Renan conta como Dilma Roussef pressionou pessoalmente O Globo e a Folha de S. Paulo

Frias e João Roberto Marinho.


Os trechos a seguir da gravação da entrevista feita por Sérgio Machado com o senador Renan Calheiros, revelam a intimidade das relações que existiam entre a ex-presidente Dilma Roussef e os donos dos jornalões. Na conversação, Machado e Renan contam detalhes de dois encontros dramáticos mantidos no primeiro trimestre do ano entre Dilma e João Roberto Marinho, primeiro, e depois entre Dilma e Frias. Ela pressionou-os para mexer na redação e aliviar a pressão sobre o governo. Os dois resistiram e avisaram obliquamente que seu governo estava no fim.

Leia:

Em determinado momento da conversa, Sérgio Machado reclama da Globo, referindo-se à cobertura da Lava Jato, e, na conversa, Renan cita o nome de João Roberto Marinho, presidente do Conselho Editorial do Grupo Globo:

Machado - Agora, a Globo passou de qualquer limite, Renan”, afirmou Machado.
Renan - Eu marquei para segunda-feira uma conversa inicial com [inaudível] para marcar… Ela me disse que a conversa dela com João Roberto [Marinho] foi desastrosa. Ele disse para ela… Ela reclamou. Ele disse para ela que não tinha como influir. Ela disse que tinha como influir, porque ele influiu em situações semelhantes, o que é verdade. E ele disse que está acontecendo um efeito manada no Brasil contra o governo”, respondeu Renan. “Tá mesmo. Ela acabou. 
Machado - Inaudível.]
Renan - João [provável referência a João Roberto Marinho] com aquela conversa de sempre, que não manda. […] Ela [Dilma] disse a ele ‘João, vocês tratam diferentemente de casos iguais. Nós temos vários indicativos’.”

Ainda na conversa, Renan relata a Sergio Machado um encontro entre Dilma e Otavio Frias Filho, sócio e diretor de redação do jornal Folha de S.Paulo:

Renan - Sexta-feira. Conversa muito ruim, a conversa com a menina da Folha… Otavinho [a conversa] foi muito melhor. Otavinho reconheceu que tem exageros, eles próprios têm cometido exageros.

Temer nomeia Occhi para CEF e Caffareli pára BB

O presidente Michel Temer nomeou os novos presidentes da Caixa e do BB

Caixa, Gilberto Occhi, ex-ministro de Integração Nacional de Dilma
BB, Paulo Caffareli, ex-CSN

Nizan intervém na Escala, que pela primeira vez em 35 anos fica sem conta do governo

O diretor Alfredo Fedrizzi tem aproveitado os encontros que mantém dentro e fora do mercado publicitário para revelar que desde a gestão Amaral de Souza, fim dos anos 70, a agência teve contas de governo e que agora, pela primeira vez, fica fora de tudo. Como não admite o fracasso na licitação realizada pelo governo do Estado, fustiga as seis agências vencedoras.

O mercado acha que o futuro da agência é incerto, porque acaba de sofrer uma intervenção. João Miragem foi indicado diretor Gera (foto).

Os cinco sócios gaúchos minoritários, foram afastados da gestão principal, assumida por um profissional escolhido pelo sócio majoritário, Nizan Guanaes.

Gramado não fará feriadão, mas espera turistas do feriadão

O feriado de Corpus Christi não é nacional. Em Porto Alegre tudo vai parar, mas o mesmo não acontecerá em muitas outras cidades do Rs.

Na Serra gaúcha, Gramado, a mais importante cidade turística do Estado, tudo funcionará normalmente.

AGU vai cortar as asas de Dilma Roussef. Avião gratuito só será autorizado para Porto Alegre.

Avião grátis, agora, só se for de brinquedo.


Embora a juíza Ana Paula de Bortoli, da 10ª Vara Federal de Porto Alegre, tenha indeferido a "tutela de urgência" de uma ação popular que pedia a suspensão, durante o período de afastamento da presidência de Dilma Rousseff, das prerrogativas do cargo relativas ao uso de transporte aéreo e também a reparação integral"pelos danos financeiros emergentes deste ato", as mordomias da presidente afastada Dilma Rousseff podem estar com os dias contados (ou pelo menos uma parte delas). 

A Advocacia-Geral da União (AGU) finaliza um parecer cuja posição é limitar a utilização de aeronaves da FAB pela presidente afastada Dilma Rousseff para ir e voltar de Porto Alegre. A capital gaúcha é onde fica a residência de Dilma. O parecer será encaminhado para a apreciação da Casa Civil. 


De acordo com o advogado-geral da União, Fábio Medina, a recomendação atenderá aos princípios da economicidade, legalidade e impessoalidade. Se o parecer da AGU for atendido, a presidente Dilma terá dificuldades para viajar pelo país a fim de contestar o seu afastamento do Palácio do Planalto. 

