Joaquim Barbosa critica 'investida política' de Dilma contra delação: "A delação é exigência da lei"

Ex-presidente do STF falou sobre declarações da petista, que disse 'não respeitar delator' e comparou delação premiada à tortura. Ele acha que Dilma cometeu crime de responsabilidade ao atacar a lei e, portanto, quem a aplica, no caso o Judiciário. 

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa comentou na madrugada desta terça-feira as declarações da presidente Dilma Rousseff, em Washington, sobre o depoimento demolidor do empreiteiro Ricardo Pessoa, da UTC Engenharia, segundo quem a campanha da petista foi abastecida com dinheiro desviado de contratos da Petrobras.

O que ele escreveu no seu Facebook:

Há algo profundamente errado na nossa vida pública. Nunca vi um Chefe de Estado tão mal assessorado como a nossa atual Presidente. A assessoria da Presidente deveria ter lhe informado o significado da expressão 'law enforcement': cumprimento e aplicação rigorosa das leis. Zelar pelo respeito e cumprimento das leis do país: esta é uma das mais importantes missões constitucionais de um presidente da República!
Nossa Constituição outorga ao presidente a prerrogativa de vetar um projeto ou de impugnar uma lei perante o STF por inconstitucionalidade. Porém a Constituição não autoriza o presidente a "investir politicamente" contra as leis vigentes, minando-lhe as bases. Caberia à assessoria informar a Presidente que atentar contra o bom funcionamento do Poder Judiciário é crime de responsabilidade!
"Colaboração" ou "delação" premiada é um instituto penal-processual previsto em lei no Brasil! Lei!!

Questionada sobre as declarações de Pessoa, trazidas à luz por VEJA, Dilma proferiu a seguinte declaração: "Eu não respeito delator. Até porque eu estive presa na ditadura e sei o que é. Tentaram me transformar em uma delatora". Depois, a presidente recorreu aos livros de História. "Há um personagem que a gente não gosta, porque as professoras nos ensinam a não gostar dele. E ele se chama Joaquim Silvério dos Reis, o delator. Eu não respeito delator", afirmou, mencionando o homem que traiu os inconfidentes em Minas Gerais.

17 comentários:

Anônimo disse...

Alguém avisa o Joaquim Barbosa que ele não é mais Ministro do STF que podia falar mal, ofender, difamar de quem quisesse até pelos cotovelos, como ele fez com as associações dos magistrados, os advogados, colegas do STF (eros grau, gilmar mendes, etc) e não dava mal. Como ele fugiu do cargo, deixou de ser Ministro do STF e se tornou um cidadão comum, se ele fizer o que fazia quando era Ministro pode ser processado, condenado e preso, por um juiz de primeiro grau.

Anônimo disse...

NO MENSALAO os petistas reclamavam do Ministro Joaquim Barbosa,agora no PTROLAO já começaram os ataques
Sobre o Delegado Sergio Mouro,quem está errado,os que cometeram atos de corrupção ou quem quer apurar os atos?Será que o rabo está querendo abanar o cachorro?

Anônimo disse...

O que eu posso comentar diante desta brilhante explicação. Este homem é insubstituível no STF.

Anônimo disse...

A CORJA COMUNISTA PTRALHA n.ã.o respeita nem mesmo as leis que eles próprios assinaram e sancionaram vide FARSO, o sogro, e, agora, a presidANTA.

Anônimo disse...

@joaquimboficial é aposentado e não membro do @STF_oficial. Ao julgar @dilmabr no #Twitter ele age como um grotesco usurpador da Justiça.

Anônimo disse...

O que precisa ser ensinado a essa senhora, entre muitas outras coisas, é que se ensina nas escolas BRASILEIRAS a não se gostar de Joaquim Silvério dos Reis não porque ele foi o delator dos planos dos inconfidentes mineiros (BRASILEIROS) mais sim porque ele TRAIU um projeto de nacionalidade BRASILEIRA, em favor da Coroa Portuguesa que sangrava os BRASILEIROS. Em resumo, aprendemos a não gostar de quem trai a nós, BRASILEIROS.
Mais... Nunca! Em nenhum livro da História do Brasil, se disse que o Delator, traidor dos brasileiros, em favor da Coroa Portuguesa tenha mentido em sua delação.
Hoje! A questão que nos interessa continua sendo a mesma.
- Quem está traindo os BRASILEIROS?
O delator? Ou os delatados?

O resto é fumaça. Ou cegueira!

Anônimo disse...

Dá gosto ouvir ou ler relatos, manifestações de sabedoria, como de Joaquim Barbosa.
Temos que aturar esta Dilma burra e ignorante ate quando ???
Tem oposição no Brasil para nos livrar deste praga petista ???

Anônimo disse...

E aquela criatura entende de leis?
Ou é falta de assessoria ou uma assessoria tão leviana e ignorante quanto ela.
Como se já não bastasse a pouca capacidade pensante daquele cérebro, ainda tem o ranço ideológigo embotando, ainda mais, o raciocínio da criatura.

