Entrevista, Sérgio Turra - Vamos pedir perícia para verificar a veracidade do atestado apresentado por Mário Jardel

ENTREVISTA
Sérgio Turra, deputado estadual e relator do processo que trata da cassação do deputado Mário Jardel.


O deputado Mário Jardel, PSD, apresentou novo atestado médico, desta vez pedindo 60 dias para tratamento. É o segundo atestado que apresenta. A subcomissão processante não consegue levara adiante os trabalhos.
De fato. Pedimos que a Mesa autorize uma perícia para verificar o caso dele. Na terça-feira, teremos reunião para decidir o que fazer, mas é certo que pediremos parecer da Procuradoria Jurídica da Assembléia, porque precisamos segurança jurídica para ir adiante.

Quando o senhor apresentará o relatório sobre a cassação ?
O prazo normal seria dia 10 de junho, mas com esses incidentes, não dá para fixar data.

O caso fica se arrastando.
Precisamos concluir esse processo e faremos isto, mas precisamos garantir o mais amplo direito de defesa e isto significa ouvir o depoimento de Jardel.

E ?
Não iremos atropelar o devido processo legal, mas estamos trabalhando para que este caso vá adiante de uma vez por todas. Depois de aprovado o relatório, caso este indique a cassação em votação da Comissão de Ética, o processo irá para a Comissão de Constituição e Justiça e só aí irá para o plenário.

STF proíbe a pílula do câncer

Por 6 x 4, o STF barrou a comercialização da pílula do câncer no Brasil.

Paim, Ana Amélia e Lasier estão entre os 10 melhores senadores do Brasil

Os três senadores gaúchos figuram entre os dez parlamentares com melhor desempenho da atualidade no Senado – de acordo com ranking Atlas Político feito por especialistas da Universidade de Harvard que realizam pesquisas sobre parlamentos mundiais. 

Os gaúchos conseguiram os 1o, 2o e 9o lugares. 

Em seu primeiro ano de mandato, Lasier Martins (PDT) atingiu a 9º posição, dentre os 81 senadores da Casa.
O senador Paulo Paim (PT) e Ana Amélia (PP) conquistaram respectivamente o primeiro e segundo lugar.


CLIQUE AQUI para conhecer todo o ranking e a pontuação por ítem de avaliação.

STF manda abrir investigação contra o deputado gaúcho do PT, Marco Maia

Delcídio diz que Marco Maia arreglou na CPMI da Petrobrás. 


O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira a abertura de inquérito para investigar o envolvimento do ministro do Tribunal de Contas da União Vital do Rêgo e do deputado federal Marco Maia com suspeitas de fraude na Operação Lava Jato.

Os dois eram, respectivamente, presidente e relator da CPI mista da Petrobras em 2014 e foram acusados pelo senador cassado Delcídio do Amaral de participarem de um esquema para impedir convocações de empreiteiros na CPI da Petrobras.

Com a abertura de inquérito, Vital do Rêgo e Marco Maia, que ainda não eram investigados no Supremo no âmbito da Lava Jato, agora passam à condição de formalmente investigados.

Em nota (CLIQUE AQUI para ler) o deputado Marco Maia disse que entende a posição do Ministério Público de investigá-lo mas que a apuração "irá mostrar que sou vítima de uma mentira deslavada e descabida com o único intuito de desgastar a minha imagem e a do Partido dos Trabalhadores, o qual faço parte".
Ele também diz refutar as "ilações" ditas e que utilizará de "todas as medidas legais para que a verdade seja estabelecida".

CLIQUE AQUI para examinar a delação de Delcídio do Amaral.

Entenda quem são os primos pobres e quem são os primos ricos na Folha de Pessoal do governo do RS

Educação e Segurança ficam com 62% do valor da Folha do governo do RS. Número de aposentados já supera o de servidores ativos.

O editor pediu dados para o governo, que não forneceu-os. Em consequência, foi ao portal Transparência e protocolou pedido com base na Lei de Acesso as Informações. Isto obriga o governo a fornecer os dados em 20 dias, prorrogáveis por mais 10. 