Senador Telmário Mota, PDT, entrega mulher foragida na Polícia Federal. Ela foi condenada como corrupta.

Quando soube que a mulher do senador Telmário Mota, PDT, seu adversário, estava fugindo da PF, disse Romero Jucá: "'Ele deveria entregar a mulher, que é procurada pela polícia'. Na foto, a mulher do Senador (a gordinha da foto) entrega-se na PF.

Mais implacável verdugo do senador Romero Jucá, PMDB, de quem seu Partido e ele mesmo pediu hoje a cassação, o senador Telmário Mota, PDT de Roraima, passa neste momento pelo vexame de visitar sua mulher, a médica Suzete Macedo de Oliveira, na carceragem da Polícia Federal, onde ela se entregou esta manhã.

A mulher do senador era considerada foragida, depois que sua prisão foi decretada pela Justiça. 

A senhora Telmário Mota, PDT, foi condenada por corrupção.  A mulher do senador foi condenada a seis anos e oito meses de prisão por envolvimento no esquema de desvio de verbas públicas que ficou conhecido como "escândalo dos gafanhotos". Suzete permanecerá na sede da PF em Boa Vista e participará de audiência de custódia nesta quinta-feira. 

O senador classificou a prisão da mulher como 'política e não jurídica'. 

Nesta terça-feira, também o ex-governador de Roraima Neudo Campos (PP) se entregou à Polícia Militar e foi encaminhado à sede da PF após tentativa de fuga para a Venezuela. Campos também estava foragido da Justiça e cumprirá treze anos e quatro meses de prisão por envolvimento no mesmo esquema de corrupção no qual Suzete foi condenada. Juntamente com ele, foi presa a secretária de Estado de Relações Institucionais, Fátima Rocha, suspeita de colaborar com a tentativa de Campos de fugir para a Venezuela. Campos é marido da atual governadora do estado de Roraima Suely Campos (PP).

Escândalo dos gafanhotos - A operação Praga do Egito, que ficou popularmente conhecida como escândalo dos gafanhotos, foi deflagrada pela Polícia Federal em 2003 no estado de Roraima para apurar supostos desvios de verbas públicas praticadas por governantes, ex-parlamentares e funcionários do alto escalão do Tribunal de Contas do Estado e do Poder Executivo.
Os desvios aconteciam na contratação de funcionários fantasmas que compunham a folha de pagamento do estado e tinham os salários embolsados pelos envolvidos no esquema.

TAGs:Roraima

Folha revela outra conversa de comadres, desta vez com José Sarney

Mesmo pautado pelos procuradores da PGR para incriminar políticos do PMDB, PSDB e PT, o ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, PMDB (Ele ficou no cargo durante 8 anos de Lula e 3 de Dilma), não conseguiu maios do que três conversas de comadres, o que torna suas traiçoeiras gravações em material imprestável. Esta conversa com Sarney, conforme notícia desta tarde, é pateticamente inútil e nem de longe se compara aos grampos que revelaram conspirações criminosas de Lula, Delcídio e outros membros da nomenklatura do PT. 

Em mais um diálogo gravado pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado e entregue à Procuradoria-Geral da República, o ex-presidente José Sarney diz a Machado que poderia ajudá-lo a evitar que as investigações contra ele na Operação Lava Jato fossem remetidas à 13ª Vara Federal de Curitiba, onde despacha o juiz federal Sergio Moro. 

A delação premiada de Sérgio Machado foi homologada hoje pelo relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Teori Zavascki. O diálogo entre Sarney e Machado foi revelado nesta quarta-feira pelo jornal Folha de S. Paulo.

 Assim como Sarney, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e o senador Romero Jucá (PMDB-RR), tiveram conversas gravadas pelo ex-presidente da Transpetro, que entregou à PGR. 

Diante de relatos de Machado de que havia "insinuações", provavelmente do Ministério Público Federal, por uma delação premiada, José Sarney se mostrou preocupado com a possibilidade e disse a ele que "nós temos é que conseguir isso [o pleito de Machado]. Sem meter advogado no meio".
O ex-presidente ressaltou que "advogado não pode participar disso", "de jeito nenhum", porque "advogado é perigoso". "Nós temos é que fazer o nosso negócio e ver como é que está o teu advogado, até onde eles falando com ele em delação premiada", indicou Sarney, segundo a Folha.
Machado consultou o ex-presidente sobre um encontro que reunisse Sarney, Renan, seu padrinho político, e também Jucá: "o Romero também está aguardando, se o senhor achar conveniente". José Sarney, no entanto, disse não achar "conveniente, a gente não põe muita gente" e citou a máxima do ex-governador do Rio de Janeiro e ex-ministro Amaral Peixoto (1905-1989) de que "duas pessoas já é reunião. Três é comício".

