O repórter Cesar Tralli e a advogada Catta Preta são velhos conhecidos da Polícia Federal de SP

O repórter Cesar Tralli, Rede Globo,que entrevistou esta noite a advogada Beatriz Catta Preta (leia nota abaixo) tem sido o repórter preferido da Polícia Federal nas suas tradicionais e espetaculosas operações policiais, vide casos Celso Pita e Daniel Dantas.

Sua entrevista, a advogada Beatriz Catta Preta, não é figura desconhecida pela PF de SP, porque no seu âmbito já tinha conduzido outras delações premiadas.

A entrevista exclusiva para a Rede Globo tem este ponto de encontro entre entrevistador e entrevistada.

O editor estranhou muito a vontade de Tralli de não colocar Catta Preta contra a parede.

Sua decisão de não ir direto ao ponto foi gritante em dois momentos decisivos:

- Ele não insistiu na enunciação de nomes dos políticos que a ameaçam de morte.
- Ele não procurou sequer saber através de que meios a advogada é ameaçada e se tem provas do que disse.

Fica o cheiro visível de que a entrevista foi conduzida para mais uma vez atingir o coração do deputado Eduardo Cunha.

Ao comentar a fala de Catta Preta na Globonews, o jornalista Merval Pereira pediu abertamente a renúncia do presidente da Câmara, coisa que nunca fez em relação à presidente Dilma ou ao senador Renan Calheiros, também claramente acusados no Lava Jato.




Catta Preta dá entrevista exclusiva para o JN e conta por que saiu do País. "Fui ameaçada e intimidada por membros da CPI da Petrobrás", denunciou ela.

Catta Preta passou uma explicação inaceitável para justificar a fala do delator Júlio Camargo contra Eduardo Cunha. Ela disse que ele não falou nas vezes anteriores, portanto mentiu, porque tinha medo, mas repentinamente ficou valente. A impressão que fica é que a última fala do delator foi encomendada para atingir Cunha.  Ela também não foi convincente sobre o repentino fechamento do escritório, 18 anos depois de ter atuado como exitosa advogada. - 

A advogada Beatriz Catta Preta acaba de conceder uma longa entrevista ao repórter Cezar Tralli, Jornal Nacional, depois de ter passado 34 dias em Miami para onde teria fugido depois de se sentir ameaçada no Brasil.

Ela foi advogada de 9 dos 18 delatores iniciais do Lava Jato, inclusive Paulo Roberto Costa, Pedro Barusco e Júlio Camargo.

"Não fugi, não me mudei e nem me mudarei, mas fui apenas de férias, depois que decidi fechar meu escritório, sentindo-me ameaçada e intimidade pelos integrantes da CPI da Petrobrás que me convocaram para depor e falar sobre questões que estão sob sigilo profissional", disse Catta Preta pasra Cezar Paglia. O repórter quis saber se ela tinha recebido dinheiro sujo como honorários, falando em pagamentos de até R$ 20 milhões. O que ela respondeu:

- Não recebi nem a metade disso, mas todo o dinheiro veio por cheque, emiti recibose paguei os impostos devidos. 

Ela admitiu que as ameaças e intimidações contra ela e a família aumentaram muito depois que o delator Júlio Camargo delatou Eduardo cunha, há quatro semanas.

Nesta quinta a tarde, em Porto Alegre, o presidente do STF, Ricardo Lewandowski, concedeu habeas para que Catta Preta vá à CPI, mas não fale sobre assuntos de sigilos profissionais, como a remuneração que lhe foi paga.


Supremo desobriga advogada de delatores de depor à CPI da Petrobras

Beatriz Catta Preta foi convocada a falar sobre origem de pagamentos. Mesmo estando em Porto Alegre, Ricardo Lewandowski, presidente do STF aceitou pedido da OAB em favor da advogada.

Paus mandados do deputado Eduardo Cunha queriam saber a origem da remuneração que a advogada recebe dos seus clientes, o que é ilegal. 

Padilha brilha na reunião de Dilma com governadores de Estado

Em uma fala de pouco mais de trinta minutos para os governadores de todos os Estados, Dilma elencou, esta tarde, problemas econômicos que o Brasil enfrenta, segundo ela, desde agosto de 2014, como "o colapso no preço das commodities, a grande desvalorização da moeda, com impacto nos preços e na inflação. A presidente propôs ainda um pacto nacional pela redução de homicídios e da população carcerária e pediu apoio dos governadores à reforma do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). O governo quer unificar a alíquota em 4% para todo o país. Atualmente, cada Estado tem o seu percentual, criando a chamada "guerra fiscal".

Todos bateram foto ao final do encontro. 

Não se sabe se algum governador falou. 

A reunião no Palácio da Alvorada contou com a presença de 26 governadores –somente o representante do Mato Grosso do Sul enviou a vice, alegando viagem internacional.

Quem também falou foi o ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, braço direito do vice-presidente Michel Temer na articulação política do governo, que ficou responsável por fazer uma exposição sobre as pautas-bomba no Congresso, elencando os impactos de cada uma delas.


Além deles, estavam presentes o vice-presidente Michel Temer, e nove ministros: Joaquim Levy (Fazenda), Nelson Barbosa (Planejamento), Aloizio Mercadante (Casa Civil), José Eduardo Cardozo (Justiça), Arthur Chioro (Saúde), Eliseu Padilha (Aviação Civil), Edinho Silva (Secretaria de Comunicação Social), Guilherme Afif Domingos (Micro e Pequenas Empresas) e Gilberto Kassab (Cidades). 

MPF denuncia Bené, operador de Fernando Pimentel. Cresce o cerco sobre o governador petista de Minas.

