Veja vídeo do assassínio do jovem Marlon Roldão no Salgado Filho

A Polícia Civil divulgou no final da tarde desta segunda-feira as imagens das câmeras de segurança do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, onde um jovem de 18 anos foi executado com mais de 20 tiros nessa manhã.


As imagens revelam que dois homens foram responsáveis pelos disparos que atingiram Marlon Roldão, que caiu morto às 11h12min no saguão do terminal 2. 

A polícia ainda está atrás dos dois assassinos, mas já sabe quem são.

O secretário da Segurança, Cezar Schirmer, que está no Rio, classificou o crime de "coisa sem precedentes".

O secretário terá que atuar de maneira "sem precedentes" para conter a escalada geométrica dos bandidos gaúchos. 

CLIQUE AQUI para ver o vídeo. 

Treme, Lula, treme

Treme, Lula, treme.

Líder da Lava Jato avisa: "Tem que prender os líderes"

Esta tarde, Curitiba, diktakt do procurador-chefe da Lava Jato, Deltan Dallagnol:

- É preciso prender os líderes do Petrolão.

Ele não listo ninguém, mas os sujeitos ocultos são Lula e Dilma Roussef.

Procuradores Federais desconstroem críticas à fala de Dallagnol

Leia a íntegra da nota da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR).

A ANPR vem a público repudiar a deturpação de alguns dos esclarecimentos prestados pelos Procuradores da República na Operação Lava Jato em entrevista coletiva concedida ontem, 14. Cumprindo legitimamente o dever e o direito de informar a população, a Força Tarefa Lava Jato tão somente apresentou a acusação contra o ex-Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, dentre outros, como o fez em já numerosas outras ocasiões, sempre nos momentos nodais dos processos, nos quais se impõe o esclarecimento à opinião pública.

É sob o olhar de seu povo que se constrói um país realmente democrático. E para isso a liberdade de imprensa, o amplo acesso às informações e o livre debate público são essenciais. Entretanto, nesse contexto, não se configura legítima qualquer manipulação ou deturpação de frases ditas no exercício do dever de esclarecimento à população. 

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

Marchezan Júnior diz que não é candidato das elites e vai para as vilas

Incomodado com as críticas de que é candidato das elites, o deputado Marchezan Júnior passou a frequentar vilas de Porto Alegre. O candidato do PMDB, Sebastião Melo, que anda nas vilas como quem anda em casa, desferiu críticas ao caráter elitista da campanha do tucano.

Ao programa La Urna, ele reagiu desta forma às acusações de que só recebe dinheiro de grandes empresários:

- Prefiro isto a receber dinheiro de secretários e CCs da prefeitura.

Foi uma alfinetada em Sebastião Melo, o campeão de votos.

No mesmo programa, Marchezan Júnior foi questionado sobre a vila Buraco Quente e ele disse que não conhecia, mas quando soube do que se tratava, respondeu com irritação:

- Não frequento boca de fumo.

Análise, Brazil Journal - As demissões no jornalismo brasileiro

O jornalista Geraldo Samor, editor do Brazil Journal, informa hoje que de 2012 até este mês, pelo menos 1.590 jornalistas perderam o emprego nas grandes redações, 180 só este ano, segundo um levantamento do Volt Data Lab, uma agência de jornalismo de dados.  O total de demitidos nas empresas de mídia (considerando outras funções) chega a 5.572 no período.

Leia a análise completa:

São números grandes para um mercado relativamente pequeno, em que os profissionais muitas vezes se conhecem.

O jornalista Sergio Spagnuolo, fundador do Volt, nota que existe uma completa falta de informações e banco de dados por parte dos sindicatos e federações do setor. Por isso, ele baseou sua contagem nas notícias de veículos especializados na cobertura da imprensa, como o Comunique-se, o Portal dos Jornalistas e o Portal Imprensa, que registram principalmente as demissões em massa e incluem jornalistas que trabalham como pessoas jurídicas.

O resultado pode ser considerado um piso das demissões ocorridas nas redações, pois só capta as dispensas que causaram mais repercussão.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Artigo, Fernando Schuller, Época - Nós que amamos tanto o estado

Reformar, privatizar, melhorar o ambiente de negócios. Em vários países, direita e esquerda se encarregaram dessa missão. No Brasil, direita e esquerda adoram o Estado. Qual a razão?