Por meio de nota, José Sarney disse que as conversas mantidas com Machado "nos últimos tempos, sempre foram marcadas, de minha parte, pelo sentimento de solidariedade, característica de minha personalidade".


A deputada comunista Manuela D'Ávila aplaude golpe de mão dos secundaristas que invadiram 150 escolas estaduais

É crescente a ação de alunos, pais e professores que não querem saber do golpe de mão que ativistas e inocentes úteis manipulados pelo PSOL, PCdoB e PT desfecharam em escolas públicas estaduais, encorpando com isto a greve do Cpers. Banners como os do lado superlotam as redes sociais. 


A deputada comunista Manuela D'Ávila, cujo Partido, PCdoB, apóia as ditaduras da Coréia do Norte, Cuba e Venezuela, usou esta tarde a tribuna da Assembléia para avisar o seguinte:

- Nós não somos golpistas.

E por isto usou todo o seu tempo regimental para aplaudir o golpe de mão de estudantes secundaristas que invadiram e ocuparam 150 escolas públicas estaduais.

Votação da meta fiscal foi simbólica

Os leitores tentam saber desde o início da manhã como é que foi o resultado da votação da proposta de nova meta fiscal. Não há como saber voto por voto, porque a votação foi nominal. 

ENTREVISTA

Quantos votos foram a favor e quantos foram contra a proposta de nova meta fiscal ?
Senadora Ana Amélia - A votação não foi nominal, mas simbólica.

Mas nos casos dos 24 vetos as votações foram nominais.
Senadora Ana Amélia - Sim, mas no caso da proposta do governo, o senador Eunício Machado usou recurso regimental, pediu este tipo de votação, o presidente acolheu e assim foi feito.

E o PT ?
As bancadas do PT, PCdoB e Psol formam uma minoria aplastante.

Polícia do governo Sartori não consegue conter assaltos nos condomínios do Litoral Norte

O governo Sartori não consegue controlar a selvageria de assaltos em série nos condomínios do Litoral Norte, ênfase para Atlântida e Xangri-Lá.

DEM protocola pedido de CPI da Lei Rouanet

O DEM acaba de protocolar pedido de CPI para a Lei Rouanet. Um dos primeiros convocados a depor será o apresentador Ratinho, que avisou hoje:

- Artista gosta é de mamar nas tetas do dinheiro público.

Dólar em alta no início desta tarde

Às 14h10, a moeda norte-americana subia 0,65%, a R$ 3,5987 na venda. A Bolsa, no mesmo horário, registrava alta de 1%.

Expurgo de Dilma foi agendado para 2 de agosto

A Comissão Especial do Impeachment decidiu hoje que o julgamento final de Dilma Roussef será dia 2 de agosto.

Será o dia do juízo final para os governos do PT.

Ao lado, tabela com o programa de trabalho da Comissão Especial e do plenário do Senado, conforme publicação feita há pouco no Twitter da senadora Ana Amélia.

Na semana que vem, dia 1o de junho, termina o prazo para que Dilma apresente sua defesa prévia.

Em seguida, o leitor poderá acompanhar passo a passo o andamento do julgamento.

Taxa de desemprego já passou dos dois dígitos na Grande Porto Alegre

O índice ficou em 10,5% no mês passado, segundo dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego na Região Metropolitana de Porto Alegre. Os dados foram divulgados, na manhã desta quarta-feira, por DIEESE, FEE e FGTAS.

Em abril do ano passado, o índice geral de desemprego estava em 7,3% na Região Metropolitana de Porto Alegre

Os dados divulgados hoje também também revelam que a parcela total de desempregados em abril permaneceu estável em 198 mil pessoas — grupo equivalente a quase quatro estádios como a Arena do Grêmio ou o Beira-Rio lotados. 

A manutenção do número total de desempregados ocorreu devido à elevação do nível ocupacional (mais 37 mil, ou 2,2%) ter sido suficiente para absorver o contingente de pessoas que ingressaram no mercado de trabalho (mais 37 mil, ou 2,0%).

Em relação aos setores, houve altas de 3,2% nos serviços (mais 30 mil ocupados), de 6,3% na indústria de transformação (mais 16 mil ocupados) e de 9,4% na construção (mais 10 mil ocupados). No sentido contrário, comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas apresentou redução de 6,2% (menos 21 mil ocupados).

Dilma deixa juros de cheques especiais em 308,7% como herança maldita

Os juros dos cheques especiais bateram em 308,7% ao ano. É outra das heranças malditas do governo Dilma Roussef, PT.

