Arno Augustin quer que PT rompa com Joaquim (Dilma) Levy

O chefe das pedaladas fiscais do primeiro governo Dilma quer briga com Levy. - 


As repórteres Natuza Nery e Marina Dias, da sucursal de Brasília, contam na Folha de São Palo que o executor das chamadas "pedaladas fiscais", prática que pode render a reprovação das contas da presidente Dilma Rousseff no TCU (Tribunal de Contas da União), o ex-secretário do Tesouro, Arno Augustin, hoje defende, nos bastidores, o rompimento com a atual política econômica do governo.

Augustin foi defenestrado por Dilma a pedido de Levy.

Levy e Augustin são como unha e carne.

Leia toda a reportagem:

Arno foi um dos mais influentes assessores presidenciais nos últimos quatro anos. Por vezes, chegou a ter mais poder que o então ministro da Fazenda, Guido Mantega.

A ele são atribuídas operações contábeis para camuflar o crescimento dos gastos e, assim, garantir artificialmente o cumprimento das metas de economia para pagar juros.

Membro da ala esquerdista Democracia Socialista no PT, ele deixou o governo decepcionado com a nomeação de Joaquim Levy na Fazenda.

Em fevereiro, a ala se reuniu em São Paulo para discutir conjuntura. Conhecido por sua lealdade a Dilma, Arno surpreendeu ao discursas. Sem esconder certa dose de "amargura", na definição de alguns dos presentes, ele negou que os problemas da economia derivam de maus passos dados nos últimos anos.

Conforme apurou a Folha, atribuiu o atual cenário de crise à retração mundial e à opressão do capital, simpático ao rival PSDB. Em outra ocasião, sugeriu que a ala encaminhasse ao diretório nacional do PT um pedido formal de reprovação da política econômica "neoliberal".

Arno, porém, reconheceu a necessidade de freios. Não citou nomes ao criticar o ajuste em curso –o corte inicialmente proposto por Levy foi de R$ 18 bilhões com reformas nas regras de benefícios trabalhistas e previdenciários.

Procurado, o ex-chefe do Tesouro chamou de "mentiroso" o relato sobre sua fala. Questionado pela reportagem sobre qual, então, teria sido o teor de suas declarações, não quis esclarecer. "Não é verdadeiro. Isso não é verdadeiro."

INTERIOR

Amigos afirmam que, quando não se envolve em atividades partidárias, Arno busca refúgio no interior do Rio Grande do Sul, onde mora com sua família.

Ele e Dilma nunca mais se falaram. No Palácio do Planalto, dizem que a presidente sequer toca no seu nome.

A frieza surpreende os que acompanhavam as reuniões quase diárias entre chefe e subordinado. De tão parecidos –apontados como centralizadores e turrões–, ministros diziam não saber onde começava um e terminava o outro.

Dizem que Arno defende Dilma quando alguém a ataca; e que sua decepção é mesmo com Lula, que chegou a criticá-lo publicamente.

O documento da Democracia Socialista feito após o encontro de fevereiro contém algumas colocações de Arno, mas em tom bem mais ameno que o verbalizado por ele.


Fala em "clara inflexão conservadora na gestão macroeconômica" e pede a volta do "desenvolvimentismo social". Aponta para o risco de o segundo mandato ter, "na melhor das hipóteses", um cenário "de baixo crescimento e eventual crescimento do desemprego, crescimento residual das políticas sociais, em um contexto de ajuste virtual vicioso, rigidez inflacionária e dificuldades crescentes na balança de pagamentos". 

11 comentários:

Anônimo disse...

Mas esse augustin ainda não tá preso?? Êita paisinho..

Anônimo disse...

esta corretor o augustin,ele quer que levy so aumente os impostos porem nada de cortar gastos,ainda mais com os trabalhadores.
augustin quer que levy so aumente impostos principalmente da elite,daqueles que tm pra dar pro necessitados que não tem.
arno augustin foi um dos maiores colaboradores para acabar com a injustiça social deste pais.ele quem deveria ser o presidente da petro para colocar a empresa nos trilhos.
arno augustin é um produto da gauchada,orgulho dos gaúchos.

Anônimo disse...

Todo idiota e imbecil, até por estar mal informado, acha que é competente.

Sempre é capaz de alavancar suas atrocidades.

Exemplo: Lula

Anônimo disse...

Bando de encenadores!! Turma de farsantes!! Se montassem o circo PT talvez conseguissem ser um pouco convincentes. Essa gente ordinária que só fez malversação do dinheiro dos contribuintes, devia estar no fundo da cadeia.

Anônimo disse...

CAAAAALAAAA AAAA BOOOCAAA, milionário Arno Augustin, ESQUERDÓIDE CAVIAR. Querem ferrar o povo brasileiro, mas os luxos deles estão resguardados.

Anônimo disse...

Políbio,

Elle vai para o interior, onde o papai é "grande produtor de soja".

Assim é fácil ser comunista!!!

JulioK

Anônimo disse...

Na "ESTETICA DO PT", as especialidades são "LAVAGEM" e "MAQUIAGEM", onde este era o chefe a muitos anos.

Anônimo disse...

CAAALAAAA AAAAA BOOOCAAA Pomba PTralha das 11:39h 11/05. Tu não pertences a este blog. Vai esvoaçar e KHr no 247! kkkkkkk (risada de desprezo pela corja do Perda Total).

Anônimo disse...

Esse canalha é um grande maquiador de balanços. Quebrador de estado, transforma quebras em lucros na base da maquiação. Deveria trabalhar num instituto de beleza.

Anônimo disse...

Anônimo das 11:39,deixa de ser ingênuo.Se vc tentar apertar muito o cinto sobre empresários e outros que produzem riquezas eles irão produzir em outra freguesia,entendeu?O PIB do País cairá como já está caindo e como vem caindo na Venezuela,vai gerar menos renda e mais desemprego.A esquerda da França caiu nessa esparrela e logo voltou atrás.Sem ser muito apertado no Brasil já há várias empresas que estão migrando para Argentina,Paraguai e principalmente China.

Biriva do Cerro do Tigre disse...

Lembram da "TRANSVERSALIDADE" do Tarso é o que o Augustin fez no governo, traduzindo no bom português: fez muita merda!!!

O MST poderia fazer uma reforma agrária na propriedade do papai em Carazinho, mas essa é propriedade é de um petralha, assim como as fazendas do Lula que ninguém ousa invadir.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/