O peso aterrador da Folha de Pessoal do governo do RS é comprometido dramaticamente pela presença de policiais e professores:

- Eles representam 84% do total de funcionários e ficam com 62% do valor da Folha de Pessoal. 

E são os que se aposentam mais precocemente. 

Os pesos dos Poderes:

Poder Judiciário - 4,06% na quantidade sobre o bolo total de servidores estaduais e 11,96% no valor (quaro vezes) 
TCE -  0,46% na quantidade e 2,46% no valor ( 5,3 vezes). 
Poder Executivo -  91,86% dos servidores e 70,69% da folha.
Ministério Público Estadual - 1% na quantidade e 3,74% no valor.
Assembléia - 0,72% na quantidade e 3,74% no valor
Defensoria Pública - 0,23% na quantidade e 1,26% no valor.

Quanto aos funcionários inativos, a proporção é semelhante ao Estado como um todo.

Existem 56 % de funcionários aposentados e 44% na atividade. A proporção já é de mais de um aposentado para cada servidor na ativa.

Mantido o atual sistema de aposentadorias, esta proporção será desastrosa para o governo estadual - todos os Poderes.

- O editor buscou estas informações no livro "O RS tem saída ?", de Darcy F.C. dos Santos.

Artigo, Marcelo Aiquel - O gato subiu no telhado

No final da tarde desta quarta-feira, 18 de maio, espalhou-se na imprensa nacional a decisão exarada pelo Juiz Sergio Moro, que condenou o quadrilheiro José Dirceu amais uma pena. Desta vez de 23 anos de prisão.
      
Tal condenação foi motivada pela prática de três crimes, sendo que o magistrado o absolveu da acusação de ser o chefe do bando que assaltou os cofres públicos nos últimos anos, num grave “crime continuado” segundo a interpretação jurídica da legislação penal vigente.
      
Não é necessário que o cidadão comum tenha mais do que dois neurônios para concluir que, se o Zé Dirceu não era o chefe do bando, alguém deveria sê-lo. Pois, é óbvio e ululante que nenhum bando ou quadrilha funcione sem um líder, um chefe, um cacique...
      
E, se não era ele, só poderia ser o outro personagem principal da história. Casualmente, o “ser vivo mais honesto deste país, quiçá do planeta terra...”.
     
Com esta singela e evidente conclusão, pode-se dizer que o gato subiu no telhado (plagiando a velha e conhecida anedota!). E foi o gato do Lula, sem dúvida alguma.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

Dólar sobe perto de R$ 3,58; Bovespa em queda de 0,8%

O dólar comercial operava em alta e a Bovespa registrava queda nesta quinta-feira. Por volta das 15h20, a moeda norte-americana avançava 0,5%, a R$ 3,581 na venda.

Já o Ibovespa tinha queda de 0,78%, a 50.167,31 pontos.

Investidores seguem à espera de medidas econômicas pelo governo de Michel Temer.

Agentes de trânsito são motoristas do Uber, beneficiado com regularização proposta pelo prefeito Fortunati

A EPTC confirmou hoje que sete agentes de trânsito (azuizinhos) são motoristas do Uber em Porto Alegre.

A EPTC teve papel decisivo na elaboração do projeto que o prefeito José Fortunati mandou para a Câmara e que beneficia o Uber.

A prefeitura diz que uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa, e que além disto demitirá os agentes que forem identificados em definitivo.

A Câmara exigirá explicações do prefeito, que se negou a retirar o projeto.

Mujica ataca Maduro: "Ele está louco como uma cabra"

O que diz o ex-presidente do Uruguai, José Mujica, ex-Tupamaro, homem sabidamente comunista:

- Maduro está louco como uma cabra.

É isto.

José Mujica já demonstrou que entende de cabras.

O ex-presidente ficou furioso com Maduro, porque ele acusou o secretário geral da OEA, Luís Almagro, de funcionar como agente da CIA.

Acontece que Almagro foi chanceler do governo Mujica e é homem sabidamente de esquerda.

