Veja conta mais sobre o hábil profissional da mentira e da manipulação, João Santana

A revistaVeja que já circula em São Paulo, traz na capa o manipulador de bonecos João Santana.

No seu colo, estão Lula e Dilma.

"Saiu muito mais caro", diz a reportagem de capa.

João Santana e a mulher, Mônica Moura, estão presos desde o meio da semana na carceragem da Polícia Federal em Curitiba.

Ambos tiveram suas prisões provisórias ampliadas para mais cinco dias, porque o juiz Sérgio Moro aceitou o argumento da PF, segundo o qual o casal mente descaradamente e por isto precisam ser mantidos trancafiados para que sejam confrontados com os fatos.

Abaixo, reportagem de hoje mostra fatos concretos que desmentem Santana e Mônica, que disseram não terem recebido dinheiro da Odebrecht no Brasil. Os extratos de depósitos em poder da PF mostram o contrário.

Dólar terminou o dia em alta, cotado em R$ 4,00

O dólar terminou o dia em alta de 0,93%, a 4 reais. Na semana, em contrapartida, houve desvalorização de 0,48%.

Ministério Público marca depoimento de Lula, Marisa e Lulinha na próxima 5ª feira

Ex-primeira-dama será a primeira a depor sobre tríplex no Guarujá e sítio em Atibaia, às 9h. Depois é a vez de Lula, às 11h, e por fim Fábio Luiz, o Lulinha, às 13h.

Lula avisou que recorrerá ao STF para não depor. 

João Santana e Mônica passarão mais cinco dias na cadeia. PF está cada dia mais perto da campanha de Dilma.

O marqueteiro de Dilma Roussef, João Santana, e sua mulher, Mônica Moura, vão passar mais cinco dias na carceragem da PF em Curitiba.

O pedido foi da Polícia Federal, que acha que os dois estão mentindo sobre o uso de dinheiro sujo da Petrobrás na campanha de Dilma.

O pedido tem por base novas provas apreendidas nas buscas realizadas nesta semana, na 23ª fase da Operação Lava Jato, batizada de Acarajé. Entre os documentos apreendidos está uma planilha com indicação de que o casal recebeu da Odebrecht 4 milhões de reais no Brasil durante a campanha eleitoral de 2014 - o que eles negaram em depoimento à PF. Foram sete repasses, entre outubro e novembro daquele ano, enquanto Santana trabalhava na campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff.


A planilha também contém a anotação de que a "negociação" total chegaria a 24 milhões de reais. O documento estava na casa de Maria Lúcia Tavares, funcionária da Odebrecht, contra quem a PF também requisitou a prorrogação de prisão temporária. Para os delegados, a origem dos recursos ainda não foi esclarecida, mas eles estão "claramente à margem da contabilidade oficial". As datas revelam que o repasse teria sido feito depois que a Lava Jato realizou buscas na sede da Odebrecht em São Paulo.


"Em se tratando de investigação em que parte dos investigados ligados ao grupo Odebrecht se encontra fora do país - ao nosso ver, em clara tentativa de obstruir a investigação e dificultar a obtenção de provas -, entendemos imprescindível que o aprofundamento das investigações, por meio da obtenção de esclarecimentos adicionais pelos investigados e processamento do restante do material, dê-se com manutenção da privação de liberdade de Mônica Moura, João Santana e Maria Lúcia Tavares. A medida é necessária para garantir a investigação criminal, em caráter cautelar", afirmam os delegados Márcio Anselmo e Renata da Silva Rodrigues.

Quem quebrou o Estado foi Tarso e não a dívida com a união.

TSE pede investigação de 7 empresas da campanha de Dilma

O vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, pediu apuração de pagamentos da campanha eleitoral da presidente Dilma feitos a sete empresas que prestaram serviços nas eleições de 2014.

O ministro determinou que as notas fiscais de prestação de serviço sejam enviadas ao Ministério Público, Receitas federal e estadual, Polícia Federal e Conselho de Administração de Operações Financeiras (Coaf) "para providências cabíveis".

O pedido foi feito dentro da prestação de contas da campanha presidencial, que foi aprovada com ressalvas no fim de 2014. Deste então, o ministro, que é relator das contas, vem pedindo apurações sobre suspeitas envolvendo a campanha.

As empresas apontadas pelo partido de oposição são: Mariana Produtos Promocionais Ltda; Rede Seg Gráfica e Editora; Vitor H G de Souza Design Gráfico; Marte Ind. e Com. de Artefatos de Papéis Ltda; Francisco Carlos de Souza Eirelli; Door2Door Serviços Ltda; e DCO Informática.

Artigo, Marcela Jardine - Sobre o shortinho no Anchieta

A postagem ao lado acabou disponibilizada no facebook do editor. 


