Eis onde estão os leitores desta página. 15% concentram-se em nove Países. Brasil lidera com 85%.

Nesta primeira semana de janeiro, eis as origens de visualizações desta página, por País. O Brasil lidera o ranking. 15% do tráfego procedem de 9 Países, 10% dos quais dos Estados Unidos. 

Os dados são do Google Analytics

Brasil, 112743
Estados Unidos, 10641
Alemanha, 4505
Eslováquia, 1293
Rússia, 652
Índia, 531
Uruguai, 462
França, 448
Ucrânia, 282
Portugal, 171

Lewandowsky nega novo habeas corpus pedido por Marcelo Odebrecht

O presidente do STF, Ricardo Lewandowsky, negou há pouco novo pedido de habeas corpus impetrado em favor do empreiteiro Marcelo Odebrecht.

Álvaro Dias saiu hoje do PSDB. Ele já é do PV.

O senador paranaense Álvaro Dias anunciou hoje que saiu do PSDB para ingressar no PV.

Saiba como o ministro Jaques Wagner recebeu dinheiro sujo da Petrobrás. O material é da edição de hoje do jornal Valor.

Lula "Brahma" da Silva enfiou Jaques Wagner goela abaixo de Dilma, defenestrando Mercadante. 


No material publicado hoje pelo jornal Valor, o ex-diretor da Petrobrás, Nestor Cerveró, delata propina a Jaques Wagner. O jornal diz que  o atual ministro da Casa Civil recebeu “um grande aporte de recursos” para sua campanha ao governo da Bahia, em 2006, por meio do então presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli. Gabrieli chegou a transferir o setor financeiro da Petrobrás para Salvador, onde a Petros, Fundo de Pensão da estatal, investiu R$ 600 milhões para construir um prédio de 22 andares, contrato entregue para Odebrecht e OAS, empreiteiras com sede na Bahia e corruptoras notórias do Petrolão. 

A delação premiada de Nestor Cerveró, que não foi aberta pela PGR e STF, acabou nas mãos da PF quando ela vasculhou o gabinete e a casa do senador Delcídio Amaral, que tinha cópia de tudo. O jornal Valor conseguiu cópia e começou a publicar o material na sua edição de hoje.

Leia a reportagem completa. Há mais nomes, além de Jaques Wagner e Gabrielli, como os da senadora Gleisi Hoffman e seu marido Paulo bernardo.

Leia:

O ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró afirmou que o atual ministro-chefe da Casa Civil, Jaques Wagner (PT), recebeu “um grande aporte de recursos” para sua campanha ao governo da Bahia, em 2006, por meio do então presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli. A informação é do jornal Valor Econômico.

Segundo a reportagem, as declarações de Cerveró às quais o Valor teve acesso foram encontradas em um conjunto de documentos apreendidos pela Polícia Federal no gabinete do senador Delcídio do Amaral (PT-MS), preso desde novembro por tentar obstruir as investigações da Lava Jato. Esses documentos foram usados para compor a delação premiada de Cerveró.

Em um dos anexos, o ex-diretor da área internacional da estatal afirma que os recursos do suposto caixa dois para a campanha do petista vieram de operações de trading atribuídas a Gabrielli e ao seu antecessor na presidência, José Eduardo Dutra, ex-senador petista falecido ano passado. Outra parte, segundo ele, decorreu da transferência de parte do setor financeiro da Petrobras do Rio para Salvador. De acordo com Cerveró, não havia justificativa para a transferência, determinada por Gabrielli, que também é do PT da Bahia.


Ainda de acordo com o Valor, Cerveró disse que as informações sobre dinheiro enviado para a campanha de Wagner, em 2006, foram da ex-ouvidora-geral da Petrobras Maria Augusto (já falecida) e do ex-chefe de gabinete de Gabrielli Armando Tripodi.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

Dilma sempre soube de tudo e escondeu o mar de lama do seu governo.

Governo gaúcho suspende tratamento preventivo de hemofilia

O governo do Rio Grande do Sul suspendeu o fornecimento do tratamento preventivo a pacientes com hemofilia, que inibe sangramentos espontâneas que se não contidos podem levar a pessoa à morte. 500 pessoas possuem o distúrbio no Estado. São 12 mil no Brasil.

