Artigo, David Coimbra, Zero Hora - Para que serve o azulzinho

A ilustração ao lado consta da edição do conto "O azulzinho que amava", também de David Coimbra. CLIQUE AQUI para ler.


Se o Google não me iludiu, e o Google é como uma mulher, que ilude e negaceia, mas se desta vez não me iludiu, a EPTC tem 1.117 funcionários.

Toda essa gente, claro, não fica apenas cuidando do trânsito. A EPTC cumpre várias funções, que sei.

Mas nem todas as cidades do mundo contam com órgãos similares à EPTC. Aqui onde moro, por exemplo, quem controla o trânsito é a polícia.

(...)

Então, pergunto:

Será que Porto Alegre não seria uma cidade mais segura se os mais de mil funcionários da EPTC trabalhassem na Brigada Militar?

Será que os candidatos a prefeito de Porto Alegre não poderiam pelo menos cogitar essa possibilidade?

O que você prefere ter diante da sua casa: um azulzinho ou um PM?

Responda, por favor.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

17 comentários:

Anônimo disse...

Sim!! Isso!! tu tens razão, David. Finalmente alguém!
Esse enfraquecimento da Brigada Militar faz parte da estratégia petista.
Socorro, brigada! Socorro!

Marcelo Mendes disse...

A uma pressão política dos formadores de opinião e dos diversos candidatos a vereador e a prefeito querendo que os Fiscais de Trânsito, passem a atuar na segurança pública. Só pode ser piada! O estado é responsável em garantir a segurança do cidadão, quando esta garantia básica deixa de ser cumprida pelo estado, ele perde o sentido da sua existência.
E como responsável por esta segurança, o Estado tem mostrado sua total incompetência e incapacidade. Diante disto, nossos sábios políticos e formadores de opinião clamam por mais estado?
Quando esta gente entenderá que neste sentido não precisamos de mais estado, e sim, de liberdade para o cidadão prover sua própria segurança diante da incompetência e incapacidade do Estado.
Será que todos estão surdos, mudos e cegos pelos direitos dos MANOS e pelo politicamente correto?

Anônimo disse...

Como toda a corporação, os azuizinhos também controlam e subjugam o poder Executivo. Fortunati está de joelhos nessa. Infelizmente

Anônimo disse...

A pergunta faz MUITO sentido! Parabéns ao David pela iniciativa de fazê-la.

Contudo a questão não diz respeito apenas ao papel dos "azulzinhos" ou da BM ou de uma eventual guarda municipal. A questão é mais profunda: o uso eficiente do dinheiro público no interesse da população, naquilo que a sociedade tem necessidade e urgência. Não o MAL-uso dos tributos por corporações de burocratas ladrões petistas, famintos na criação irresponsável de cabides de empregos públicos inúteis (privatização a la PT). Serviço de utilidade questionável, alto custo pra sociedade e de qualidade periclitante. A EPTC, um dos melhores exemplos disso, não tem o respeito da população. Este elefante branco é tão verticalizado que possui até fábrica de semáforos...tudo pago com nosso dinheiro...vergonha!!!

ganhatudo disse...

A culpa não é dos azuizimhos.
Nossos politicos vivem criando penduricalhos.
Aqui no Brasil, o trânsito já foi responsabilidade da Polícia Militar.
Daí resolveram que a fiscalização do trânsito nas cidades deveria ser de responsabilidade do municipio.
Então começou que pessoas entravam na justiça contra autuações da PM.
E os juizes condenavam a PM por abuso de poder,
Os municipios foram obrigados a criar os azuizinhos ou similares.
Assim os PMs não podem cuidar do trânsito e os azuizinhos só cuidam do trânsito e se estiver acontecendo um crime em sua presença, nada podem fazer pois não é sua obrigação combater o crime.
Os municipios também foram autorizados a criar as guardas municipais, que só servem para cuidar o patrimônio municipal e não atuam no policiamento ostensivo.
Uma estrutura hipertrofiada. Quando acontece um fato, as pessoas reclamam que ninguém faz nada. Já qundo o envolvido no fato é um dos reclamadores e ele é contido ele reclame que aconteceu abuso de quem o conteve e já vai para a justiça questionar a ação.
No Brasil é assim, a maioria do povo não gosta de autoridade, autoridade só para conter os outros; nem medo de autoridade tem; nem imaginar que um policial procedesse como no exemplo dado pelo David Coimbra na contenção de quem afrontasse sua autoridade. Seria considerado uma selvageria contra o coitadinho que fizesse essa afronta.
Mas a tendência que deve ser seguida é no sentido de atribuir funções se polícia ostensiva aos guardas municipais e também aos azuizinhos, aos menos nas capitais e grandes cidades, municipalizando assim a atividade policial de prevenir os crimes, mesmo porque a Polícia Militar não é suficiente para está missão e pelo andar da carruagem não será ainda por muitos anos devido a pobreza do Estado gaúcho que não tem dinheiro nem para pagar os servidores públicos regularmente.