O site www.veja.com.br desta tarde informa que o empresário é acusado de participar de um esquema de fraudes em licitações que teria desviado 2,9 milhões de reais do Ministério das Cidades.;

Leia a reportagem de Gabriel Castro:

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou o empresário Benedito Oliveira Neto, operador do governador mineiro Fernando Pimentel (PT), por peculato e fraude em licitação. Ao lado de outras oito pessoas, ele responderá também por improbidade administrativa e pode ser obrigado a devolver os 2,9 milhões de reais que, de acordo com os procuradores, foram desviados em um contrato com o Ministério das Cidades.
A atuação do grupo teria ocorrido entre 2007 e 2009, por meio da empresa Dialog Serviços de Comunicação (atual Due Promoções e Eventos). Segundo o Ministério Público, a Dialog usava uma estratégia apelidada de "jogo da planilha" para vencer as licitações. O truque envolvia a redução de preço de itens secundários e pouco utilizados e o sobrepreço em itens mais utilizados. Em uma concorrência com o valor previsto de 554.050 reais, a empresa saiu vencedora após apresentar um lance de apenas 24.862 reais.
O maior - 1,2 milhão de reais - desvio teria ocorrido na organização da 3ª Conferência Nacional das Cidades, realizada em dezembro de 2007. O sobrepreço em um dos itens chegou a 1.500%.
Leia mais: A primeira-dama, a enfermeira e o operador do PT
Documentos sugerem que operador montou caixa paralelo
Entre os denunciados, ao lado de Bené, estão sete ex-funcionários do ministério, inclusive a ex-subsecretária de Planejamento, Orçamento e Administração Magda Oliveira e o coordenador de Licitação, Francisco de Assis Rodrigues Froés.
Os procuradores afirmam que Bené agiu em parceria com os servidores. "Verifica-se que este concorreu dolosamente para a prática dos atos criminosos aqui descritos ao arquitetar ilicitamente, em conluio com funcionários públicos do Ministério das Cidades, a vitória de sua empresa no certame licitatório pregão eletrônico", diz a ação penal.
Como VEJA mostrou, Bené também atuou na campanha de Dilma em 2010. O empresário integrou um grupo do comitê que se organizou para produzir dossiês contra José Serra, candidato tucano à Presidência. O delegado aposentado Onézimo Souza relatou a VEJA que Benedito Oliveira pagaria 1,6 milhão de reais pelo serviço de espionagem. Pimentel era o coordenador de campanha de Dilma à época. Além disso, aquele que é considerado o primeiro ato eleitoral da petista - um encontro com prefeitos em 2009 - foi organizado pela Dialog.

Benedito Oliveira já é investigado em outros casos de corrupção. O executivo Gerson Almada, da Engevix, apontou aos investigadores da Lava Jato que ele era o arrecadador de propina para a campanha de Pimentel. O empresário também pertence à família dona da Gráfica Brasil, fornecedora da campanha de Pimentel e investigada na operação Acrônimo, da Polícia Federal, por indícios de lavagem de dinheiro. Bené foi preso em maio mas deixou a cadeia depois de pagar fiança.

OAB pede que STF proíba convocação de Catta Preta pela CPI da Petrobrás

Ao lado, com o gerente da Petrobrás, Pedro Barusco. -


OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) ingressou no STF (Supremo Tribunal Federal) com pedido para que a advogada Beatriz Catta Preta não tenha que prestar esclarecimentos à CPI da Petrobras na Câmara sobre origem de honorários recebidos de clientes investigados por participação no esquema de corrupção da Petrobras.

Responsável por fechar 9 dos 17 acordos de delação premiada de investigados com o Ministério Público, ela renunciou a todos os clientes na semana passada e teria decidido viver em Miami (EUA).

Há algumas semanas, a CPI da Petrobras decidiu convocá-la para prestar esclarecimentos. O

Lewandowski recebe comissão de servidores gaúchos irritados com perdas salariais

Os servidores do judiciário federal se reuniram na tarde desta quinta-feira em frente ao Foro Central, onde o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandowski, participou de um evento às 15h. 

O editor acompanhou a manifestação e também esteve presente no Foro quando chegou o presidente do STF. O editor estava numa disputada e acirrada sessão da 1a. Vara Criminal, onde enfrenta um contencioso com a servidora pública (R$ 16 mil mensais) Luciana Genro, que estava acompanhada por seu filho Fernando Genro e pelo deputado Pedro Ruas. 

A categoria dos servidores do Judiciário foi recebida por Lewandowski. Eles batalham pela reposição salarial, e cobram do ministro a defesa dos interesses dos servidores e a derrubada do veto ao PLC 28/2015 — projeto de lei que altera o plano de carreiras dos servidores do Poder Judiciário da União.

Lewandowski  foi convidado especial do interrogatório de um preso, que marca a inauguração da etapa estadual do projeto de audiência de custódia, iniciativa do CNJ que pretende qualificar as prisões em flagrantes no país. 


As audiências de custódia começarão no Presídio Central de Porto Alegre nesta sexta-feira. A partir desta data, quem for preso em flagrante e recolhido a esta cadeia será interrogado por um juiz em até 24 horas após a detenção. Deverão estar presentes na audiência, além de um magistrado, um promotor de Justiça e o advogado contratado pelo preso ou um defensor público.

Cairolli diz que Sartori anunciará pessoalmente o parcelamento dos salários do Executivo

O vice-governador do RS, José Cairolli, confirmou esta tarde que amanhã, 11h, o governador Ivo Sartori anunciará o pagamento parcelado dos salários dos servidores do Executivo.

Servidores do Legislativo, Judiciário e Ministério Público não serão atingidos.

O governo, segundo Cairolli, ainda não decidiu o tamanho do valor que será pago, que poderá oscilar entre R$ 1,8 mil a R$ 2 mil.

Governo Sartori acaba de protocolar o Plano Plurianual (2016/2019).

O secretário do Planejamento e Desenvolvimento Regional, Cristiano Tatsch, entregou ao presidente da Assembleia Legislativa, Edson Brum, nesta quinta-feira o Plano Plurianual (PPA) 2016-2019. O documento organiza a política pública e apresenta os programas, ações e metas da administração estadual para os próximos quatro anos.

Tatsch destacou que a elaboração do PPA permite que se qualifiquem as estruturas de planejamento do Estado. "É uma orientação do governador Sartori que o documento seja realista em relação à situação financeira do Estado, e que busque a qualificação dos serviços públicos prestados à população".

Uma das novidades do PPA em relação a anos anteriores é a regionalização das ações e programas de governo, que representam 40% do total. O resultado é uma maior transparência nas ações públicas, na medida que a população pode conhecer detalhes do que foi programado para sua região.

