Nelson Jobim é o mais novo banqueiro da praça. Agora ele é sócio do BTG.

O ex-ministro Nelson Jobim é o mais novo sócio do banco BTG Pactual.

Polícia Federal indicia criminalmente marido da senadora Gleisi Hoffman, o ex-ministro Paulo Bernardo.

A Polícia Federal indiciou criminalmente o ex-ministro Paulo Bernardo, marido da senadora Gleisi Hoffmann, na Operação Custo Brasil – investigação sobre suposto desvio de R$ 100 milhões de empréstimos consignados no âmbito do Planejamento, entre 2010 e 2015. A PF enquadrou Paulo Bernardo por integrar organização criminosa e corrupção passiva.

O inquérito da Custo Brasil foi relatado pela PF na sexta-feira, 22, e enviado à Justiça Federal. Agora, o Ministério Público Federal vai analisar o inquérito para denunciar ou não o ex-ministro e outros envolvidos na Custo Brasil, entre eles o ex-tesoureiro do PT, Paulo Ferreira.

Paulo Bernardo foi preso na Operação Custo Brasil no dia 23 de junho, sob suspeita de recebimento de propinas de R$ 7,1 milhões do esquema Consist, empresa de software contratada em sua gestão em 2010 para administrar contratos de consignados com entidades de bancos e previdência – Associação Brasileira de Bancos Comerciais e para o Sindicato das Entidades de Previdência Privada. A Consist teria cobrado uma taxa em valor quatro vezes superior ao de mercado.

A Custo Brasil é um desdobramento da Pixuleco II que, em agosto de 2015, descobriu o esquema dos consignados. Um dos alvos da Pixuleco II, o advogado Alexandre Romano, o Chambinho, fez delação premiada e revelou os bastidores do caso Consist. Valores obtidos ilicitamente teriam abastecido a campanha de Gleisi Hoffmann (PT/PR), mulher de Paulo Bernardo, ao Senado em 2010.

A Custo Brasil prendeu também o advogado Guilherme Gonçalves, de Curitiba, que teria realizado repasses do esquema Consist para o ex-ministro e para bancar despesas eleitorais de Gleisi. Gonçalves nega elo com o esquema.

Grupo Zaffari inaugura novo hipermercado de 4.420 m2 em São Paulo

Unidade no Shopping Morumbi Town é a segunda da rede na capital paulista

O Grupo Zaffari, 5ª maior rede de autosserviço supermercadista do país, inaugura nesta quarta-feira, dia 27 de julho de 2016, o hipermercado Zaffari Morumbi Town. Com 4.420m² de área de vendas e 34 check-outs, a loja está localizada na Av. Giovanni Gronchi, 5.930, Vila Andrade, no andar térreo do shopping Morumbi Town, do qual é âncora. Esta é a 34ª unidade da rede supermercadista do Grupo Zaffari, e a segunda na capital paulista, onde a empresa chegou em 2008, inaugurando o hipermercado Zaffari São Paulo, localizado no Bourbon Shopping.

O Grupo Zaffari convidou a chef Helena Rizzo – eleita a Melhor Chef Mulher do Mundo em 2014 pela Veuve Clicquot – para estrelar a campanha publicitária de lançamento do Zaffari Morumbi Town. 

A arquitetura do Zaffari Morumbi Town segue a nova identidade visual da rede lançada em 2015, e que vem sendo aplicada nas últimas três unidades inauguradas recentemente no Rio Grande do Sul. O projeto arquitetônico mescla elementos contemporâneos com referências aos antigos empórios. 

Dados do hipermercado Zaffari Morumbi Town
- Endereço: Avenida Giovanni Gronchi, 5.930. Vila Andrade. São Paulo-SP.
- Área de vendas: 4.420 m²
- Número de check-outs: 34
- Geração de 360 empregos diretos
- Departamentos: Hortifrutigranjeiros, carnes, fiambres, congelados, padaria, confeitaria, bebidas, entre outros.
- Horário de funcionamento:
* De segunda a sábado, das 8h às 23h
* Domingos e feriados, das 9h às 22h
- Telefone: (11) 3143.9500

O Grupo Zaffari atua há 81 anos no varejo, acumulando 56 anos de experiência no autosserviço supermercadista, e 25 na administração de shopping centers. Atualmente, conta com cerca de 11 mil colaboradores, e tem suas atividades concentradas no Rio Grande do Sul. 

Opinião do editor - Secretário da Fazenda de Sartori não ousa e por isto não sabe o que fazer para sair da crise fiscal.