Anônimo disse...

A hist´ria que vou contar é verdadeira, na Av.Gothe, esq. D.Laura, tem um estacionamento da EPTC, com parquímetros, reclamei com a EPTC, que os guardadores de carro estragavam os parquímetros e achacavam os motoristas, a EPTC disse que os parquímetros eles concertam, mas quanto aos guardadores eu reclamassem para a B.Militar, eu perguntei e a Guarda Municipal, ela respondeu só a BM, eu continuei, mas é terreno particular, é a gente não tira, e estes politícos de merda ainda querem que a guarda municipal, vá policiar POA, se não tiram nem um guardador do seu terreno de sua propriedade.

Anônimo disse...

MAS E OS EMPREGOS PARA A CUMPANHEIRADA PETRALHA?

LOGO A LUCIANA TRESLOUCADA E A MARIA DO GRELO DURO VÃO QUERER DIMUNUIR A JORNADA "ESTAFANTE" DOS AZUIZINHOS PARA EMPREGAR MAIS CUMPANHEIROS.

CARRAPATOS DO ESTADO,PARASITAS PREGUIÇOSOS,SUGAM NOSSOS RECURSOS,
QUANDO YEDA SANOU AS FINANÇAS DO ESTADO CALUNIARAM,INJURIARAM,AGORA FICA CLARO, ERA PARA AUMENTAR O CABIDE DE EMPREGO.

Anônimo disse...

SE a EPTC faz alguma coisa, o que faz é mal feito.Quen faz o planejamwnto do trânsito, faixas, sinaleiras, placas de sinalização, obras, etc.? Qualquer dessas coisas em POA é péssima.

Carpes Júnior disse...

Saudades da Brigada Militar nas ruas, controlando o trânsito e a segurança dos cidadãos. Essa EPTC, além de cara, ineficiente, despreparada, cara e incompetente, é um péssimo cartão de visitas para a cidade com seus funcionários mulambentos, desgrenhados, mal-educados e arrogantes. Porto Alegre precisa acabar com esse cabide de empregos inútil. Já ouvi pessoalmente um deles tratar um cidadão, que embora estivesse errado por evadir-se do local onde estava mal estacionado, como um "cliente" que haveria "perdido". A EPTC é um show de bizarrice.

Anônimo disse...

David Coimbra tem razão , eu preferiria ver um Policial, controlando o trânsito, patrulhando as ruas, cuidando da segurança . Pode fazê-lo nos EUA, na França, no Reino Unido , porque não em Porto Alegre ???

Magno disse...

A BM foi desmantelada pelos governos ladrões do pt.Na real, infiltraram esgotos na BM para poderem jogar por terra qualquer estrutura coercitiva para semear a violência e assim tomarem o poder.
Claro que vai existir algum petralha idiota (se bem que todos os são) para dizer que não ´[e isso.

Anônimo disse...

AZULZINHO NÃO SERVE PARA NADA EXCETO PARA ENGORDAR O CAIXA DAS PREFEITURAS COM A INDÚSTRIA DAS MULTAS E CORRELATO O DETRAN ESTADUAL QUE LUCRA COM AS RECICLAGENS DE CNH...............

Anônimo disse...

MULTAM E CRIMINALIZAM O CIDADÃO QUE DIRIGE, MAS NÃO SE ATREVEM A PEGAR OS TRAFICANTES.................. QUE SONEGAM A DROGA QUE VENDEM...........

Anônimo disse...

Eu nunca vi azulzinho trabalhando.

JORGE LOEFFLER .'. disse...

A CF de 1988 nos legou muitas merdas e essa polícias militarizadas que não são polícias de verdade e muito menos milicos são umas merdas. A solução é a criação de GUARDAS CIVIS como havia até ditadura acabando com essa cara inutilidade.
A Guarda Civil policiava Porto Alegre.

Flavio disse...

Parabéns, excelente coluna no jornal, e com toda razão; não esquecendo que a EPTC foi criada no governo PT, mais um cabide, e mais uma "força" tipo policial a mando de seu criador. Eu prefiria mil vezes ter um BM nas proximidades como era antigamente do que um azulzinho sempre pronto a multar, não que a BM não devesse multar, mas completaria sua ação.

Anônimo disse...



Essa EPTC só presta para multar.

E nunca estão na rua nos finais de semana. s infratores deitam e rolam no sábado e no domingo.

Não serve pra nada!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/