Até quando, Lewandowsky, abusarás da nossa paciência ?

Projeto Gestão de Ativos do governo do RS diz que Estado possui 8 mil imóveis.

Eis a nota que o editor acaba de receber da secretaria de Modernização Administrativa e de Recursos Humanos do governo do RS:

Para esclarecimento da pauta sobre o inventário dos imóveis do Estado e do projeto Gestão de Ativos, informamos:

O projeto Gestão de Ativos avalia que o Estado possua "cerca" de 8 mil imóveis em seu patrimônio. O número ainda não é exato em virtude de estar em processo de identificação, georreferenciamento, cadastramento e avaliação.

A partir do início da atual gestão até o  primeiro semestre de 2016, foram cadastrados 2.618 imóveis, desses recebemos cerca de 400 imóveis identificados da gestão anterior. Conforme dados do Departamento de Administração do Patrimônio do Estado (Deape)  da Secretaria da Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos (Smarh), será homologada licitação de empresa que realizará o cadastramento de  mais 3.000 imóveis.

O inventário da gestão passada, que foi citado na nota, refere-se às 11 mil matrículas levantadas pelos cartórios.

Antes de 2015 estimava-se  que o Estado possuía cerca 18 mil imóveis. Esse número se refere a uma confusão entre imóveis e matrículas. Exemplo: o Colégio Júlio de Castilhos é um imóvel com 32 matrículas.

O Projeto Gestão de Ativos atua em cinco eixos: a Modernização dos sistemas de gestão e controle do patrimônio móvel e imóvel; alienação de imóveis dispensados do uso público; atualização do cadastro de imóveis; racionalização e destinação de imóveis e a reestruturação de uma rede de fiscalização de monitoramento.

São Luiz Gonzaga, como Bento, pagará em julho a metade do 13o do ano

Da mesma forma que fará o prefeito Guilherme Pasin, Bento Gonçalves, também o prefeito Junao Rambo Figueiredo pagará este mês a primeira parte do 13o salário dos servidores de São Luiz Gonzaga, 493 km de Porto Alegre, 6h21min de carro desde a Capital.

Ambos os prefeitos são do PP.

São Luiz Gonzaga é um município mais pobre do que Bento, mas ainda assim o prefeito Rambo Figueiredo conseguiu antecipar metade do 13o durante os quatro anos do seu mandato.

R$ 1 milhão aquecerão a economia local no decorrer do mês de agosto.

Janot diz que apartamento de Gleisi Hofmann não é bunker

Foto do apartamento de Gleisi Hofmann, segundo leitura feita por Dias Toffoli e Renan.


O Procurador-geral da República, Rodrigo Janot, defendeu os mandados de busca e apreensão no apartamento funcional da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), durante a operação Custo Brasil.

Em resposta à ação no STF em que o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), pede a anulação dos mandados e também à ordem de soltura de Paulo Bernasrdo, decidida por Dias Toffoli,  Janot disse que, embora o imóvel seja dependência do Senado, não pode ser tratado como "bunker":

- Não poderia servir o local, por ser imóvel cedido para uso funcional de sua esposa, como um verdadeiro bunker imune a ações de busca autorizadas pelo juiz.

Rodrigo Janot lembra que quem tem foro privilegiado é a senadora e não o ex-ministro Paulo Bernardo, preso na operação.

A decisão será do ministro Dias Toffoli, o mesmo que acha que o apartamento da senadora é um bunker intransponível, onde qualquer tipo de crime pode ser cometido e qualquer bandido pode se esconder - desde que seja do PT.

FHC é internado em SP com problemas no coração

O ex-presidente FHC foi internado em São Paulo com problemas no coração e fez uma checagem geral. Ele foi obrigado a se submeter a uma cirurgia para aplicação de dispositivo marca-passo, o que acontecerá neste sábado.

Defensores Públicos declaram greve a partir de segunda-feira

A Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (ANADEF), avisou esta tarde ao editor que vai parar nos dias 11, 12 e 13.

É protesto contra o governo Temer. 

