Veja conta o tamanho do desastre gaúcho

Nesta edição que já está nas bancas, a revista Veja dedica-se a analisar o desmonte do orgulho gaúcho, tudo em função do estado miserável em que se encontram as finanças do governo estadual, incapaz de assegurar sequer a ordem pública. 

A reportagem, assinada por Augusto Nunes, que foi diretor de Redação do jornal Zero Hora e morou longos anos em Porto Alegre, é dura ao descrever o que o jornalista enxergou nas comemorações do 20 de setembro:

A declaração de amor à autonomia político-­administrativa, reafirmada a cada 20 de setembro, colidiu neste ano com evidências contundentes de que o Rio Grande do Sul que combateu a bala a dependência do poder central hoje precisa mais do que nunca de socorros federais. Reflexos da dramática mudança são visíveis a olho nu sobretudo em Porto Alegre. Na terça-feira, por exemplo, cavaleiros, prendas e trovadores em trajes típicos comemoraram os incontáveis entreveros com tropas do Exército imperial sob o olhar protetor da tropa da Força Nacional de Segurança enviada pelo presidente Michel Temer, no fim de agosto, a pedido do governador José Ivo Sartori, do PMDB. Há mais de três semanas 120 soldados dividem com a Brigada Militar o policiamento preventivo da capital assustada com a escalada da criminalidade, que vai contagiando os grandes centros urbanos do Rio Grande do Sul.

Em seguida, cona Veja o que sucede de terrível na vida dos gaúchos neste momento, cujas famílias estão retidas dentro de casa e do escritório, correndo o risco de morte ao saírem nas ruas:

Os 1 418 homicídios dolosos ocorridos no estado em 2006 saltaram para 2 405 em 2015 e, só no primeiro semestre de 2016, bateram em 1 276. Os 351 assassinatos registrados em Porto Alegre entre janeiro e junho deste ano já ultrapassaram os 283 de 2006. 

Veja debocha do governador Ivo Sartori, que continua tentando justificar o injustificável:

“O que acontece por aqui não é muito diferente do que se vê em outros lugares do país”, ressalva Sartori, um desbocado descendente de italianos formado em filosofia que, aos 68 anos, parece ter transferido para o bigode espesso os fios que povoavam a região central do crânio. É o tipo de consolo que garante a insônia. Com a taxa de 34,73 homicídios por 100 000 habitantes, Porto Alegre ocupou em 2014 o 15º lugar no ranking da criminalidade nas capitais, a uma distância amazônica da líder Fortaleza (60,77). O mesmo índice, contudo, garantiu à metrópole gaúcha a 43ª posição no ranking das cidades mais violentas do mundo.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

16 comentários:

Unknown disse...

O que esperar de um Estado falido em que os salários dos reles funcionários públicos são parcelados e o dos poderosos corporativistas são pagos de forma integral???
Com a palavra a OAB... blá, blá, blá...

Anônimo disse...

Nosso esquerdismo infantil nos levou a essa situação.
A vitória do Marchezan em POA pode começar um processo que mudança de mentalidade.
O Melo é boa gente, mas não impacta a mudança de mentalidade que precisamos.

Anônimo disse...

Isso é que deu termos sido seduzidos pelo canto do cisne petista, como no Brasil inteiro....O atraso e da degradação moral da sociedade....

Anônimo disse...

O que dizer do Melo? É boa gente. E só. Ele - de tão boa gente que é - se deixou levar pelo esquerdismo e aceitou uma Juliana Brizola de vice, que quer ser uma lucianinha pedetista. Se ferrou o Melo. Com ele, NADA MUDARÁ. O RGS, precisa começar REALMENTE a mudar pela sua Capital, que está ESFARRAPADA. O nome de Marchezan, principalmente depois do discurso que fez na cara do Paulo Pimenta, roxo petista, parece ser o ÚNICO que começará a tal MUDANÇA.

Anônimo disse...

BLABLABLABLA PARA ARREFECER O PLEBISCITO DE INDEPENDÊNCIA QUE OCORRERÁ DIA 01/10.

VIVA AOS FARRAPOS QUE LUTARAM CONTRA O GOVERNO CENTRAL.

O RS É SUPERAVITÁRIO, MANDA MUITO MAIS PARA BRASÍLIA DO QUE RECEBE DE VOLTA, BRASÍLIA FICA COM 86% DOS NOSSOS IMPOSTOS...... B86% DOS IMPOSTOS DA REGIÃO SUL.....

ESSA JORNALISTA É UMA IDIOTA.

NÃO PRECISAMOS DA DESFORÇA NACIONAL BOLIVARIANA, BASTA DEIXAR A PM FAZER SEU TRABALHO DE MANDAR BALA NESSES BANDIDOS. QUANDO A POLÍCIA PRENDE UM MELIANTE JÁ VEM UM ADVOGADO DA OAB ESQUERDISTA DEFENDER O MELIANTE.