O editor recomenda que Sartori e Feles acompanhem esta esclarecedora entrevista do governador do Espírito Santo, Paulo Hartung. A entrevistadora é Miriam Leitão. CLIQUE AQUI.

O secretário gaúcho da Fazenda, Giovani Feltes, não cansa de repetir que nos últimos 46 anos, em apenas oito as finanças públicas estaduais não ficaram no vermelho. Ele usa os dados para justificar as razões da atual miséria do caixa do Tesouro.

O secretário poderia informar ao distinto público que dentro dos oito anos listados, estão anos dos governos Brito e Yeda Crusius, ambos demonizados pelos gaúchos por limparem passivos de governadores que trataram as finanças públicas com irresponsabilidade criminosa e incompetência oceânica.

Brito e Yeda foram sucedidos por governadores gastadores, populistas, patrimonialistas, demagógicos e absolutamente incompetentes, no caso os governadores Olívio Dutra e Tarso Genro.

O secretário Giovani Feltes, da mesma forma que o governador Ivo Sartori, não gostam de dar nomes aos bois.

O secretário Giovani Feltes também não ousa ir além da chinela e até agora não disse aos gaúchos de que modo e quando encerrará o ciclo de sacrifícios que impõe aos gaúchos, o que significa que não sabe o que fazer com a batata quente que quis pegar e não demonstra competência para descascar.

Despesas com pessoal do RS é a pior de todo o Brasil

A pior relação entre a despesa com pessoal e a receita corrente líquida dos Estados é a do RS. Os dados são da secretaria do Tesouro Nacional, STN.

O RS extrapolou o limite legal de 60%.

As contas do STN são mais rigorosas do que aquelas admitidas dentro do próprio RS. Pelos critérios usados pelo governo do RS, este índice é de 56%.

De acordo com a STN, os gastos com pessoal no setor público gaúcho chegaram ultrapassaram limites insuportáveis, tudo por conta de desordem implantada com método e ciência pelo ex-governador Tarso Genro, que inchou a máquina pública e chegou a conceder reajustes que se estenderão durante todo o mandado do seu sucessor, José Ivo Sartori.

A herança maldita de Tarso sufoca, oprime e inviabiliza o RS como Estado.

O pior limite de todos é o do RS, 70%

Somente RS,MS, Minas, Paraíba, Paraíba, Goiás e Rio ultrapassaram a marca legal dos 60%.

Ativista lulopetista morre eletrocutado ao levantar a bandeira do PT

Não é todo dilmista quem morre eletrocutado, mas os que não ouvem avisos acabam mal.

Este ativista do PT morreu eletrocutado em Aracaju (SE) ao subir numa caixa de força de um poste na praça General Valadão, Centro, durante evento de apoio à presidente afastada Dilma Rousseff.

A petista fazia seu discurso para a praça lotada quando todos foram surpreendidos com a cena, após ele provavelmente tocar em um dos fios.


O corpo caiu em frente à secretaria de saúde do Governo do Estado – por coincidência, administrada pelo PT local.”

CLIQUE AQUI para examinar todo o filme sobre o caso.

Lula avisa que não irá à abertura das Olimpíadas

O ex-presidente Lula avisou hoje não comparecerá aos atos de abertura das Olimpíadas. Como se sabe, foi Lula, quando presidente, quem conseguiu atrair os jogos para o Rio.

A renúncia de Lula não se deve ao temor de que vá preso por corrupção.

Chegou a hora de abrir o Arquivo Mitrokhin e listar os espiões brasileiros da KGB

A Revista “E” do Expresso (Portugal), publicou em março uma investigação de Paulo Anunciação sobre o Arquivo Mitrokhin, agora depositado na Universidade de Cambridge. Na publicação o antigo estadista moçambicano, Joaquim Chissano é citado como um antigo espião da KGB. A fonte indica que o nome de código do ex-presidente era “TZOM”. A assistente de Agostinho Neto também prestava serviços secretos a organização russa.


Há silêncio obsequioso da mídia, intelectuais, políticos e jornalistas brasileiros frente às informações que o jornalista Paulo Anunciação colocou na entrevista que Zero Hora publicou na sexta-feira. O próprio jornal escolheu um título mentiroso para minimizar o impacto da entrevista ("Documentos não dizem se Josué Guimarães era agente") porque Anunciação deixou claro que os agentes da KGB não teriam se reunido 42 vezes com Josué Guimarães apenas para falar de vinhos e flores.

O editor conheceu de perto Josué Guimarães e muitas vezes chegou a contratá-lo como freelancer para sua revista Programa.