Mistério dos mistérios, no Brasil, é esse nosso amor pelo Estado. Dizem que tudo vem de nossas raízes portuguesas. Curioso pensar que o mais estatizante de nossos presidentes foi o mais alemão de todos, Ernesto Geisel. E quem mais caminhou na trilha inversa e buscou dar ao país uma racionalidade de mercado foi um Cardoso, filho e neto de generais. Brincadeira com sobrenomes. Tenho certa implicância com nossa mania de botar sempre a culpa na herança lusitana. Eles que nem bons vinhos nos ensinaram a fazer.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

TRF4 nega habeas para Okamoto

O desembargador João Pedro Gebran Neto, TRF4, Porto Alegre negou nesta segunda-feira o pedido da defesa de Paulo Okamotto para trancar liminarmente a denúncia da Lava Jato contra ele antes mesmo de o juiz Sérgio Moro analisar o caso.

Okamatto virará réu da Lava Jato, junto com Lula e Marisa, a qualquer momento.

Petrobrás vem aí com novos planos estratégico e de negócio

O Conselho de Administração da Petrobras apreciará o Plano Estratégico e Plano de Negócios e Gestão 2017-2021 em reunião nesta segunda-feira, 19/9. A Diretoria Executiva da Petrobras apresentará o detalhamento do plano nesta terça-feira, a partir das 10h.

A coletiva de imprensa será realizada no edifício-sede da companhia, no Centro do Rio de Janeiro, e transmitida ao vivo pelo site da Agência Petrobras (www.petrobras.com.br/agenciapetrobras). 

Veja vídeo do assassínio do jovem Marlon Roldão no Aeroporto Salgado Filho

A Polícia Civil divulgou no final da tarde desta segunda-feira as imagens das câmeras de segurança do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, onde um jovem de 18 anos foi executado com mais de 20 tiros nessa manhã.


As imagens revelam que dois homens foram responsáveis pelos disparos que atingiram Marlon Roldão, que caiu morto às 11h12min no saguão do terminal 2. 

CLIQUE AQUI para ver o video do assassinato.

Varões íntegros vão para os programas de Pont e Melo, diz Rosane Oliveira

A jornalista Rosane Oliveira informa na sua coluna de hoje de Zero Hora que Raul Pont, PT, e Sebastião Melo, PMDB, resolveram apostar em figuras respeitadas pela sua integridade ao abrir espaços nos seus programas eleitorais de TV.

Os exemplos da jornalista são os ex-governadores Olívio Dutra e Pedro Simon.

Rosane Oliveira não esclarece o que pensa sobre as participações de Dilma Roussef e Lula nos programas de Raul Pont. Dilma já esteve neles algumas vezes, mas agora, atendendo ordem da direção nacional, Pont terá que abrir espaço também para Lula.

Nova Press/Advertising já está nas bancas

A nova edição da revista Press e Advertising, do publisher Júlio Ribeiro, já está nas bancas. A capa da Press fala da imagem do jornalista em um mundo conectado. No caso da Advertising, a reportagem principal trata da luta dos publicitários paa reposicionar a própria marca.

Justiça Eleitoral não aceita reclamação de Di Lorenzo contra Marchezan Júnior

A Justiça Eleitoral não aceitou as reclamações do advogado Wambert Di Lorenzo contra o deputado Marchezan Júnior.

Di Lorenzo, que é candidato a vereador pelo PTB e foi candidato a prefeito pelos tucanos na eleição passada, não gostou de saber que empresários que tiveram ou continuam a ter ligações com o grupo Taurus, já doaram R$ 170 mil ao presidente estadual do PSDB.

Klein, presidente do BRDE, falará nesta quarta na Federasul

O presidente do BRDE, Odacir Klein, falará nesta quarta-feira no Tá na Mesa da Federasul. Antes, concederá coletiva. Klein será chamado a falar sobre a possível incorporação do Badesul por parte do BRDE.