Minha filha, você está indo estudar, não está indo cavalgar num canavial de jeba. A escola é o lugar de absorver conhecimento para o seu futuro. E nessa escola há ar condicionado, material, bons professores, ou seja, o ambiente perfeito e bem caro para que isso ocorra. Você só tem a obrigação de estudar e mais nada, isto depois de ter chegado no carro bem refrigerado do pai. Usar short é uma coisa e usar tanga jeans é bem outra. Além disso, queridinha, estudar no Anchieta e fazer parte de liderança de movimento do Psol é bem a cara desse partidinho furreca. Já pesquisei a politicagem da coisa pelo discurso vazio de sempre, com as palavras decoradas da cartilha vermelhinha. Sabe, querida, o mundo lá fora é diferente do que esses coletivas ensinam e diferente do Audi do papai; lá, te exigem conduta, pois existem trajes adequados para cada ambiente. Assim, você for empresária, não chegará numa reunião com o mesmo short atolado no meio do rabo; você também não vai pra escola desse modo, porque não é o ambiente para esse tipo de roupa. Deixa pra ir assim no shopping pegar os modinhas que você sustenta sem sua mãe saber. Além disso, você deveria saber que seu colégio é uma instituição privada, religiosa, e eles fazem o regimento que quiserem, que é de livre adesão. Agradeça de não ter de ir de saia plissada e gravatinha de rebeldes. Se quiser usar uma roupinha que atravesse seu útero, seja bem vinda à escola pública, onde o pessoal faz juz à realidade e à justiça que tu pregas. Mas não torra. Vai estudar. 

Juiz Sérgio Moro autoriza internação hospitalar de Bumlai, o amigo de Lula

O juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal, em Curitiba, autorizou a internação do pecuarista José Carlos Bumlai, preso durante a 21ª fase da Operação Lava Jato. A internação está marcada para o próximo dia 8.

O pedido da defesa de Bumlai havia sido protocolado neta quinta-feira e estava baseado um relatório médico.

"Caso a necessidade de internamento se confirme, havendo recomendação médica por escrito dos médicos do Hospital Santa Cruz, autorizo desde logo o internamento",  justificou Moro. Na mesma decisão, o magistrado autorizou que o Ministério Público Federal (MPF) compartilhe provas sobre Bumlai com a Receita Federal

Páscoa contratará 34,8% temporários a menos. No RS, serão 5 mil vagas.

A Páscoa promete resultar na contratação de 55 mil temporários pela indústria e pelo comércio brasileiros, retração de 34,83% na comparação com o ano anterior (84,4 mil). O Brasil é o terceiro maior mercado consumidor de chocolate do mundo, com 710 mil toneladas em 2015.

O editor recebeu os resultados da pesquisa ainda há pouco.

No RS, segundo informações desta página, os contratos beneficiarão 5 mil trabalhadores. 

De acordo com pesquisa encomendada pela Federação Nacional dos Sindicatos de Empresas de Recursos Humanos, Trabalho Temporário e Terceirizado (Fenaserhtt) e pelo Sindicato das Empresas de Prestação de Serviços a Terceiros, Colocação e Administração de Mão de Obra e de Trabalho Temporário do Estado de São Paulo (Sindeprestem) ao Centro Nacional de Modernização (Cenam), 19 mil vagas temporárias ainda estão abertas e devem ser preenchidas até o início de março.

Os primeiros contratos temporários normalmente são firmados pela indústria, que começa a fabricar produtos para a Páscoa entre setembro e outubro. Estima-se que 85% das vagas já tenham sido preenchidas e cinco mil estejam abertas.

No comércio a contratação de temporários é mais tardia. Com produtos de Páscoa chegando agora aos supermercados e redes varejistas, a seleção de pessoal se estende até o início de março. A previsão é para que 30 mil temporários consigam ter a carteira de trabalho assinada, sendo que 16 mil já foram contratados. Há 14 mil vagas abertas no país neste setor.
     
De todos os contratos firmados, segundo o levantamento, 62% devem vigorar por um período entre 61 e 90 dias, possivelmente devido à proximidade com o Dia das Mães; 25% por 31 a 60 dias e 12% por menos de 30 dias. Somente 1% por mais de 91 dias.

CLIQUE AQUI para ler mais e verificar faixas salariais pagas, entre outras informações. 

Saiba quem serão os candidatos a prefeito de Gramado, RS

Luia Barbacovi, atual vice-prefeito, PP, ex-PSDB
Fedoca Bertoluzzzi, aliança PDT-PMDB-PT-PCdoB
Jorge Drumm, PSDB

Odacir Klein assumirá a presidência do BRDE em julho

O ex-deputado e atual diretor da agencia gaúcha, Odacir Klein, assumirá em julho a presidência do BRDE.

Dica de leitura - Lições da América Latina para o impedimento de Dilma ainda este ano

Os caras-pintadas ajudaram a derrubar Collor.


Este didático trabalho de 36 páginas é do professor da Ufrj, Reinaldo Gonçalves (Instituto de Economia).

Vale a pena ler.

Não se trata de ensaio, discurso ou texto corrido, mas pontos alinhados para mais rápida compreensão, análise e discussão.

O editor recomenda.

CLIQUE AQUI para ler, copiar, estudar e passar adiante.
CLIQUE AQUI para ler, também, trabalho sobre os presidentes que já foram afastados na América Latina.

Artigo, Estadão - Dilma cava um buraco maior

O governo Dilma, ao contrário dos governos anteriores, propõe, agora, meter a mão nos precatórios - dívidas dos etor público - depositados em bancos. 

O pífio corte de gasto anunciado pelo governo, de apenas R$ 23,41 bilhões, reforçou as previsões de mais um ano muito ruim para o Tesouro, com nova e perigosa expansão do endividamento. Além disso, a ojeriza da presidente Dilma Rousseff à seriedade financeira foi confirmada, mais uma vez, pelo afrouxamento proposto da meta fiscal, com espaço para um déficit primário de até 0,97% do Produto Interno Bruto (PIB). 

