Delação de "Paulinho" já envolve em novo escândalo a campanha de Dilma

O artigo a seguir é do jornalista Josias de Souza, Folha:

Como previsto, Paulo Roberto Costa, o ex-diretor preso da Petrobras, moveu a língua. Em troca de redução da pena, ele revela à Justiça segredos que estavam armazenados abaixo da camada pré-moral da maior estatal brasileira. O repórter Mario Cesar Carvalho conta que pingaram dos lábios do delator os nomes de 62políticos que morderam propinas. São 12 senadores, 49 deputados e um governador. Gente filiada a três partidos: PT, PMDB e PP.
Na cadeia, Paulinho, como o depoente é chamado na intimidade, vinha dizendo que não haveria eleições em 2014 se ele contasse tudo o que sabe. Enquanto espera pelas novidades, resta à plateia raciocinar com hipóteses, desde as mais amplas —na pior das hipóteses, a sucessão presidencial será engolfada pelo óleo queimado, na melhor das hipóteses ficará com óleo pelo nariz— até as mais específicas.
No caso do que o país pode esperar com uma delação à vera de Paulinho, o leque das hipóteses é enorme, já que todo mundo tem uma noção do que foi feito da Petrobras depois que os partidos tomaram a estatal de assalto. A melhor das hipóteses é que o ex-diretor confirme que o dinheiro saía mesmo pelo ladrão nos contratos da Petrobras. A pior das hipóteses é que ele informe que os ladrões entraram nos contratos da Petrobras com autorização superior.
Dependendo do que está por vir, é possível que os protagonistas do governo tenham que se reposicionar na cena eleitoral. Talvez precisem fazer pose de administradores ingênuos ou políticos distraídos sendo usados por salteadores. Este é um governo dos patrimonialistas do PT, do PMDB e congêneres. Mas quem bota a cara na tevê por eles é a Dilma, quem fica com a má fama é a esquerda guerrilheira, que combateu a ditadura para acabar como marionete.

Por sorte, João Santana dispõe de um bom tempo de propaganda. Na pior das hipóteses, o marqueteiro de Dilma disfarçará os interesses escusos que se escondem atrás da boa biografia. Na melhor das hipóteses, ele ajudará a manter a ilusão de que há em Brasília alguém que comanda.

Outro ex-diretor da Petrobrás, Ildo Sauer, diz que Lula corrompeu a estatal e Dilma mente sobre Pasadena

Não é só de petróleo que as mãos da dupla Lula/Dilma estão sujas.



Outro ex-diretor da Petrobrás nomeado pela dupla Lula/Dilma, Nestor Cerveró, também é capa de Veja que começou a circular. A revista conta a escabrosa história da compra de um apartamento dfe R$ 7,5 milhões por parte de Cerveró. Na entrevista a seguir, outro diretor, Ildo Sauer, conta como Lula corrompeu a Petrobrás e de que modo Dilma mente no caso Pasadena. 

Ildo Sauer, diretor de Gás e Energia da Petrobras entre 2003 e 2007, afirmou esta semana que o governo de Luis Inácio Lula da Silva intensificou o expediente de nomeações de “despachantes de interesses” na estatal. 

. A nomenclatura, explicou Sauer, é relativa aos indicados por partidos da coalizão do governo. “O governo de coalizão do Lula passou a permitir que grupos de parlamentares e partidos se reunissem para indicar dirigentes. Não sei por que eles estavam lá, para fazer gestão eficaz não precisa ter apoio de partido. Acabei demitido porque não ajudava. O que seria ‘ajudar’ até hoje não sei”.


. O ex-diretor é investigado pelo Tribunal de Contas da União no caso dos prejuízos causados pela compra da refinaria de Pasadena. De acordo com Sauer, “os conselheiros e mais ainda o presidente têm acesso a toda a documentação. O estatuto permite pedir qualquer dado adicional ou contratar consultoria externa. Ninguém decide com base em resumo. É uma piada”. A declaração se deve ao fato de Dilma Rousseff ter declarado que foi induzida ao erro por conta de um resumo falho enviado para apreciação do conselho por Nestor Cerveró.