67% dos leitores acham que Lula deve ser preso, mas 32% não querem saber disto

A enquete que é disponibilizada neste blog (veja aí ao lado), pergunta se Lula deve ou não ser preso. Eis as respostas parciais:

Sim, 67%
Não, 32%

A percentagem que falta não tem significação estatística.

Vá ali e vote.


Presidente do TSE diz que decisão que preservou os direitos políticos de Dilma "foi vergonhosa"

O ministro também admitiu que o PT poderá ser proscrito e que a chapa Dilma-Temer poderá ser cassada no ano que vem, levando a uma eleição indireta do novo presidente.

Gilmar Mendes voltou a criticar seu colega de toga, o ministro Ricardo Lewandowski, pela decisão durante o julgamento do impeachment de permitir o fatiamento da análise das penas pelo Senado, o que permitiu que Dilma Rousseff fosse cassada, mas mantivesse seus direitos políticos, o que poderia contraria o artigo 52 da Constituição, que determina a "perda do cargo, com inabilitação, por oito anos, para o exercício de função pública".

O ministro do STF, que também é presidente do TSE, foi duro no ataque ao colega:

- Considero essa decisão constrangedora, é verdadeiramente vergonhosa. Um presidente do Supremo (na época, Lewandowski) não deveria participar de manobras ou de conciliados. Portanto não é uma decisão dele. Cada um faz com sua biografia o que quiser, mas não deveria envolver o Supremo nesse tipo de prática.

Terrorista que feriu 29 em Nova Iorque é baleado e preso pelo FBI

Nova Iorque, via Whatsapp 

O terrorista americano de origem afegã Ahmad Khan Rahami, indicado como o terrorista que praticou o atentado que deixou 29 pessoas feridas no sábado em Nova Iorque (EUA), foi detido pelo FBI nesta segunda em Nova Jersey.

Ele trocou tiros com os agentes e foi baleado antes de ser preso. Suspeita-se também que ele seja o responsável por uma bomba deixada no local onde haveria uma corrida de rua em Nova Jersey. (

Ao trocar tiros com a polícia, Ahmad feriu dois agentes da lei, antes de ser baleado e imobilizado no meio da rua, ao lado de um estacionamento. 

Sérgio Moro falará nesta quarta em Novo Hamburgo

Dia 21, quarta-feira, 20h, o juiz Sérgio Moro falará no Teatro da Feevale, Novo Hamburgo.

Tiroteio causa terror, esta manhã, no Aeroporto Salgado Filho

Foram momentos de terror os que passaram passageiros do Aeroporto Salgado Filho, esta manhã, quando dois homens entraram no saguão do terminal do 2  e assassinaram um homem a tiros.

O morto é Marcos Roldão, 18 anos. Ele estava com a família e preparava-se para embarcar.

Depois da troca de tiros, durante a correria das pessoas que estavam no local, a dupla fugiu do local em um veículo em alta velocidade.

O policiamento só entrou em ação depois do tiroteio, mas os bandidos fugiram facilmente. 

Maioria dos eleitores de Porto Alegre, 59%, não tem ideologia alguma

Resultado de pesquisa do Instituto Pesquisas de Opinião, conforme noticia hoje a colunista Rosane Oliveira, Zero Hora:

Qual ideologia do eleitor de Porto Alegre

Não tem, 48,4%
Não sabe o que é isto, 10,6%
Esquerda, 14%
Centro-esquerda, 37,2%
Centro-direita, 7,5%
Direita, 14%

Em crise financeira, governadores cortam cargos e podem dispensar até servidores

Em crise financeira, governos estaduais começam a recorrer a uma medida austera: o corte de pessoal, diz o jornal O Globo de domingo em reportagem especial.

Leia tudo:

Depois das demissões de comissionados, governadores olham agora para celetistas de empresas públicas. O objetivo é cumprir o limite de gastos com pessoal (49% da receita) previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal. Com o caixa dos estados em gravíssima crise financeira, os governadores tiveram de enfrentar o problema da forma mais impopular possível: enxugar a folha de pagamento. 

Já sem margem para limar mais comissionados e com os indicadores da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) acima do limite permitido ou na zona de alerta, os governadores olham agora para funcionários celetistas de empresas públicas. O limite estabelecido na LRF para a proporção entre gastos com pessoal e receita é de 49%. O patamar prudencial é de 44,1%. Quando considerados os três poderes, o teto é de 60%.