Memória - Tarso, Lula e Mercadante usaram dados falsos do banco Julius Baer para forjar dossiês contra Tasso Jereissati

Mercadante ordena: "Fulmine o Jereissati".


O ex-ministro e ex-senador do PT, Aloísio Mercadante, o pai dos aloprados (1), entregou o pen drive com dados falsos para o dossiê de calúnias desfechado pelo governo Lula contra o senador tucano Tasso Jereissati em 2009.
        
Tarso e Lula participaram da tramoia.
        
O modus operandi era o mesmo já usado por procuradores federais ligados ao PT, e denunciado tempos atrás pelo Conjur, escreve o delegado Romeu Tuma Júnior no seu livro “Assassinato de reputações”, página 168, ao contar esta ordem criminosa que recebeu da nomenklatura petista em janeiro de 2009:
        
 - Fulmine o Jereissati.
          
Quem deu a ordem foi o senador Aloísio Mercadante, na época líder do governo Lula no Senado, e ex-ministro da Educação de Dilma Roussef.  

CLIQUE AQUI para ler mais.

TIM desativa call centers e demite milhares de funcionários

A TIM desativou hoje o call center próprio que mantinha em Curitiba e, com isso, mais de 500 funcionários que trabalhavam na unidade foram demitidos. Em outro callcenter da TIM, localizado na cidade pernambucana de Jaboatão dos Guararapes, mais de 1 mil funcionários também foram demitidos.

A TIM não dá detalhes sobre o ocorrido, mas confirma o fechamento das unidades.

- As demissões vêm à tona um dia depois de uma concorrente direta da TIM, a Oi, anunciar que está contratando 200 pessoas em Curitiba para sua empresa de call center. Os candidatos irão atuar como agentes de televendas para a BTCC Conexão Cliente: www.btcc.net.br

91% dos leitores acham que o PT deve ser proscrito no Brasil

91% dos leitores desta página acham que o PT deve ser proscrito do rol de Partidos Políticos. Apenas 6% dos leitores não querem que isto aconteça.

Nova enquete já está disponibilizada aí acima, à direita, perguntando?

- Quais destes pontos o novo prefeito deverá centrar ênfase ?

O editor listou segurança, saúde, educação e mobilidade urbana.

Vá lá e crave sua resposta.

70% da Odebrecht Ambiental vai para o fundo canadense Brookfield

É dada como certa a venda de 70% do controle da Odebrecht Ambiental para o fundo canadense Brookfield.

A Odebrecht Ambiental possui a concessão dos serviços de água e esgoto de Uruguaiana.

É apenas uma das concessões que tem no País.

No RS, a Odebrecht Ambiental teve o passo cortado pela vanguarda do atraso.

Chegou a hora dos prefeitos fazerem a sua parte na segurança pública

De acordo com a Lei 13.022/2014, Estatuto das Guardas Municipais, o efetivo delas pode correspond3er a 0,2% da população. Em Porto Alegre, isto significa 3 mil homens, muito mais do que os 450 atuais.

Não passa de conversa mole a história da carochinha de que prefeitos não podem montar e equipar guardas municipais armados para policiamento ostensivo.

É um modo de escapar do problema, enquanto populações como as de Porto Alegre são encurraladas dentro de casa e de escritórios, porque nas ruas são abatidas como gado em brete de frigorífico.

O artigo 144 da Constituição Federal de 1988 diz que a segurança pública é dever do Estado, também um direito, mas igualmente responsabilidade de todos. O parágrafo 8o autoriza a constituição de Guardas Municipais, porém mais tarde, 2014, a Lei 13.022, ao criar o Estatuto das Guardas Municipais e regulamentar o artigo 144, no ítem III do artigo 3o, estatuiu que cabe pastrulhamento preventivo.

O Estado do RS não cumpre com o seu dever, mas as prefeituras podem fazer mais. Casos como os de Gramado, Canoas e Bento são exceções à regra, porque fazem mais.

430 mil famílias gaúchas recebem Bolsa-Família

430 mil famílias gaúchas recebem Bolsa-Família.