Veja publica a lista dos primeiros 25 deputados federais corrompidos pelo diretor da Petrobrás nomeado por Lula e Dilma

As denúncias do diretor da Petrobrás preso em Curitiba atingem em cheio o governo Dilma Roussef. Paulo Costa, Paulinho como é chamado por seu amigo Lula, que o nomeou, conta que corrompeu boa parte da base aliada no Congresso. As denúncias ameaçam implodir a candidatura Dilma. E mal começaram. 

A revista Veja que começou a circular esta noite em São Paulo, conta que preso em março pela Polícia Federal, sob a acusação de participar de um mega esquema de lavagem de dinheiro comandado pelo doleiro Alberto Youssef, o ex-diretor de Abastecimento e Refino da Petrobras Paulo Roberto Costa aceitou recentemente os termos de um acordo de delação premiada – e começou a falar.

. Leia mais:

No prédio da PF em Curitiba, ele vem sendo interrogado por delegados e procuradores. Os depoimentos são registrados em vídeo — na metade da semana passada, já havia pelo menos 42 horas de gravação. Paulo Roberto acusa uma verdadeira constelação de participar do esquema de corrupção. Aos investigadores, ele disse que três governadores, seis senadores, um ministro de Estado e pelo menos 25 deputados federais embolsaram ou tiraram proveito de parte do dinheiro roubado dos cofres da estatal.

. Ele esmiúça, além disso, a lógica que predominava na assinatura dos contratos bilionários da Petrobras – admitindo, pela primeira vez, que as empreiteiras contratadas pela companhia tinham, obrigatoriamente, que contribuir para um caixa paralelo cujo destino final eram partidos e políticos de diferentes partidos da base aliada do governo. 

. Mais, na edição que começou a ir para as bancas. 

Ex-diretor da Petrobrás já denunciou 32 deputados, oito senadores e um governador. Escândalo é um novo Mensalão.

O ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, preso em Curitiba no âmbito da Operação Lava-Jato, começou a falar para os promotores do Ministério Público.

. Ele fez delação premiada.

. Paulo Costa, que era tratado como Paulinho por seu amigo Lula da Silva, apontou nada menos que 32 deputados, oito senadores e um governador de Estado como beneficiários de esquemas de pagamentos de propinas a partir de contratos da Petrobras com empreiteiras indicadas pelos políticos. 

. Os nomes ainda não vazaram.


. Segundo Costa, as propinas eram de 3% sobre o valor de cada contrato. "O esquema ia do terceiro escalão até a cúpula da companhia", teria dito ele, segundo as primeiras informações. Promessa de apertar o botão de uma bomba sobre o Congresso vai sendo cumprida.

. Há boataria forte de que Veja viria com revelações maiores em sua edição deste final de semana. 

Lasier denuncia jogo sujo na campanha para o Senado

O candidato ao Senado pelo PDT, Lasier Martins, acusa jogo sujo na campanha eleitoral. Há provas. Elas estão com quem devem estar.

. Leia caso inteiro na nota aí ao lado à direita.

Piratináveis debaterão as 21h na TV Com

Os candidatos ao governo do RS farão debate esta noite na TV Com, RBS. Será as 21h.

Governo tarda, mas assina contrato para iniciar projeto de ponte que melhorará acesso ao porto de Rio Grande

O atual governo nem o projeto concluirá, mas a iniciativa
beneficia muito as operações do porto de Rio Grande. 


O governo estadual firmou ontem um contrato para elaboração de estudos ambientais e projeto de infraestrutura para a construção da ponte sobre o canal São Simão e acesso secundário ao Distrito Industrial de Rio Grande (Dirg). A ponte fará a ligação da via 7, que já é asfaltada e se localiza no distrito, à RS-734, permitindo o acesso ao Porto. Pelo contrato, a Incorp terá 210 dias para elaboração do projeto.