Taxa de desemprego cresce em todas as regiões no 1º trimestre

A taxa de desocupação subiu em todas as grandes regiões do País no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2015, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgados nesta quinta-feira, 19, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No Nordeste, a taxa de desemprego subiu de 9,6% no primeiro trimestre do ano passado para 12,8% no primeiro trimestre deste ano. No Sudeste, saiu de 8,0% para 11,4%; no Norte, de 8,7% para 10,5%; no Centro-Oeste, de 7,3% para 9,7%; e no Sul, de 5,1% para 7,3%.

Entre as unidades da federação, as maiores taxas de desocupação no primeiro trimestre foram registradas na Bahia (15,5%), Rio Grande do Norte (14,3%) e Amapá (14,3%). As menores taxas eram as de Santa Catarina (6,0%), Rio Grande do Sul (7,5%) e Rondônia (7,5%).

OMS: Brasil tem 11ª maior taxa de homicídios do mundo

O Brasil é o 11º país com maior taxa de homicídios do mundo. A constatação é da Organização Mundial da Saúde (OMS) que, em seu informe anual sobre as diversas causas de mortes, alerta para a epidemia dos homicídios. No total, a agência de Saúde da Organização das Nações Unidas (ONU) calcula que 475 mil pessoas sejam assassinadas por ano. Desse total, 80% são homens.

De acordo com a OMS, a taxa no Brasil é de 32,4 homicídios para cada 100 mil pessoas. A proporção se aproxima de casos como da África do Sul, com 35,7, e Colômbia com 43,9. Mas na liderança do ranking está Honduras, com 103,9 homicídios para cada 100 mil pessoas. A segunda colocação é da Venezuela, com 57,6.

O estudo usa dados de 2012, já que a entidade aponta que esse é o último ano em que a informação de todo o mundo pode ser comparado. No total, homicídios representam 10% das mortes no mundo.

Chegou a hora da extinção das TVs públicas do Brasil e do RS

O jornalista Lauro Jardim, O Globo, diz que a extinção da TV Brasil entrou no radar do governo Temer.

A TVE ainda não entrou no radar dos órgãos públicos inúteis que precisam ser extintos no RS.

IBGE diz que taxa de desemprego do RS ficou em 7,% no primeiro trimestre, a mais baixa do País

Considerando todos locais do Brasil, a taxa de desemprego ficou em 10,9% no primeiro trimestre, conforme pesquisa divulgada hoje pelo Ibge. Rio Grande do Sul foi o Estado de menor taxa, 7,5%. 

A maior taxa foi vista no Nordeste, ao passar de 9,6% para 12,8%. No Sudeste, o desempregou subiu de 8% para 11,4%, no Norte, de 8,7% para 10,5%, no Centro-Oeste, de 7,3% para 9,7%, e no Sul, de 5,1% para 7,3%.

Entre as 27 Unidades da Federação, 21 delas registraram alta no primeiro trimestre do ano. A Bahia registrou o maior índice de desemprego: 15,5%, a maior taxa da série, que começou em 2012.

Outros Estados também tiveram índices de desemprego recordes. Em São Paulo, por exemplo, o desemprego ficou em 12%, e no Amapá e no Rio Grande do Norte, chegou a 14,3%. Na contramão, as menores taxas foram registradas por Santa Catarina (6,0%), Rio Grande do Sul (7,5%) e Rondônia (7,5%).

Pedro Parente será presidente da Petrobrás

O governo anunciará esta tarde o nome de Pedro Parente, ex-RBS, para a presidência da Petrobrás.

Senador Ferraço quer auditoria nas quarentenas de membros do governo Dilma

Até Mercadante pediu o dinheiro da quarentena.


O senador Ricardo Ferraço, que foi do PMDB e migrou para o PSDB, mas mantém fidelidade à nova base do governo, quer que a Comissão de Ética da Presidência faça auditoria nas quarentenas decididas em benefício de membros dos governos Lula e Dilma.

A todo momento, gente do governo Dilma, como os ministros Jaques Wagner e Aloísio Mercadante, querem inclusão na lista, o que lhes garante salários integrais durante meio ano, durante os quais não poderão exercer atividades que estejam afins com as funções que ocupavam.

Há uma enxurrada de novos pedidos.

A petezada não desgruda.

