Exército desloca tropas para operação na fronteira com Guiana e Venezuela. Venezuela ameaça Guiana com guerra.

Sob o título "Operação CURARE VI – Crimes Transfronteiriços e Diplomacia Militar", Nelson During escreve no seu blogt Defesanet que o Comando Militar da Amazônia (CMA), iniciou com a 1ª Brigada de Infantaria de Selva uma ampla ação nas fronteiras com a Guiana e Venezuela. A Op Curare VI, oficialmente com o foco nos crimes transfronteiriços, é também a Diplomacia Militar do Brasil.

Leia tudo:


No dia 8 de setembro, a 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª Bda Inf Sl) deu início à Operação Curare VI, que tem a finalidade de reprimir crimes transfronteiriços e ambientais, como o narcotráfico, o contrabando e o descaminho, o tráfico de drogas, os crimes ambientais, a imigração ilegal e o garimpo ilegal, além de intensificar a presença do Estado Brasileiro junto à faixa de fronteira.

Na Operação Curare VI, a Brigada cumprirá ações amparadas pela Constituição Federal e pelas Leis Complementares 97/1999, 117/2004 e 136/2010. Para isso, contará com o apoio de agências parceiras, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais (IBAMA), a Receita Federal do Brasil, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal e o Departamento Nacional de Produção Mineral.

Além da parte de combate a ilícitos, também serão realizadas ações cívico-sociais, a fim de levar o atendimento médico, odontológico e social a locais em que estão sendo realizadas as operações, levando um pouco mais a presença do Estado à população necessitada.

A Operação Curare VI, que ainda tem como objetivo reforçar, junto à sociedade, o sentimento de nacionalismo e de defesa da Pátria, ocorrerá em todo arco fronteiriço e interior do Estado de Roraima. As áreas de atuação específicas são mantidas em sigilo para possibilitar o efeito surpresa, garantindo, assim, maior eficácia. Um exemplo das operações realizadas no primeiro dia foi a que levou à destruição de uma pista de pouso não cadastrada que apoiava o garimpo ilegal. A pista, denominada Noronha, estava localizada no noroeste do Estado, em Terras Indígenas Yanomami.

Ações
10 de setembro de 2015, a 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª Bda Inf Sl), realizou patrulhamento fluvial na calha do Rio Uraricoera, lado noroeste do Estado de Roraima, Município de Amajari. Na oportunidade foram encontradas 12 (doze) balsas de garimpagem ilegal, as quais foram neutralizadas e inutilizadas.

10 de setembro de 2015, a 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª Bda Inf Sl), realizou a destruição de uma pista clandestina que dava apoio a garimpagem ilegal. A referida pista é nomeada de VALMOR e fica a oeste do Estado de Roraima, nas proximidades do Rio Mucajaí. A ação utilizou 40 kg de explosivo e foi precedida de um serviço de inteligência que realizou o levantamento do local exato da pista.

11 de setembro de 2015, a 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª Bda Inf Sl) realizou o patrulhamento nas estradas vicinais do Município de Rorainópolis. Na oportunidade foram apreendidos 700m3 de madeira proveniente de extração ilegal, estimado pelo IBAMA em R$ 160.000, 01 (um) caminhão toureiro que transportava parte da madeira apreendida e 01 (um) trator que dava apoio a extração ilegal de madeira. No mesmo patrulhamento, foi preso 01 (um) cidadão por porte ilegal de arma.

Ação do CIGS
A Curare VI conta com a participação inédita de militares que estão realizando o Curso de Operações na Selva, oriundos do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) em Manaus e que se encontram em Roraima para colocar em prática os ensinamentos transmitidos no decorrer das instruções.

A Diplomacia MIlitar
Desde os primeiros dias da Operação Curare VI a 1ª Bda Inf Sl, Brigada Lobo D´Almada, tem realizado inúmeras ações em todo o arco da fronteira do estado de Roraima.