. O investimento do Estado no projeto é de R$ 798,7 mil. "A obra colaborará para melhorar a logística local", destacou o representante do governo, lembrando que a reivindicação é histórica, já que os decretos de criação do DIRG são de 1973. 

. O distrito conta com uma área de 2.480 hectares, onde atualmente operam 135 empresas, que geram mais de 10 mil empregos,.

CLIQUE AQUI para ler mais. A notícia é do Diário Popular, Pelotas. 


Dilma levou forte vaia na abertura da Expointer

Dilma Rousseff foi recebida sob forte vaia por um grupo de grevistas do Judiciário Federal na manhã desta sexta-feira em Esteio, RS, onde abriu oficialmente a Expointer, maior feira do agro do Brasil.

. A presidente livra forte vantagem sobre Aécio e Marina no Estado.

.  Os manifestantes reivindicam reajuste salarial e creditam a Dilma a responsabilidade pelo congelamento de suas remunerações.   Os protestos logo foram abafados por militantes pró-Dilma, que a aplaudiram.

Jornalistas são obrigados a usar crachás de Dilma 13 para cobrir atividades oficiais da presidente Dilma na Expointer

Jornalistas que cobriram a cerimônia de abertura da Expointer em Esteio, RS, esta manhã, foram surpreendidos pela exigência de portarem no peito crachás de propaganda da candidata do PT.

. A foto ao lado é de uma repórter da Rádio Guaíba, Rede Record.

. A jornalista foi fotografada pelo editor durante a coletiva concedida pelo senador Aécio Neves na Casa da Assembléia, 13h10min.

. Logo abaixo, outra foto parecida, esta de Zero Hora, que registrou o ilícito no seu Twitter.

. Como ela, outros jornalistas também portavam crachás da campanha de Dilma, mesmo os que não são do PT, o que provocou muita indignação em Esteio.

. É um caso típico de crime eleitoral.

. Todos alegaram que precisaram usar os crachás para cobrir as atividades de Dilma, que fez visita oficial á Expointer, um local pertencente ao governo estadual. A presidente abriu oficialmente a feira.

. O caso causou constrangimento ao pessoal da coordenação da campanha de Aécio, que não fez comentários.

. Dilma Roussef chegou a passar na frente da Casa da Assembléia poucos minutos antes da chegada do seu adversário.


. O cerimonial da presidência não comentou o caso, alegando que a distribuição das credenciais para os jornalistas foram as de sempre, no caso as de cobertura das atividades da chefe do Governo.

49% dos leitores acham que ganhos de Marina devem-se à condição de terceira via entre PSDB e PT

A enquete mais recente desta página perguntou aos leitores a que se deviam os ganhos de Marina Silva. Eis os resultados:
Uma mística messiânica
  162 (35%)
A terceira via entre PT e PSDB
  230 (49%)
Suas propostas
  28 (6%)
Outra resposta
  42 (9%)

. Nova enquete já está aí lado para respostas:

Você acha que deve ser considerado crime a crítica ao casamento gay ?
Crítica alguma deve ser considerada crime
Sim, porque atenta contra a dignidade da criatura
Em termos

Outra resposta

Shopping TOTAL recebe 300 mil pessoas na sua semana de descontos

ENTREVISTA
Eduardo Oltramari, CEO shopping TOTAL, Porto Alegre

Esta é a 22ª. Edição da campanha “Loucura TOTAL”, iniciada segunda-feira. Qual a expectativa de público ?
Iniciamos a promoção no dia 1º.Até domingo, queremos atrair 300 mil clientes.

Qual os níveis dos descontos ?
Você está almoçando comigo aqui no nosso novo restaurante, o Ragazzo. Teu prato é esse nhoque ao suco, que custa apenas R$ 4,90. Onde você consegue isto em Porto Alegre ? Os descontos em geral podem chegar a 70%.  Temos 400 lojas e operações nas áreas de vestuário, calçados, perfumaria, cama, mesa e banho. São só exemplos.