Aeromóvel vai para nova cidade da Indonésia, Bekasi

Ao lado, Aeromóvel ligando aeroporto Salgado Filho e estação do Trensurb. 


A cidade de Bekasi, na Indonésia, localizada na região metropolitana de Jacarta, estuda a implantação de uma linha do sistema gaúcho de mobilidade urbana Aeromovel, com 12 quilômetros de extensão, similar ao que está sendo construído no município de Canoas. Dimensionado para transportar 12 mil passageiros/hora/sentido tem investimento inicial previsto de 180 milhões de dólares, tendo em vista que os custos de mão de obra e construção civil na região são significativamente mais baixos, podendo ser viabilizado pelo regime de concessão ou também através de uma Parceria Público Privada (PPP). 

Para aprofundar os detalhes do fornecimento, o diretor da Aeromovel Brasil, Marcus Coester, recepciona nesta semana em Porto Alegre representantes da empresa gaúcha na Indonésia, liderados pelo eng. Ontoceno Soekotjo, que vieram conhecer o sistema em funcionamento comercial na ligação entre a estação do metrô e o aeroporto Salgado Filho bem como o projeto em fase de construção no município de Canoas.

O Aeromóvel já operava na Indonésia, não ?
Na cidade de Jacart, o Aeromovel já opera desde 1989, numa tecnologia totalmente testada e consolidada. 
Sem problema ?
É uma solução de mobilidade urbana absolutamente viável para o caótico trânsito de cidades da Indonesia, a exemplo do que ocorre com o Brasil, a um custo de implantação e operação competitivo inclusive em relação aos corredores de ônibus. 
No Brasil, só há poucos anos testamos esta solução gaúcha.
Atualmente, a Aeromovel Brasil negocia o fornecimento do sistema para mais de 30 localidades no Brasil e em outros países. 

Artigo, Darcy F.C. dos Santos, Zero Hora - Reforma da previdência pela metade

A reforma da previdência no caso do INSS é uma necessidade, não só para resolver o atual déficit, como para desarmar a enorme bomba que está por explodir em pouco tempo. No próximo ano, a diferença entre as contribuições  previdenciárias e os benefícios será  negativa  em torno de R$ 170 bilhões.

 Mesmo que a economia volte a crescer, continuarão os efeitos da demografia. Se hoje há 10% de pessoas com mais de 60 anos, em 2030 teremos 19% e em 2050, 29%. Hoje há menos de sete pessoas na idade considerada produtiva (15-64 anos) para uma com 65 anos ou mais, em 2030 serão quatro e em 2050, menos de três.
   

Mas há outra reforma tão ou mais necessária que a do Regime Geral, que vem tendo pouca ou nenhuma ênfase, que é a do regime próprio dos servidores públicos (RPPS), que em nível federal o déficit supera R$ 70 bilhões. O dispêndio desse regime, embora não tenha crescimento explosivo, contempla enormes privilégios.

CLIQUE AQUI para ler mais. 

Só um vereador rejeita aumento salarial de 9,31% em São Leopoldo

A Câmara de Vereadores de São Leopoldo aprovou aumento de 9,31% nos salários dos vereadores, relativos à reposição da perda salarial dos últimos 12 meses. O detalhe é que a Constituição Federal prevê a fixação de salários de vereadores, prefeitos e vice-prefeitos, ou seja, reajustes, apenas a cada legislatura. Apenas um vereador, Carlos Szulcsewski, do PSD, votou contra o aumento, alegando descumprimento à regra federal, e ressaltando a penúria financeira do setor público brasileiro e do País, e especialmente do município de São Leopoldo.No entanto, 11 dos 13 vereadores de São Leopoldo votaram a favor do aumento que os favorece diretamente. . A Presidente da Câmara, Iara Cardoso (PDT), se absteve de votar, conforme o regimento.

Na prática, apenas o dr.Carlos, como é conhecido, votou e posicionou-se contra o aumento em causa própria. Carlos, que foi presidente da OAB de São Leopoldo e da tradicional Sociedade Orpheu, fez 22.839  votos para deputado federal em 2014, concorrendo pelo PSD, e é tido como um nome ascendente na política de São Leopoldo.


Depois da votação, o vereador fez uma moção oficial à presidência da Câmara, assinada em conjunto com seu colega de bancada do PSD, Rogério de Brito, ressaltando que a aprovação "não foi por unanimidade", e pedindo para  não receber o aumento aprovado.