Petróleo continua cotado a menos de US$ 50 o barril

Londres, via WhatsApp

Na jornada de ontem, o petróleo tipo Brent, Mar do Norte, atingiu US$ 49,63, mas com viés de baixa, caindo hoje 2,7%, US$ 47,63.

As apostas continuam a indicar que a Opep não foi conseguir manter por muito tempo a tendência altista, pois há elevado excedente de estoques no mercado, principalmente  nos Estados Unidos e China. A China reduziu o consumo de petróleo com a acomodação do seu PIB, que este ano deverá oscilar entre 5,5%a 6%.

Bolsa sobe em Londres e anda de lado na Ásia

Londres, via WhatsApp

Neste momento, céu parcialmente encoberto, 18 graus.]
A Bolsa opera com queda de 1,69%.

Na Ásia, fechamentos:
Xangai, -0,O2%
Hong Kong, -0,67%
Tóquio, +0,01%

Saiba por que razão o dólar já deveria ter caído para R$ 3,00

Londres, via WhatsApp

A cotação do dólar é mantida artificialmente inflada pela nova equipe econômica, o que ocorre por duas razões principais - pelo menos:

1) Porque o governo tenta aumentar a captação de funding internacional para rolagem da monstruosa dívida interna. Isto significa que os investidores estrangeiros pode~ao ganhar no momento da conversão do dólar para real, locupletando-se  depois com o juro Selic em nível estratosfericamente alto quando comparado com as taxas básicas da Europa e EUA.
2 ) O governo quer proteger os exportadores, sobretudo os que vendem commodities.

Pelas condições naturais de oferta e demanda, mais o quadro político estabilizado, o dólar já deveria ter derretido frente ao real.

O real seria uma cotação de R$ 3,00 por dólar.

Análise, Cesar Maia - Governo Temer abandona política externa bolivariana

Estes perfeitos idiotas latinoamericanos já perderam metade dos dentes. 


O primeiro grande momento do início do governo Temer veio exatamente em cima do vetor mais polêmico do governo Lula-Dilma: a política externa. Os governos bolivarianos, por excesso de entusiasmo ou desinformação, fizeram uma incursão na política interna brasileira.
            
2. Infantilmente, se somaram à banda de música do PT/PCdoB/CUT/MST questionando a constitucionalidade do afastamento de Dilma. Uma intervenção descabida na autodeterminação brasileira. Os bolivarianos já haviam perdido uma batalha análoga numa situação semelhante com o Paraguai.
            
3. Se, neste caso, com toda a invasão coreográfica dos ministros de relações exteriores, inclusive do Brasil, foram ignorados pelos poderes e pela sociedade paraguaios, deveriam ter aprendido a lição.
            
4. Repetiram a dose através de notas, declarações e chamadas de volta dos embaixadores da Venezuela e El Salvador, só que agora provocando o Brasil. Ocorreu o esperado. O Brasil formalizou duramente seus protestos direcionando-os aos países bolivarianos e a Unasul.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

Fenadoce começará dia 24 em Pelotas

A Fenadoce, Pelotas, começará dia 24 de maio e irá até 12 de junho. É o maior evento do gênero no País.

PT lança Raul Pont em Porto Alegre. Partido quer atrair Manuela D'Ávila.

O PT decidiu ontem que o ex-prefeito de Porto Alegre, Raul Pont, será novamente candidato. A idéia do PT é atrair a deputada Manuela D'Ávila para a chapa, colocando-se ali como cabeça ou como vice.

O PCdoB, Partido da comunista, aliado incondicional do PT no Congresso e na defesa da organização criminosa lulopetista, já teria baixado o centralismo democrático em cima de Manuela.

Governo Temer diz que déficit do governo Dilma não será de R$ 92 bilhões, mas de R$ 200 bilhões

O ministro Geddel Vieira Lima denunciou esta manhã uma nova maquiagem do governo Dilma Roussef sobre as contas públicas.

Diz respeito ao déficit de R$ 92 bilhões anunciados pela ex-presidente para este ano fiscal, objeto de proposta de revisão em poder do Congresso.

O que disse Geddel:

- Não são R$ 92 bilhões, mas R$ 200 bilhões.

TVs continuam apresentando ao vivo a defesa de Eduardo Cunha. Ele pediu a impugnação do relator da Comissão de Ética.