“Loucura” não é forte demais ?
Queremos inspirar o non sense. O termo remete a imagens como a da diversidade. Neste sábado, as atrações especiais, sobretudo música, vão surpreender. Venha até aqui.

Programação

www.facebook.com/ShoppingTOTAL

Datafolha diz que em Pernambuco Marina venceria Dilma no primeiro turno

Marina Silva, PSB - 46%
Dilma Roussef, PT - 37%
Aécio Neves, PSDB - 2%
Pastor Everaldo e Eduardo Jorge, 1% cada um
Demais candidatos não pontuaram
Brancos e nulos - 5%
Indecisos =- 6%

2o Turno
Marina, 50%
Dilma, 41%

Dica de leitura, Leo Iolovitch - Liberdade era uma calça azul e desbotada

Antes de tudo o "Julinho" era um extraordinário laboratório social.

Na minha turma da 1ª série do ginásio havia até aluno arrecadador do jogo do bicho. Alunos ricos, classe média, pobres, muito pobres, brancos, pretos, mulatos, todos freqüentavam a mesma escola.

Vivíamos intensamente a política estudantil. Fiz greve, por motivos que nem lembro mais. Fui presidente de aula, secretário do Grêmio Estudantil e meus ídolos eram o Che Guevara e os Beatles.

No turno da manhã estudavam os alunos da 1ª e 2ª série ginasial e as alunas do clássico e científico. O grande programa era subir as escadas perto do corrimão, olhando para o alto, para ver as pernas das gurias. Elas sabiam disso e evitavam andar na beira da escadaria. Mas, com sorte, sempre havia uma desatenta para nossa alegria.

Quando estudávamos à tarde, a onda era se corresponder por bilhetinhos, colocados embaixo das classes, com as alunas que ocupavam a mesma sala no turno da manhã. Cada um tinha a "sua".

Ao chegar à sala íamos logo procurar a correspondência recebida. Era uma grande curtição. Não chegava a ser um namoro. Elas, em geral, eram bem mais velhas do que nós. Ah, como era bom desdobrar aqueles bilhetinhos, com letra feminina bem caprichada e frases românticas. Sempre havia uma perspectiva de conquista. O curioso é que não conhecíamos as nossas correspondentes. Sabíamos apenas os seus nomes e como eram suas caligrafias.

CLIQUE AQUI para ler tudo, com música de Milton Nascimento.

Nota do editor - O "Julinho" é o principal colégio estadual gaúcho, o Júlio de Castilhos. 

Senado começa a aprovar criminalização de desrespeito às prerrogativas dos advogados

Após luta da OAB, Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou, por unanimidade, projeto de criminalização do desrespeito às prerrogativas. Agora, a matéria segue para o Plenário do Senado. No Colégio Nacional de Presidentes da OAB, o presidente da Ordem gaúcha, Marcelo Bertoluci, antecipou que a seccional oficiará os senadores da bancada gaúcha pela aprovação da matéria no Plenário.

PMDB retoma fôlego com os 10% de Sartori

O PMDB comemora os 10% conseguidos por José Ivo Sartori na última pesquisa Datafolha, porque compara com os 9% que Germano Rigotto possuía na mesma época quando foi eleito governador do RS.

. Sartori pulou de 7% para 10%, crescendo 43%.


. A conjuntura política é bem diferente, mas o PMDB acha que Sartori resultou beneficiado por dois acontecimentos inesperados ocorridos nos últimos 15 dias: as candidaturas de Marina e de Simon.

Saiba como estão Dilma, Marina e Aécio em SP, MG, RJ, RS, PE, CE e Brasília

CLIQUE em cima para ver melhor. Os gráficos são da Folha. 

Entre os paulistas (22% do eleitorado), Marinas tem 42% das intenções de voto. Próximo da soma de seus rivais, 45%, esse total é quase o dobro dos 23% obtidos pela presidente Dilma Rousseff no Estado. O material a seguir é da Folha de S. Paulo desta manhã:

. Os dados são da última rodada da pesquisa Datafolha para governador em seis Estados e no Distrito Federal. O instituto aproveitou a "carona" dos levantamentos regionais para investigar as intenções de voto para presidente em cada local.