A denúncia é da Federação Brasileira de Hemofilia. 

EUA geram mais 292 mil empregos e notícia anima Bolsa de Nova Iorque, que subiu 0,39%

Londres, via WhatsApp

A reação da economia americana apresentou hoje novos dados que comprovam sua robustez, já que foram gerados 292 mil novos postos de trabalho, ultrapassando os números previstos pelos analistas

A Bolsa de Nova Iorque reagiu bem às notícias e subiu 0,39%

Os números só não influenciaram as bolsas européias por causa do fuso horário. Agora são 12h48min em Nova Iorque e 37h48min em Londres.

A Bolsa de Londres fechouem leve baixa de 0,7%, Frankfurt cai7u 1,3% e Paris, 1,59%.

- No Reino Unido, a produção de carros bateu novo recorde, chegando a 2,6 milhões de unidades, igual ao produzido no Brasil, algo como 6% mais do que no ano passado. 

Petróleo do Mar do Norte cai novamente de preço

Londres, via WhatsApp

O preço do barril do petróleo tipo Brent, mercado spot, Mar do Norte, caiu um pouco mais na jornada desta sexta-feira, cotado agora a R$ 34,02, queda de 1,5%.

PPS protocola pedido de investigações imediatas sobre ministro Jaques Wagner

O PPS acaba de pedir oficialmente ao Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, que inicie investigações sobre ligações perigosas entre o  ministro Jaques Wagner e a OAS.

O dono da OAS, Leo Pinheiro, delator na Lava Jato, disse que deu dinheiro sujo da Petrobrás para o ministro, usando para isto o ex-presidente da estatal, José Gabrielli.

BC liquida banco mexicano Azteca

O Banco Azteca começou a ser liquidado hoje por decisão do Banco Central.

Brahma (Lula), Lindinho (senador Lindbergh Faria, PT) e ministros Wagner, Edinho e Henrique Alves, todos na lista suja de Leo Pinheiro, OAS

Léo Pinheiro usava apelidos para se referir aos políticos, como "Brahma" sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No caso de Lindbergh, a referência identificada pelos investigadores é a alcunha "lindinho".

A crise política esquentou muito mais nesta sexta-feira, depois das "traduções" das mensagens obtidas pela Operação Lava-Jato com a apreensão do celular do ex-presidente da OAS José Adelmário Pinheiro Filho, conhecido nos meios empresarial e político como Léo Pinheiro. Com certeza elas gerarão uma nova lista de investigados a ser encaminhada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao Supremo Tribunal Federal (STF). A avaliação preliminar é de que as conversas de Léo Pinheiro escancaram os "intestinos de Brasília" e relações "pouco republicanas" de políticos com empresários na capital federal

Ao menos três ministros aparecem nos diálogos obtidos na investigação: o ministro-chefe da Casa Civil, Jaques Wagner (PT); o ministro da Comunicação Social, Edinho Silva (PT); e o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves (PMDB). O ex-tesoureiro do PT João Vaccari e o ex-deputado federal e ex-líder do partido na Câmara Cândido Vaccarezza (PT-SP), já investigados na Lava Jato, também surgem nas mensagens

Jaques Wagner é o mais atingido (leia notícias abaixo).

As mensagens do celular de Pinheiro foram transcritas pela Polícia Federal e Ministério Público Federal no Paraná, onde correm as investigações da Lava-Jato na primeira instância. No fim de 2015, a PF encaminhou à Procuradoria os casos em que há menção a políticos com foro privilegiado. O celular de Léo Pinheiro levou ao conhecimento de investigadores tanto conversas diretas com os políticos, como contatos com intermediários e menções aos parlamentares e ministros.

. Ainda há conversas sobre o ex-tesoureiro do PT condenado no mensalão, Delúbio Soares, e sobre o advogado Tiago Cedraz, filho do presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Aroldo Cedraz.

No total, o material com mensagens de Léo Pinheiro tem quase 600 páginas. O envolvimento do ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, está entrelaçado às ações de Eduardo Cunha.