Artigo, Luís Milman - Sobre golpes e conspirações

Saída da presidência há treze dias, Dilma Roussef comanda do Palácio da Alvorada, que ela transformou em bunker, a resistência democrática contra o golpe que a teria apeado do poder, ainda que provisoriamente. Como personalidade, Dilma sempre foi uma comunista confessional. Ela e seus asseclas petistas de fato creem que deixaram o poder por foça de uma conspiração das elites, de uma súcia da traidores, que tiveram seus interesses atingidos pelas políticas anticíclicas adotadas por ela na área da economia. O problema é que tais políticas custaram a Dilma, especialmente nos dois últimos anos, déficits gigantescos. recessão alta, desaquecimento da área produtivas e desemprego na ordem superior a 11 milhões de pessoas. Para salvar as contas públicas, ele passou a criar contabilidade artificiosa e fraudulenta, isto é, a mentir sobre as contas públicas, fato que já havia sido detectado por economistas e pelo assustado empresariado paulista em 2013. As farsas fiscais continuadas do governo Dilma desorientaram a economia, a inflação passou a tornar-se preocupante, os investimentos sumiram, o endividamento das pessoas cresceu e o governo perdeu o senso de realidade. Ou seja, Dilma passou a comandar uma caricatura de governo, sem perspectiva alguma para os problemas que se acumulavam no pais.

Mas Dilma é Dilma. Ela minimizou a força de milhões de pessoas que foram às ruas para pedirem seu impeachment, e esqueceu seletivamente que foi, em seu governo e no governo de seu antecessor e líder político Lula, que a roubalheira com empreiteiras na Petrobrás se alastrou e foi escancarada pela Operação Lava-Jato.

Povo na rua, ladroagem bilionária em empresas públicas, recessão e desemprego formam os ingredientes do impeachment de Dilma, que o Congresso fez tomar forma, sob a supervisão do Supremo Tribunal Federal. Tudo conforme o caderninho. Nada de golpe. Tudo conforme a lei.

CLIQUE AQUI para ler mais.

STF homologa delação premiada de Sérgio Machado

O ministro Teori Zavascki, STF, homologou a delação premiada acertada por Rodrigo Janot com o ex-presidente da Transpetro nos governos Lula e Dilma, Sérgio Machado, PMDB.

Pautado pelos procuradores da PGR, Sérgio Machado gravou traiçoeiramente várias conversações com políticos do PMDB, uma das quais acabou derrubando o ministro Romero Jucá.

Temer expurga da Caixa a ex-mulher de Celso Daniel

O presidente Michel Temer botou hoje para a rua a ex-mulher do prefeito assassinado Celso Daniel, Miriam Belchior.

Ela não manda mais na Caixa Federal.

Lula levou a petista para o seu governo, causando espanto dentro do próprio PT.

Miriam Belchior nunca reclamou de qualquer participação petista na morte do ex-marido.

Joaquim de Oliveira foi nomeado presidente interino.

Otávio Frias, o Otavinho, Folha, sabia de tudo, diz Renan Calheiros

Otávio Frias, o Otavinho, Folha, sabia de tudo.


A Folha de S. Paulo de hoje tentou explicar a introdução do seu diretor, Otávio Frias, no meio da conversa entre Sérgio Machado e Renan Calheiros, mas não foi convicente. Os donos dos jornalões sabiam de tudo e também colaboraram para a queda de Dilma, tudo diante da gravidade das conjunturas política e e econômica.

Leia:

RENAN - [inaudível] sexta-feira. Conversa muito ruim, a conversa com a menina da Folha… Otavinho [a conversa] foi muito melhor. Otavinho reconheceu que tem exageros, eles próprios tem cometido exageros e o João [provável referência a João Roberto Marinho] com aquela conversa de sempre, que não manda. [...] Ela [Dilma] disse a ele ‘João, vocês tratam diferentemente de casos iguais. Nós temos vários indicativos’. E ele dizendo ‘isso virou uma manada, uma manada, está todo mundo contra o governo.’
 MACHADO - Efeito manada.
 RENAN - Efeito manada. Quer dizer, uma maneira sutil de dizer “acabou”, né.

[...]

Renan Calheiros acha que delações de Odebrecht e Mônica Moura enfiarão Lula e Dilma na cadeia

Neste trecho da conversa entre Sérgio Machado, Transpetro, e o senador Renan Calheiros, segundo gravação disponibilizada hoje pela Folha de S. Paulo, fica claro que o presidente do Congresso está convencido de que a delação de Marcelo Odebrecht e de Mõnica Santana, mulher do marqueteiro João Santana, levarão Lula e Dilma para a cadeia. A conversa foi gravada pouco antes da nomeação de Lula para a Casa Civil.