Mostra uma cuidadosa preparação por parte do comando da Brigada, liderada peloGen Bda Carlos Alberto MANSUR, e também o apoio decidido do Comando Militar da Amazônia (CMA), Comandado pelo Gen Ex Guilherme Cals Theophilo Gaspar de Oliveira.

É também uma delicada Operação da Diplomacia Militar na Região. O Governo da Venezuela pleiteia a região de Essequibo, que significa quase metade da Guiana. O motivo atual são as reservas gigantescas de petróleo encontradas na região da Guiana.


16 comentários:

Anônimo disse...

então parece que agora faz sentido um video postado por um leitor, não me lembro sei foi aqui, ha um tempo atras, de uma movimentação do exercito brasileiro em Roraima, acho eu ...

era transporte de blindados e armamentos pesados...

Anônimo disse...

Esse é o modus operandi de tiranias fracassadas que é o caso da Venezuela, estão à procura de inimigos para criar conflitos e terem desculpas para o seu fracasso monumental, e quem sabe também criar mais poderes e fechar ainda mais o regime, pra isso eles se armaram até os dentes. Esses malucos da Venezuela também criaram conflito na a fronteira com a Colômbia e estão expulsando colombianos que já estão estabelecidos há décadas no país, eles marcam as casas que serão destruídas com a letra "D", e inclusive destruíram pontes, vejam em:
https://www.youtube.com/watch?v=lzytsVOig1c

Já que estamos falando de Venezuela, vejam como agem as milícias à paisana com quem tem um pouco de coragem de encarar esses vagabundos covardes, é tiro à queima roupa:
https://www.facebook.com/estrella.renaciente.7/videos/1490672764589262/?hc_location=ufi

Ou então as próprias Forças Armadas Bolivarianas da Venezuela massacrando quem tenta se opor ao regime, e dá pra ver que se trata mesmo de tropa daquele país pelo distintivo no uniforme do soldado:
https://www.youtube.com/watch?v=RTaWIHcZaBA

E para que o Brasil nunca chegue à esse grau de barbárie é que nós devemos defender o país dessa corja petralha bolivariana de merda e todos os seus partidos esquerdistas satélites!

Anônimo disse...

QUE TAL O EXERCITO ATUAR EM BRASILIA?

VAI MELHORAR O BRASIL MUITO MAIS QUE PRENDER ALGUM GARIPEIRO ARTESANAL...

JÁ EM BRASILIA O EXERCITO IA ACHAR PEIXES MAIORES,SANGUE SUGAS, E OUTROS ESPÉCIMES QUE SANGRAM O PAIS.

CHAMAM PARA RORAIMA PARA AGIREM EM PAZ EM BRASILIA...

Anônimo disse...

Agora entendi Sra. Dilma, Decreto para tomada de decisão nas transferias e mudanças de pessoal das Forças Armadas.

Emmanuel disse...

Quem estará enganando quem?
Venezuela atacará a Guiana? Para chegarem no lugar postulado na sua desavença com a vizinha, fatalmente terá que adentrar território brasileiro.... Dilma vai deixar? Vai, sim! A menos que haja resistência do EB. Dilma desautorizaria o EB em sua missão constitucional?
Vamos ver quem se aventura; afinal, poderia ser uma cortina de fumaça para o exercito bolivariano poder entrar no Brasil.
Se isso acontecer, é bom que Dilma tenha reservado hotel em Cuba.

Luiz Vargas disse...

O comuni$ta maluco, que vê Chavez em passarinhos, está louquinho para arrumar uma guerra com a intenção de tentar unificar a nação contra um "inimigo externo". Esta artimanha é prá lá de manjada. Só toscos e loucos para levar um povo para uma guerra. Os comuni$ta$ PeTralha$ quando puderem buscarão fazer o mesmo.

Anônimo disse...