Em 2015, no auge da crise fiscal, estados de Norte a Sul do país decidiram cortar a folha de comissionados. 

No Rio Grande do Sul, um dos que estão em maior penúria, o governo enxugou 645 desses cargos, ou 25%, entre 2014 e 2015. O Rio Grande do Norte pretende atingir a mesma marca. A redução só não foi maior para não afetar serviços essenciais, como saúde e educação, segundo o governo gaúcho.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Usaflex é agora da WSC

O Cade aprovou a venda de 67,2% da calçadista gaúcha Usaflex para a WSC Participações.

Tensão é grande em Nova Iorque. FBI teme novos atentados.

Nova Iorque, via WhatsApp

A CNN acaba de divulgar este comunicado do FBI, ao lado. As redes de TV transmitem em tempo real o estado de tensão em Nova Iorque.

As autoridades americanas emitiram alerta para capturar Ahmad Khan, procurado pelos atentados de ontem em Nova Iorque. Khan tem naturalidade americana, mas é de família do Afganistão.

A situação é muito tensa nos Estados Unidos, tudo depois da série de atentados de ontem em Nova Iorque, Nova Jersey e Minnesotta.

Temem-se novos atentados.

Dezenas de chefes de Estado estão em Nova Iorque para a abertura da Assembléia Geral da ONU.

O FBI emite alertas pelos celulares.

Greve dos bancários emplaca 14 dias

A greve dos bancários chega hoje ao seu 14o dia.

Justiça Federal levanta embargo sobre as usinas de Candiota

O embargo ao funcionamento das usinas térmicas a carvão de Candiota, RS, foi levantado por decisão da 9a. Vara Federal de Porto Alegre.

O Ibama tinha decidido embargar as operações das usinas.

Justiça confirma candidatura de Chiodo

Está cnfirmada a candidatura de Marcelo Chiodo a prefeito de Porto Alegre. Ele é candidato do PV. A decisão foi da juíza da 1a. Zona Eleitoral, Mara Lúcia Facchin.

Chiodo estava impedido de fazer campanha.

Senado quer acabar com efeito cascata no serviço público

Poderá ser votado esta semana na Comissão e Constituição e Justiça, o projeto da senadora Gleise Hoffmann que impede o efeito cascata em cima de reajustes concedidos a qualquer agente público.

Esta corrente do mal impede o aumento pretendido pelos ministros do STF.

Justiça Federal quer ir até o fim no caso das ameaças da CUT contra Moro

A Justiça Federal rejeitou o arquivamento da investigação sobre supostas ameaças ao juiz Sérgio Moro, da Operação Lava Jato, ditas publicamente pelo presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Vagner Freitas, durante manifestação na Avenida Paulista. “Nós vamos nos livrar do Moro”, disse Freitas, na ocasião, 18 de março. A informação é do jornalista Claudio Humberto no seu blog Diário do Poder, hoje.

Leia mais e CLIQUE AQUI para ver o video.

Sob argumento de que as palavras do sindicalista representam liberdade de expressão exercida em meio a paixões políticas, a Procuradoria decidiu dar um fim na apuração. Mas o juiz Ali Mazloum, da 7ª Vara Criminal Federal, não concordou com a medida e mandou enviar o caso para apreciação da Procuradoria-Geral da República, conforme prevê o artigo 28 do Código de Processo Penal.

Os ataques a Moro foram realizados pelo presidente da CUT em 18 de março. No palanque montado na Paulista também estavam o ex-presidente Lula e o prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT). Dias antes, Lula havia sido alvo da Operação Aletheia, desdobramento da Lava Jato que pegou o ex-presidente no grampo com a então presidente Dillma, ministros, políticos e com o próprio líder da CUT. “Um golpe, um juiz de toga, acha que pode substituir o voto”, disse Vagner Freitas. “Juiz é pra julgar, quem manda somos nós, que temos voto. Não podemos ter a ditadura do Poder Judiciário. Não podemos ter o que o Moro fez.” Em seguida. “Quero lhe dizer presidente Lula, que o Moro não grampeou o Lula e a Dilma, o Moro grampeou a democracia. O Moro grampeou o Estado de direito. O Moro grampeou o Brasil. E nós vamos nos livrar do Moro”. O evento foi filmado e postado no canal de vídeos do Youtube.