A TV Câmara e a Globonews continuam (10h53min) apresentando ao vivo a fala do presidente afastado da Câmara Eduardo Cunha, que  voltou a afirmar nesta quinta-feira que não tem contas no exterior e que não manobra para que seu processo no Conselho de Ética se alongue por mais tempo. O editor acompanha tudo. Cunha foi à reunião do Conselho de Ética para fazer sua defesa. Ele enfrenta processo por quebra de decoro parlamentar, acusado de ter mentido à CPI da Petrobras ao dizer que não tem contas no exterior. Se for condenado no Conselho, pode ter o mandato cassado. A primeira parte toda é dominada por perguntas do relator ao deputado, que se defende com consistência. 

"Eu não detenho conta na minha titularidade e não detenho patrimônio que não estivesse sob minha titularidade", disse em sua fala inicial diante do Conselho de Ética.

Cunha declarou que tem um "trust", que é um tipo de contrato no qual o dono do recurso transfere para um terceiro a administração dos valores.

Ele avisou:

- Não escondi de ninguém a existência do trust [...] Considerar isso como uma conta bancária como qualquer conta bancária [...] é uma comparação absurda que não tem a comprovação de que aconteceu desta maneira.

Cunha também pediu a impugnação do relator do Conselho, Marcos Rogério (DEM-RO). Segundo o presidente afastado da Câmara, ele não poderia ser relator do processo por ser filiado ao DEM, partido que faz parte do mesmo bloco parlamentar do PMDB, sigla de Cunha.

Correios entram em colapso e não entregam mais cartas na zona Sul de Porto Alegre

Os Correios não estão entregando cartas na região Sul de Porto Alegre. Somente correspondências registradas são enviadas.

O fato já ocorre desde o mês passado e a alegação é falta de pessoal.

Na agência dos correios na Av Juca Batista o horário de atendimento também mudou por falta de pessoal, agora é das 12h às 17h.

Manhã de hoje foi a mais fria do ano no RS. Tempo será ruim no final de semana.

O amanhecer de hoje foi o mais gelado do ano em 2016, segundo informações da MetSul Meteorologia.

Na abertura do dia: São José dos Ausentes, com -3,2ºC; Vacaria, com -1,2ºC e Bom Jesus, com -0,6ºC.  Em Porto Alegre, os termômetros marcaram 4,6ºC na zona Sul. 

Durante o dia de hoje, com a predominância do sol, as temperaturas irão se elevar, mas o frio permanece à tarde porque em muitos locais as máximas não passam dos 15ºC. À noite volta a esfriar rapidamente em todas as regiões. 


Nesta sexta-feira, Porto Alegre pode registrar chuva da tarde para a noite. O quadro de instabilidade irá se estender até o final de semana e irá aumentar um pouco as temperaturas. As marcas, no entanto, não irão atingir os 15ºC. 

Artigo, Antonio Gornatti, Zero Hora - Não fizemos isso tudo por nada

O autor é Coordenador do Vem pra Rua RS, conselheiro de MBL-RS, moderador do Brasil Melhor RS e agitador da La Banda Loka Liberal

Quando fomos às ruas em 1º de novembro de 2014, usamos pela primeira vez a palavra "impeachment". Nossa luta começava com algumas poucas pessoas que não concordavam com uma série de atos e fatos que mostravam o desastre que seria o quarto governo petista no Brasil. Corrupção, estado imenso, incapacidade de resolver os problemas e uma divisão cada vez maior entre os brasileiros. O projeto bolivariano do PT estava em fase final de implantação.


Passaram os meses e a equipe do juiz Sérgio Moro mostrou na Lava Jato que tínhamos razão quando chamávamos o governo e seu partido de corrupto. Zé Dirceu preso, tesoureiros e marqueteiros presos. O PT finalmente teve sua má índole escancarada para todo mundo ver. Fizemos as maiores manifestações da história do Brasil. Cantávamos contra Dilma, mas também contra Cunha, Renan Calheiros e todos os corruptos do Congresso.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Saiba quem é Milton Pascowitch, o lobista gaúcho que ajudou a enfiar Zé Dirceu por mais 23 anos na cadeia

O lobista gaúcho passou R$ 15 milhões de propinas para Zé Dirceu e o irmão.