O documento foi elaborado com a participação da sociedade e a partir de demandas das regiões. Entre março e abril, durante a Caravana da Transparência, a Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento Regional (Seplan) e os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) promoveram nove fóruns regionais, quando foram apresentados os objetivos estratégicos de cada região. Os subsídios fornecidos nos encontros, que tiveram a participação de mais de 2 mil pessoas, orientaram tanto a elaboração dos programas e ações quanto a definição das metas que estão no Plano.


Documento tem 85 programas

O PPA conta com 85 programas de Estado, dos quais 59 finalísticos (resultando em bens ou serviços ofertados diretamente à sociedade). Há 219 indicadores que devem ser acompanhados pelo governo. Os programas estão estruturados nos quatro eixos do Mapa Estratégico do Governo: Econômico; Social; Infraestrutura e Ambiente; e Governança e Gestão.

No eixo Econômico, constam metas como 50 projetos de apoio aos parques tecnológicos e a capacitação de 2 mil jovens em desenvolvimento rural, gestão da propriedade e de empreendimento rural e em inovação tecnológica. No eixo Social, está prevista a ampliação da cobertura da estratégia de saúde da família, atingindo 64,7% da população do estado, e a criação de 1.607 novos leitos hospitalares. No sistema prisional, uma das metas é gerar 1.566 vagas destinadas a presos provisórios, sem condenação criminal. Na Educação, destaca-se a implantação de 400 escolas com tempo integral.

Em Infraestrutura e Ambiente, o documento indica a construção de 956 quilômetros da acessos municipais e 430 quilômetros de rodovias. Outra meta é reduzir, nos próximos quatro anos, o prazo médio de atendimento da solicitação de licenciamento ambiental para 180 dias.

Alinhamento com a realidade financeira
O valor global do PPA é de R$ 309 bilhões. O Plano foi elaborado com base em um cenário fiscal realista, de acordo com os parâmetros da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), aprovada pela Assembleia Legislativa em julho.


Próximos passos
O PPA tramita agora na Assembleia Legislativa, onde vai passar pela Comissão de Finanças e pode receber emendas. O prazo legal para votação em plenário é de 60 dias (até 30 de setembro). Após esta data, o governador José Ivo Sartori tem 15 dias úteis para sancionar o projeto de lei. A íntegra completa do PPA 2016-2019 pode ser conferida no site da Seplan (http://www.seplan.rs.gov.br/conteudo/4564/Plano-Plurianual-2016-2019).


Moinhos de Vento é o bairro de preço médio mais caro do m2 da construção, R$ 4.630,14.

O Sindicato dos Corretores de Imóveis do RS acaba de tirar do forno a tabela de preços ao lado, na qual estão registrados os valores médios por m2 de área construída em Porto Alegre.

A tabela apanhou os principais bairros.

Os preços são de junho do ano passado e junho deste ano.

Nos bairros mais disputados e mais caros, a valorização é evidente, mas nos demais houve até queda de preços, como foi o caso do Guaraujá.

O m2 médio mais caro é o do bairro Moinhos de Vento, R$ 4.630,14 em junho, seguido da Boa Vista, R$ 4.628,29. Acima de R$ 4 mil também estão incluídos Bela Vista, Mont Serrat, praia de Belas, Cidade Baixa, Auxiliadora, Bom Fim e três Figueiras.

O editor montou a tabela acima para exame dos leitores.

Acompanhe, aqui, toda a programação do Seminário A Voz do Campo

Examine no link a seguir a programação completa do Seminário "A Voz do Campo", Gramado, que começará dia 10 de agosto.

O evento é de muita importância.

É avaliação do editor.

CLIQUE AQUI para saber os nomes e horários de todas as palestras e eventos.

Nelsinho Metalúrgico, PT, diz que só recebeu doação legal

O deputado Nelsinho Metalútgico, PT do RS, mandou a nota a seguir ao editor:

Sobre afirmação publicada no blog Políbio Braga.blogspot.com.br, nesta quarta feira,no que toca à menção ao Dep. Nelsinho Metalúrgico, esta assessoria reivindica espaço para os seguintes esclarecimentos:

1. A prestação de contas de Campanha do Deputado foi analisada, julgada e aprovada por unanimidade no TRE/RS em dezembro do ano passado;

2. No período eleitoral, sua campanha recebeu, de forma oficial e na forma da Lei, doações de empresas e pessoas físicas, bem como do Diretório do Partido dos Trabalhadores;

3. Não há, entre as referidas doações, nenhum valor cuja origem seja a empresa ou as pessoas mencionadas nesta matéria;

4. Os valores arrecadados pela Campanha são de conhecimento público através do Portal do TSE na internet.

Presidente da Oi analisará futuro da TV Paga no Congresso da ABTA

Sairá no Transamerica Expo Center, 4 a 6 de agosto,  em São Paulo, a Feira e Congresso ABTA – Associação Brasileira de Radio e Televisão, referência nos debates sobre os rumos do mercado de TV por assinatura, com foco na inovação em serviços de vídeo.

Na ABTA 2015, o presidente da Oi, Bayard Gontijo, participa na terça-feira (4), do painel - “O presente e o futuro da TV paga”-, onde ele apresentará sua visão sobre atual momento da indústria e o que está por vir.

A Oi TV é a operadora que mais cresce em número de clientes no Brasil, com 1,191 milhões de assinantes. No Rio Grande do Sul, a Oi TV cresceu 34,8% nos últimos 12 meses, também com o maior aumento entre todas operadoras, chegando a 103 mil assinantes em maio/2015. O destaque foi para região de Santa Maria que cresceu 375% neste período.

O mercado de tv por assinatura no Rio Grande do Sul representa 6,58% do mercado brasileiro e 43,41% do mercado da região Sul - entre todas operadoras (dados Anatel maio/2015)



Vendas do varejo gaucho tem o pior resultado em quatro anos

As vendas do varejo gaúcho no mês de maio recuaram 0,5% na comparação com abril deste ano, segundo informações divulgadas nesta quinta-feira (30) pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS).

A queda é inferior à média nacional, que atingiu 0,9%, mas, segundo a instituição, preocupa porque, para o mês em questão, os dados são os mais baixos dos últimos quatro anos, equiparando-se ao resultado de maio de 2011. 