Só o que faltava era os governos do Brasil e da Venezuela fazerem uma jogada combinada de supostos conflitos fronteiriços, para mudar o foco do noticiário do desastre econômico que estão vivendo.

Anônimo disse...

Caro Polibio,
Está reserva Yanomami, chamada Raposo Terra do Sol faz divisa com a Venezuela e, com a mesma extensão na fronteira com a divisa, tem outra reserva pelo lado da Venezuela dos mesmos índios Yanomamis. Está reserva criada. inclusive com a expulsão de agricultores oriundos do RS, é um imenso território rico em nióbio. Com o novo conceito de não mais chamar "Reserva" mas "Nação Indígena", com usos e costumes próprios podemos intuir qual dói a intenção de ser criada desta forma por representantes desta esquerda que tem como meta a criação Pátria Grande.

Anônimo disse...

E estas Políbio?

http://www.sociedademilitar.com.br/wp/2015/09/comandante-da-aeronautica-agradece-a-eva-chiavon-pela-atuacao-no-ministerio-da-defesa-e-informa-que-decreto-8-515-foi-atualizacao.html

http://www.sociedademilitar.com.br/wp/2015/09/decreto-8-482-preve-cooperacao-militar-com-a-russia.html

Anônimo disse...

ATENÇÃO:
Isto está acontecendo porque os EUA vão invadir a Venezuela e a Bolívia, até o dia 22/09/2015.
Vão libertar o povo que está morrendo como moscas.

Anônimo disse...

O Caldeirão está esquentando,a Venezuela está arrumando confusão com a Guiana e com a Colombia.Esse maluco analfabeto do maduro vai colocar fogo na região com aval de outros PasTéis que dão corda para ele.

Anônimo disse...

Todo governo ditatorial, qdo sente que está entrando em falência social, econômica, procura um inimigo externo, para desviar a atenção da população que está se revoltando. Ganhando com isso mais poderes. Assim fizeram o exército argentino, com a guerra das malvinas.

- Nenhum país, dito socialista, tem um governo de paz e prosperidade. Sempre são governos ditatoriais e repressores. De economia em frangalhos.

- No mundo, todos países socialistas, tem baixo crescimento econômico. O povo vive sem liberdade. Caso de cuba e coréia do norte. Até a china e o Vietnam que tem economia capitalista, dão mais liberdade ao povo. CUIDADO BRASIL, COM ESSE GOVERNO PETRALHA TEU FUTURO É NEGRO - OU AFRO-DESCENDENTE, COMO QUEIRA.

Anônimo disse...

Anônimo das 19,33. Assisti os três vídeos que vc postou. RECOMENDO A TODOS QUE SE PREOCUPAM COM O BRASIL NAS MÃOS DESSES PETRALHAS COMUNISTAS.

- PRÁ ASSISTIR UM DELES, COMO O POVO ESTÁ SENDO MASSACRADO, COM TIRO A QUEIMA ROUPA. TEM QUE TER ESTÔMAGO FORTE.

- MIN. MARIA DO ROSÁRIO, ONDE ESTÁS QUE NÃO TE MANIFESTA COM O QUE TÁ ACONTECENDO NA VENEZUELA...?????

Anônimo disse...

Defendendo bandido por ideologia....? Lembro sempre da denúncia do MPF na Operacao Rodin q diz ...a quadrilha tinha um braco midiatico ...kkkkk

Anônimo disse...


Vejam a que está conduzindo o aparelhamento do Brasil pelo PT e asseclas:

http://aluizioamorim.blogspot.com.br/2015/09/proprietarios-rurais-de-mato-grosso-do.html

Anônimo disse...

Curioso, só agiram contra garimpeiros e madeireiros, mas nada fizeram contra traficantes de drogas que ou são ligados às FARCS ou tem proteção da Venezuela. Em breve o exército será enquadrado em crimes contra a segurança Nacional, pois atualmente fazem muito pouco pelo Brasil

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/