O gasto com juros fica fora do resultado primário. Com os juros, o déficit geral do setor público foi superior a 9% do PIB no ano passado, muito maior que o observado nas economias avançadas e na maior parte das emergentes. Já sem credibilidade, a presidente e sua equipe dificilmente poderiam ter apresentado uma proposta mais inoportuna. A insistência na ideia, apresentada alguns dias antes em balões de ensaio, é mais um erro de uma ampla coleção.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

Grendene bate em retirada do setor de móveis

A Grendene reconheceu hoje que perdeu praticamente tudo que investiu no mercado de móveis e que por isto não investirá mais no ramo.

Grendene fechou 2015 com lucro líquido de R$ 603 milhões, 22,1% maior do que o total do ano anterior

A Grendene, nascida no RS e atualmente um grupo multinacional da área de calçados, o maior do Brasil, anunciou hoje os principais números do seu balanço do ano passado.

Apesar da recessão e da crise econômica, a empresa fechou o ano com lucro líquido de R$ 603 milhões, um avanço de 22,1% sobre o ano anterior.

A saúde econômica e financeira da Grendene é admirável.

E isto que a receita líquida registrou pequeno recuo, 1,4%, em 2015, fechando o ano com R$ 2,2 bilhões. A receita bruta no mesmo período foi de 2,6%, menos 3,3% sobre o ano anterior.

Com 180 milhões de pares produzidos em 2015, quase um par por habitante brasileiro, a Grendene conseguiu emplacar preço médio de R$ 14,12 no mercado interno e R$ 15,12 no mercado externo. No ano passado, suas exportações somaram R$ 730,8 milhões, mais 139%. O grupo lidera as exportações brasileiras. No ano passado, sua fatia foi de 37%.

Até quando a Brigada Militar irá deslocar 500 policiais para um jogo de futebol ?

No último Gre-Nal realizado no mês de novembro de 2015, a Brigada Militar colocou 500 policiais militares para fazer a segurança dos torcedores, além do apoio de três pelotões do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM).

Os policiais ficaram praticamente o dia todo trabalhando em função do jogo.

Com a falta de policiais nas ruas de Porto Alegre, a criminalidade aumentando e as gangues realizado verdadeiras guerras entre facções, está mais que na hora dos times de futebol colocarem segurança privada nos estádios. Se eles podem pagar salários astronômicos, fora da realidade brasileira, de R$ 300, R$ 500 mil para cada jogador, não vai ser o Estado, quebrado do jeito que está, que irá bancar a segurança para vinte e poucos mil torcedores (sendo que a capital gaúcha possui 1,3 milhões de habitantes).

No próximo dia 6 de março teremos um novo Gre-Nal, na Arena. Não é obrigação originária do Estado, através da Policia Militar, garantir a segurança e a ordem em atividades privadas.

Auditores do TCE exigem auditoria da dívida com a União

O Centro de Auditores Públicos Externos do Tribunal de Contas do Estado resolveu editar uma cartilha da dívida, em que mostra que o Rio Grande do Sul ainda deve R$ 54,8 bilhões, sendo 86% para a União.

Os auditores pedem imediata auditoria da dívida com a União.

O editor apóia. 

Publicidade - Seu programa desta sexta-feira noite em Porto Alegre é ir ao Bier Markt

Você não encontra outra bateria de tantas chopeiras (32) num só lugar. 


Reserve confraternização deste final de semana com seus amores, colegas, funcionários e amigos. Vá conhecer, hoje.  Primeiros lugares de Veja em várias edições, com melhores cartas de cervejas ou de chopes artesanais. São mais de cem rótulos de diversos Países. Também petiscos inspirados na gastronomia alemã.

Segurança completa, bom estacionamento de rua, ar condicionado perfeito, também cozinha. 

Biermarkt
Rua Castro Alves, 442
Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS
Biermarkt Vom Fass
Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS
Localização, dicas, serviços: www.biermarkt.com.br

Inflação do aluguel avança e fica em 1,29% em fevereiro

Entre os três indicadores que compõem o IGP-M, o IPA-M avançou de 1,14% em janeiro para 1,45% em fevereiro.

Odebrecht confessa obras no sitio de Atibaia, mas ainda esconde para quem fez o serviço.

A Odebrecht vai entregando o jogo a conta-gotas, mas ainda não chegou no casal Marisa e Lula. 

A empreiteira Odebrecht confirmou por meio de nota, na última quinta-feira, que participou das obras do sítio de Atibaia, no interior de São Paulo, frequentado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a família dele. 

A reforma foi realizada na propriedade no ano de 2010, quando Lula exercia seu segundo mandato na Presidência.

No texto, a construtora afirma ter descoberto, após realizar uma apuração interna, que o engenheiro da Odebrecht Frederico Barbosa trabalhou no sítio atendendo a um pedido feito por um superior da empresa.

A empreiteira, no entanto, não revelou o nome de quem teria dado essa ordem a Barbosa, ainda não contou para quem fez a obra e continua escamoteando que o sítio é de Lula. 

5 passos para sobreviver à crise financeira

As projeções econômicas para as famílias brasileiras para os próximos meses são no mínimo preocupantes, uma vez que já se projeta um agravamento da crise, com reflexos diretos nas finanças pessoais, com alta do dólar, desemprego, juros, tributos e preços.