Governo Sartori tem 7 mil imóveis sem uso, mas não consegue vender e nem permutar

Não é verdade que o governo gaúcho não saiba quantos imóveis sem uso possui no momento. O número correto deles é 7 mil.

Sartori recebeu o inventário completo, entregue pelo governador Tarso Genro quando passou o cargo.

O serviço saiu no governo anterior, tudo como resultado de financiamento feito pelo Bird.

Um total de 50 imóveis já inventariados, cujo valor total é de R$ 250 milhões, só não foram usados para venda ou permuta pelo atual governo porque ele não quis ou não teve competência para fazer isto.

Saiba como fazer consulta grátis sobre CPF

A Serasa lançou hoje um novo serviço gratuito que permite ao consumidor consultar, pela internet, se há alguma pendência financeira registrada em seu CPF. No site www.serasaconsumidor.com.br ou no aplicativo “SerasaConsumidor”, ele pode checar se está negativado e qual o débito pendente que o levou à inadimplência (banco, cartão de crédito, financeira, varejo, prestadoras de serviços de telefonia, energia elétrica, água, além de ocorrências de títulos protestados, cheques sem fundos e ações judiciais).

O cidadão terá ainda informações sobre os credores, como telefones, endereço, e-mail e site, assim como o valor atual e a data de vencimento do débito atrasado. Poderá renegociar a dívida diretamente, sem intermediários, caso a empresa seja parceira do serviço gratuito da Serasa, o Limpa Nome Online. A autoconsulta completa pode ser feita a qualquer momento, gratuitamente, mesmo que o devedor não tenha uma carta-comunicado de débito.


O cidadão deve entrar no site www.serasaconsumidor.com.br e preencher um cadastro ou inserir um e-mail e senha, caso já seja registrado.

Artigo, Carlos Salgado, Zero Hora - Uruguai consuma-se como narcoestado

Sob o governo do presidente e médico oncologista Tabaré Vásquez, o Uruguai se assume como um narcoestado. Atitude tão vanguardista, quanto temerária. Seu secretário-geral da Junta Nacional de Drogas (JND), Milton Romani, experiente embaixador e defensor de liberdades individuais, é um entusiasta ambivalente da efetivação da venda de maconha em farmácias, ou mesmo em outros pontos de venda, caso haja resistência dos comerciantes. Setores do comércio farmacêutico temem o desprestígio de unidades destinadas a vender produtos que curam, ao abrirem-se para o comércio de maconha, droga de abuso. E Milton parece ambivalente porque declarou que a medida que defende com entusiasmo poderá ser um estrondoso fracasso.
Longe de estimular o consumo, a JND pretende estabelecer parâmetros saudáveis de uso e livrar o usuário do trânsito pela criminalidade. Usuários experientes descobriram, pela cultura privada, que umas poucas baforadas da maconha que plantam, sem grande custo, lhes pode oferecem efeitos muitos intensos. Assim, a venda de doses de até 10 gramas lhes parece perigosa para o simples deleite recreacional. O presidente Tabaré Vásquez, médico oncologista, transita com conhecimento de causa pela relação entre a fumaça da maconha e produção de câncer de cabeça, pescoço e pulmões, áreas preferidas também pela fumaça do tabaco. Aliás, em 2005, Tabaré Vasquez baniu a fumaça dos tabaco de ambientes fechados de todo o Uruguai, medida restritiva comemorada no mundo todo como exemplar. Agora, promove a venda da fumaça da maconha.


Resta-nos, como ao diplomata Milton Romani, torcer pelo melhor desfecho, mas temendo por um fracasso regulador que apenas vai favorecer o crescimento do número de usuários e do peso de seu uso. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Dica de busca - Vá ao site consultasocio.com para saber quem tem empresa registrada

Se você quiser saber em segundos os nomes das empresas pertencentes  a qualquer pessoa e também obter mais detalhes sobre elas, basta clicar no endereço a seguir:

www.consultasocio.com

O editor faz isto a todo momento.