O juiz ressalta que ‘as palavras não foram pronunciadas por pessoa simplória ou parva, mas propagadas por uma liderança expressiva, presidente da maior entidade de representação sindical brasileira’

Schirmer busca luzes com o coronel Mendes

O secretário deve falar, hoje, com o seu colega do Rio, José Mariano Beltrame. 

O secretário da Segurança, Cezar Schirmer, aproveitou o feriadão para conversar com o coronel Paulo Mendes.

O coronel notabilizou-se no comando da Brigada.

Ele é juiz do Tribunal Militar.

O coronel nunca brincou em serviço.

Os traficantes do "ouro" da Petrobrás

A versão brasileira do jornal espanhol El País, conta hoje que a cada vez que caía a noite em Duque de Caxias, na região metropolitana do Rio, um caminhão-tanque, às vezes disfarçado de caminhão-pipa, atravessava uma estrada de terra para entrar em um sítio, com uma casa abandonada e sem mais testemunha que a de um caseiro que plantava alface. 

Leia toda a reportagem, que revela outra cara horripilante da desordem que havia na Petrobrás, onde o roubo e o furto eram coisa pra qualquer vagabundo:

Uma vez dentro, o motorista puxava uma mangueira preta escondida sob a vegetação, a encaixava num ponto de extração ilegal e abria a chave que trazia de um duto da Petrobras, a 1,5 quilômetro dali, milhares de litros de petróleo cru. A operação, contínua e supervisionada por homens armados com espingardas, constituía um enorme negócio para um grupo de milicianos e seu controle lhes custou a vida.

Entre os beneficiários desse esquema de roubo de óleo estavam Sérgio da Conceição de Almeida, o Berém do Pilar, pré-candidato a vereador pelo PSL e conhecido no seu bairro como “o cara que cuidava da segurança”, Denivaldo Meireles, segurança privado e com vínculos com a milícia, e Leandro da Silva Lopes, pré-candidato a vereador pelo PSDB e com duas passagens na polícia por suspeita de homicídio. Os três foram mortos por homens encapuzados com dezenas de tiros entre junho e julho deste ano, engordando a lista de políticos assassinados na Baixada Fluminense nos últimos meses. Com eles – tirando Denivaldo que não tinha filiação partidária –, são mais de uma dezena os políticos ou candidatos mortos na região, execuções que não necessariamente têm uma motivação eleitoral –há dois crimes passionais –, mas que evidenciam os perigosos e aceitos vínculos entre o crime e a política local.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

BRDE está de olho no espólio do Badesul

Caso os esforços do governo estadual não resultem em nada, o Badesul poderá ser absorvido pelo BRDE.

Paulo Feijó, o algoz do governo do PSDB no RS, é um dos maiores doadores de Marchezan Júnior

Uma das maiores surpresas da lista de doadores da campanha do tucano Marchezan Júnior, Porto Alegre, é o nome do ex-vice-governador Paulo Feijó, justamente o principal algoz do governo tucano de Yeda Crusius.

Paulo Feijó doou R$ 4 mil até agora para o candidato do PSDB.,

O doador de Marchezan Júnior provocou a maior crise política do governo do PSDB no RS e foi responsável direto pela deflagração da Operação Rodin, com a qual colaborou antes, durante e depois.

- Durante o governo Yeda Crusius, o deputado Marchezan Júnior, embora do PSDB, moveu surda campanha contra o seu próprio governo, mas nunca se soube de qualquer colaboração entre ele e Paulo Feijó.

Marchezan Júnior é o candidato preferido dos grandes empresários de Porto Alegre

Ao lado, o tucano defende a extinção da Justiça do Trabalho.

O editor vai publicar a lista de todos os doadores, mas as contribuições de outros empresários gaúchos aos demais candidatos são insignificantes. A maior parte toca suas campanhas com dinheiro do Fundo Partidário.