. Também há informações de Minas, Rio, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Ceará. Juntas, essas localidades abrigam 58% do eleitorado. Marina também lidera o primeiro turno de forma isolada em Pernambuco e no Distrito Federal (confira nos gráficos do quadro abaixo). Como Dilma não vai mal por lá (bem avaliada em todo o Nordeste, a petista tem 37% entre os pernambucanos, dois pontos acima de sua média), o tucano Aécio Neves acabou esmagado: tem 2% das intenções de voto locais.
No caso do Distrito Federal, o enredo passa por outros caminhos. Com um eleitorado mais rico e escolarizado que a média, o que destoa é a alta taxa de rejeição a Dilma, 44%. Trata-se de um padrão mais parecido com o de São Paulo, onde 45% dizem que não votam na petista de jeito nenhum.

. Os celeiros de Dilma são, pela ordem de vantagem, Ceará, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, a base de Aécio.

. No Ceará, Dilma tem 57%, o dobro da soma de seus adversários. É um Estado muitas vezes apresentado como rival regional de Pernambuco –menos influenciável pela comoção gerada pela morte de Campos, portanto.  Em Porto Alegre, com 38%, tem um desempenho melhor que o do próprio governador petista Tarso Genro, que está em segundo lugar na disputa pela reeleição, com 31%. Em Minas, Aécio esperava vencer por larga margem. Mas a entrada de Marina na disputa o jogou para a terceira colocação. Como Marina não abalou o desempenho local de Dilma, a petista restou isolada na liderança.

. Das sete pesquisas regionais, a que apresenta maior equilíbrio é a do Rio. Marina tem 37%, em situação de empate técnico com os 31% de Dilma (a margem de erro, nesse caso, é de três pontos).

. No cômputo nacional, Dilma e Marina também estão empatadas: 35% a 34%. Até nisso, portanto, o Rio confirma sua fama de síntese do Brasil.

Lula caiu mas não aprendeu nada

Neste artigo no site www.veja.com.br de hoje, o jornalista Reinaldo Azevedo escreve sobre o tombo de Lula, ontem, no Nordeste, que o lobo perde o pelo, mas mantém o vício.

Leia tudo:

. Não é mesmo? As recentes pesquisas do Ibope e do Datafolha deram algum ânimo aos petistas. E, como não poderia deixar de ser, o mais arrogante, como de hábito, é Lula, o palanqueiro.  Nesta quarta-feira à noite, ele participou de um comício na Bahia, mais um Estado em que o PT pode ser apeado do poder. E mandou bala, dando a entender que pode voltar em 2018: “Eles devem se preparar porque eu vou estar vivo. Eles ficam dizendo: ‘Dilma vai ser reeleita para ficar mais quatro anos e depois vem um tal de Lula e vai ficar mais quatro?’ É muito cedo para a gente discutir, mas uma coisa eu digo para vocês: em 2018, eu vou estar com 72 anos. Enquanto eu tiver forças para brigar por esse país, não vou permitir que aqueles que não fizeram nada pelo Brasil em 500 anos voltem”. Depois de fala tão iluminada, ele tropeçou e caiu no palco, sem se ferir.


Pois é, né, Lula? Para cair, basta estar de pé.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

Ao meio dia, almoço expresso a R$ 27,50.
Almoço e jantar também à la carte.
Local único em Porto Alegre: antigos túneis da Cervejaria Brahma.
www.famigliafacin.com.br

Marina ocupa de graça apê de homem do DEM, Vila Conceição, SP

O jornal Folha de S. Paulo de hoje revela em reportagem  especial que o imóvel de Carlos Henrique Ribeiro do Valle, 107 m² , 11º andar de um prédio na Vila Nova Conceição, a poucas quadras do parque Ibirapuera São Paulo, é de uma pessoa que é também sócio da Petronac, rede de postos e distribuidora de combustíveis do interior de São Paulo e  filiado ao DEM . Ele cedeu o espaço em doação estimada em R$ 9,3 mil, valor que não paga um mês de aluguel, à campanha do PSB, de Eduardo Campos e de Marina Silva, até o dia 5 de outubro, podendo ser prorrogado até o fim do segundo turno.