Você terá muitas surpresas quando fizer as consultas.

Artigo, Marcelo Aiquel - A seriedade do PT do RS

Ontem, debatendo com um amigo (é, eu também tenho amigos que são ceguinhos e surdinhos), escutei dele: “Mas no PT gaúcho tem muita gente séria!”
      
Imediatamente lembrei-me do meu querido irmão Juarez, que volta e meia corre para defender a figura do “garanhão de Bossoroca”, o ex-governador Olívio Dutra. Aquele mesmo que inventou a figura do contrato socialmente correto para justificar a expulsão da fábrica da FORD do Estado, coisa que o município de Camaçari/BA agradece até hoje.
      
Uma observação pertinente: as cidades de Guaíba e Eldorado do Sul caminharam 20 anos para trás com aquele canetaço demagógico. Num retrocesso financeiro, econômico e de empregos, incomensurável.
      
Bom, mas o tema do artigo não são as perdas econômicas da decisão irresponsável do Olívio, mas sim a ética e a seriedade do PT gaúcho, que – lembram-se? – apoiou e aplaudiu unânime a citada deliberação.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Desaceleração do IPCA em junho (0,35%) aconteceu de forma generalizada

O IPCA subiu 0,35% em junho, de acordo com os dados divulgados hoje pelo IBGE. O resultado ficou ligeiramente abaixo das projeções de bancos como o Bradesco, e ficou abaixo da mediana das expectativas do mercado, ambas de 0,37%, segundo coleta da Bloomberg, marcando uma desaceleração em relação à elevação de 0,78% registrada em maio. 

Dessa forma, a variação acumulada em doze meses do IPCA arrefeceu de 9,32% em maio para 8,84% no mês passado.

Eis como os economistas do Bradesco analisam o IPCA:

A desaceleração do indicador foi generalizada, com sete dos nove grupos exibindo elevações menos intensas no período, com destaque para habitação, que passou de um avanço de 1,79% para outro de 0,63%. O movimento refletiu a dissipação dos reajustes das tarifas de água e esgoto. Além disso, saúde e cuidados pessoais também registraram desaceleração importante, oscilando de 1,62% para 0,83% no período, diante do menor efeito dos reajustes de medicamentos. Já o grupo alimentação e bebidas apresentou alta muito próxima à verificada em maio (0,71%, ante 0,78%).
Chama atenção o movimento dos indicadores de inflação subjacente, com forte desaceleração no mês passado. O índice de difusão, por exemplo, caiu de 63,0% para 55,2%, abaixo da média histórica pela primeira vez desde o fim de 2014.  No mesmo sentido, o núcleo por exclusão acumulou alta de 6,8% nos últimos doze meses, inferior à variação de 7,2% verificada em maio. Por fim, o hiato negativo do produto continuou mostrando seu efeito desinflacionário sobre os preços de serviços, cuja variação positiva de 0,32% veio ligeiramente abaixo da observada em maio, de 0,36%, ficando 0,14 ponto percentual abaixo das nossas estimativas.

Para o próximo mês, esperamos aceleração do IPCA, para uma alta de 0,48%, refletindo a maior pressão vinda dos preços de alimentos e a alta sazonal de serviços. A despeito disso, o resultado de hoje reforça nossa expectativa de desaceleração da inflação ao longo deste ano, refletindo a retração da atividade econômica e, mais recentemente, a apreciação cambial. Assim, estimamos que o IPCA encerrará 2016 com avanço de 6,50%.

Estes nove deputados votaram contra os interesses do RS

Os que votaram contra os interesses do RS: PDT - Afonso Mota e Pompeo de Matos; PT -0 Henrique Fontana, Marco Maia, Pepe Vargas, maria do Rosário, Bohn Gass, Marcon; Rede - João Derly., 


O acordo fechado entre os governadores estaduais e o presidente Michel Temer para a repactuação das dívidas com a União, obteve apoio até mesmo dos governadores da oposição, como PT e PDT, mas ainda assim os termos da proposta protocolada na Câmara dos Deputados acabaram boicotados pelos deputados do PT e do PDT do RS.