QUE NOSSAS FAÇANHAS SIRVAM DE MODELO A TODA TERRA.

MALDITO SEJA BENTO MANUEL QUE TRAIU OS FARRAPOS EM PROL DOS IMPERIAIS.

Anônimo disse...

o esquerdismo maldito do pt transformou a capital gaucha na capital nacional dos mendigos, ja andei por todo nordeste, conheço o norte e nem lá vi tantos mendigos e papeleiros a noite jogados em calçadas no centro como vi em porto alegre, sem falar do estado q depois q o pt passou tambem deixou desmontado, atrasado,ainda bem q o tal tarso genro do pt nao foi reeleito governador, o fazedoÔ de dossies pro lula, tarso genro comuna assumido amigo de terrorista, nao deixou 1 real em caixa nem p pagar o funcionalismo, tinha prometido pagar piso aos professores teve 4 anos e nao pagou, os professores do rio grande do sul tem um salario de fome nao receberam nem o piso de cerca de 1 mil reais q foi prometido pelo comunista do pt tarso genro, o sindicato vermelho dos professores aguentou 4 anos o desmonte da educaçao e o salario de miseria pois n quis dar o braço a torcer já q foi enganado pelo pt

Anônimo disse...



Onde está o Ministério Público Estadual????

Onde está o juiz da vara de execuções penais???

Caos total nos presídios e delegacias transformadas em presídios.

O governador só mandando tudo para a Tumelero....

Até quando???

Anônimo disse...

Enquanto os jovens são mortos, as mães dizimadas na frente dos filhos, a gauchada come costela e bebe cerveja, pouca é verdade, festejando o quê?
Mello de novo?
Sartori debochando do funcionalismo?
Mais uma fábrica indo embora?
80 anos do Veríssimo que arrota caviar?
Monte de bosta se achando esquerdista?
Ó adeus à amigos que se vão para ser feliz?
À volta de Dilma?
A ida de Tarso para o Rio?
Os piores índices em todas às áreas?

Anônimo disse...

Parecemos estar na época do ame-o ou deixe-o!
RS acabou!
Sartori conseguiu a proeza de ser pior que o Tarso Genro!
Ele leva com ele inclusive o PMDB gaúcho, que não elege mais ninguém!

Anônimo disse...

Com quase tres anos no governo e aprovado todos o projetos que enviou para a AL, não dá mais para culpar o Tarso pelas mazelas do governo. Quais os únicos governadores que aprovaram aumento do ICMS no RS? Rigoto e Sartori, ambos do PMDB e de Caxias, só para seus governos, depois retorna o normal. Sartori foi mais longe: aprovou a dimunuição de 40 p/10 Salários Minimos do RPV; recebeu isenção do Tribunal de Justiça 50% de isenção dos juros dos depósitos judiciais, só para o seu governo; aprovou o aumento de saque dos depósitos judicias de 85% para 90%; recebeu isenção de pagamento da dívida com a União até o final de 2016; O dinheiro do Imposto de Renda retido na fonte de qualquer funcionário público Estadual "continua" ficando com o governo do Estado; E outros projetos que penalizam os servidores estaduais, portanto está certo o editor.

Anônimo disse...

Sartori é uma pessoa bronca, rude e grosseira.

Por isso seus companheiros evitam que ele apareça e dê depoimentos.

Foi blindado para protege-lo.

Anônimo disse...

Tudo graças aos " excelentes " governos socialistas do PT e associados , de OLIVIO DUTRA , TARSO GENRO e partners. Destroçaram a economia pujante e diversificada do Estado . Este é o saldo, fábricas fechando, indústrias transferindo-se para outros Estados ou para o exterior , desemprego crescente e violência . TARSO e DILMA , tão amiguinhos do Rio Grande , não quiseram morar por aqui. Foram para o RIO DE JANEIRO, onde todas as manhãs podem ser vistos na orla sul, caminhando , pedalando, tomando banhos de mar , porque , afinal, ninguém é de ferro . Esperamos que os gaúchos , vendo esta realidade, votem melhor no futuro !!!

Anônimo disse...

Que vergonha ser capa de revista nacional por causa dessa liderança medíocre!
Não temos nada do que nos orgulhar mesmo!
Com esse governador de mentirinha e seus secretários que não sabem nada!

Anônimo disse...

Um Lexotan ajuda!
Mas uma internação é bem melhor!
Gaúcho de merda!
Só você se acha!!

Anônimo disse...

Sartori é mais que isso!
Ele é um psicopata que foi responsável por retirar das ruas os brigadianos que nos davam segurança só para não pagar um plus a mais para eles não se aposentarem!
Com isso, pessoas foram mortas!
É um doente mental!

Anônimo disse...

Sartori nulidade. Faz governo medíocre cheio de assessores muquiranas. Tem certa psicopata pois debocha dos brigadianos e está pouco ligando para a sociedade gaúcha que está refém dos bandidos. Sartori traiu seus eleitores.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/