. Marina Silva reagiu, dizendo que não tem nada a ver com isto, porque o imóvel foi cedido ao PSB e não a ela, que apenas o ocupa. 

. Há controvérsia.

Ao meio dia, almoço expresso a R$ 27,50.
Almoço e jantar também à la carte.
Local único em Porto Alegre: antigos túneis da Cervejaria Brahma.
www.famigliafacin.com.br

Com 0,25% em agosto, inflação já passou do teto da meta

A inflação oficial fecha agosto em 0,25% . Em julho, a taxa havia ficado em 0,01% e em agosto do ano passado, a taxa foi 0,24%;.

. Segundo dados do IBGE, o IPCA acumula taxas de 4,02% no ano e 6,51% em 12 meses, pouco acima portanto do teto da meta do governo, que é 6,5%.

Gaúchos já gastaram R$ 70 bilhões com os governos até esta sexta-feira

O Impostômetro da CDL Porto Alegre deve registrar, ainda nesta sexta-feira, o valor de R$ 70 bilhões em tributos. O montante equivale a todos os impostos, taxas e contribuições pagos pelos gaúchos em 2014. De acordo com a entidade, em 2013 a população pagou R$ 95 bilhões aos governos federal, estadual e municipal.


. O Impostômetro está em funcionamento no site da entidade www.cdlpoa.com.br

Vox Populi e Methodus fazem nova pesquisa sobre eleições no RS

Os institutos Methodus e Vox Populi fazem pesquisa sobre intenções de votos para governador, senador e presidente no RS.

. Será tudo tiro curto.

Aécio, Marina e Dilma calibraram agenda para não se encontrarem em Esteio

Além de Marina, que esteve ontem no local, visitarão a Expointer nesta manhã a presidente Dilma Roussef e o senador Aécio Neves.

. Aécio dará coletiva as 12h30min na Casa da Assembléia.


. Ele faz campanha, esta manhã, em São Leopoldo, cujo prefeito, dr. Moacir, é do PSDB. 

. Os três candidatos cuidaram para não se encontrarem em Esteio. 

Dilma inaugura a Expointer em Esteio

A presidente Dilma Roussef programou para esta manhã a  inauguração oficial da Expointer, Esteio, RS.

. A feira do agro costuma ser inaugurada na véspera do seu encerramento.

. É uma incongruência histórica.

 . Dilma assistirá o desfile dos grandes campeões da Expointer 2014 que ocorrem na pista central do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A partir das 10h, aproximadamente cem exemplares de gado de corte e leite, búfalos, cavalos, cabras e ovelhas cruzam o gramado em frente à Tribuna Oficial da feira. No total foram 3.724 animais inscritos, que concorreram à premiação nas diversas raças.


. Os sites do Governo do Estado (www.estado.rs.gov.br), da Expointer (www.expointer.rs.gov.br) e a TVE transmitem ao vivo a cerimônia.

Doleiro do dinheiro sujo da Lava Jato ajudou a pagar jatinho usado por Marina

No sentido relógio, o doleiro, Marina saindo do jato, deputados Júlio Delgado e Vargas. 


Uma das parcelas do jato em que voaram Eduardo Campos e Marina Silva no início da campanha eleitoral foi paga com recursos de uma empresa ligada ao doleiro Alberto Youssef, preso na Operação Lava-Jato..

. A informação vazou da Polícia Federal, que  investiga se o jato foi comprada com recursos de caixa dois do PSB.

. Vale lembrar que  o deputado socialista Júlio Delgado (PSB-MG) pediu a cassação de André Vargas, um dos principais líders do PT no Paraná, agora em desgrasça, alegando que ele pegou carona num avião do doleiro.