Eis 5 passos para sobreviver, segundo Reinaldo Domingos, presidente da Associação Brasileira de Educação Financeira (Abefin), autor do best-seller Terapia Financeira:

- Livre-se das dívidas
- Faça uma faxina financeira 
- Chegou a hora de sonhar 
- Mude o formato de seu orçamento 
- Chegou a hora de saber investir 

Mulher de João Santana denuncia: "Só Republica Dominicana, El Salvador e Brasil não usaram caixa 2 para nos pagar"

Mônica com o marido em convescote com o então governador da Bahia, o atual chefe da Casa Civil de Dilma, Jaques Wagner. Ninguém mais sorri. Wagner está recolhido no seu quadrante, aguardando pelo pior.

Na sua coluna de hoje, Mônica Bérgamo diz na Folha que em seu depoimento, anteontem, Mônica Moura (esposa de João Santana, marqueteiro do PT) afirmou que só dois países, de todos os que já trabalhou, não usam caixa dois para pagar publicitários em campanhas eleitorais: República Dominicana e El Salvador.
            
No Brasil, afirmou, a prática passou a ser evitada depois que o publicitário Duda Mendonça quase foi preso no escândalo do mensalão. 

Mônica Moura sustenta que, se a campanha de Dilma Rousseff tivesse caixa dois, "todas teriam", e precisariam ser investigadas, já que as despesas da petista e de Aécio Neves, por exemplo, foram parecidas.
            
A mulher de João Santana afirma também que dificilmente uma campanha presidencial gastaria com marketing mais do que os cerca de R$ 90 milhões que ela e o marido cobraram de Dilma. Não haveria "onde" despejar tantos recursos. 

Mônica foi interrogada por cinco investigadores.
            
- Os depoimentos de João Santana e Mônica Moura são considerados um desastre pelo PT. Os depoimentos dos militantes, parlamentares ou não, seguem uma linha de não entregar nada. Aliás, é a primeira vez na Lava-Jato que não-militantes integrados ao PT prestam depoimento. Até a Odebrecht estaria indignada com esses depoimentos. Da mesma maneira, no Mensalão com o outro marqueteiro, Duda Mendonça.

Secretário Feltes ataca o governo Dilma: "A agiotam do governo federal ajuda a quebrar o Estado"

O secretário demonstra mais coragem do que o governador. Ele convenceu Sartori a protocolar o Mandado de Segurança contra o governo Dilma, coragem que faltou ao governo Tarso Genro, que teve quatro anos para fazer o enfrentamento em juízo e fugiu até da condição de litisconsorte de ação parecida já ajuizada pela OAB e tramitando no STF. 

O secretário gaúcho da Fazenda não usou meios termos para classificar a dívida do Estado com a União, que começou em R$ 9 bilhões e já está em R$ 45 bilhões, mesmo depois do pagamento de R$ 22 bilhões:

- Parece mais uma agiotagem. E não se trata de uma afronta ao governo. Estamos sofrendo diariamente com um Estado quebrado, que não tem condições de bancar suas contas.

Foi no ato público comandado no Piratini, esta manhã, pelo governador Sartori, que culpou a União pelos problemas que enfrenta:

- O grau de comprometimento do Estado com a União torna insustentável nossa condição financeira, que é a mais grave do país. O Rio Grande precisa de vocês.

O governador gaúcho exagera, põe panos quentes, porque os R$ 280 milhões mensais das prestações não inviabilizam o governo estadual, embora contribuam para isto.

Ele não citou uma só vez o grande responsável pelo atual cenário de horrores, que é a herança maldita deixada por Tarso Genro, que quebrou o Estado em apenas quatro anos, uma vez que a ex-governadora Yeda Crusius entregou-lhe o governo com as contas equilibradas, inclusive tendo recuperado o cadastro do governo e ampliado consideravelmente a margem para empréstimos novos. Tarso recebeu com déficit zero e entregou o governo com déficit de R$ 4,9 bilhões, mais dívidas impagáveis com o funcionalismo estadual, fornecedores e credores. 

O déficit para este ano é calculado em R$ 5,4 bilhões. 

O ex-governador Tarso Genro não confrontou o governo federal uma única vez, submetendo-se aos caprichos do governo Dilma. 

Este é o último fim de semana do Liquida Porto Alegre.

Até domingo mais de 2,4 mil lojas da Capital estarão dando fortes descontos para acabar com seus estoques. 

Sartori reúne líderes para pedir apoio na sua queda de braço com a União

O governador José Ivo Sartori, reuniu nesta sexta-feira as principais lideranças da sociedade gaúcha e lançou uma mobilização para salvar as finanças públicas. A reunião contou com a presença dos chefes dos Poderes Legislativo e Judiciário. 

Sem dinheiro para pagar as parcelas em dia, o governo gaúcho chegou a atrasar o repasse, tendo as contas bloqueadas pela União.

Diante do agravamento da crise, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) ajuizou ação na 2ª Vara da Justiça Federal em Brasília, questionando os valores já pagos e as condições do contrato. O principal entrave reside no indexador da dívida, que faz com que o passivo se torne impagável por conta dos altos juros praticados. Autor de um pedido de auditoria da dívida do estado com a União junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), o deputado Jerônimo Goergen (PP-RS) disse há pouco ao editor que é acertada a decisão do governador Sartori em questionar os débitos.

O deputado do PP considera positiva a proposta do governo Dilma de permitir que os Estados utilizem ativos para quitar os débitos, mas faz uma ressalva. 

- Fala-se na Sulgás ou no Banrisul como alternativas. No entanto, volto a afirmar. Não podemos nos desfazer do nosso patrimônio para saldar débitos que, do meu ponto de vista, já foram pagos. Temos que ver em que patamar que está essa dívida para, só então, colocarmos algum bem público no negócio.