Acompanhe:

RENAN - Tem que botar o Lula. Porque é a intuição dele...
MACHADO - Aí o Lula tem que assumir a Casa Civil e ser o primeiro-ministro, esse é o governo. Ela [Dilma] não tem mais condição, Renan, não tem condição de nada. Agora, quem vai botar esse guizo nela?
RENAN - Não, [com] ela eu converso, quem conversa com ela sou eu, rapaz.
RENAN - Queres que eu faça uma avaliação verdadeira? Não acredito em 30 dias, não. Porque se a Odebrecht fala e essa mulher do João Santana fala, que é o que está posto...
MACHADO - Mas, Renan, com as informações que você tem, que a Odebrecht vai tacar tiro no peito dela, não tem mais jeito.
RENAN - Tem não, porque vai mostrar as contas.
(...)
MACHADO - Tá mesmo. Ela acabou. E o Lula, como foi a conversa com o Lula?
RENAN - O Lula está consciente, o Lula disse, acha que a qualquer momento pode ser preso. Acho até que ele sabia desse pedido de prisão lá…
MACHADO - E ele estava, está disposto a assumir o governo?
RENAN - Aí eu defendi, me perguntou, me chamou num canto. Eu acho que essa hipótese, eu disse a ele, tem que ser guardada, não pode falar nisso. Porque se houver um quadro, que é pior que há, de radicalização institucional, e ela resolva ficar, para guerra…
MACHADO - Ela não tem força, Renan.
RENAN - Mas aí, nesse caso, ela tem que se ancorar nele. Que é para ir para lá e montar um governo. Esse aí é o parlamentarismo sem o Lula, é o branco, entendeu?
MACHADO - Mas, Renan, com as informações que você tem, que a Odebrecht vai tacar tiro no peito dela, não tem mais jeito.
RENAN - Tem não, porque vai mostrar as contas. E a mulher é [inaudível].
MACHADO - Acabou, não tem mais jeito. Então a melhor solução para ela, não sei quem podia dizer, é renunciar ou pedir licença.
RENAN - Isso [inaudível]. Ela avaliou esse cenário todo. Não deixei ela falar sobre a renúncia. Primeiro cenário, a coisa da renúncia. Aí ela, aí quando ela foi falar, eu disse, ‘não fale não, pelo que conheço, a senhora prefere morrer’. Coisa que é para deixar a pessoa… Aí vai: impeachment. ‘Eu sinceramente acho que vai ser traumático. O PT vai ser desaparelhado do poder’.

53% dos leitores dão nota 7 ao ministério de Michel Temer

Mais da metade dos leitores que responderam a enquete mais recente desta página, 53%, dão nota 7 ao ministério do presidente Michel Temer.

Acompanhe os resultados:

Notas
7, 53%
5, 18%
10, 15%
Zero, 6%
3, 5%

A nova enquete, postada aí ao lado, à direita, pergunta:

Quem fala melhor: Dilma ou Temer ?

Artigo, Thomas Benes Felsberg, Valor - A insolvência pode ter cura

No debate atual sobre o déficit de contas púbicas, projeta-se, para este ano, um decréscimo na arrecadação tributária, só no âmbito federal, de R$ 100 bilhões. Ao mesmo tempo, potencialmente, poder-se-ia estar caminhando para um desemprego superior a 11%. O que está faltando nesse debate, contudo, são as medidas necessárias para preservar empresas. O bom senso indica que é por meio da preservação de empresas que são criados empregos e que se aumenta a arrecadação tributária, ao mesmo tempo em que se permite uma melhor recuperação de créditos e o combate à recessão.


Ao contrário do que ocorre nos Estados Unidos, onde o futuro candidato à presidência faliu quatro vezes, a lei brasileira não permite uma segunda chance ao empresário falido. Essa característica, além de punir o investimento, traz o grave inconveniente de retardar o reconhecimento da insolvência, uma doença que tem cura se detectada a tempo.
Ocorre que o marco institucional brasileiro é extremamente perverso para a reorganização empresarial e sua adequação é, na conjuntura atual, necessária e premente, e poderia justificar até, pela sua urgência, uma medida provisória. São inúmeros os aspectos legais que precisam ser revistos, tendo em vista a existência de soluções legislativas somente encontradas no Brasil, as tais jabuticabas.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Banco Centrasl: ajuste nas contas externas manteve-se fortalecido em abril