A lista de doadores do candidato tucano a prefeito de Porto Alegre, Marchezan Júnior, é quase toda integrada somente por alguns dos maiores PIBs do RS, o que demonstra que ele é o nome preferido dos empresários da Capital. Ao revelarem sua preferência, os empresários demonstram que querem ocupar espaço importante no debate político - o que é saudável para a saúde democrática do Brasil. 

Marchezan Júnior já recebeu R$ 1,2 milhão de pessoas físicas, o dobro do segundo colocado, Raul Pont.

A lista é puxada por doadores ligadíssimos ao grupo Gerdau, como Frederico Gerdau e sua mulher, Iara Johannpeter, cada um com R$ 100 mil. Richard, o filho de ambos, contribuiu com R$ 50 mil. Frederico é do Conselho de Administração da Gerdau.

A segunda tranche é integrada por Fernando José Soares Estima, membro do Conselho de Administração da Taurus (R$ 120 mil) e seu tio, Luís Fernando Estima, que até há pouco foi presidente do maior grupo fabricante de armas do Brasil (R$ 50 mil).

Também está na lista Bolívar Moura, ex-Ipiranga (R$ 40 mil) e Joseph Elbling, dono da Perto (R$ 10 mil).

Saiba quanto cada candidato a prefeito de Porto Alegre já arrecadou nesta campanha

Na campanha anterior, quando as empresas podiam doar, o prefeito eleito foi José Fortunati, que arrecadou R$ 6,2 milhões. A segunda colocada, Manuela D'Ávila, levou R$ 2,9 milhões. Na atual campanha, só pessoa física pode doar.

A apenas duas semanas das eleições, o candidato que mais conseguiu arrecadar até agora foi o tucano Marchezan Júnior, segundo dados que o editor buscou junto ao TSE. Ele conseguiu amealhar o dobro do total que Raul Pont, PT, e Sebastião melo, PMDB, conseguiram colocar nos cofres das suas campanhas.

Um dos candidatos, João Rodrigues, não registrou um só tostão de doação.

Acompanhe os números:

Marchezan Júnior, PSDB, R$ 1,2 milhão
Raul Pont, PT, R$ 610,4 mil
Sebastião Melo, PMDB, R$ 530,3 mil
Luciana Genro, Psol, R$ 321,9 mil
Maurício Dziedricki, PTB, R$ 273 mil
Fábio Ostermann, PSL, R$ 178,3 mil
Júlio Flores, PSTU, R$ 14 mil
João Rodrigues, zero
Marcelo Chioddo, PV, zero

Ladrões de carro assassinam mulher na frente do marido e da filha em Canoas

A jovem Andressa Reinaldo Ellwanger Friedrich, 25 anos, foi baleada na cabeça, na frente do marido e da filha pequena, na Travessa B, perto da estrada do Nazário, no bairro Olaria, Canoas, o maio município da região metropolitana depois de Porto Alegre. Canoas fica a 10 minutos da zona central da Capital 

A família foi atacada ao voltar do Acampamento Farroupilha no Parque Eduardo Gomes. Os bandidos exigiram o  Cobalt LTZ 1.8, de cor branca, por volta da 1h20min. As vítimas já estavam fora do carro quando o criminoso atirou contra a jovem.  O Cobalt, que havia sido levado no assalto, foi encontrado abandonado pela Brigada Militar no final da manhã de ontem.

Nomes de suspeitos de Esteio já estão sendo apurados. Um deles foi ouvido dizendo: “Bah, fizemos m..., demos um tiro na cabeça da mulher’’.

Candidato do PMDB é atacado a tiros em Campo Bom

O primeiro atentado desta campanha eleitoral gaúcha aconteceu neste domingo, quando o candidato a prefeito pelo PMDB do município de Campo Bom, Francisco dos Santos, 50 anos, foi atacado ao chegar na casa onde mora. O candidato foi surpreendido em seu carro por dois homens em uma moto. Encapuzados, eles atiraram na direção do candidato. Foram disparados vários tiros.

Apesar dos tiros, Santos não chegou a ser atingido.

Os criminosos fugiram.

Campo Bom fica na Grande Porto Alegre.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/