O deputado João Derley, Rede, também alinhou-se com PT.

Nas redes sociais, os nomes dos deputados gaúchos que foram contra os interesses gaúchos já ganharam artes como esta aí ao lado.

É uma oposição gratuita e feroz, porque as primeiras negociações iniciaram no governo Dilma Roussef, que apenas não concretizou acordo algum porque o governo do PT preferia manter cabresteados os governadores.

Artigo, Danilo Ucha, Jornal do Comércio - A fraude continuada do leite é um desrespeito à saúde das pessoas

O caso do leite no Rio Grande do Sul vem se tornando exemplar. Apesar da atuação das autoridades, especialmente do Ministério Público (MP), no combate às fraudes, elas persistem. O Jornal do Comércio vem mostrando, desde 2013, em grandes reportagens de Marina Schmidt, fraude atrás de fraude no setor lácteo: 66 pessoas foram presas, 151 denunciadas pelo MP e 16 condenadas pela Justiça por adulteração do leite e organização criminosa, enquanto indústrias já pagaram R$ 10,5 milhões em indenização. Mas as adulterações continuam. Na verdade, deve ser muito rentável, para tanto risco. O subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais do MP, Fabiano Dallazen, escreveu: "A lucratividade da fraude é tão grande que, mesmo diante da forma como estamos fiscalizando, rigorosamente, todas aquelas pessoas que estão envolvidas arriscam. Ainda vale a pena arriscar, tal o lucro que vem dessa questão da adulteração do leite". 

Na 11ª fase da operação, até um representante de entidade de classe do setor foi preso, o secretário do Instituto Gaúcho do Leite (IGL), criado exatamente para garantir a qualidade do produto. Além de encontrar coliformes fecais no leite e produtos vendidos pelos laticínios Roesler e Campestre, o Lanagro, laboratório do Ministério da Agricultura, descobriu adição de água, água oxigenada, amido de milho e ácido sórbico (bactericida e fungicida) para aumentar o volume e a validade do leite de cabra e queijos.

Huawei, a gigante chinesa de tele, acaba de se instalar na Tecnopuc, Porto Alegre.

A Huawei Telecom instalou braço de pesquisa e desenvolvimento em Porto Alegre.

Os recursos financeiros captados em projetos de pesquisa de empresas que atuam no Parque Científico e Tecnológico da Pontifícia Universidade Católica (Tecnopuc) chegaram ao patamar de R$ 35 milhões em 2015. A informação é da repórter Adriana Lampert, Jornal do Comércio. Neste mesmo período, somente as 22 startups instaladas no parque faturaram juntas R$ 3,6 milhões. 

Adriana Lampert registrou o que disse no Tá na Mesa da Federasul o reitor da Pucrs, Joaquim Clotet: 

- E ainda que os instrumentos de apoio financeiro do poder público venham a enxugar em 2016, com a crise econômica, o investimento em pesquisa deve continuar ocorrendo. O Tecnopuc é um motor para o desenvolvimento do Estado", disse o gestor, ao destacar a importância do parque para a inovação e o empreendedorismo no País.

O Tecnopuc é pequeno, considerando a necessidade de se fomentar o surgimento de empresas inovadoras e de ponta para o Rio Grande do Sul. Atualmente, 120 companhias atuam vinculadas ao parque - incluindo startups e empresas nacionais e internacionais de diversos portes - em Porto Alegre e Viamão. Este universo emprega 6,5 mil pessoas, sendo que 2,5 mil são contratados pela universidade. Ali atuam marcas, como Microsoft, Samsung, Sinergy, e Petrobras. Recentemente, a maior empresa de telecomunicação da China, Huawey, se instalou no parque com foco em pesquisa e desenvolvimento.

Eis os candidatos a candidatos a prefeito de Porto Alegre:

Raul Pont, PT; Luciana Genro, PSOL; Sebastião Melo, PMDB; Vieira da Cunha, PDT; Marchezan Júnior, PSDB; Wambert Di Lorenzo, PROS; Maurício Dziedricki, PTB; Fábio Osterman, PSL; Rodrigo Maroni, PR.