A auditoria do TCU na dívida do Rio Grande do Sul com a União foi iniciada ainda em 2015, logo após a Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados aprovar um requerimento de autoria do deputado Jerônimo Goergen, que ainda inclui os estados do Paraná e Minas Gerais.

Histórico da dívida
O governo gaúcho contraiu uma dívida com a União de R$ 9 bilhões em 1998. Devido às condições impostas em contrato, que prevê o pagamento de pesados juros, o estado já teria desembolsado mais de R$ 22 bilhões. As parcelas crescentes, que comprometem 13% da receita líquida mensal do Estado, devem ser pagas até 2027 pelo contrato atual.  O governo do Estado requer que o valor restante da dívida com a União seja corrigido por juros simples, e não por juros capitalizados, em cumprimento à lei 148/2014, que trata do refinanciamento do débito. 

Osmar Terra, hoje, em Vitória, para discutir políticas públicas para primeira infância no Espírito Santo

O deputado Osmar Terra está hoje em Vitória, Espírito Santo, para audiência com o vice-governador César Colagno. Na pauta a implementação de políticas públicas para a primeira infância naquele estado. O encontro será no Palácio Fonte Grande e terá a participação do deputado federal Lelo Coimbra; deputados estaduais das Comissões de Educação, Saúde, Cidadania, Assistência, Cultura;Secretários de Estado da Casa Civil, Educação, Saúde, Assistência e Políticas para as Mulheres, da Cultura, da Comunicação e do Instituto de Pesquisa Jones Santos Neves.

       
No dia 3, o Senado aprovou por unanimidade o Marco Legal da Primeira Infância, projeto de lei do deputado Terra.

Enquanto André comparecia sob vara na PF, seu pai, Jorge, reunia-se no Planalto com ministros de Dilma

Enquanto André Gerdau era levado para a delegacia, suspeito de corromper os conselheiros do Carf, seu pai, Jorge Gerdau, estava no Palácio do Planalto, reunido com dois ministros: Jaques Wagner e Armando Monteiro.

A notícia é do Estadão de hoje. A informação revela que estava ali, também, o ministro interino da Fazenda, Dyogo Oliveira, igualmente investigado pela Zelotes.

Jorge Gerdau estava no Palácio do Planalto para discutir a crise da siderurgia. Mas o fato é perfeitamente revelador da promiscuidade entre Estado e indústria.

O jornal lembrou que  “Gerdau é próximo à presidente Dilma e o empresário é um dos principais interlocutores entre o empresariado e o Planalto. Nos últimos anos, Gerdau participou da elaboração de políticas industriais e de discussões em torno dos mais importantes projetos estruturantes em curso no país, principalmente na área das concessões públicas”.

Artigo, Percival Puggina - João Santana e o PT

Estranhe não. Preferir a versão ao fato e a mentira à verdade não é opção incomum. Muitas vezes é o mais conveniente para quem faz a escolha. Negar verdade conhecida e desprezar fatos pode ser colo protetor onde consciências em conflito são acalentadas.

 Por isso, entendo perfeitamente a atitude de quem, sem ser pago para tanto, prefere afirmar que nunca como nestes anos, o Brasil foi governado por seres tão generosos e movidos por tão virtuosas intenções. “Generosos que enriqueceram? Virtuosos que ocultaram suas reais intenções?”, perguntará o leitor já perdendo a paciência. E se fizer tais perguntas prepare-se para receber os rótulos de coxinha, golpista, fascista e inimigo dos pobres. Quem senta no colo da ilusão não está ali só pelo aconchego.


 Escrevo estas linhas pensando no João Santana, publicitário do PT que acaba de ser preso.

CLIQUE AQUI para ler o artigo todo e conhecer o blog do escritor.

Odebrecht pagou R$ 4 MI para João Santana no Brasil em 2014, durante a campanha de Dilma

A Revista Época acaba de postar uma reportagem que deve abalar mais ainda as estruturas do Palácio do Planalto nesta sexta-feira. Segundo o jornalista Thiago Bronzatto, a construtora Odebrecht realizou pagamentos no valor de R$ 4 milhões para o marqueteiro João Santana no Brasil entre outubro e novembro de 2014, no auge das eleições, segundo documentos encontrados pela Polícia Federal. Esse dinheiro, de acordo com os investigadores, seria oriundo de contratos firmados entre a empreiteira e a Petrobras. Naquele ano, Santana trabalhou na reeleição da presidente Dilma Rousseff.

Uma planilha apreendida na Odebrecht, com o título "Feira-evento 14", lista sete pagamentos na cidade de São Paulo que somam R$ 4 milhões. Em 7 de novembro de 2014, logo após a vitória apertada de Dilma sobre o senador Aécio Neves (PSDB-MG), o documento registra um repasse de R$ 1 milhão para "Feira". Segundo a PF, "Feira" é o apelido de João Santana, dado por Marcelo Odebrecht. O publicitário nasceu em Tucano, na Bahia, a 150 quilômetros do município de Feira de Santana.

Outro documento encontrado pelos investigadores que reforça a suspeita de que Feira é, na verdade, João Santana é uma anotação feita supostamente por Maria Lúcia Guimarães Tavares, secretária da empreiteira e responsável por controlar pagamentos de propinas, segundo a PF. A funcionária da construtora foi presa temporariamente na Lava Jato.