Milton Pascowitch  nasceu em Porto Alegre no dia 21 de agosto de 1949. Ele é um engenheiro civil, empresário, e considerado lobista pela sua atuação no mega-esquema de corrupção da Petrobras. É irmão de José Adolfo Pascowitch e filho de Clara Pascowitch e Paulo Pascowitch.

Em 18 de maio de 2016, foi condenado a 20 anos e dez meses de reclusão por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa.  Diversos agentes da Polícia Federal apreenderam em 21 de maio de 2015, 60 quadros e 2 esculturas que pertenciam ao empresário Milton Pascowitch, que teve prisão preventiva decretada nesta fase da operação. Para a PF e para o Ministério Público Federal, as obras de arte eram usadas para lavar dinheiro oriundo do esquema de corrupção em contratos da Petrobras. Das 60 obras, 40 quadros estavam na casa de José Adolfo Pascowitch, e as duas esculturas e 20 quadros na casa do próprio Milton.

O lobista Milton Pascowitch foi preso na 13ª fase da Operação Lava Jato em São Paulo. Milton já havia prestado depoimentos à Polícia Federal na 9ª fase da operação.[4]


Ele é apontado como um dos operadores do esquema de propinas da Petrobras. De acordo com o Ministério Público Federal, a empresa JD Consultoria, do ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, recebeu mais de R$ 1,4 milhão em pagamentos da Jamp Engenheiros, que pertence a Milton Pascowitch. O vice-presidente da Engevix, Gerson Almada, que cumpre prisão em regime domiciliar, disse em depoimento que Milton Pascowitch intermediou o pagamento de propina da Engevix com a diretoria de serviços da Petrobras, que era ocupada por Renato Duque, que está preso em Curitiba.

Defesa de Eduardo Cunha ao vivo na TV Câmara.

Assembléia do RS protege o mandato do deputado Mário Jardel

Ao emplacar novo atestado médico de 60 dias, o deputado Mário Jardel, PSD, joga para mais longe a decisão da Comissão de Ética sobre o seu mandato na Assembléia.

Aparentemente atônita e sem experiência, a Comissão de Ética pensa pedir perícia médica.

O deputado gaúcho vai ganhando do deputado Eduardo Cunha nas manhas, enquanto a Assembléia do RS torna-se mais leniente do que a Câmara dos Deputados no trato de pedidos de cassação de parlamentares investigados pelo Ministério Público. 

O deputado Mário Jardel corre o risco de concluir seu mandato sem ser cassado. 

Sartori assina lei que veda fichas sujas para cargos públicos no RS

Em cerimônia no Palácio Piratini ao final da tarde desta quarta-feira, o governador José Ivo Sartori sancionou o projeto de Lei Complementar 249/2012, que veda a nomeação para cargos públicos de pessoas consideradas ficha sujas conforme os critérios da Lei Complementar Federal nº 135, de 4 de junho de 2010, Lei da Ficha Limpa Federal.

De autoria da deputada Zilá Breitenbach (PSDB), a matéria atinge cargos efetivos, em comissão ou com gratificação de função, abrangendo cargos de chefia, Secretário de Estado, Secretário-Adjunto, Procurador-Geral de Justiça, Procurador-Geral do Estado, Defensor Público Geral, Presidentes, Superintendentes e Diretores de órgãos da administração pública direta e indireta, fundacional, autarquias e agências reguladoras estaduais.

O texto tramitou vagarosamente por cinco anos na Assembleia Legislativa do RS até ser aprovado por unanimidade em sessão plenária no dia 19 de abril deste ano. 

Desordem avança nas escolas públicas do RS, mas secretário da Educação prossegue tour turístico pela Europa

68 escolas estaduais estão ocupadas por estudantes no RS. As demais estão ocupadas pelos professores em greve.

O secretário estadual da Educação, Vieira da Cunha, sem solução para a desordem, passeia com a família pela Europa.