A lista vai aumentar.

Análise - Meta fiscal para 2017 não é nem um pouco ambiciosa

Conforme o editor informou ontem a noite, o governo anunciou a meta para o déficit primário do governo central, que ficou em R$ 139 bilhões para 2017. Considerando o  resultado dos governos regionais e das empresas estatais, o setor público deverá apresentar resultado negativo de R$ 143 bilhões no ano que vem. Na nova previsão, o governo já considera que estará em vigor a PEC que limita o crescimento do gasto total, que não deverá apresentar aumento real em relação ao resultado deste ano. Para as receitas, com a expectativa de crescimento do PIB de 1,2%, o governo ainda espera queda real da arrecadação de receitas recorrentes. No entanto, com aumento da expectativa para concessões e vendas de ativos, a receita total deve crescer em termos nominais no ano que vem, levando a um déficit de R$ 139 bilhões. Na entrevista em que anunciaram a nova meta, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse que eventuais aumentos de impostos não estão descartados para cumprir o resultado. Em relação a meta deste ano, que representa quase 2,7% do PIB, a nova meta para 2017 implica uma melhora de 0,6 p.p. do PIB. No nosso cenário, esperamos um déficit de R$ 123 bilhões para o ano que vem, partindo de um déficit menor deste ano (de aproximadamente R$ 150 bilhões). 
O que dizem os economistas do Bradesco, esta manhã, na sua newsletter diária:
Com a nova regra do teto do gasto e com as despesas menores deste ano, deveríamos ter despesas menores também no ano que vem. Isso, por sua vez, na nossa visão implica uma necessidade arrecadatória um pouco menor, explicando a diferença entre nossas estimativas e a meta anunciada pelo governo ontem. 

Conselho Universitário discute esta manhã validade da eleição de novo reitor da Ufrgs

Foi agendada para esta manhã, 9h, a reunião do Consun, Conselho Universitário da UIfrgs, que poderá resultar na anulação da eleição do atual reitor, Rui Oppermann (foto ao lado).

A chapa proclamada vencedora foi apoiada publicamente por deputados do PT, Maria do Rosário, e do PCdoB, Manuela D'Ávila, que fizeram campanha aberta.

A reunião de hoje discutirá denúncia do professor Fernando Pulgati, segundo a qual no dia da conslta o diretor da Faculdade de medicina, José Ramos, teria usado e-mnail e lista de endereços institucionais para apoiar Rui Oppermann.

E não é só.

Taxistas querem que Moro mande prender a direção do Uber

Os dirigentes do Sintáxi de Curitiba visitaram ontem a tarde o juiz Sérgio Moro. Eles querem quie op juiz mande prender os diretores do Uber no Brasil.

PSDB e PT poderão apresentar nome comum para lugar de Eduardo Cunha

A relação dos 12 candidatos que até agora disputam as indicações partidárias para a eleição do novo presidente da Câmara dos Deputados, inclui dois nomes muito fortes:

Rogério Rosso, PSD, pelo Centrão
Antonio Imbassahy, PSDB, com apoio do PT, Rede, PSOL, mas talvez também PPS e DEM

Sol predominará nesta sexta-feira fria do RS

O sol já predomina neste início de manhã no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira, cenário que dominará o dia. O dia começou com temperaturas  próximas ou abaixo de 5ºC em grande parte das cidades. A  tarde desta sexta promete ser muito agradável.

As mínimas rondaram desde os  -2°C em São José dos Ausentes e 0°C em Vacaria, até chegasram às máximas de 22°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variarão entre 5°C e 20°C.

O fim de semana terá temperaturas baixas e as máximas devem ser mais baixas à tarde pelo aumento da nebulosidade e a chuva que deve afetar diferentes pontos no decorrer do dia. No domingo, porém, com o ingresso de ar mais quente a temperatura se eleva
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/