Unknown disse...

E a nossa oposição babaca vai continuar comendo bananas!!!

Anônimo disse...

Mandioca!!!!
https://youtu.be/ZMFX84cZpPM?t=89

Anônimo disse...

Nos dedos da presidAnta.
Nunca vi uma pessoa tão arrogante e presuncosa como essa mulher.
Não entende nada de nada.E se acha.Produto de marketing.
O Lula a escolheu porque achava que ia continuar mandando.
E ela,traira,achou por bem dar um pé no trazeiro do Lula,tao traira quanto ela,o Barba e se meter de pato a ganso.Só fez asneira.
E ta aí,para os que tem mais de 60 devem estar lembrando dos tempos que antecederam a revolucão dos militares.Era esse mesmo desgoverno populista de agora.
O que ela conseguiu:recessão inflacão,desemprego em alta,descontrole das contas públicas,quase quebra da Petrobrás,fundos de Pensões,etc.

Anônimo disse...

Veja a reportagem Menino do Rio no Globo na coluna do Ancelmo Góis de 28/06/2015. Tarso e dona Sandra passeiam por Copacabana, ela num modelito de mostrar as calcinhas.

Anônimo disse...

Políbio, você deveria deletar esses comentários "prontos" que petralhas pilantras ficam postando aqui. Essa gente bizonha ganha dinheiro para defender o grupo criminiso chamado PT e atacar seus "desafetos".

Vide o caso de:
@joaquimboficial é aposentado e não membro do @STF_oficial. Ao julgar @dilmabr no #Twitter ele age como um grotesco usurpador da Justiça.

O Débil mental em questão colou um texto de MAV (Militancia em amientes virtuais) feito para o twitter aqui no blog. Essa gente ganha dinheiro para ficar patrulhando sites não alinhados, por isso pare de publicar essas merdas aqui. Se reclamarem, mande irem se catar.

Anônimo disse...

POLIBIO:

PARABÉNS PELO SEU BLOG !

É , VERDADEIRAMENTE, UM BLOG DEMOCRÁTICO!

TEM EXCELENTE NÍVEL DE PARTICIPANTES.

E SE CONTRAPÕE AOS OUTROS BLGS QUE LIMITAM ATÉ MESMO O NÚMERO DE CARACTERES, E AGORA DERAM PARA CENSURAR COMENTÁRIOS DE NÍVEL ELEVADO E ESCLARECEDORES, MAS PUBLICAM BAIXARIAS E OFENSAS INDISCRIMINADAS.

QUANTO AO EX-MINISTRO JOAQUIM BARBOSA DEVO ESCLARECER QUE ELE FOI INDICADO PARA O STF PELA COTA DA ADVOCACIA - 5.º CONSTITUCIONAL

ERA, LÁ, ENQUANTO MEMBRO, REPRESENTANTE DA ADVOCACIA.

ERA ADVOGADO ANTES DE SER MINISTRO, E VOLTOU A SER ADVOGADO AGORA, DEPOIS DE MINISTRO

ISSO SE CHAMA "VOCAÇÃO PARA A ADVOCACIA"

SEMPRE É BOM LEMBRAR QUE :

"O ADVOGADO É O JUIZ DOS JUÍZES.
NINGUÉM MELHOR PARA JULGAR O JUIZ DO QUE O ADVOGADO "

A afirmação foi feita no dia 09 05 07 pelo MIN DO STJ Cesar Asfor Rocha qdo sabatinado no Senado Federal para o cargo de corregedor nacional do CNJ.

Vide Estatuto da OAB, livreto da OAB, Ed. da OABSP, pág. 19, notas

Gestão 2010-12

Leia-se tb o livro : "As misérias do processo penal", de Francesco Carnelutti
Será de muita valia. E livro de consulta permanente.

Saudações Acadêmicas.

Ele foi um dos melhores curriculuns do STF. É só comparar.

Anônimo disse...

A visita desta nulidade aos EUA me faz lembrar de uma visita do Mandela à Inglaterra, nos anos 90, foi festivamente recebido, passeou de carruagem com a rainha, mas o que ele queria mesmo não levou. Foi de volta para a África do Sul sem nenhum tostão nem promessa de investimentos em seu país. Os desenvolvidos sabem muito bem separar as coisas. Isso que não estava sob suspeita nenhuma, diferentemente da atual viajante.

Anônimo disse...

É só meter o dedo na ferida que a petralhada salta, kkkkkkkkkk.

Anônimo disse...

Simples assim, a presidenta com sua afirmação, afirma que não respeita os demais poderes, muito menos as leis.
E quando a não ser delatora, não foi julgada e nem condenada pelos assassinatos e roubos praticados pelo grupo ao qual pertencia. Talvez por isto tem certeza de que é imune a qualquer acusação.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/