Ideli e o marido perderão boquinha anual de US$ 240 mil por ano em Washington

O governo federal possui 808.618 servidores, dos quais 107.121 são CCs. Do total de CCs, 10.200 são ocupados por gente do PT. Todos estão sendo demitidos, inclusive os 2.200 que ocupam cargos de Direção e Assessoramento Superiores. 

A ex-senadora catarinense Ideli Salvatti, PT, será demitida a pedido do chanceler José Serra. Ela foi despachada pelo governo Dilma Roussef para Washington, onde trabalha como assessora do secretário-geral da OEA, o uruguaio Luís Almagro, ex-chanceler do ex-tupamaro José Mujica.

Ideli fatura US$ 150mil por ano, livre de impostos.

A petista conseguiu que o marido, o segundo-tenente músico Jefferson Figueiredo, virasse representante do Brasil na Junta Interamericana de Defesa, recebendo US$90 mil por ano.

Ele também será demitido e terá que voltar ao Brasil.

OAB RS franqueia sede, esta tarde, para ouvir tudo sobre as falhas e propostas para a área da segurança pública no RS

A crise da segurança será pauta de audiência pública da OAB/RS, nesta quinta-feira,13h30min, na sede da entidade (Rua Washington Luiz, 1110). O objetivo é debater com a sociedade civil organizada os problemas e perspectivas da gestão da área pelo Estado.

A OAB garante entrada e falas livres, leves e soltas.

Sérgio Moro diz na sentença dos 23 anos contra Zé Dirceu que ele nunca foi o chefe da quadrilha

Ao condenar o ex-chefe do PT a 23 anos de cadeia, ontem, em Curitiba, o juiz Sérgio Moro ele não reconheceu José Dirceu como o comandante do grupo criminoso, como afirmava o Ministério Público.

Este papel sempre foi de Lula.

A sentença do juiz contra Zé Dirceu, ao sublinhar marginalmente o incidente, parece comprovar que Sérgio Moro está apto a enquadrar Lula, metendo-o na cadeia. 

Jornal Nacional tem acesso à denúncia contra Lula por obstrução à justiça

O Jornal Nacional teve acesso à denúncia da Procuradoria Geral da República contra o ex-presidente Lula. Ele é acusado de obstrução à justiça no caso da Lava Jato que envolve o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró.

Está tudo claro na reportagem a seguir da repórter Camila Bomfim:

A Procuradoria-Geral da República partiu das delações do ex-senador Delcidio do Amaral e de seu chefe de gabinete, Diogo Ferreira, para buscar provas materiais, como extratos bancários, telefônicos, passagens aéreas e diárias de hotéis. E chegou à conclusão de que eles se juntaram ao ex-presidente Lula, ao amigo dele e pecuarista, José Carlos Bumlai, e o filho, Maurício Bumlai, e atuaram para comprar por R$ 250 mil o silêncio do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró. O Jornal Nacional teve acesso à íntegra da denúncia da Procuradoria-Geral da República.

O primeiro pagamento, de R$ 50 mil, foi feito por Delcidio, em maio de 2015. Ele recebeu o dinheiro de Maurício Bumlai num almoço. A quebra de sigilo mostra que Maurício Bumlai fez dois saques de R$ 25 mil dias antes.A operação foi em uma agência bancária da Rua Tutóia, São Paulo, cidade onde ocorreu o repasse dos valores a Delcídio do Amaral.

Segundo a denúncia, o ex-chefe de gabinete de Delcidio, Diogo Ferreira, fez os pagamentos que restavam em outras quatro datas entre junho e setembro de 2015, sempre recebendo o dinheiro sacado por Bumlai na agência da Rua Tutóia, conforme os extratos bancários.

A denúncia detalha a participação do ex-presidente no planejamento desses repasses.

Delcídio afirmou em delação premiada que, no encontro, o ex-presidente expressou grande preocupação de que José Carlos Bumlai pudesse ser preso por causa de delações na Lava Jato, e que Bumlai precisava ser ajudado.Segundo Delcidio, o motivo para intervenção na delação de Cerveró era evitar que viessem à tona fatos supostamente ilícitos envolvendo ele mesmo, José Carlos Bumlai e Lula.

CLIQUE AQUI para examinar a reportagem completa. 