Argentina fecha 798 fábricas nos últimos quatro anos

Nos últimos quatro anos, foram fechadas 798 fábricas na Argentina, de acordo com dados divulgados durante um encontro da União Industrial Argentina (UIA), realizado esta semana na província de Córdoba. Um documento elaborado pelo economista Diego Coatz mostrou que em 2011 existiam 60.029 fábricas no país e atualmente o número caiu para 59.231.
Os empresários argentinos estão preocupados pela recessão que enfrenta a economia e o possível contágio de crises externas, principalmente da China e do Brasil. Durante o evento em Córdoba, o vice-presidente da UIA e diretor do Grupo Arcor, Adrián Kaufmann, assegurou que, desde 2011, o setor industrial vive um retrocesso.

Juros do cheque especial tem maior alta desde 1995

Quem está com as finanças apertadas e precisa recorrer ao cheque especial para pagar as contas tem de arcar com os maiores juros dos últimos 20 anos. De acordo com o Banco Central, a taxa dessa modalidade de crédito chegou a nada menos que 241,3% ao ano. É a mais alta desde 1995.
Com o custo do dinheiro crescente por causa dos seguidos aumentos de juros básicos feitos pelo BC para conter a inflação, os bancos reajustam as taxas cobradas dos clientes. No entanto, aqui há ainda um outro componente: cobrar caro e lucrar pelo risco que assume com saque a descoberto.

Executivo da AG diz que propina foi em nome de Lobão

Flavio David Barra, executivo da Andrade Gutierrez preso na 16.ª fase da Operação Lava Jato, confirmou nesta quinta-feira que houve uma reunião sobre assuntos relacionados ao consórcio de Angra 3 e que, no final do encontro, o presidente da UTC, Ricardo Pessoa, pediu uma contribuição para o PMDB em nome do senador Edison Lobão (PMDB-MA), ex-ministro de Minas e Energia.

Dilma busca socorro dos governadores

Como evitar que a crise política paralise ainda mais o Brasil e montar um pacto federativo de ajuda mútua sem recursos disponíveis para retomar o crescimento econômico? Esse é o impasse indigesto que precisa ser equacionado na reunião desta quinta-feira entre a presidente Dilma e os governadores de 26 unidades da Federação – Mato Grosso estará representado pela vice, em exercício, já que o tucano Reinaldo Azambuja está em viagem ao exterior. “É um encontro positivo para a construção de uma agenda de governabilidade do ponto de vista econômico”, disse ao Estado de Minas o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB).

Salários já foram parcelados antes no RS

Não é a primeira vez que salários são parcelados em situações de ajuste fiscal no RS. O governo Yeda fez isto para ir ao déficit zero e por que não quis mexer no caixa único, nos depósitos judiciais e emprestar.

Olívio e Rigotto foram acudidos por FHC e Lula, além de buscar ajuda no Banrisul, que emprestavas para os servidores, mas pagaram em dia.

Se o governador Sartori conseguir casar o anúncio com a promessa de que muito mais sangue da própria carne e da sociedade vai jorrar, até que a casa entre nos eixos, tudo será mais palatável.

Análise, Hélio Doyle, site Brasil247 - Conspiração pró-Temer avança nos três poderes

Há em Brasília um movimento clandestino que envolve importantes figuras da República, dos três poderes. Seus participantes não falam sobre seus objetivos e agem com muito cuidado. Nas reuniões, geralmente à noite, os celulares são deixados fora da sala. Há extrema cautela nas conversas com jornalistas, para que nenhuma pista seja involuntariamente dada.

O que quer o movimento clandestino, do qual participam até ministros de Estado e de tribunais, é dar à crise política e econômica a solução que convém a seus participantes: o afastamento da presidente Dilma e a ascensão do vice-presidente Michel Temer. Que, elegante e inteligente, não participa de nenhuma conversa nesse sentido. Caso o objetivo dos clandestinos seja atingido, Temer simplesmente cumprirá sua função constitucional – jamais poderá ser acusado de ter conspirado em causa própria.

Para o grupo, Temer na presidência é a melhor alternativa. A convocação de eleições para presidente, depois do por eles desejado afastamento da presidente, fatalmente criaria um clima de beligerância política e social ainda maior do que o já existente. A campanha seria uma guerra e o ambiente econômico seria inexoravelmente deteriorado. Melhor que Temer assuma. Ele fará a convocação de um grande pacto contra a crise. Teria imediato apoio de todos os partidos, PMDB e PSDB à frente, com adesão, no desenho do grupo, do indefinido PSB e até dos hoje governistas PDT e PSD. Uma grande coalizão, e, como no governo de Itamar Franco, apenas o PT e partidos menores de esquerda ficariam fora. 

A opção de instaurar o parlamentarismo também não é considerada boa pelos clandestinos. Dilma continuaria presidente e o primeiro-ministro seria indicado por ela e aprovado pelo Congresso. Não poderia ser, claro, nem Eduardo Cunha, nem Renan Calheiros, nem outros com fichas não exatamente limpas. Os partidos teriam de fazer uma ampla coalizão para mostrar maioria e pressionar a presidente a escolher quem eles quiserem, mas a luta interna pela indicação poderia colocar tudo a perder. Sequer o PMDB e o PSDB têm unidade interna. Em vez de estabilidade, haveria mais instabilidade e o desgaste ainda maior dos parlamentares perante a população.

 O grupo pró Temer trabalha para que a situação de Dilma se torne cada vez mais insustentável. A estratégia inclui sabotar o ajuste fiscal proposto pelo ministro Joaquim Levy, rejeitando no Congresso as medidas que levem a aumento de receita e corte de gastos e, em sentido contrário, aprovando mais despesas do governo. Um subproduto dessa ação, no entender dos clandestinos, poderia ser a renúncia de Levy, criando-se assim mais um problema para a presidente. Quanto pior, melhor.

O ponto forte da estratégia, naturalmente, é a exploração ao limite máximo das acusações de corrupção contra o governo. A tática é fazer com que as denúncias cheguem o mais perto possível de Dilma e de Lula. Da presidente, para facilitar sua derrubada. Do ex-presidente, para anular qualquer possibilidade de reação. Isso não quer dizer que os investigadores da Lava Jato estejam participando do movimento. Podem desejar o afastamento da presidente, mas não estão na conspiração.

A decisão do Tribunal de Contas da União, se contrária ao governo, seria o empurrão para justificar o impeachment. Para o grupo, o ideal seria que tudo isso levasse à renúncia de Dilma, para evitar mais comoções. Não é à toa que é grande a pressão sobre os ministros do TCU, que chegam mesmo a tentativas de chantagem. Até porque há alguns bem vulneráveis.

