.

. Ele disparou vitupérios contra a candidata: "reacionária", "conservadora", "canoa furada";

. Cid Gomes é irmão de outro político boca suja, Ciro Gomes. Ambos deixaram o PSB no ano passado para apoiar a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT). Ele  se mostrou preocupado com o crescimento da presidenciável nas pesquisas:

- Se as pessoas não se tocarem, vão eleger Marina Silva presidente da República. Meu Deus!


CLIQUE na imagem a seguir para ver e ouvir comentário do editor, intitulado: Golpistas lulo-dilmistas e petistas iniciam ameaças contra Marina Silva ?

Artigo, Ênio Mainardi - Aécio, meu velho, vou votar em você.

O editor recomenda a leitura desta descontraída reportagem de Veja sobre os bastidores do último debate - no SBT. CLIQUE AQUI. 



Não que eu queira, verdadeiramente. Mas sobrou você como a nossa, talvez, última barreira sanitária contra esse vírus ébola que é o petismo.
Cada vez que vejo nas entrevistas o teu rosto sorridente, penso: como ele pode se mostrar tão feliz? Você parece que está vivendo permanentemente dentro de um comercial de TV – enquanto nós ficamos de fora, nos sentindo tão inseguros, tão sem saída.
Deve ser uma estratégia de campanha você contrastar tua figura “presidenciável” com o daquela senhora odiável e desprezível que parece sempre estar tão mentalmente desorganizada, tão alienada do mundo.
Mas ela tem a caneta na mão e assina papéis que compram Pasadena, que importa médicos fajutos, que prefere investir em Cuba, Venezuela ao invés de nosso tão desesperadamente carente Brasil. E que sorrateiramente sancionou esse maldito Decreto 8243 que vai criar os Sovietes, que significa a liquidação do nosso (ainda) regime democrático.
Vou votar em você Aécio.
Pode ser que você esteja mineiramente quieto e se fingindo de morto enquanto vai costurando acordos políticos que, no fim, vão virar o veneno que fará o PT entrar em coma e morrer.
Pode ser. Mas reconheça que muitos do que votarão em você o farão principalmente para se opor ao PT. Esquecendo, por um momento, dos votos dos “bolsas”, somos nós que faremos a diferença.
E nós queremos botar fé que você seja o cavaleiro de armadura reluzente, que com a sua espada Durindana vai estraçalhar as hostes inimigas. Nós queremos que você seja o nosso Campeão.
Sei que não é novidade o que estou aqui dizendo, e que é inocente quem põe sua vida na mão dos outros, confiando inteiramente no Líder sob o qual faremos a guerra.

CLIQUE AQUI para ler mais. 

Dirigente do PP, pai do deputado Mano Changes, abre apoio a Olívio. PP não gostou do voto.

Causou enorme constrangimento no PP a decisão do empresário Roberto Bier da Silva, dono da Masal, Santo Antonio da Patrulha, que abriu voto em favoer do ex-governador Olívio Dutra, PT, desprezando a candidatura do seu próprio Partido, Simone Leite.

. É que ele é membro do diretório estadual e além disto é pai do deputado Mano Changes, candidato a deputado Federal.

. PP e Changes são adversários do PT.

. Na declaração de amor que fez a Olívio, Bier da Silva não disse quem apoiaria para governador.

. Seu filho, Mano Changes, ostenta adesivos de Ana Amélia nos seus carros de campanha.

- Bier da Silva é também presidente do Sindicato das Indústrias de Máquinas Agrícolas. O ramo industrial que representa, é a grande estrela da Expointer, em plena realização no município de Esteio, RS. A Expointer será visitada quinta por Marina Silva, sendo que Aécio e Dilma farão o mesmo na sexta-feira. A Masal, empresa de Bier da Silva, tem se beneficiado de incentivos fiscais e apoio dos governos estadual e federal do PT. 

Copom deve manter taxa básica de juros em 11%

Espera-se a manutenção da Taxa Selic, em 11% ao ano, na decisão a ser anunciada pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central do Brasil (COPOM). 

- O coordenador do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Santa Marcelina – FASM, Reginaldo Gonçalves, mandou dizer esta tarde ao editor que acredita na manutenção em 11% ao ano, mesmo com sinais de “estagflação”. A indústria continua patinando em suas operações, não conseguindo competitividade para seus produtos. O consumidor está cada vez mais exigente e quer pagar um preço justo. Assim, muitos acabam buscando no produto importado o que, muitas vezes, não há no nacional: preço”, avalia. 

Governos do sul unem-se para dar mais empuxe à produção de leite e lácteos

Os governadores Tarso Genro, do Rio Grande do Sul, Raimundo Colombo, de Santa Catarina, e Beto Richa, do Paraná, concedem entrevista coletiva à imprensa daqui a pouco, às 15h, durante a 37ª Expointer, Esteio, RS. Antes, os três governadores participaram da abertura do Fórum da Aliança Láctea Sul Brasileira, que aconteceu a partir das 14h, no auditório da administração do Parque Assis Brasil.