Mídia impressa repercute 23 anos de cadeia para Zé Dirceu

O juiz Sérgio Moro confiscou até a casa da mãe de Zé Dirceu, adquirida com dinheiro sujo desviado da Petrobrás. 


O jornal Correio do Povo de hoje chama em manchete a condenação do fundador e ex-presidente do PT, Zé Dirceu, a 23 anos de cadeia.

A sentença do juiz Sérgio Moro detalha de que modo o ex-ministro de Lula recebeu propinas no valor de R$ 15 milhões, tudo pelas mãos do atravessador Milton Pascowich, sempre em troca de sua intermediação em obras reivindicadas por empreiteiras junto à Petrobrás. Na estatal, o beneficiador era o ex-diretor Renato Duque, também condenado no mesmo processo.

Zé Dirceu cometia os crimes de dentro da cadeia da Papuda, onde cumpria pena pelo Mensalão. Seus crimes são tipificados como corrupção passivae ativa, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

CLIQUE AQUI para ler toda a longa sentença do juiz e conhecer os outros condenados, inclusive um irmão de Zé Dirceu.

O comentário de hoje do editor (veja acima, à direita) também fala sobre o mesmo tema.

Licença paternidade será de 20 dias para servidores de Porto Alegre

Os vereadores de Porto Alegre aprovaram nesta quarta-feira um projeto de lei que estende para 20 dias o período de licença-paternidade para servidores do poder público municipal. 

A proposta foi apresentada pela vereadora Fernanda Melchionna.

A aprovação foi unânime.

A idéia é compartilhar também com o pai os cuidados do bebê recém nascido. 

Justiça dá 72h de prazo para que governo Sartori remova presos de delegacias de Polícia

A desembargadora Laura Jaccottet, da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, determinou que o Estado remova das delegacias de Polícia do Rio Grande do Sul, todos os presos condenados, recapturados, provisórios ou em flagrante que estejam aguardando vaga no sistema prisional. Segundo a Susepe, na metade da tarde desta quarta, havia 12 detentos aguardando encaminhamento para penitenciárias em delegacias de polícia da região Metropolitana.Conforme o delegado Antônio Vicente Vargas Nunes, os presos “passaram dois ou três dias sem colchão, sem banho e sem ver a luz do sol”. Dormir quase dentro de um vaso sanitário é complicado”, salientou.

A magistrada atendeu pedido do MPE. 

A OAB do RS também vinha reclamando da situação.

A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) não pode recusar o encaminhamento de presos às casas carcerárias, conforme a decisão.

Pela liminar, após ser intimado, o Estado vai ter 72 horas para começar a efetuar as remoções, sob pena de multa diária por descumprimento. 

Entenda as mudanças que o governo quer introduzir nas aposentadorias do Brasil

O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, deixou mais claro o que o governo imagina propor ao Congresso dentro de 30 dias, depois dos debates que já iniciaram com as centrais sindicais:

- O presidente Michel Temer falou em direito adquirido. E o nosso ministro Meirelles falou em direitos em que ainda têm a expectativa de direito. Porque o direito adquirido é quando tu já tem todas condições para a aposentadoria completas. Tu já tem o tempo e já tem a idade, tá aposentado, e esse não pode mexer de jeito nenhum. Agora, o que disse o ministro Meirelles? Ele disse que a expectativa de direito, que é quanto tempo ainda falta. Ah, falta 5 anos, falta 10 anos, falta 20 anos, falta 25 anos. Este, por certo, poder-se-á ter um período de transição em que haverá alguma modificação. Isso é possível.

O governo diz que, do jeito que está, a Previdência não se sustenta. Hoje, 12% dos brasileiros têm 60 anos ou mais, são quase 25 milhões de pessoas. Em 2060, segundo o IBGE, serão 73 milhões de brasileiros com 60 anos ou mais, 33% da população. Hoje, em média, há quase cinco brasileiros em idade ativa, que podem trabalhar, para cada aposentado. Em 2060, serão menos de dois trabalhadores para cada aposentado.

O rombo nas contas públicas ultrapassa os R$ 160 bilhões em 2016. E o déficit da Previdência é um dos pesos mais pesados nesse rombo: R$ 133 bilhões. 
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/