Senado aprova por ampla maioria a PEC do Teto dos Gastos Públicos

O Senado acaba (22h40min) de aprovar por 61 votos contra 14 a PEC do Teto dos Gastos Públicos. A PEC ainda irá a uma segunda votação, dia 13. Depois disso, caberá a promulgação por parte do presidente Michel Temer.

O Senado ignorou os criminosos protestos lulopetistas e comunistas desta noite.

O presidente Michel Temer deu nova demonstração de enorme força política e parlamentar.

Serra está em Cuba para homenagear o ditador cubano Fidel Castro

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, José Serra, postou a mensagem que está aí ao lado.

É do Tweeter do ministro.

Ele diz que viajou em missão oficial.

O curioso é que José Serra trata o tirano como presidente de Cuba, coisa que ele não era mais, já que o presidente era e é Raul Castro.

A homenagem do governo brasileiro é inteiramente dispensável, porque o tirano cubano só é importante para a esquerda de corte comunista, já que implantou e sustentou o comunismo na sua pequena ilha, submetendo seu povo a 50 anos de ditadura feroz, criminosa, sanguinária e atrasada.

Os amigos de Fidel Castro são todos inimigos do governo Temer e querem vê-lo no inferno.

José Serra foi presidente da UNE em 1963 e 1964, quando era da Ação Popular.

Senado e Câmara insistem com votações da PEC dos Gastos e das "10 Medidas"

Brasília, via WhatsApp

Senado
As 20h29, 17 senadores ainda estavam inscritos para falar, mas o senador Renan Calheiros avisou que votará a PEC do Teto dos Gastos de qualquer modo.

Câmara
O presidente Rodrigo Maia avisou que votará esta noite as "10 Medidas Anticorrupção". A proposta de anistia parece totalmente sepultada, mas emendas sobre criminalização de juízes e promotores tem enorme chance de passar. Outros pontos do relatório de Onyx Lorenzoni serão alterados.

Assembléia sepulta pedido de CPI da Segurança da OAB

O deputado Ronaldo Santini conseguiu enterrar a CPI da Segurança Pública proposta pela OAB do RS, já que foi aprovado por 44 contra um o seu requerimento para criação da Comissão Especial da Segurança Pública.

Sem poderes de investigação e de quebra de sigilos, a Comissão Especial serviu apenas para boicotar a CPI.

Lulopetistas e comunistas também usaram da violência na Assembléia do RS

Os lulopetistas e comunistas chegaram a quebrar vidros e forçaram a cortina de aço da entrada.


Fracassou a tentativa de invasão da Assembléia do RS, protagonizada esta tarde pelos manifestantes e ativistas lulopetistas e comunistas que se aboletaram na Praça da Matriz sob o comando da CUT e do Cpers, tudo  para protestar contra o pacote de modernização do governo estadual.

CUT e Cpers, braços sindicais do PT e do PCdoB, lideram setores corporativistas da vanguarda do atraso gaúcho. Eles jamais saíram às ruas para protestar contra a roubalheira do dinheiro público que levou líderes seus para a cadeia e submete a investigações e julgamentos dezenas de outros.

A foto ao lado mostra o momento em que os invasores tentaram forçar a entrada, sendo contidos pela guarda desarmada, mas que usou gás de gengibre para manter a ordem.

Os trabalhos do plenário, reunido para votar a proposta orçamentária do ano que vem, chegaram a ser interrompidos por poucos momentos.

A Mesa distribuiu senhas, 5 por parlamentar, portanto 275 senhas, mas os manifestantes e ativistas forçaram a entrada para ocupar as galerias e o próprio plenário.


Escumalha lulopetista e comunista usa da violência para parar votação da PEC do Teto dos Gastos

Como sempre, a escumalha petista e comunista usa da violência para impor pela força o que deseja, que é sempre o que mais pode prejudicar o conjunto da população.


Os baderneiros que CUT e UNE, braços do PT e do PCdoB, espalharam pela Esplanada dos Ministérios para impedir que o governo arrume as contas que seus patrões avacalharam, destruíram banheiros sanitários e lixeiras, além de apedrejar e apanhar da PM do Distrito Federal.

Eles tentam impedir a votação da PEC do Teto dos Gastos, em exame no Senado.

Jornalistas são hostilizados e um carro da imprensa foi virado e incendiado. As 19h23min, já eram cinco os carros incendiados pelos ativistas lulopetistas e comunistas. 

