Brossard ensinou aos senadores o caminho do veto a Fachin

O advogado Luiz Fachin poderá ter seu nome rejeitado pelo Senado, o que seria inédito na história do Congresso.

A sabatina do indicado de Dilma para o STF foi confirmada para amanhã, mas a votação em plenário foi adiada por decisão do presidente Renan Calheiros, atendendo pedido de senadores do PSDB que viajaram para Nova Iorque.

Restrições a indicados para o STF são bastante incomuns.

A objeção mais famosa ocorreu em 1982, quando Paulo Brossard era senador. Diante da indicação de Alfredo Buzaid, feita pelo general Figueiredo, disse Brossard:

- Ele é o símbolo do regime militar e por isto voto contra. 

Algo semelhante ocorre com Luiz Fachin, porque aprová-lo é o mesmo que aprovar o governo do PT, dada sua intimidade com o Partido e suas causas más.

4 comentários:

CARLOS EDISON DOMINGUES disse...


Polibio. É de meu conhecimento que, quando o presidente JK manifestou a vontade de indicar Sobral Pinto para o STF, este declinou do convite alegando que era de conhecimento público que tinha apoiado o nome de Juscelino para a Presidência da República. Condutas iguais a de Sobral ainda nos servem de exemplo.

CARLOS EDISON DOMINGUES

Anônimo disse...

OUTRA ÉPOCA, OUTROS VALORES, QUE POR HORA INFELIZMENTE NÃO TEMOS MAIS NOS NOSSOS poderes.
ÚNICO MODO DE fachin NÃO IR, É ELE MESMO DESISTIR > COISA POUCO PROVÁVEL, POIS JÁ DÁ A ENTENDER QUE É ministro.

Anônimo disse...

Hoje que conserva a ética e os bons valores são chamados de conservadores de forma pejorativa.Só que na Inglaterra onde o povo é "menos" instruído que o povo brasileiro os Conservadores ganharam as eleições na semana passada.País rico é país que detém o conhecimento.

Anônimo disse...

Logo depois, Brossar foi ser Senador do politico mais correto do Brasil (Sarney) e aceitou e, logo, depois, Brossar foi indicado para o STF pelo politico mais correto do Brasil (Sarney), e ele aceitou.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/