Assim, com ajuda de segmentos da imprensa, está criado o ambiente político para que a sociedade deseje a queda do governo e apoie os que o sucederem. Os conspiradores apostam nas manifestações planejadas para 16 de agosto para o sucesso do movimento.


O roteiro não é complicado. E está sendo executado.

- Está tudo no site www.brasil247.com.bfr

Dica de saúde, O Globo de hoje - Fatores de riscos cardiovasculares podem prever o mal de Alzheimer

Abuso de álcool, obesidade e diabetes reduzem áreas cerebrais que influenciam na capacidade cognitiva e podem indicar início da doença

Determinados fatores de risco cardiovasculares — como abuso de álcool, obesidade e diabetes — podem reduzir áreas do cérebro, o que seriam indicadores preditivos do mal de Alzheimer e da demência, de acordo com um estudo publicado no periódico “Radiology”.

— Nós já sabíamos que fatores de risco vasculares prejudicam o cérebro e podem resultar em déficit cognitivo — afirmou Kevin King, professor assistente de radiologia na Universidade do Sul da Califórnia em Los Angeles. — Mas nossas descobertas nos dão uma noção mais concreta sobre a relação entre o fator de risco vascular específico e a saúde cerebral.


Estudos anteriores tinham relacionado o risco cardiovascular com o declínio cognitivo, mas este novo estudo foca em itens específicos. Ele examinou três áreas do cérebro que têm relação com a recuperação da memória — hipocampo, precuneus e córtex cingulado posterior — e mostrou que a perda de volume em cada uma delas podem indicar perdas cognitivas.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

Leia o relatório que o TCE ignorou na sessão de ontem

CLIQUE AQUI para ler o relatório no qual o procurador Geraldo Da Camino propõe a rejeição das contas do governador Tarso Genro.

No relatório político que apresentou e foi aprovado pelo Tribunal de Contas do Estado, o conselheiro Algir Lorenzon ignorou o trabalho técnico dos auditores e do procurador Da Camino, optando por aprovar as contas de 64 do governo Tarso Genro.

É a 26a. vez seguida que Lorenzon, ex-MDB, faz isto.

Composto por enorme maioria de políticos em fim de carreira, o TCE costuma ser tolerante com governadores e deputados estaduais, mas intolerante com prefeitos e vereadores. Conselheiros que vieram da área técnica, como Cesar Miola, pouco podem fazer para mudar a cultura política da Corte.

Ninguém sabe quando ele parará de dizer "sim" aos governos estaduais.


Rádio Gaúcha lista secretários que recebem adicional por integrarem conselhos de estatais

Segundo a Rádio Gaúcha, RBS, estes secretários estaduais recebem adicionais como conselheiros de estatais estaduais, tudo em cima dos vencimentos atuais de R$ 20 mil dos seus salários:

— Secretário-geral de Governo, Carlos Antônio Burigo (Conselho Administrativo do Banrisul: R$ 8.243,92 por mês)

— Secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis (Conselho Administrativo do Banrisul: R$ 8.243,92 por mês)

— Secretário estadual de Obras, Saneamento e Habitação, Gerson Burmann (Conselho Administrativo da Corsan: R$ 3.989,08 por mês)

— Secretário estadual do Planejamento e Desenvolvimento Regional, Cristiano Tatsch (Conselho Administrativo da CEEE: R$ 3.265,08 por mês)

— Chefe da Casa Militar, Everton Santos Oltramari (Conselho Administrativo da EGR: R$ 1.785,59 por mês)

— Chefe de Gabinete do Governador, João Carlos Mocellin (Conselho Administrativo da Cesa: R$ 1.609,26 por mês)

— Secretário estadual da Agricultura e Pecuária, Ernani Polo (Conselho Administrativo da Cesa: R$ 1.609,26 por mês)

— Secretário estadual de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Tarcisio Minetto (Conselho Administrativo da Ceasa: R$ 955,50 por reunião)

Índice que reajusta aluguéis avança 6,97% em um ano

A Agência Brasil, que é do governo federal, informou esta manhã que o acumulado de janeiro a julho, o Índice Geral de Preços Mercado (IGP-M) variou 5,05%

O Índice Geral de Preços Mercado (IGP-M), usado como referência para o reajuste dos aluguéis, variou 6,97% nos últimos 12 meses, de acordo com a Fundação Getulio Vargas (FGV). No acumulado de janeiro a julho, o índice variou 5,05%.

No mês de julho, a variação foi 0,69%, sendo que, no mesmo mês em 2014, a variação foi queda de 0,61%. O Índice de Preços ao Produtor Amplo apresentou taxa de variação de 0,73%. No mês anterior, a taxa foi 0,41%.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) registrou variação de 0,6%, em julho, ante 0,83%, em junho. Cinco das oito classes de despesa registraram decréscimo: despesas diversas, de (5,47% para 0,52%, educação, leitura e recreação, de 0,82% para -0,07%, transportes, de 0,28% para 0,04%, saúde e cuidados pessoais, de 0,79% para 0,56% e vestuário, de 0,37% para 0,29%.


Apresentaram acréscimo em suas taxas de variação a habitação, de 0,70% para 0,94%, comunicação, de 0,25% para 0,37% e alimentação, de 0,98% para 0,99%.

Com Selic maior, juros do cartão passarão dos 312,75% anuais de hoje

Com o aumento da Taxa Selic, o juro no rotativo do cartão de crédito tende a subir ainda mais. Atualmente esse índice já está em assustadores 12,54% ao mês ou 312,75% anuais.

Professor da Mackenzie diz ao editor que ciclo de elevação das taxas de juros terminou

Em decisão sobre a Taxa Selic, o Copom anunciou o aumento para 14,25% ao ano e o fim do ciclo de alta da taxa de juros. 

O editor recebeu est amanhã uma análise que vai exatamente nesta direção.

De acordo com o professor de economia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Pedro Raffy Vartanian, “tanto o aumento dos juros quanto o fim do ciclo de alta da Selic já eram esperados em decorrência do cenário inflacionário e do processo de realinhamento dos preços administrados. A novidade é que nota apontou que a taxa será mantida nesse patamar por um longo período, provavelmente até o fim de 2015”. A reunião foi marcada pela abstenção de um dos diretores em decorrência de uma declaração antecipada de voto, o que não é permitido pelo regime institucionalizado desde a criação do Copom.