As análises a seguir são baseadas nos dados do Balanço de Pagamentos segundo a metodologia clássica (BPM5), por entendermos ser essa abordagem mais relevante para o conceito de fluxo cambial, como já havíamos reforçado em publicações anteriores. O saldo em transações correntes ficou positivo em US$ 1,3 bilhão em abril, de acordo com os dados divulgados ontem pelo Banco Central. O resultado foi bastante superior ao déficit de US$ 6,0 bilhões observados no mesmo mês de 2015, reforçando mais uma vez, o ajuste do setor externo em curso desde o ano passado. Assim, nos últimos doze meses, a conta corrente acumulou saldo negativo de US$ 20,3 bilhões, o correspondente a 1,2% do PIB. A balança comercial seguiu contribuindo positivamente para o resultado do período, com forte superávit de US$ 4,9 bilhões. Em contrapartida, as contas de serviços e de rendas mantiveram sua trajetória negativa, ao registrarem déficits de US$ 2,5 bilhões e US$ 1,3 bilhão, respectivamente. O Investimento Estrangeiro Direto (IED) registrou entrada líquida de US$ 5,8 bilhões, segundo a metodologia clássica, sucedendo um saldo positivo de US$ 3,4 bilhões em março. Com isso, acumulou, em doze meses, entrada de US$ 64,4 bilhões, que correspondem a 3,7 % do PIB. Já os investimentos em carteira continuaram no terreno positivo, ao registrar superávit de US$ 662 milhões no mês passado, puxados, majoritariamente, por investimentos em ações, que mostraram saldo positivo US$ 1,2 bilhão. Já os investimentos em renda fixa apresentaram saídas líquidas de US$ 125 milhões. 

Dada a continuidade do intenso ajuste em curso nas contas externas, a equipe de economistas do Bradesco disse esta manhã na sua newsletter diária que a perspectiva do banco de redução do déficit em conta corrente neste ano fica mantida, isto em função da magnitude dos últimos resultados. O saldo poderá ficar mais próximo de zero.

INSS propõe ações coletivas para recuperar gastos com acidentes de trabalho

O INSS adotou uma nova estratégia para recuperar seus gastos com acidentes de trabalho nos quais a culpa da empresa foi comprovada. Até agora três ações coletivas  foram propostas pela procuradoria-Geral Federal.

A primeira delas foi ajuizada contra a Doux Frangosul, cujos ativos foram arrendados para a JBS. O grupo foi condenado a pagar R$ 1 milhão relativos a 111 auxílios-doença.

Há mais.

Artigo, Vinicius Torres Freire, Folha - O Plano Temer promete uma redução imensa do tamanho do Estado

O título original do artigo é "Querida, encolhi o Estado".

O Plano Temer é uma mudança dramática na maneira de fazer acertos nas contas do governo. Muito mais que isso. Em vez de fazer ajustes de curto prazo e provisórios, promete uma redução imensa do tamanho do Estado. Tal coisa não será possível sem o cancelamento dos aumentos automáticos de despesa em saúde, educação, assistência social e trabalhista e Previdência.

No caso improvável de passar pelo Congresso e pelas "ruas", o plano seria a maior reviravolta fiscal desde a Constituição de 1988.

O ministro Henrique Meirelles (Fazenda) anunciou só o grosso da ideia: as despesas seriam congeladas nos valores deste ano. A alta de gastos acompanharia só a inflação do ano anterior. Em termos reais, pois, a despesa não cresce. Ponto.

Assim, caso a economia crescesse em média 2% ao ano na próxima década, a despesa do governo federal cairia de pouco mais de 19% do PIB para pouco menos de 16% do PIB. Mais ou menos ao que se gastava entre 2002 e 2005.

Ainda que aprove o plano, o Congresso aceitaria esse plano por uma década?

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

Dica de feriadão - Fenadoce abrirá esta tarde em Pelotas

Doces de Pelotas.


A Fenadoce, maior mostra do gênero do País, abrirá as 14h em pelotas e irá até 12 de junho. Os promotores esperam a visita de 294 mil pessoas e a venda de 2,3 milhões de unidades dos 200 tipos de doces à venda.

É o melhor programa do feriadão no RS.

A programação da Fenadoce inclui 400 apresentações de música, dança, teatro e circo, além de Festival de Gastronomia.

Veja programação e serviços em Pelotas:
https://www.fenadoce.com.br/

RS-115 voltou ao tráfego normal entre Porto Alegre e Gramado

Apesar do feriado de Corpus Christi cair numa quinta-feira, amanhã, o que poderia proporcionar um feriadão, não estão previstos deslocamentos extraordinários nas estradas, rodoviárias e aeroportos.

A novidade nas estradas é o restabelecimento no tráfego na RS-115, que liga Porto Alegre a Gramado através de Três Coroas. A rodovia estadual foi recuperada pela EGR ao custo de R$ 11 milhões. Ela estgeve fechada durante quatro meses.

Sintáxi quer cortar o passo do Uber em Porto Alegre

O Sintáxi informou ontem a noite ao editor que protocolará ação própria em juízo para impedir que o Uber prossiga prestando serviços ilegais em Porto Alegre.

Tempo será de sol e temperatura amena no RS

As 8h30min, 13 graus em Porto Alegre, o sol aparece em meio a nuvens esparsas. O cenário é parecido em todo o RS.

O dia será de tempo bom no Estado.

A temperatura mínima oscilará entre os 2°C em São José dos Ausentes e os 3°C em Vacaria. As máximas, por sua vez, podem chegar a 23°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 7°C e 21°C.