Conforme revelou a edição on-line de ÉPOCA na última segunda-feira, o manuscrito faz referência a “Feira”, entre aspas, e a alguns números de celulares empilhados e listados ao lado direito do nome. Alguns deles estão ligados a Monica Moura, mulher de João Santana. Logo abaixo do registro, está escrito "Daniel Requião (Filho)", com o número do celular do filho do marqueteiro, e "(Monica X João Santana)". Há, ainda, uma referência ao apartamento do casal em Nova York.

João Santana e Mônica Moura negaram na quinta-feira, em depoimento à PF, que o apelido "Feira" tenha a ver com o marqueteiro. Os dois confirmaram, porém, que receberam dinheiro de caixa 2 no exterior, em campanhas eleitorais na Venezuela e Angola, mas não admitiram nenhuma transação no Brasil. 


Em seu pedido de manutenção da prisão do casal que será entregue nesta sexta-feira ao juiz federal Sergio Moro, responsável por conduzir os processos em primeira instância da Lava Jato em Curitiba, a PF irá sustentar que há indícios fortes de que João Santana tenha recebido recursos de contratos celebrados entre a Odebrecht e a Petrobras.

Ricardo K de volta a Oi (ex-BrT) ?

Em comunicado ao mercado, a Oi informa que a LetterOne Technology (L1 Technology), controlada pelo russo Mikhail Fridman, afirmou nesta quinta-feira, que não pode mais prosseguir com um plano de apoiar uma fusão entre a Oi e a TIM.

O motivo foi o fato de o fundo de investimentos ter sido informado pela operadora italiana sobre o desinteresse em aprofundar negociações a respeito da possibilidade de uma combinação de negócios com a Oi no Brasil.

A saída da TIM abriu caminho para dois fundos americanos de investimento, o Cerberus e o Elliot. Ambos têm interesse em comprar a Oi, mas, para isso, é preciso que o contrato de exclusividade assinado entre a operadora brasileira e o fundo de investimento russo LetterOne não seja renovado. O prazo vence em maio.

O fundo Cerberus Capital Management, um dos mais robustos dos EUA, está procurando investimentos no Brasil, onde pode adquirir ativos considerados "promissores" no longo prazo. Com US$ 25 bilhões sob gestão, o fundo tem experiência em reestruturação de companhias em crise operacional ou financeira.


Interessada em prospectar projetos no Brasil, a empresa de investimento fechou no ano passado uma parceria com a RK Partners, de Ricardo Knoepfelmacher, que deve ajudar na avaliação de projetos no País. O consultor brasileiro, conhecido como Ricardo K, tem mais de R$ 100 bilhões em reestruturações de dívidas no currículo nos últimos cinco anos. K foi presidente da Brasil Telecom e conduziu o processo de reestruturação que culminou na venda da empresa justamente para a Oi, em 2008.

Bolsas da Ásia, Europa e EUA operam em alta nesta sexta-feira

Londres, via WhatsApp

Neste momento, 9h55min, hora do Brasil, a Bolsa de Londres opera em alta de 1,23%.
Ontem, a Bolsa de Nova Iorque fechou em alta de 1,29%.
Hoje, as Bolsas da Ásia operaram em alta. Os pregões já foram encerrados.
Xangai, 0,95%
Hong Kong, 2,52%
Tóquio, 0,30%

Anúncio de reunião das Quatro Irmãs força alta do preço do petróleo em Londres

Londres, via WhatsApp

Soube-se em Londres hoje, que está confirmada para março a nova reunião entre as Quatro Irmãs - Rússia, Venezuela, Qatar e Arábia Saudita - que reforçarão a posição sobre a redução da produção de petróleo, cujo preço caiu 70% no acumulado dos últimos 24 meses.
A veiculação da noticia elevou os preços do petróleo e com isto o tipo brent, Mar do Norte, encerrou a jornada de ontem em alta de 3,3%, valendo US$ 35,55.
Nova alta dos preços pode acontecer hoje.
Espera-se elevação de 0,8%.

Fiesp abre apoio ao processo de impeachment movido contra Dilma Roussef

A Fiesp resolveu apoiar o comitê pró-impeachment, portanto resolveu apoiar o imepachment de Dilma.

Esta semana, o presidente Paulo Skaf almoçou com deputados do comitê.

A Fiesp, que importa mais do que qualquer outra federação industrial e até do que a CNI, resolveu reagir antes que o governo acabe com toda a indústria brasileira.

André Gerdau respondeu "não sei" a 80% das perguntas da Polícia Federal

Nos 40 minutos de depoimento que prestou ontem a tarde para a Polícia Fedeal em SP, o presidente do grupo Gerdau, André Gerdau, respondeu "não sei" a 80% das perguntas:

Ele disse que não sabia:

- Onde fica o Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais).
-  Como tramitam os recursos no Carf.
-  A razão pela qual mudou a distribuição de processos no Carfl

André Gerdau se apresentou aos investigadores em São Paulo por volta das 14 horas desta quinta. Seu advogado é Arnaldo Malheiros. Ele disse que os advogados e consultores que atuaram no Carf foram contratadas por sugestão de funcionários da Gerdau e que os contratos foram rescindidos quando a PF deflagrou a Zelotes e vieram à tona os indícios de crime. Malheiros refutou a tese de que a empresa tenha se envolvido em crimes depois da primeira fase da operação, em março de 2015. Ele negou que André Gerdau conheça os lobistas presos, como José Ricardo da Silva, ex-conselheiro do Carf apontado como o principal elo da quadrilha com a companhia. 