O escritor sempre foi figura apreciadíssima por amigos e respeitadíssima por quem não o conhecia bem, mas é preciso ir fundo na investigação sobre as revelações de Paulo Anunciação.

Não existe mais razão alguma para que jornais como a própria Zero Hora deixem de escalar seus melhores repórteres para tirar a limpo a história sobre o escritor gaúcho, mas também para abrir o Arquivo Mitrokhin.

O jornalista Paulo Anunciação, que pesquisou o Mitrkhin para apurar eventos dos espiões portugueses, avisou que viu de passagem algumas referências a outros espiões brasileiros.

Além de Josué Guimarães, muitos outros brasileiros foram espiões a serviçodos comunistas soviéticos da KGB

Os arquivos secretos da KGB deixaram muito mal  uma centena de políticos, intelectuais e jornalistas de Portugal.

O mesmo Arquivo Mitrokhin no qual o jornalista português Paulo Anunciação, jornal Expresso, encontrou informações sobre os 42 encontros secretos mantidos entre o escritor gaúcho Josué Guimarães e os espiões Novikov, Budayakin e Bykov, todos da KGB, contém referências a outros brasileiros que também agiram a soldo da União Soviética entre 1976 e 1980.

Os encontros entre Josué Guimarães e seus superiores da KGB aconteceram em pelo menos três cidades de três Países da Europa.

Mitrokhin, segundo Paulo Anunciação, também poderá ter algumns segredos "que outros brasileiros prefeririam manter enterrados para sempre".

CLIQUE AQUI para ler a reportagem do Expresso, que não é sobre Josué Guimarães, mas sobre espionagem em Portugal, objeto primário do material levantado por Paulo Anunciação.

Simers denuncia sobre o Postão da Cruzeiro: "Isto aqui é pior do que a Síria"

O Sindicato Médico do RS, Simers, voltou a criticar severamente a prefeitura de Porto Alegre, tudo em função da superlotação, o número insuficiente de médicos e a grande demanda para consultas, problemas que  voltaram a provocar tensão no Posto de Atendimento Cruzeiro do Sul (Pacs), em Porto Alegre.

O Postão foi ameaçado de invasão ontem a noite e a Brigada foi chamada.]

O diretor do Simers, André Gonzales, descreveu um cenário de guerra e comparou a situação a países do Oriente Médio:

-  Situação como essa só na Síria ou em um desses países em guerra ou sob conflito permanente.

O  Simers, apontou três fatores para explicar a tensão que virou rotina na maior emergência do Sistema Único de Saúde (SUS):  carência de postos de saúde (80% dos casos que chegam ao Postão poderiam ser resolvidos na rede básica), falta de médicos e demais funcionários para acolher tanta demanda e de leitos em hospitais, pois muitos casos ficam na emergência e acabam sobrecarregando plantonistas e impedindo condições adequadas de atendimento ao fluxo ininterrupto de novos casos.

Uma médica que não quis identificar-se, avisou que o ambiente local é insuportável:


- Alguns pacientes têm ligação com o tráfico de drogas da região. Tivemos pessoas assassinadas aqui dentro e estupradas também. É a realidade do Pacs.

Imprensa estrangeira critica edifícios inconclusos da Vila Olímpica

Edifício onde se hospeda a delegação portuguesa.

O jornal espanhol Marca, especializado em esportes, diz hoje que 19 dos 31 edifícios da Vila Olímpica do Rio não passaram nos testes de habitabilidade feitos nesta segunda-feira, segundo reconheceu a organização das Olimpíadas. As competições começarão dentro de dez dias.

Marca repercute informações do jornal inglês The Guardian, segundo as quais um pequeno incêndio causado por curto-circuito assustou a delegação holandesa.

Hoje, soube-se que até pias caíram sobre os pés de jornalistas hospedados na Vila Olímpica.

Existem mais queixas.

CLIQUE AQUI para examinar as várias reportagens de Marca sobre as Olimpíadas. 

Denúncias sobre irregularidades levam o TCE para dentro do Ibravin e Instituto Gaúcho do Leite

O TCE já mandou seus auditores para centro do Instituto Gaúcho do Leite. Existem denúncias sobre má aplicação de recursos.

Auditoria semelhante também foi aberta no Ibravin.

PP abandona Jairo Jorge e lança Airton Souza para vice de Busatto

O PP de Canoas, RS, o segundo município mais importante da Grande Porto Alegre, que abandonou a base aliada do prefeito Jairo Jorge, PT, depois que sua vice, Beth Colombo,abandonou o Partido e foi para o PRB, resolveu apoiar a candidatura do deputado Luiz Carlos Busatto, PTB, dando-lhe como vice o vereador Airton Souza. Santos foi eleito vereador com 5.200 votos, a maior votação da cidade em toda a história, somando 23 mil votos para deputado.