Grupos armados invadem e saqueiam três bancos no interior do RS

Cada dia mais ousados em função da enorme insegurança pública (a Brigada saiu das ruas há um ano e não voltou mais), grupos armados saquearam dois bancos em Esmeralda e u e Flores da Cunha,  e tudo no interior do RS.

Dilma sabia que seu ministro ia roubar, demitiu-o quando tudo vazou e ficou quieta depois de tudo

Ceará levava o dinheiro preso em filmes plásticos no próprio corpo, e, para escondê-lo, usava meias de futebol e calças folgadas. Quando chegava ao apartamento ia até o banheiro tirar o dinheiro preso no corpo e entregava aos parlamentares, que o aguardavam na sala.

A delação de CArlos Alexandre de Souza Rocha, um dos entregadores de valores a mando de Alberto Youssef, narrou conversas em que o doleiro se referia ao ex-ministro das Cidades Mário Negromonte como o "mais achacador" dentre os políticos que recebiam dinheiro. O delator afirmou que a saída de Negromonte da chefia do Ministério, em 2012, estava ligada ao fato de que o político do PP "roubava" dinheiro para ele mesmo e não para o partido, segundo conversas que teve com Youssef.

Foi por embolsar para si próprio que o ministro caiu do ministério das Cidades, segundo Ceará, o que confirma a percepção geral de que Dilma Roussef sempre soube de tudo, nomeou ladrões para o ministério, demitiu-os quando vazou a roubalheira e ficou quieta no seu canto. 

Seu ex-ministro até hoje está fora das grades. 

Quem roubou antes, com ele e depois dele, também não foi para a cadeia. 

Isto aconteceu com Negromonte e com outros ministros que caíram em desagraça. 

Negromonte, que foi deputado federal pelo PP, deixou o Ministério das Cidades em fevereiro de 2011, após desgaste causado por sucessivas denúncias de irregularidades na pasta. O PP foi o responsável pela indicação de Aguinaldo Ribeiro, sucessor de Negromonte na época. Atualmente, Negromonte é ministro do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia.

Carlos Rocha, conhecido como Ceará, prestou os depoimentos aos investigadores da Lava Jato entre fim de junho e início de julho de 2014 na PGR (Procuradoria-Geral da República). As declarações, homologadas pelo STF (Supremo Tribunal Federal), foram mantidas sob sigilo na Corte até dezembro.

O delator disse à PGR ter entregue dinheiro em apartamento funcional em Brasília, quando estavam no local deputados federais, entre eles Negromonte. Cerca de quatro entregas nesse apartamento foram feitas no ano de 2010, com transporte de R$ 300 mil.

Na delação, Ceará revelou ainda que o ex-ministro tinha um celular "ponto a ponto" usado para falar com Youssef.

CLIQUE AQUI para ler reportagem da Folha. 

Editorial, Estadão - Sombras nas bolas de cristal

Se as bolas de cristal da economia estiverem funcionando tão mal quanto no começo do ano passado, os brasileiros têm motivos muito especiais para se preocupar.

Em 2015, a recessão e a inflação foram muito pires do que indicavam as projeções dos economistas entre o réveillon e o Dia de Reis. A inflação deveria ter chegado a 6,56% e o Peroduto Interno Bruto, aumentado 0,5%, segundo a pesquisa Focus divulgada há um ano pelo Banco Central. Mas os preços subiram mais de 10% e a contração econômica, wegundo tudo indica, passou de 3%.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Badesul não consegue receber calotes dos R$ 100 milhões que emprestou para Iesa e Impsa

O Badesul faz das tripas coração para recuperar pelo menos parte dos calotes que levou da argentina Impsa, R$ 50 milhões, e Iesa, R$ 45 milhões, emprestados para ambas durante o governo Tarso Genro. 

As garantias exigidas para emprestar os R$ 100 milhões foram da época em que se amarrava cachorro com linguiça. 

Grupo Zaffari abriu 43 novas lojas nos seus shopping centers do RS e de São Paulo

A Divisão Shopping Center do Grupo Zaffari informou ainda há pouco ao editor que já comemora os resultados do segundo semestre de 2015, porque no período, um total de 43 novas lojas foram inauguradas e 14 receberam ampliações e reformas nos seguintes empreendimentos: rede Bourbon Shopping, shopping Porto Alegre CenterLar, Moinhos Shopping e também nos malls dos hipermercados de bandeira Bourbon localizados em Canoas, Passo Fundo e Caxias do Sul.