O juiz do caso, que tem sede em Brasília, autorizou a condução coercitiva de André Gerdau e buscas na residência dele em Porto Alegre (RS), bem como em duas sedes da Gerdau no Rio Grande do Sul. O computador de André Gerdau foi vasculhado. 

A empresa é suspeita de ter usado dinheiro de subcontratadas - um caixa paralelo - para pagar trabalhos de lobistas presos na Zelotes por montarem um esquema de corrupção no Carf. A PF informou que a Gerdau tentou sonegar cerca de 1,5 bilhão de reais. "É um absurdo que se tenha falado em sonegação. Está no auto de infração o que o fiscal achou que a Gerdau devia, e o que a empresa acha que não deve", protestou Arnaldo Malheiros. 

Conforme o criminalista, a Gerdau teve sete processos levados ao Carf, dos quais apenas um já tem resultado em definitivo e desfavorável à companhia. O advogado disse que a Gerdau fechou contratos por êxito: os serviços só seriam pagos em caso de sucesso na redução ou anulação da multa. 

Análise - IBGE: taxa de desemprego alcançou 7,6% em janeiro

A taxa média de desemprego nas regiões metropolitanas de Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre alcançou 7,6% em janeiro, de acordo com os dados divulgados ontem na Pesquisa Mensal de Emprego (PME) do IBGE. Feitos os ajustes sazonais, a taxa de desocupação apresentou ligeiro recuo na margem, ao passar de 7,8% para 7,7% entre dezembro e janeiro. 

Mais uma vez, a PME mostrou comportamento volátil da PEA no período, ao registrar queda interanual de 0,3%, após ter caído 0,1% no mês anterior, na mesma métrica. 

Já a ocupação manteve o ritmo de retração observado em dezembro, ao cair novamente 2,7% em relação ao mesmo período do ano passado. Assim, a persistência do patamar reduzido da PEA fez com que a taxa de participação continuasse em um nível próximo a 55%, um dos menores da série histórica. Desse modo, a alta do desemprego (desde 2013-2014) não se deve ao aumento da PEA, como tem sido, na verdade, atenuada pela sua queda. 

O rendimento médio nominal voltou a desacelerar em janeiro, ao exibir alta inter-anual de 3,1%, abaixo dos 5,0% observados anteriormente. Com isso, o rendimento médio real atingiu R$ 2.242,90, o equivalente a uma variação inter-anual negativa de 7,4%. 

A redução dos ganhos nominais contribua, em alguma medida, para aliviar a inflação ao longo deste ano, ao exercer menor pressão sobre os preços dos serviços. 

Apesar da modesta queda na margem da taxa de desemprego dessazonalizada, mantemos nossa expectativa de continuidade do enfraquecimento do mercado de trabalho em 2016. O movimento pontual foi influenciado pela volatilidade da PEA, visto que a população ocupada seguiu registrando queda em janeiro. Vale lembrar que a PME será encerrada neste ano, tendo sua última divulgação no próximo mês, quando será substituída pela Pnad Contínua, pesquisa que já vem apontando elevação da população economicamente ativa nos últimos meses. 

Inflação do IGP-M de fevereiro sobe mais do que esperava o mercado e bate em 1,29%

A inflação medida pelo IGP-M exibiu alta de 1,29% em fevereiro, sucedendo avanço de 1,14% no mês anterior, conforme divulgado há pouco pela FGV. 

O resultado, segundo comunicado desta manhã da equipe de economistas do Bradesco, ficou acima da projeção do banco e da expectativa do mercado, que apontavam altas de 1,18% e 1,21%, respectivamente. 

A aceleração em relação a janeiro foi impulsionada pelos preços no atacado, que passaram de uma alta de 1,14% para 1,45% no período. Para tanto, o IPA agrícola subiu de 2,17% para 2,37%, com destaque para o avanço mais intenso do milho, bovinos e da cana-de-açúcar. Na mesma direção, o IPA industrial passou de 0,73% para 1,07%, pressionado pela desvalorização do câmbio. Por outro lado, o IPC exibiu alguma desaceleração, ao recuar de 1,48% para 1,19%. Para as próximas leituras dos IGPs, prevemos desaceleração, favorecida pela descompressão dos preços agrícolas (principalmente dos produtos in natura) e dissipação do impacto do câmbio nos preços industriais.

Opinião do editor - O PT começa a trombar com Dilma

A presidente Dilma Roussef começou a enfrentar um novo adversário, desta vez o PT, Partido que é governo e que a elegeu.

Com a crise econômica e a caça ao lulopetismo em ação, o PT nem de longe parece disposto a assumir o ônus pelo patrocínio de medidas impopulares de reformas e ajustes fiscais.

Ontem de manhã, a direção nacional do PT desautorizou o acordo feito entre Dilma e Serra no Senado (abertura no pré-sal), mas além disto encaminha-se para crítica pública a qualquer movimento em direção á reforma da previdência.

A presidente parece disposta a entregar os anéis (Lula, o PT e outros aliados investigados e condenados diretamente por atos de corrupção) e salvar os dedos, já que ela não foi acusada diretamente por qualquer crime apurado na Lava Jato, seja via Sérgio Moro ou seja no âmbito do STF.

CEEE garante luz para os Rolling Stones, a mesma que não garante para você

Ao contrário do que acontece com os demais consumidores, a CEEE já garantiu que não faltará luz no show dos Roling Stones, dia 2, no Beira Rio. No próprio estádio, quarta-feira, quando o sexto apagão do mês atingiu áreas da cidade, inclusive onde mora e trabalha o editor, o jogo entre Inter e Veranópolis resultou prejudicado.