A convenção municipal do PP em Canoas será no dia 2 de agosto.

Os candidatos em Canoas:

Beth Colombo, PRB com apoio do PT
Luiz Carlos Busato, PTB, PMDB e PP
Felipe Martini, PSDB
Paulo Sérgio, Psol

Rede poderá ser o 14o Partido a apoiar Melo em Porto Alegre

A Rede, Partido de Marina Silva, poderá engrossar ainda hoje o leque de Partidos que apóiam o vice-prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo.

Melo já tem o apoio de 13 Partidos.

O 13o é o Dem, que decidiu-se pelo apoio ontem a noite.

A candidata do Psol, Luciana Genro, que caminha sem apoio até o momento, também quer o apoio da Rede, mas sabe que setores internos do Partido de Marina querem Melo. O que disse Luciana, quando soube desta movimentação:

- São setores de direita e reacionários que existem na Rede.

O PP, que poderá ser o 15o apoiador, reúne-se hoje para adiar sua convenção para o dia 4 de agosto.

Auxiliar do prefeito Haddad, PT, acha que Michel Temer é um "cavalo entalado"

O apoiador dos ladrões do PT que estão nas cadeias do Paraná e de Brasília, acha que Temer é um cavalo entalado. 


O auxiliar do prefeito Fernando Haddad, PT, Fábio Mariz, que impediu a Fiesp de projetar a bandeira nacional em seu prédio comparou Michel Temer a um cavalo, segundo informação de hoje do jornal O Estado de S. Paulo.

A Coluna do Estadão reproduziu a página do petista no Facebook.


O autor do post é homem indicado pelo deputado petista Paulo Teixeira.

O auxiliar de Haddad não tratou dos seus próprios cavalos entalados.

Pior: não respeitou sua colega de secretariado, filha de Michel Temer, portanto a filha do cavalo entalado.. 

Dilma,a irrelevante, esnoba as Olimpíadas que a esnobam no Rio

Tratada como convidada indesejável para as Olimpíadas, a ex-presidente Dilma Roussef reagiu do alto da sua irrelevância, sem se dar conta de que não significa mais nada para ninguém:

- Eu não pretendo participar da Olimpíada em uma posição secundária, porque ela é fruto de um grande trabalho do ex-presidente Lula e do grande esforço do governo federal.

Ora. 

Wambert ataca Marchezan Júnior:"Ele é golpista !"

Já em campanha eleitoral pela prefeitura de Porto Alegre, agora apoiando o vice Sebastião Melo, o candidato a vereador ou vice-prefeito pelo PROS, Wambert Di Lorenzo, resolveu assestar suas baterias contra o deputado Marchezan Júnior, PSDB.

Wambert trata o deputado como "simples golpista", já que tomou o controle do diretório estadual gaúcho por ato de força do senador Aécio Neves, com intervenção federal sem data para acabar.

Terroristas islâmicos degolam padre de 86 anos na França

O governo francês confirmou há pouco que o padre que foi degolado na Normandia, Jacques Hamel, 86 anos, foi vítima de um ataque de dois terroristas do Exército Islâmico.

Os dois terroristas foram abatidos a tiros.

Uma freira foi internada em estado grave. 

Jacques Hamel, selvagemente morto terça-feira em uma igreja de Saint-Etienne-du-Rouvray, perto de Rouen, é descrito como um homem bom, sempre serviu os outros com um certo carisma.

O presidente François Hollande mandou forças de segurança suplementares para a cidade e pediu reunião com dirigentes de cultos religiosos para esta quarta-feira.

CLIQUE AQUI para acompanhar notícias sobre o caso durante o dia. É site do jornal Le Figaro.

Eduardo Cunha usa Face para pedir proteção a Deus

Sem contar com apoio decisivo entre os homens, o deputado Eduardo Cunha resolveu apelar para Deus:

- Deus meu, em ti confio, não me deixes confundido, nem que os meus inimigos triunfem sobre mim.

O apelo incisivo foi feito pelo deputado na sacristia do seu Facebook.

O deputado Eduardo Cunha caiu da presidência da Câmara, mas ainda mantém o mandato, embora esteja proibido de exercê-lo por decisão do STF, enfrentando ainda um processo corrosivo de cassação de mandato.

A mídia nacional, sobretudo a Rede Globo, largou o pé do deputado carioca desde que ele saiu da presidência da Câmara.