Ao contar o que faz a escumalha, um repórter da Globonews fala com a apresentadora no estúdio, escandalizado com o que considera ataques "ao povo desarmado". Leia a conversa:

Repórter - Aqui estão 12 mil manifestantes. É muita gente.
Apresentadora - 12 mil ? De onde saiu este número ? A PM fala em 5 mil.
Repórter - É o que transita entre os jornalistas que estão aqui.
Apresentadora - Mas qual é a fonte ?
Repórter - OK. Então vamos falar nos 5 mil de que fala a PM, mas não sei se isto é confiável.

CUT e UNE, mais seus assemelhados que representam o corporativismo mais exacerbado do serviço público, aproveitam o protesto para também atacar o governo Michel Temer.

Bovespa fecha em queda de 3%; Dólar sobe 0,33%

O Ibovespa fechou esta terça-feira em queda de 2,97%, a 60.986,52 pontos, após duas altas seguidas. Na véspera, a Bovespa havia subido 2,11%.

Com isso, a Bolsa acumula desvalorização de 6,07% no mês. No ano, porém, tem ganho acumulado de 40,68%.

Já o dólar comercial fechou em alta de 0,33%, cotado a R$ 3,396 na venda.

Apesar do avanço de hoje, a moeda norte-americana acumula queda de 0,52% na semana.

No mês, tem valorização de 6,45% e, no ano, baixa de 13,99%. Na véspera, o dólar havia caído 0,85%.

Oi inaugura nova loja no Praia de Belas Shopping

A Oi inaugura nesta quarta-feira a sua sétima loja própria no Estado. Será às 13h, no Praia de Belas Shopping, com a presença do Diretor Nacional de Varejo, Bernardo Winik.

Winik estará na capital gaúcha participando de um evento com toda a equipe da Regional Sul, para reforçar a estratégia de mercado da companhia para o final de ano e 2017.

A Oi é uma das empresas que mais investiu no Estado em 2016 com mais de R$ 216 milhões (21% acima de 2015) e conta com 5 milhões de clientes na telefonia movel, fixa, banda larga e TV.

Artigo, Túlio Milman, Zero Hora - Ligue os pontos

Presidente enfraquecido.
Governo enfraquecido. Estados enfraquecidos.
Congresso enfraquecido. Oposição enfraquecida.
Os ingredientes da insolvência política estão todos ai. O Brasil caminha na direção de mais uma tempestade perfeita.
Pouco se está fazendo para evitar o pior.
Não faltaram oportunidades.
O governo Temer está perto de um abismo. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.


Sérgio Moro dá mais 30 dias para avaliação das "tralhas" que Lula levou embora do Palácio do Planalto

Lula usa até cofre forte do Banco do Brasil e amrazéns do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo para acomodar as peças que ganhou quando foi presidente, algumas das quais não poderia ter levado para casa.

juiz federal Sergio Moro concedeu mais trinta dias para a Comissão Especial da Secretaria de Administração da Presidência da República avaliar as “tralhas” do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A decisão do magistrado acolhe pedido do secretário de Administração da Secretaria de Governo da Presidência da República, Antonio Carlos Paiva Futuro.


O prazo solicitado tem por objetivo “a conclusão dos trabalhos pela Comissão Especial destinada a averiguar quais objetos depositados pelo ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em cofre do Banco do Brasil devem ser incorporados ao Patrimônio da Presidência da República”.

É certo que Lula terá que devolver muita coisa.

Sem anistia ao caixa 2, Vaccari Neto vai contar o que sabe ao juiz Sérgio Moro

Se a anistia ao caixa 2 não passar na Câmara e no Senado, o ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, já decidiu que fará delação premiada.

Seria o primeiro hierarca petista a violar a Lei do Silêncio.

Acampados da Praça da Matriz não se comovem nem com os mortos da Chapecoense

Acampados desde que o governo Sartori anunciou seu pacote de modernização da administração estadual, líderes e ativistas dos setores corporativistas do setor público gaúcho não interromperam os protestos na Praça da Matriz para chorar pelos mortos da Chapecoense.

Não há minuto de silêncio, bandeira a meu pau, luto fechado ou gestos compungidos.

O próprio umbigo prevalece acima de tudo e de todos.

O ambiente mantido pela CUT, braço sindical do PT, mistura tribos de várias tendências comunistas, como as do Cpers, engrossados agora por lideranças e ativistas das estatais e órgãos estatais estaduais que serão extintos, fusionados, privatizados ou abduzidos.