O Bourbon Shopping São Paulo, presente na capital paulista desde 2008, fechou o ano com vacância zero e sete lojas inéditas abertas na segunda metade do ano, entre elas marcas internacionais como Pandora, Lindt e Swarowsky. 

No Rio Grande do Sul, o Bourbon Shopping Wallig (foto) encerrou 2015 com 13 novas lojas, enquanto o Bourbon Shopping Novo Hamburgo recebeu oito.  

66,3% dos paulistas apóiam o impeachment de Dilma Roussef

O resultado das apurações do Instituto Paraná Pesquisas demonstra que a imensa maioria dos paulistas aprovam o impeachment de Dilma.

Acompanhe:

Aprovam - 66,3%
Desaprovam - 24,7%
Neutros, 6,8%
Não sabem ou não opinam, 2,2%

86,7% dos paulistas desaprovam o governo Dilma Roussef

A pesquisa feita em São Paulo pelo Instituto Paraná Pesquisas apresentou resultados devastadoramente ruins para o governo Dilma Roussef.

Veja dois blocos diferentes de questões

Cenário 1

Aprova, 10,6%
Desaprova, 86,7%
Não sabe ou não opinou, 1,8%

Cenário 2

Ótimo, 1,4%
Bom, 3,6%
TOTAL - 5%

Regular, 16,2%

Ruim, 17%
Péssimo, 59,8%
TOTAL - 76,8%

Paraná Pesquisas diz que em SP o candidato Aécio venceria o segundo turno contra Lula: 58,8% x 17,7%

Cenário 1

Aécio, 58,8%
Lula, 17,7%
Não sabe, 10,7%
Nenhum, 12,8%

Cenário 2

Aécio, 44,6%
Marina, 34,7%
Não sabe, 9,6%
Nenhum, 11,1%,

Em São Paulo, hoje: Aécio, 32,8%; Marina, 22,5%, Lula, 9,9%. Bolsonaro, 6,1%. Alckmin também venceria fácil.

Caso as eleições presidenciais fossem hoje, os paulistas elegeriam facilmente Aécio Neves ou Geraldo Alckmin, mesmo que os adversários fossem Lula ou Marina Silva.

Os dados são do Instituto Paraná Pesquisas.

Na estimulada, portanto mostrando os nomes aos eleitores, o primeiro turno mostraria o seguinte resultado:

Cenário 1
Aécio, 32,8%
Marina, 22,5%
Lula, 9,9%
Bolsonaro, 6,1%
Ciro Gomes, 5,1%
Luciana Genro, 3%
Eduardo Jorge, 2%
Temer, 1,8%
Não sabe, 7,6%
Nenhum 9,1%

Cenário 2
Alckmin, 30,4%
Marina, 22,7%
Lula, 9,5%
Bolsonaro, 6,1%
Ciro, 5%
Eduiardo Jorge, 1,9%
Temer, 1,6%

Opinião do editor - Os conflitos de interesses nas ações do dr. Jorge

CLIQUE AQUI para saber o que é o Plano Brasil Maior, conceito do governo do PT.

O problema é ir até o interno nas concessões ao mal, porque neste caso não tem volta. No guichê do inferno, tem uma plaquinha com letras bem pequenas onde se lê: "Não aceitamos devolução."

Jorge Gerdau parece ter dentro de si, em permanente conflito, um Hank Rearden e um  James Taggart.

Ele sempre expressa o desejo de ser o primeiro mas age, em determinados momentos, como se fosse o segundo.

Certamente, nunca será um John Galt.

Ser empresário de porte no Brasil, onde a coerção do governo faz parte do cotidiano e suas ações minam a estrutura de longo prazo de qualquer empreendimento, requer que, mais cedo ou mais tarde, se esteja numa relação promíscua com as autoridades que tanto afetam os negócios.

Raros são aqueles que prescindem de tal relação.