Casa das Máquinas Agrícolas já tem sede própria em Porto Alegre

Desde ontem está em operação a Casa das Máquinas Agrícolas, sede própria que o Simers ergueu na rua Gonçalo de Carvalho, nos fundos do shopping Total, bairro Moinhos de Vento, Porto Alegre.

O Sindicato de Máquinas e Implementos Agrícola sdo RS, Simers, tem 300 associados. O presidente irremovível é Claudio Bier da Silva, Santo Antonio da Patrulha.

Greve no Detran continua sem solução

Continua a greve no Detran do RS. É a segunda semana de paralisação. Ao final, todos receberão seus salários como se tivessem trabalhado.

Da mesma forma que ocorreu com os professores, a greve não dará em nada e já esvazia, porque apenas 25% do efetivo ainda estão fora do trabalho.

Sartori mata todos no cansaço.

Indicadores sugerem alguma melhora do consumo das famílias nos próximos meses

Em linha com o apontado pela Sondagem do Consumidor da FGV, outros indicadores divulgados ontem sugerem alguma melhora no consumo das famílias em junho e julho, segundo análise que fazem esta manhã os economistas do Bradesco.

O índice do Movimento do Comércio avançou 2,0% na passagem de maio para junho, de acordo com os dados divulgados e dessazonalizados pela Boa Vista SCPC. A elevação, que sucedeu ligeira variação positiva de 0,1%, foi generalizada dentre os seus componentes, com destaque para o segmento de móveis, cujo avanço de 4,9% interrompeu uma sequência de sete quedas consecutivas. Em contrapartida, as vendas de tecidos recuaram 0,2% no período, sendo insuficiente para reverter a expansão de 1,0% no mês anterior. Na comparação interanual, entretanto, o indicador agregado caiu 1,1%. Ao mesmo tempo, o índice de intenção de consumo na capital paulista subiu 3,3% entre junho para julho, conforme reportado ontem pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Essa melhora na margem, por sua vez, se deu de forma disseminada dentre seus itens e a maior expansão foi observada no nível de emprego atual, com alta de 4,7% ante junho. 

Apesar disto, a despeito da elevação dos índices relacionados ao comércio e à confiança dos consumidores observada nos últimos meses, os indicadores ainda se encontram em um baixo patamar. É por isto que se esperas uma retração menos intensa no consumo das famílias nos próximos trimestres.

Governo Temer volta a falar em inaceitáveis aumentos de impostos

Jornais como o Correio do Povo, ressaltam, hoje, novas ameaças de aumentos de impostos. 


Os ministros da Fazenda, Henrique Meirelles, e da Casa Civil, Eliseu Padilha, voltaram ontem a acenar com a possibilidade de aumento de impostos para equilibrar as contas públicas.

"Seria algo provisório, mas provisório mesmo", disse o ministro da Fazenda.

Henrique Meirelles e Eliseu Padilha deixaram claro que só adotariam a medida em último caso, detalhando o que significa último caso.

O ministro da Fazenda espera, por exemplo, que a proposta de emenda à Constituição que cria um teto para os gastos públicos seja aprovada pelo Congresso ainda este ano e que a queda na arrecadação seja revertida nos próximos meses, para retomada do crescimento da economia.

Bomba falsa aterroriza Chuí, RS

Homens do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) da Brigada Militar detonou um artefato, com relógio e fiação, encontrado na prefeitura de Chuí, no extremo Sul gaúcho. Após denúncia pelo 190, o local foi isolado pela BM, na manhã desta segunda-feira. 

O pessoal do Gate informou que o artefato não continha explosivos, mas assustou a população, já preocupada com prisões de terroristas, inclusive na região. 


Na porta do prédio da prefeitura, houve uma pichação contra o Partido Progressista (PP), que governa o município.

Temperatura será novamente alta no RS, mas o dia também terá chuva

Porto Alegre, 8h37min, 18 graus

A chuva chegará nesta terça-feira ao RS, inclusive com riscos de granizo localizado. Há possibilidade de vendavais isolados e temporais intensos em alguns pontos do território gaúcho.

O  tempo, no entanto, deve melhorar em vários locais, porém, a chuva persistirá na metade Norte e Sul, devido a circulação de umidade de um ciclone que traz vento moderado a forte. Uma frente fria avança pelo Estado e as temperaturas caem pela noite.


A temperatura mínima mais baixa prevista é em Santana do Livramento com 7ºC. Em Porto Alegre, as temperaturas devem ficar entre 11°C e 19°

Fábio Ostermann será lançado candidato à sucessão de Fortunati nesta quarta-feira

Ele é candidato do PSL, Partido Social Liberal.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/