. A Região Sul do Brasil, composta pelos três estados, possui a maior produtividade por vaca do país e ocupa o segundo lugar em produção leiteira, com aproximadamente 10,8 bilhões de litros de leite/ano, segundo o IBGE/2012. 

. Conforme dados de pesquisas da Embrapa Gado de Leite, a região deverá assumir a liderança do ranking de produção a partir de meados de 2015. 

TVE acertou debate de candidatos ao Piratini para o dia 1o de outubro

A TVE do RS, emissora mantida pelo governo estadual, definiu as datas para a realização de debates com os candidatos:

Vice-governador, 11/9
Senador, 25/9
Governador, 1/10

2o Turno
16 de outubro

. O mediador será o jornalista Leandro Olegário. 

Receita do ICMS gaúcho volta a cair. Em julho, queda ajustada pelo IPXCA foi de 2,4%.

O editor revela em primeira mão os números sobre a arrecadação do ICMS do RS, que continua despencando. Em agosto, foram R$ 2,1 bilhões, registrando uma queda de 2,4% quando ajustado pelo IPCA. O crescimento nominal foi de 4,1%.

. No ano, a receita ainda é levemente maior do que a apurada no período anterior, porque ajustada pelo IPCA, marca crescimento de 0,2%.Foram R$ 16,5 milhões. 

Presidentes dos Institutos de Advogados do Brasil terão reunião inédita em Porto Alegre

Pela primeira vez, os presidentes dos Institutos de Advogados dos diferentes estados brasileiros se reunirão em Porto Alegre. Será no dia 4 de setembro. É convocação do presidente do IARGS (atual presidente do Colégio de Presidentes dos Institutos dos Advogados do Brasil), Sulamita Santos Cabral.

Edital para exploração do transporte público de Porto Alegre será publicado dia 20

O prefeito José Fortunati confirmou que a publicação do novo edital de licitação para o transporte público de Porto Alegre deve ocorrer até o dia 20 de setembro, dois dias antes do prazo determinado pela Justiça. 

. As dificuldades da prefeitura decorrem do fato de que jamais houve este tipo de licitação no RS. 

Frederico Antunes recomenda lema dos escoteiros para candidatos à majoritária: "Sempre alerta !".

Antes mesmo do PT, a imprensa já começou a caçar Marina. 



O deputado Frederico Antunes, PP, está convencido de que a campanha eleitoral para presidente recomeçou do zero com a entrada de Marina Silva em cena.

. Ele disse esta manhã ao editor que os petistas não entregarão facilmente o que conquistaram em doze anos.

. Isto significa guerra sem quartel.

. O que falou Frederico Antunes:

- Nesta hora, vale para todos o lema dos escoteiros: "Sempre alerta !".

. O deputado do PP é candidato a deputado estadual.

Expointer: Agro espera Marina com um pé atrás em Esteio, RS

Sponholz acha que Marina é apenas um dos braços de Lula. 



Marina Silva visitará a Expointer, Esteio, nesta quinta-feira. Trata-se da maior feira do agro brasileiro. A candidata do PSB não terá uma recepção calorosa.

. Os produtores rurais gaúchos querem saber se Marina mudou em relação às restrições históricas que sempre manteve em relação a transgênicos, índices de produtividade para efeito de reforma agrária e Código Florestal.

. Ma não só isto.

. Quem organiza a agenda de Marina é o candidato a vice, Beto Albuquerque.

. Marina também quer visitar Caxias do Sul para ato público na quinta a noite.

. Os candidatos a governador, vice e senador, no caso Sartori, Cairolli e Simon, acompanharão a candidata socialista no seu roteiro no RS.

Produção industrial cresceu 0,7% em julho sobre junho, mas caiu 3,6% sobre mesmo mês de 2013

CLIQUE AQUI para ler análise
inédita de Ricardo Bergamini.

Venda de veículos tem queda de 7,43% em agosto.

A produção industrial do país em julho cresceu 0,7% na comparação com o mês anterior. É um número melhor do que o da contração de 1,4% em junho ante maio, interrompendo cinco meses consecutivos de queda. . Na comparação com julho de 2013, o índice ficou negativo em 3,6%. Com esse resultado, a indústria acumulou uma perda de 2,8% neste ano. A taxa em 12 meses encerrados em julho registrou queda de 1,2%.

. Os dados foram divulgados pelo IBGE na manhã desta terça-feira.

. O resultado de julho ficou acima das expectativas do mercado. Pesquisa da agência Reuters mostrou que a mediana das projeções na comparação com junho era de alta de 0,50%. Na relação anual, a mediana das estimativas era de perda de 3,70%.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/