Se o Gerdau critica o governo, há os que acham que ele está sendo hipócrita por atuar tão próximo; se ele apoia, acham que é pragmático; se ele silencia, acham que é covarde.

A partir do momento que, lá no início do governo do PT, ele achou que ficar próximo do poder poderia lhe garantir os anéis, vemos que talvez perca mais que os dedos. Está em jogo sua dignidade.
Quando o bem faz concessões para o mal, só o mal vence.

Agir para garantir privilégio é imoral, agir para garantir direitos não é. Precisaríamos saber em que lado da tênue linha que separa  uma ação da outra o Gerdau se situa. Numa economia mista como a nossa, é difícil identificar.

Ex-líder de bancada do PT, Maristela Maffei vai para o PSB e leva polpuda CC na prefeitura de Porto Alegre.

Depois de 23 anos no PT, Partido pelo qual foi líder de bancada na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Maristela Maffei foi nomeada hoje para uma polpuda CC  por ordem do prefeito José Fortunati. Ela desligou-se no domingo do PT e foi para o PSB. A CC de Maffei é de Assessora Especialista da Assessoria Técnica Especial da secretaria dos Direitos Humanos.

Antes de ir para o PSB, a ex-vereadora, que é suplente da bancada do PT, fez pit stop no gabinete do vice-prefeito Sebastião Mello.

Gerdau continua prestando serviços ao governo do PT

Embora tenha se afastado do Conselho de Administração da Petrobrás, da Câmara de Gestão do Governo Federal e do Conselhão da Dilma, o industrial gaúcho Jorge Gerdau continua conselheiro do Programa Brasil Maior, responsável pelo atual desastre econômico brasileiro.

É isto.

CLIQUE AQUI para saber o que é o Plano Brasil Maior.

Museu que contará a história de Lula custará R$ 18 milhões aos cofres públicos

O jornal Gazeta do Povo, Curitiba, conta hoje que a União e a prefeitura de São Bernardo do Campo bancarão a construção do prédio. Entre as atrações, está previsto um espaço que reacriará o ambiente das reuniões lideradas pelo ex-presidente na década de 70.

Leia mais:

Na avaliação do cientista político Ricardo Costa de Oliveira, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), as greves do ABC tiveram papel decisivo na história moderna do país e, diante disso, é importante a construção de um museu educativo que conte esse episódio. “De uma forma ou de outra, o Lula teve destaque nisso. Não vejo problema [na destinação de dinheiro público ao museu], desde que os recursos sejam bem gastos e usados dentro da legalidade.”

Já o cientista político Mário Sérgio Lepre afirma que, apesar da importância das greves para o país, a aplicação de verbas públicas nesse projeto não diz respeito a um tema de interesse da sociedade brasileira. “O museu é importante, mas tem de ficar por conta de alguma fundação. Não me parece saudável nem razoável gastar dinheiro público nisso. Essa verba poderia ser mais bem utilizada”, defende. “Mas o Lula ainda tem muita força de direcionamento. No sentido em que ele indica, muitas pessoas vão apoiá-lo e movimentar toneladas de interesses nessa direção.”

CLIQUE AQUI para ler toda a reportagem.

Serviços de táxi registram redução de 50% em Porto Alegre

A recessão e o verão fizeram despencar em até 50% o uso de táxis em Porto Alegre.

Indústria vendeu 34,5% menos máquinas agrícolas em 2015

90% das indústrias gaúchas do setor, a mais impotante do país na área, deram férias coletivas durante dezembro. A previsão dos empresários gaúchos é de que o cenário recessivo será igual ou pior em 2016.

2015 não foi bom para o setor de máquinas agrícolas: as vendas internas caíram 34,5% no acumulado de janeiro a dezembro, registrando resultados negativos pelo segundo ano consecutivo. Na comparação mensal, dezembro de 2015 registrou queda de 45,9 quando comparado ao mesmo mês de 2014. Os dados foram divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) nesta quinta-feira (7/1).

De janeiro a dezembro, foram vendidas 44.944 unidades no Brasil, contra 68.609 em 2014. Já no último mês de 2015, foram 2.237, mesmo número de novembro de 2015.