A CEEE não esclarece ao distinto público o que está havendo, mas o que se sabe é que quando o apagão não é amplo geral e irrestrito, a companhia promove desligamentos programados por regiões.

A CEEE está sem presente e não tem futuro do modo como foi e é administrada.

Governo gaúcho só pagará R$ 1.750 para cada servidor do Executivo

O governo Sartori não pagará novamente em dia os salários dos servidores do Executivo, que na segunda-feira receberão apenas R$ 1.750,00 a varrer.

Os servidores do Legislativo, Judiciário, TCE e Ministério Público receberão salários integrais.

A idéia da secretaria da Fazenda é ir pagando aos poucos.

Até o dia 15 a Folha poderá ser quitada integralmente.

Esta tarde, 15h, o secretário Giovani Feltes dirá como fará os pagamentos.

Artigo, Glauco Fonseca - Os shortinhos da discórdia

Ao lado, foto de Isaac Lutz, EGO. Ela é a cantora pop-funk, Roberta Rodigues.

CLIQUE AQUI para ler, também "Quem ensina valores, ensina os seus valores", sobre o mesmo caso. Assina Davi Coimbra em Zero Hora de hoje. 


Desliguei o rádio bem na hora em que estavam comentando, pela vigésima vez, a problemática político-indumentária dos shortinhos no Colégio Anchieta. Desci do carro e entrei no BarraShopping Sul para comprar um presente para meu queridíssimo amigo Jorge, que completa 60 anos hoje em grande festa. Antes que venham as piadinhas, não, não é o mesmo Jorge também do noticiário. O das notícias tem mais de 70.

Zanzei pra lá e pra cá e, finalmente, comprei um presente para um cara de 60 anos, coisa tão difícil quanto comprar presente pra mulher de 40...

Ao me dirigir para comprar um sorvetinho – ninguém é de ferro – comecei a observar que a enorme maioria das “aborrescentes” estava usando algo parecido com os tais shortinhos satânicos do Anchieta.

Como marqueteiro que sou (do bem, sem propinas ou superfaturamentos), entrei numa loja de vestuário feminino e perguntei à primeira vendedora que apareceu:

- Boa tarde. Por acaso, vocês têm aqueles shorts de jeans (no meu tempo era de brim) que as meninas andam usando?
- Estamos em falta, mas sábado chega.
- Muita procura? Perguntei.
- Muita? Bota muita nisso, disse a vendedora.
- Porque será? Disse eu, me fazendo de sonso
- Muito quente ainda. As gurias estão bronzeadas e querem mostrar as pernas (risos)
- Mas é daqueles bem cavados?
- Não. Aqueles são usados por gurias que gostam de bailes funk, com o cós lá em cima, e cavados como um biquíni.
- Meu Deus, exclamei, agora, realmente surpreso.
- Esses eu não tenho.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Sexta-feira será novamente de sol forte e céu azul no RS

O dia é novamente de céu azul, sol claro e muito calor no RS, mas a MetSul espera nebulosidade nas regiões do Oeste, Sul e Centro do Estado. Uma frente fria trará chuva durante a tarde e a noite, porém os volumes tendem a ser irregulares. Pancadas isoladas de chuva são previstas na metade Norte pelo acentuado calor.


No região Sul ainda de manhã pode chover em alguns locais. Temporais localizados com vento forte e granizo não são descartados, sobretudo no Centro, Oeste e Sul do Estado.

O dia será novamente muito quente. 

Gangsterismo à solta promove novo massacre em Porto Alegre

Nova cena de gangsterismo aconteceu no final da madrugada de hoje em Porto Alegre, desta vez quando seis pessoas foram baleadas em frente a uma casa noturna, localizada no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre.

O crime ocorreu no cruzamento da avenida Venâncio Aires com a rua Lima e Silva.

A Brigada só chegou depois de chamada. 

Há completa falta de policiamento ostensivo na cidade. 


Os disparos de pistola partiram de dentro de um Renault Logan, de cor prata. Cinco das seis vítimas que estavam na calçada ficaram feridas e foram encaminhadas ao Hospital de Pronto Socorro (HPS).

Polícia Federal vai para cima de outro grupo de empreiteiras, desta vez as que atuam em ferrovias do Sul, Sudeste e Centro-Oeste

A Polícia Federal abriu esta manhã nova temporada de caça a empreiteiras, iniciando desta vez a  operação "O Recebedor". É um subproduto da Lava Jato, porque o novo inquérito sai com base em informações colhidas em um depoimento de delação premiada e acordos de leniência que apontaram pagamento de propina para a construção de ferrovias Norte-Sul e Integração Leste-Oeste. A Lava Jato investiga esquema de corrupção na Petrobras.

Os mandados estão sendo cumpridos em Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo, além do Distrito Federal. 

As investigações revelaram prática de cartel e lavagem de dinheiro ilícitos obtidos por meio de superfaturamento de obras públicas. 

Os investigadores concluíram que as empreiteiras realizavam pagamentos regulares, por meio de contratos simulados, a um escritório de advocacia e mais duas empresas sediadas no estado de Goiás, utilizadas como fachada para maquiar origem lícita para o dinheiro proveniente de fraudes em licitações públicas.

Em dezembro, a PF fez a primeira operação resultado de investigações da Lava Jato, a Crátons, que teve como foco a extração e comercialização ilegal de diamantes em terras dos índios cinta-larga, em Rondônia. 
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/