. O caso atinge diretamente Marina Silva, que usou o avião.

. O PSB trocou o CNPJ do comitê financeiro da campanha para tentar desvincular Marina da polêmica.

. Ela está no RS desde ontem, mas a mídia nada questionou e a candidata também não tocou no assunto até agora. 

Datafolha apresenta vitória folgada de Dilma sobre Marina no RS

1o Turno

Dilma Roussef, PT - 38%
Marina Silva, PSB - 30%
Aécio Neves, PSDB - 15%

2o Turno

Dilma, 46%
Marina, 42%
Branco e nulo - 5%
Nenhum - 7%

Avaliação do governo Dilma (entre parênteses, Brasil)

Ótimo/bom - 38% (36%)
Regular - 43% (38%)
Ruim/péssio - 18% (24%)
Não sabe - 1% (1%)

Governo Tarso perde para Yeda e Rigotto na comparação dos melhores PIBs

Governo Tarso apurou o pior PIB e as mais altas despesas. 


Acompanhe a evolução do PIB, ano a ano, em percentagem. O editor usa para este ano a projeção da Farsul, 1,95%, número parecido com o que projetou a Fiergs no dia da posse do seu novo presidente, Heitor Muller (2,1%), embora a própria FEE estime crescimento de apenas 1% ou até menos para este ano.

. O que se percebe é que a economia do RS teve seu pior crescimento médio no período de governo do atual governador, Tarso Genro, quando comparados os números com Yeda e Rigotto. O quadriênio de Yeda foi o melhor de todos. 

RIGOTTO
- 2003: 1,6
- 2004: 3,3
- 2005: -2,8
- 2006: 4,7
Média, 3,1%

YEDA
- 2007: 6,5
- 2008: 2,7
- 2009: -0,8
- 2010: 7,8
Média, 4,05%

TARSO
- 2011:  5,7
- 2012:  -1,80
- 2013 : 6,.37
- 2014 : 1,95 (projeção da Farsul)
Média, 3,05%

PIB gaúcho recua fortemente. Economia local está próxima de recessão plena.

- A própria Fundação de Economia e Estatística admite que o PIB do RS crescerá este ano muito pouco. "Algo como 1%, se tanto", disse Ademir Marchetti, presidente da FEE. No final do ano passado, projetando os números para este ano, Fiergs, Federasul e Farsul já tinham previsto números parecidos para este ano, levando em conta a desaceleração da economia brasileira e a nova base de comparação com os números deste ano.

A Fundação de Economia e Estatística, órgão do governo estadual, revelou os principais dados que integram o conjunto de informações sobre o desempenho do PIB do RS no segundo trimestre do ano.

. Como o editor já informou, o PIB do Brasil recu ou 0,6% no segundo trimestre, caracterizando estado de recessão econômica, já que o trimestre anterior também foi de crescimento negativo (0,4%).

. No segundo trimestre, calculado sobre igual período do ano passado, a queda do PIB gaúcho foi de 2,4%, mas calculado sobre o trimestre anterior, o resultado foi menos 0,4%.

. A notícia é péssima para o governador Tarso Genro, candidato à reeleição, porque este ano o governo patrocinou caríssimas campanhas publicitárias com o mote de que o RS é o Estado que mais cresce no País, que mais cresce em relação à própria economia nacional e que tudo se deve à "inteligente política do Piratini".

. O contrário seria verdadeiro.

. Em relação ao mesmo trimestre do ano passado, eis como se comportaram  os três setores da economia gaúcha:

Agropecuária, -6,7%
Indústria, - 6,3%
Serviços, + 0,1%

. São números desastrosos.

. Dez de cada dez economistas que já falaram sobre o assunto, estimam que o segundo semestre do ano será igual ou pior, o que significa que o PIB de 2014 no RS dificilmente será diferente do PIB brasileiro, cujas projeções de crescimento oscilam em torno dos 1%. 
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/