A produção interna de máquinas agrícolas também registrou forte queda, de-32,8%, com 55,3 mil unidades. Quando comparados os meses de dezembro de 2015 e o mesmo período de 2014, esse valor é de -75,3%, produzindo apenas 925 unidades no mês. Já as exportações de máquinas agrícolas somaram US$ 1,698 bilhão em 2015, declínio de 39,2% na comparação com 2014. No último mês do ano, foram US$ 103,7 milhões, -26,6% quando comparado a novembro, e -49,9% ante dezembro de 2014.

Luciana Genro abandona CC de R$ 16,9 mil, que passa para seu ex-maridão, Roberto Robaina

Á ex-deputada Luciana Genro resolveu demitir-se do cargo de coordenadora da bancada do Psol na Assembléia. O Psol possui apenas um deputado, Pedro Ruas, mas tem direito a uma gorda posição na Folha de Pessoal.

Cargo e salário, R$ 16,9 mil mensais, permanecerão na família.

Irá tudo para o ex-maridão de Luciana, Roberto Robaina, pai do seu filho, Fernando.

Jaques Wagner vai para o olho do furacão da Lava Jato. PGR estuda enquadrar o ministro da Casa Civil. Novas revelações comprometem Wagner x OAS.

O ministro da Casa Civil de Dilma, Jaques Wagner, entrou na linha de tiro da Operação Lava Jato, mas como tem foro privilegiado, deverá ser investigado no âmbito da Procuradoria Geral da República. O procurador Rodrigo Janot estuda enquadrá-lo, segundo os jornais de hoje. A oposição já anunciou que pedirá investigações na PGR. 

O site da revista Veja informou esta manhã que executivos da OAS que aparecem nas trocas de mensagens envolvendo o atual ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, foram nomeados secretários de Estado no governo da Bahia, durante a gestão do petista. Um dos dois executivos mencionados chegou a trabalhar na Secretaria da Casa Civil durante a gestão de Wagner. Bruno Dauster e Manuel Ribeiro Filho foram empossados em pastas estratégicas do Estado em janeiro de 2015, quando o sucessor de Wagner, Rui Costa (PT), assumiu o governo da Bahia.Ribeiro Filho, ex-diretor da OAS na Bahia, assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado em janeiro de 2015 e se manteve na chefia da pasta até o fim do ano. Dauster, ex-diretor de desenvolvimento da OAS, se mantém até hoje na Secretaria da Casa Civil do Estado. Na gestão Wagner, antes de assumir a função de secretário, foi chefe de gabinete da Casa Civil no Estado.

As interceptações são de mensagens que envolvem Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS condenado a 16 anos de prisão por corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa no esquema na Petrobras

Movimento Parlamentar Pró-Impeachment já recolheu 1,4 milhão de assinaturas. Meta para este mês é 5 milhões.

O Movimento Parlamentar Pró-Impeachment de Dilma já recolheu 1,4 milhão de assinaturas no seu portal de Internet.

A meta é chegar a 5 milhões até a reabertura do Congresso, início de fevereiro.

O editor já assinou e convida os leitores a fazer o mesmo.

CLIQUE AQUI para participar.

Tempo será bom em todo o RS

A MetSul informou hoje que o sol aparece na maior parte do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira, mas se espera presença de nuvens ainda em diversas regiões. O tempo estará firme na maioria das áreas do Estado.

Neste momento, 9h33min, o tempo é nublado e abafado em Porto Alegre, 23o graus.

No Norte, onde se encontra a Capital, a instabilidade é mais provável da tarde para a noite


As mínimas oscilarão entre os 17°C em São José dos Ausentes e os 18°C em Vacaria. As máximas, por sua vez, podem chegar a 34°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variarão entre 21°C e 30°C.

Policiais matam assaltante que tentou roubar mulher no bairro Rio Branco, Porto Alegre

Um dos três bandidos que assaltaram uma policial no bairro Rio Branco, Porto Alegre, foi baleado e morto por colegas da vítima, que não sofreu nada. É um ladrão a menos na quota de bandidos da Capital. 