Com o ciclo de alta da Selic, Vartanian destaca que “especialmente a partir de 2016, o problema da inflação será uma lembrança do passado, mas a economia brasileira continuará sofrendo as consequências do processo de correção dos desequilíbrios macroeconômicos. O ajuste fiscal incompleto, que na prática já coloca a economia brasileira em posição de grau especulativo, a elevação dos juros nos EUA, o enfraquecimento da atividade econômica  e o aumento do desemprego constituirão desafios até a modesta retomada do crescimento econômico”.

Líder do governo do PT ‘curte balada’ em Ibiza, na Espanha, longe da crise no Brasil. Flagrante irrita sua turma no Instagram

Uma brasileira flagrou o líder do governo no Senado, Delcídio do Amaral (PT-MS), “curtindo a balada Flower Power em Ibiza”, a leste da Espanha, e postou a foto no Instagram, com a hashtag #ForaPT.

A foto e a postagem foram capturadas pelo jornalista Felipe Moura Brasil, site de hoje da revista Veja, www.veja.com.br

Leia a nota:

Enquanto o desemprego no Brasil atinge o maior índice da série histórica, a inflação beira os 10%, a projeção de queda no PIB aumenta para 1,76%, o dólar ultrapassa os R$ 3,40 e o consumo das famílias tem a maior queda desde 2008 – tudo isso graças ao partido de Delcídio -, o petista aproveita suas merecidíssimas férias, supostamente com a família, na paradisíaca ilha espanhola.
É até compreensível a irritação da turma de Delcídio, no Instagram, com o flagrante.
Nada mais legítimo que um líder do governo no Senado gaste na Europa supostamente seu salário mensal de R$ 33,7 mil pago pelo povo brasileiro, enquanto o povo brasileiro vê seu próprio salário desaparecer.

Delcídio tem todo o direito de curtir la dulce vida de petista.

Sperotto enfrentará Joao Batista na nova disputa pelo comando da Farsul

Há 18 anos na presidência da Farsul, Carlos Sperotto ldisputará novo mandato no dia 5 de outubro, desta vez enfrentando o ex-presidente do Sindicato Rural de Passo Fundo, João Batista Fernandes da Silveira.

Sperotto é também presidente do Sebrae do RS.

Comandos da Brigada e da Polícia apelam por ordem na segurança pública

O comandante da Brigada e o chefe de Polícia reunirão hoje seus comandados para apelar por ordem na segurança pública.

A ameaça é de greve geral no caso de atraso salarial.

Já na segunda-feira.

A Assembléia também ignorará o Relatório Da Camino ?

Não se sabe se também os deputados estaduais ignorarão as consistentes restrições apresentadas pelo procurador Geraldo Da Camino, como fez ontem o plenário político do TCE. -

Terá a Assembléia Legislativa a coragem política que o Tribunal de Contas do Estado e rejeitar as contas do governo Tarso Genro ?

Ou fará como fez ontem conselheiro Algir Lorenzon, que elogiou desbragadamente a herança maldita que os petistas deixaram para José Sartori.

Entrevista, Darcy F.C. dos Santos - O TCE aprovou e elogiou as contas de uma gestão temerária, a de Tarso Genro

O senhor acompanhou a sessão plenária do TCE que aprovou as contas do governo Tarso ?
Ouvi. Foram as contas do ano passado.

Saiu nova rendição.
Mesmo de posse de um relatório muito bem elaborado pela equipe técnica  e do relatório do MPC, também muito bem fundamentado, o relator, com seu entendimento,   deixou claro por quê o Estado está nessa condição financeira .  Elogiou a ação de um governo que criou enormes despesas a seu sucessor, despesas de caráter permanente,  gastando todos os recursos disponíveis para  seu enfrentamento.

E apesar disto aprovou tudo.
É um desrespeito a um dos princípios basilares  da responsabilidade fiscal, que é não criar despesas permanentes sem recursos igualmente permanentes.  

Mas saiu alguma crítica ?
Não percebi. O TCE chegou a criticar a reposição de servidores de 16% do  governo Yeda e elogiou a do governo Tarso, com mais de 100%. Isso seria verdadeiro em situação normal, mas não na situação em que estamos,  em que devemos conter ao máximo a reposição dos servidores que se aposentam, a principal maneira de conter o crescimento da folha. 

Lorenzon sequer criticou os gastos excessivos do governo Tarso. 
Pelo contrário, porque o TCE justificou o gasto excessivo do governo Tarso. O relatório aprovado surpreende ao elogiar o ex-governador, porque ele “investiu” em saúde, educação e segurança, quando na realidade o que houve foi excesso de gastos correntes, motivados por grandes reajustes salariais,  cujos maiores índices vigoraram a partir de  novembro de 2014, transferindo tudo para o governo Sartori, que ainda ficou sem os depósitos judiciais,  do que ele gastou quase tudo.

O relator do caso no TCE disse que a crise histórica e que o esforçado governador Tarso Genro fez o que pode. 
Pelas razões que já te apontei é que o Estado ficou nessa situação de ingovernabilidade. Não é pela crise histórica coisa nenhuma. O déficit de R$ 5 bilhões é verdadeiro e o atraso da folha de pagamentos será a menor  das consequências. Não estou dizendo isso hoje. Quem tiver dúvida que olhe o livro “O Rio Grande tem saída, p.150.

O conselheiro Algir Lorenzon disse alguma coisa consequente no seu discurso político ?

O conselheiro Algir que me desculpe: o senhor aprovou e  elogiou uma gestão temerária, que trará consequências imprevisíveis a nosso Estado, já no curto prazo. O Senhor ainda se arrependerá do que disse, fez e induziu os demais a fazerem. 

Astor Wartchow - O caso Sinara

- Astor Wartchow é advogado em Santa Cruz do Sul, RS. - 
      
Faz um ano. Julho de 2014. Sinara Polycarpo Figueiredo, da área de investimentos do Banco Santander, divulgou uma carta aos seus clientes de alta renda. Alertava para um conjunto de indicadores econômicos desfavoráveis que poderiam se agravar com a reeleição de Dilma.
       