Conversas gravadas com Renan Calheiros são publicadas pela Folha de S. Paulo

Conforme o editor informou ontem a noite, 23h43min, a Folha de S. Paulo publicou hoje os principais trechos de nova conversa que fez o ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, PMDB, que esteve no cargo durante oito anos do governo Lula e três do governo Dilma. Desta vez, o jornal publicou trechos de conversações do peemedebista com o senador Renan Calheiros.

Na conversa, Renan diz que nem o STF quis salvar Dilma, porque "estão todos putos com ela". Ele também disse a Machado que quer mudar a lei que prevê a delação premiada.

Apavorado com a idéia de ir preso na Lava Jato, Sérgio Machado procurou líderes do seu Partido, seus padrinhos no governo, tudo cumprindo pauta de procuradores da PGR, visando acordo de delação premiada. A homologação do pedido de delação está na mesa do ministro Teori Zavascki.

Apesar de tentativas seguidas de comprometer Renan com perguntas insistentes sobre corrupção praticada por líderes do PMDB, PSDB e PT, o resultado da conversa foi muito mais pífio do que aquele que resultou na demissão de Romero Jucá.

Renan Calheiros parece ter percebido o objetivo da conversa iniciada por Sérgio Machado.

Há uma terceira gravação, esta de Machado com Sarney, mas que ainda não foi divulgada.

CLIQUE AQUI para ler a reportagem da Folha e trechos dos diálogos.

Opinião do editor - O governo voltou a governar o Brasil

Agora é tratar de levar adiante o ajuste fiscal, devolver a confiança aos empresários e trabalhadores, para com isto estabilizar a crise econômica e retomar o crescimento. 

A vitória do governo nesta madrugada (leia nota abaixo) demonstra de que modo está forte o novo presidente, Michel Temer, que em menos de 48 horas apresentou e viu aprovada a nova meta fiscal de R$ 170,4 bilhões. Foi o primeiro grande teste de força parlamentar. Ele demonstra o tipo de rolo compressor que ajudará a manter a governabilidade e eliminar a crise política daqui para a frente, tudo como resultado da substituição de um governo fraco, incapaz e corrupto, o de Dilma, do PT. A nova força governista foi tão poderosa, que ela dispensou a Comissão Mista de Orçamento para análise da nova meta fiscal, apelando diretamente para o plenário. Este fato, ontem, chegou a ser interpretado como fraqueza do novo governo. Foram o que disseram jornalistas como Josias Souza, UOL, que demonstrou não entender o que estava acontecendo. A oposição parlamentar, comandada pelo PT, foi contida no seu quadrante. É um tigre de papel que até ruge, mas não ameaça mais. Os sobressaltos políticos ainda prosseguirão por algum tempo, mas eles estarão fora da atividade parlamentar propriamente dita. Delimitar cada um deles no seu campo, como fez Temer no caso de Jucá, ajudará a estabilizar o governo, devolvendo-lhe a plena governabilidade.

Congresso aprova nova meta fiscal de R$ 170,4 bilhões. Governo Temer consegue maioria aplastante na Câmara e no Senado.

Sessão mostrou a força do novo governo no Congresso.


O Congresso aprovou nesta madrugada, no tempo que queria o presidente Michel Temer e em pouco mais de 16 horas de sessão, a alteração da meta fiscal do governo para este ano, medida considerada como o primeiro grande teste do apoio do novo governo no Legislativo. Caso a medida não fosse aprovada até o fim deste mês, o governo teria que cortar despesas e poderia ficar sem dinheiro para programas federais, já que teria que seguir a meta atualmente prevista na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de fechar o ano com uma economia de R$ 24 bilhões. 

Numa sinalização da importância do tema, Temer foi pessoalmente entregar a proposta da nova meta ao presidente do Senado Renan, Calheiros (PMDB-AL), na segunda-feira.

Sem base governista capaz de garantir seu governo, Dilma Roussef tentou durante muitas semanas conseguir a mesma coisa para uma meta menor, mas nada conseguiu. 

A oposição do PT, que com Dilma quis aprovar a nova meta, tentou obstruir,mas foi esmagada pela força do governo no Congresso. 

O governo Temer poderá fechar o ano com um deficit (diferença entre a arrecadação e os gastos) de R$ 170,5 bilhões. Anteriormente, a presidente afastada Dilma Rousseff havia proposto um deficit de R$ 96 bilhões.

A longa e conturbada sessão foi encerrada pouco antes das 4h desta quarta.

Grande parte da sessão, no entanto, foi destinada à votação de 24 vetos presidenciais, dos quais um foi rejeitado integralmente e dois tiveram trechos também derrubados. A votação da meta fiscal começou por volta das 1h15 e durou cerca de três horas.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/