Dois homens armados tentaram assaltar a vítima às 21h15min desta quinta-feira na Rua Professor Carmen de Souza Santos, no bairro Rio Branco. Um terceiro suspeito aguardava na EcoSport, utilizada pelo trio, e foi morto dentro do veículo pelos colegas da vítima.


A dupla que desembarcou para realizar o assalto fugiu a pé, um deles possivelmente baleado durante troca de tiros.

Queda da produção industrial entre outubro e novembro sugere projeção de queda de 1,5% no PIB do quarto trimestre

O resultado de outubro para novembro, consolida a projeção do banco para nova contração do PIB no quarto trimestre, da ordem de 1,5% na margem. 

Os economistas do Bradesco avaliaram esta manhã a queda de 2,4% na produção industrial na passagem de outubro para novembro, excetuados os efeitos sazonais, segundo a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) divulgada ontem pelo IBGE. 

Esse resultado, afirmou o banco, acabou surpreendendo as expectativas, cujo consenso apontava para um recuo de 0,9% e deveu-se, majoritariamente, à forte contração da atividade extrativa no período. 

Na comparação interanual, a atividade industrial registrou declínio de 12,4%. 

O resultado foi impulsionado pela retração em 14 dos 24 setores pesquisados, com destaque para a indústria extrativa, que recuou 10,9% na margem. Tal desemprenho foi reflexo do acidente em Mariana-MG e da greve dos petroleiros no período. Também foram destaques as variações negativas observadas nos segmentos de produtos do fumo (-14,9%), produtos eletrônicos e ópticos (-6,0%) e outros produtos químicos (-4,4%). Já o segmento de veículos automotores, reboques e carrocerias cresceu 1,3%, insuficiente, entretanto, para reverter a queda de 19,2% acumulada nos três meses anteriores. Entre as categorias de uso, os bens intermediários apresentaram o maior recuo entre outubro e novembro, de 3,8%, caindo 10,8% em relação ao mesmo período do ano passado. No mesmo sentido, os bens de capital intensificaram a retração verificada nos meses anteriores, com  queda de 1,6% na margem e de 31,2% na comparação interanual. Com isso, acumula declínio de 25,1% em 2015. Os bens duráveis também registraram baixa em novembro (-3,2% na margem), enquanto os semiduráveis e não duráveis cresceram 0,4%. 

Avisa o banco, como prognóstico:

Mantemos nossa expectativa de manutenção do fraco desempenho da indústria nos próximos meses, diante do persistente baixo nível da confiança do empresariado industrial e dos estoques em patamares ainda bastante elevados (a despeito da queda na margem em dezembro). Ademais, o setor de construção civil mantém o ajuste em sua cadeia produtiva (os insumos típicos da construção civil acumulam queda de 7,0% nos últimos três meses), assim como o segmento de veículos automotores. Por fim, o resultado de hoje sugere nova contração do PIB no quarto trimestre, da ordem de 1,5% na margem.

Inflação de 2015 passa de 10%, o maior índice dos últimos 13 anos

Conhecido como a inflação oficial do país, o IPCA relativo a 2015 acaba de ser divulgado pelo IBGE.

Ficou em 10,67%, bem acima do teto da meta  estimado pelo governo, que previa índice abaixo dos dois dígitos.

É a maior taxa de inflação desde 2002.

Servidores federais ganham 77% mais do que trabalhadores comuns. Aposentados federais ganham 86,50% mais.

Neste estudo sobre a remuneração mensal que percebem servidores públicos federais e trabalhadores comuns no Brasil, Ricado Bergamini demonstra a enorme vantagem que leva o funcionalismo em relação aos que trabalham nas empresas. O editor possui a análise completa. 

Vale a pena examinar:

2014
Rendimento médio/mês per capita com pessoal ativo da União - 1.294.040 servidores (934.822 civis e 359.218 militares) -  R$ 9.228,20
Rendimento médio dos trabalhadores formais nas atividades privadas - R$ 2.122,10 
Diferença em favor dos servidores federais: 77%.

Aposentados
Rendimento médio/mês per capita com pessoal aposentado e pensionista da União – 1.028.563 servidores (731.977 civis e 296.586 militares) -  R$ 7.785,94
Idem para aposentados e pensionistas, trabalhadores das empresas, (INSS – 27,5 milhões de beneficiários) - R$ 1.044,05 
Diferença contra os trabalhadores comuns: 86,50% menor.