Resumidamente, dizia a carta: “A economia continua apresentando baixo crescimento, inflação alta e déficit em conta corrente (...) quebra de confiança e o pessimismo crescente (...) o câmbio voltaria a se desvalorizar, juros longos retomariam alta (...) deterioração de nossos fundamentos macroeconômicos”.
       
Como estávamos em meio ao processo eleitoral, o comando do PT e Lula “apedrejaram” a analista econômica e pediram sua demissão.
       
Disse Lula na ocasião: “Essa moça não entende porra nenhuma de Brasil e de governo Dilma. Manter uma mulher dessas num cargo de chefia, sinceramente… Pode mandar ela embora e dar o bônus dela para mim”.
       
 De modo covarde, a direção do banco submeteu-se a pressão e demitiu a funcionária (e três colegas). Nos dias seguintes, o banco fazia um anúncio público pedindo desculpas pelo texto.
       
Cinicamente, disse mais o banco: “... nossas análises técnicas não se submetem a qualquer tipo de pressão externa (...) as pessoas foram demitidas porque (...) não podemos nos manifestar sobre tema político-partidário”.
       
A atitude de Lula e do banco é daqueles atos simbólicos que repercutem social e negativamente porque fragilizam dois importantes alicerces sociais: a credibilidade e a confiança.
       
Quando profissionais e entidades importantes se submetem a pressão (demagogia, patrulhamento e fanatismo político-ideológico, por exemplo) a nação está em vias de degradação.
       
 Sinara demonstrou conhecimento técnico. Suas previsões restaram confirmadas. Câmbio, dólar, juros, inflação, todos em alta. Crescimento negativo e endividamento público. E a atual crise político-institucional como resultado final.
       
Censurados, patrulhados e humilhados, os demitidos acionaram a Justiça pedindo reparação por danos morais e materiais, além de reintegração funcional. Mas, Lula, Dilma e os demais inquisidores pedirão desculpas?   


Advogada Catta Preta fugiu para os EUA ao ser ameaçada de morte

A jornalista Mônica Bérgamo, Folha de S. Paulo, garantiu ontem a noite que a advogada Catta Preta, que conduziu nove das 18 delações premiadas e depois largou tudo e foi embora para os Estados Unidos, prometeu reaparecer e contar o que aconteceu.

Ela dirá que foi ameaçada de morte por repetidas vezes.

Mas não dirá quem a ameaçou.

Gráfica sem empregados e cujo dono é motorista, faturou R$ 6,1 milhões com campanha de Dilma Roussef

Os repórteres da Folha de S. Paulo. Andréia Sadi, Ranier Bragon e Gustavo Uribe, informam em reportagem de hoje que a campanha da presidente Dilma Rousseff à reeleição pagou R$ 6,15 milhões a uma gráfica que não tem nenhum funcionário registrado e cujos documentos apontam como presidente o motorista Vivaldo Dias da Silva, que em 2013 recebia R$ 1.490.

Leia a reportagem:

A Rede Seg Gráfica e Editora, de São Paulo, aparece como a oitava fornecedora que mais recebeu dinheiro da campanha presidencial petista no ano passado, de acordo com os registros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Funcionários do TSE que examinaram as contas da campanha de Dilma descobriram a situação da gráfica ao cruzar as informações da empresa com o banco de dados do Ministério do Trabalho.

A descoberta fez surgir a suspeita de que a gráfica não tinha a estrutura necessária para prestar os serviços pelos quais foi remunerada pelo PT.

Algumas das notas da gráfica entregues pelo partido ao TSE trazem a afirmação de que a empresa produziu folders para a campanha eleitoral.

As contas da presidente foram aprovadas em dezembro por unanimidade pela Justiça Eleitoral, mas com ressalvas. Por isso, o tribunal continuou analisando os casos que provocaram as ressalvas.

Não é a primeira vez que vem à tona que uma empresa contratada pela campanha de Dilma Rousseff em 2014 tem como dono, nos documentos oficiais, um motorista.

Como a Folha revelou em dezembro de 2014, a Focal Comunicação, a segunda que mais faturou na campanha presidencial de Dilma (R$ 24 milhões), também tinha um motorista (salário de cerca de R$ 2 mil até 2013) como sócio.

A Focal só ficou atrás da empresa do marqueteiro João Santana, destinatária de um montante de R$ 70 milhões.

O empresário Carlos Cortegoso admitiu na época que era o verdadeiro dono da Focal, tendo justificado o registro em nome do motorista como fruto de uma inclinação sua de dar chances para seus empregados progredirem.

A Justiça Eleitoral pediu à Polícia Federal apuração sobre a Focal e outra gráfica, a VTBP, que ganhou R$ 23 milhões da campanha. O TSE agora poderá enviar novo ofício à PF pedindo que investigue também a Rede Seg.

IDAS E VINDAS

A Folha visitou a sede da gráfica nesta quarta-feira (29). Segundo Rogério Zanardo, que recebeu a reportagem no local, a Rede Seg pertence a sua família e o motorista Vivaldo não é dono, mas funcionário da empresa.

Ele não soube explicar por que a gráfica está registrada em nome do motorista e afirmou que o maquinário estava desligado porque a gráfica está sem serviço no momento.

"Ele é um bom motorista, não pega guia [de rua] e dirige faz tempo", afirmou.

O irmão de Rogério Zanardo, no entanto, deu versão diferente. De acordo com Rodrigo Zanardo, que se apresentou como gerente da gráfica, Vivaldo é mesmo dono da empresa, além de motorista.

Segundo ele, o maquinário é de propriedade do motorista, que pediu ajuda a ele para administrar a empresa, uma vez que os irmãos são proprietários de outra gráfica, a Graftec.

Segundo consulta feita pelo TSE, Vivaldo possuiu vínculo empregatício entre 2006 e 2007 como eletricista com a Graftec e, de 2009 a 2013, como motorista em uma empresa chamada Artetécnica Gravações, com salário mensal de R$ 1.490.

Mais tarde, o próprio Vivaldo chegou ao local e afirmou ser "sócio" e "motorista". "Eu gosto de trabalhar, e é um rendimento a mais que tenho."