CLIQUE AQUI para ler toda a análise.

Venda de veículos despencaram 29,63% no Estado. RS passou do 3o para o 6o lugar no País. Culpa é dos governos federal e estadual.

No ano passado, foram emplacados 286,4 veículos no RS, contra 201,5 mil no ano anterior. O carro mais vendido foi o Ônyx, GM, 8.125 unidades, seguido do Fiat Palio, 6.085 veículos. A lista do Top 5 foi completada co Hyundai/HB 20, GM Prisma e Ford Ka. 

Levando em consideração todos os segmentos (automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários, e outros, como carretinhas para transporte) os números acumulados, registram uma queda nas vendas no RS de  29,63%, em relação ao mesmo período do ano anterior enquanto que no Brasil  a redução foi de 21,85%. 

No Rio Grande do Sul a queda de praticamente todos os segmentos foi superior a do Brasil, a exemplo de autos e comerciais leves que caíram no RS 31,50%, contra 25,59% no Brasil e motocicletas que apresentaram no Estado queda de 19,92% e no Brasil 10,96%.

Segundo as entidades, as políticas públicas do Estado gaúcho contribuíram significativamente para uma queda ainda mais acentuada das vendas de veículos.  Vale destacar que por décadas o Rio Grande do Sul ocupou a 3ª colocação no ranking de vendas do país, nos últimos anos vem caindo e em 2015 ficou entre o 5 e o 6º lugar, disputando a quinta colocação com a Bahia. O desempenho do Estado em 2015 leva a números inferiores aos contabilizados em 2007. Em 2015 o RS comercializou 201.533 unidades e em 2007 foram 228.811 veículos vendidos.

Os líderes das entidades da área, segundo informações que enviaram ontem ao editor, é de que no primeiro semestre ainda ocorra baixa nas vendas. Fernando Esbroglio, empresário da área, disse a esta página que "somente uma acomodação na política nacional e movimentos da política gaúcha que oportunize uma concorrência mais leal em tributos e taxas como as dos outros estados da Federação".   

Libra fica mais forte sobre o dólar nesta sexta-feira

Londres, via WhatsApp

A libra sobe esta manhã em relação ao dólar e sobre o euro. Sobre o dólar, a cotação é de 1,46290 libra por dólar.

Preço do petróleo estabiliza depois da queda de ontem

Londres, via WhatsApp

O preço do petróleo, que desabou ontem, abriu estável nesta sexta-feira, a US$ 34,52 o barril

Bolsas da China abrem sexta-feira em alta. Xangai fechou com mais 2%. Na Europa, cenário é de recuperação.

Londres, via WhatsApp

Os mercados respiraram aliviados esta manhã, logo que tomaram conhecimento de que as Bolsas de Xangai e Shenzen fecharam seus pregões em alta.

A Bolsa de Xangai apontou valorização de 2%, mas apesar disto encerrou a semana com perda de 10%.

Neste momento, 8h26min, a Bolsa de Londres apresenta plena recuperação, com alta de 0,94%.

Na Europa o cenário é parecido e o mesmo deve ocorrer com o índice Dow Hones, Nova Iorque, na abertura.

Os mercados ficarão atentos, hoje, para a divulgação da taxa de desemprego nos Esgados Unidos.

Dono da Brasília Guaíba, André Loiferman, é denunciado por Fernando Baiano na Operação Lava Jato

O lobista Fernando Baiano, preso em Curitiba pela Operação Lava Jato, disse em delação premiada que a construtora gaúcha Brasília Guaíba procurou o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) para intermediar contratos com a Petrobras. Em troca, o parlamentar teria exigido doações de campanha.

Fernando Baiano é apontado como o operador do PMDB dentro da Petrobrás.

A construtora, presidida pelo engenheiro André Loiferman (foto), negou ontem qualquer relação com Raupp, mas confirmou que pediu a Baiano que atuasse comercialmente junto à estatal na venda de uma tecnologia para reaproveitar gás de refinarias na geração de energia.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/