OUTRO LADO

Questionada sobre o gasto de R$ 6 milhões com a gráfica Rede Seg, a Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência informou que a campanha de Dilma Rousseff recebeu várias propostas de prestação de serviços e selecionou as empresas que apresentaram preços mais baixos.

A Secom é comandada pelo ministro Edinho Silva que, à época, atuou como tesoureiro da campanha petista.

"A elaboração do material foi auditada pela campanha e a documentação que comprova a elaboração e entrega do material foi auditada pelo TSE", disse.

A secretaria não informou qual serviço foi prestado pela gráfica à campanha.

A Rede Seg, cujo registro mostra o motorista Vivaldo Silva como presidente, informou, por meio de nota, não haver qualquer irregularidade em suas atividades. "Sendo necessário, informações complementares e documentos serão apresentados oportunamente às autoridades competentes", afirmou.

Rodrigo Zanardo, que se apresentou como gerente da gráfica, disse que a empresa contratou funcionários terceirizados durante a campanha e, por isso, não tem nenhum registrado.

"[Quando] não tem serviço, como vou fazer folha de pagamento?", questionou.

Ele disse que viajou a Brasília para conversar com representante da campanha de Dilma e que a empresa produziu panfletos e folhetos.

Reynaldo Borba, que figura como dono de outra empresa em que Vivaldo trabalha como motorista, a Artetécnica, afirmou não poder dar informações sobre o caso. Ele disse que as relações da Rede Seg e de Vivaldo com a campanha de Dilma não dizem respeito à sua empresa.

Sartori e governadores conversam hoje com Dilma. Eles não topam papo sobre pacto de governabilidade.

O governador Ivo Sartori estará hoje na reunião dos governadores em Brasília para a reunião com Dilma Rousseff. 

A colunista Vera Magalhães, conta no Painel, Folha, hoje, que o convite oficial do Planalto fala em discutir “governabilidade”, algo que oposicionistas não topam. 

Leia toda a nota da jornalista:

“O ideal seria que a palavra pacto ficasse de fora”, diz um aliado. Também incomoda a sensação de que a presidente irá usar o risco de efeito-cascata para empurrar para eles a responsabilidade de desarmar a pauta-bomba do Congresso, algo que, acreditam, é missão do governo federal.
Déjà vu Governadores que conversaram nesta quarta-feira manifestaram temor de que se repita a cena de 2013, quando, após os protestos, Dilma os chamou a Brasília para, nas palavras de um deles, assistirem a “um discurso sem pé nem cabeça”.

O gabinete presidencial não informou aos representantes dos Estados quem participará do encontro nem quem falará.

Outra possibilidade que constrange mesmo governistas é a de Dilma querer pedir apoio para aprovar suas contas de 2014 caso o TCU recomende a rejeição.

GVT restabelece serviços de Internet

As 8h01min, os serviços de Internet da GVT foram restabelecidos para os computadores utilizados desta página.

Eles estavam em apagão desde ontem a noite.

90% dos brasileiros têm medo do envelhecimento

A Pfizer resolveu fazer pesquisa e revelou nesta quinta-feira alguns dados. O resumo da ópera, segundo constatou o editor, é que não ter saúde, apresentar limitações físicas e problemas de memória, solidão e preocupações financeiras estão entre os principais receios do brasileiro em relação à velhice.

A pesquisa foi feita pelo Instituto Qualibest e encomendada pelo laboratório Pfizer, que constatou que 90% da população tem medo de envelhecer. 

As complicações de saúde aparecem no topo das respostas dos 989 entrevistados do País: foram 77%, seguidos de 72% que afirmaram temer as limitações físicas. Os porcentuais mais altos aparecem nos grupos mais jovens entre 18 e 35 anos. Apesar disso, o levantamento mostrou que os cuidados com a saúde passam a ser adotados de forma mais intensa após a faixa dos 51 anos: 58% têm uma alimentação saudável e 41% praticam atividades físicas. Entre as pessoas de 18 a 25 anos, são 39% e 31%, respectivamente. Para 77% dos entrevistados, é nessa faixa etária que as pessoas devem começar a se preocupar com a alimentação.

"Nunca é tarde para começar, mas se a pessoa inserir hábitos saudáveis desde jovem, ganha lá na frente. Talvez os jovens não tenham se conscientizado dessa importância", afirma a gerontologista e coordenadora executiva do Centro Internacional de Informação para o Envelhecimento Saudável (Cies), Andrea Prates.


Há cerca de 15 anos, o professor aposentado Nilson Octaviani, de 68 anos, é praticante de escalada e começou a ter hábitos mais saudáveis. "Quando era jovem, praticava esportes, mas deixei de lado por causa da minha atividade profissional. Estava caminhando para a obesidade, com risco de diabete e colesterol alto quando médicos me recomendaram uma vida mais saudável." Octaviani diz que isso mudou sua vida. "Estou bem melhor do que antes apesar da idade, que é implacável. Sei que vou ser derrotado pelo tempo, mas vou vender caro a minha derrota."

Serviços da GVT voltaram a entrar em coolapso ontem a noite. Apagão continua esta manhã.

Apesar das promessas feitas pela GVT ontem a tarde, os serviços de Internet da tele comprada pela Telefonica entraram em colapso as 22h13min e não voltaram até agora.

O editor usa seus equipamentos redundantes de wirelles da Claro para notebook e iPad, e da Vivo para iPhone.

Novo dia de sol quente e céu azul no RS

O sol apareceu sem nuvens e com céu azul em Porto Alegre (7h52min), mas nmo interior ele surgiu com algumas nuvens

O Estado segue sob a influência de uma massa de ar quente, o que traz outra jornada de temperatura elevada e muito acima da média histórica de julho. A tarde será de calor com máximas próximas ou acima de 30ºC, especialmente no Noroeste. 

As mínimas rondarão os 9°C em São José dos Ausentes e Vacaria. As máximas, por sua vezm, podem chegar a 29°C em Santa Maria e Uruguaiana. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 16°C e 28°C.

O calor decorre do ingresso da massa de ar seco e quente que cobre grande parte do Brasil no Rio Grande do Sul. Temperatura elevada vai ser a regra nos próximos dias com várias outras jornadas ainda com máximas ao redor de 30ºC. A tendência, inclusive, é de reforço da massa de quente no território gaúcho na sexta e durante o fim de semana. 


https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/