Comoção e impasse levam "10 Medidas" para discussões intramuros dentro da Câmara

O clima de comoção causado pela tragédia ocorrida com os jogadores da Chapecoense, mas também a falta absoluta de qualquer tipo de consenso, levou o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, a postergar a discussão e votação do relatório do deputado Onyx Lorenzoni sobre as "10 Medidas Anticorrupção".

Neste momento, assessorias jurídicas de várias bancadas tentam construir um substitutivo para o Relatório Onyx.

Só depois da construção é que a sessão poderá reabrir.

Marcelo Calero vaza para a imprensa o grampo que aplicou traiçoeiramente no presidente da República

O ex-ministro da Cultura Marcelo Calero, antes de pedir demissão do cargo, o que ocorreu no último dia 18, gravou diálogos com autoridades do governo. Os áudios foram entregues por Calero à Polícia Federal, que repassou as gravações ao Supremo Tribunal Federal.

Marcelo Calero começou a fazer alguns áudios e começou com Michel Temer, que ele grampeou sem autorização alguma do interlocutor, no caso o presidente da República, que o nomeou para o cargo de confiança e que por ele foi traído miseravelmente

No diálogo abaixo, "M1" é Marcelo Calero e "M3", o presidente Michel Temer:

Marcelo Calero: Oi, presidente.
Michel Temer: Oba. Oi, Marcelo, tudo bem, Calero?
Marcelo Calero: Como vai o senhor, tudo bem?
Michel Temer: Bem, graças a Deus.
Marcelo Calero: Maravilha.
Michel Temer: Então...
Marcelo Calero: Eu fiz uma reflexão muito grande de ontem pra hoje e agradeço...
Michel Temer: Pois não...
Marcelo Calero: ... muito por o... por senhor ter insistido, mas eu realmente...
Michel Temer: ...Hum...
Marcelo Calero: ...quero pedir minha demissão e quero que o senhor aceite, por gentileza, porque eu não me vejo mais com... com condições e espaço de estar no governo.
Michel Temer: Interessante.
Marcelo Calero: É... então, assim...
Michel Temer: Tudo bem. Se você não... se é sua decisão, viu, o Calero, tem que respeitar. Ontem acho que até fui um pouco incoveniente, né? Insistindo muito pra você... pra você permanecer é.. confesso que não vejo razão pra isso mas você terá as suas razões.
Marcelo Calero: Sem dúvida.

CLIQUE AQUI para ler mais transcrições.

BRDE abre concurso para engenheiros, agrônomos e analistas de projetos

O BRDE abriu, hoje, concurso para analistas de projetos, engenharia, e agronomia para suas agências de Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre,.

A carga horária semanal é de 30 horas.

O salário inicial é de R$ 6,8 mil.

As inscrições irão do dia 30 até o dia 4 de janeiro.

CLIQUE AQUI para ler o edital completo e todas as demais informações, inclusive para inscrições.

Dólar sobe e já é cotado a R$ 3,41; Bovespa opera em queda de 1,5%

O dólar comercial subia e a Bovespa operava em queda nesta terça-feira por volta das 14h15.  dólar avançava 0,81%, a R$ 3,412 na venda.

No mesmo momento, o Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, caía 1,53%, a 61.894,93 pontos.

Investidores estavam atentos ao cenário político brasileiro.

Está marcada para hoje a sessão de votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita o crescimento dos gastos públicos em primeiro turno no Senado.

IBGE diz que 12 milhões de brasileiros já estão desempregados, o equivalente a três vezes a população inteira do Uruguai

12,042 milhões de brasileiros estão desempregados, conforme anúncio de hoje do IBGE. É o maior número da história do Brasil. O resultado significa que há mais 2,971 milhões de desempregados em relação a um ano antes, o equivalente a um aumento de 32,7%. 

A taxa de desemprego manteve-se no patamar recorde de 11,8% no trimestre até outubro, mesmo resultado registrado nos trimestres encerrados em agosto e setembro.

O país perdeu 1,323 milhão de vagas com carteira assinada no período de um ano.

A renda média real do trabalhador foi de R$ 2.025 no trimestre até outubro de 2016. O resultado representa queda de 1,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. 

Rio Grande do Sul pode ter regulamentação para drones

A regulamentação estadual para utilização de Veículo Aéreo Não Tripulado, conhecidos como Vant, está próxima de se confirmar. O Vant é um tipo de drone que não possui hélices e o seu objetivo de uso é puramente comercial, ou para pesquisas cientificas e experimentos.

Em uma ação articulada pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), por meio do Conselho de Assuntos Legislativos (CAL) e o Comitê da Indústria de Defesa e Segurança (Comdefesa), o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza, protocolou o Projeto de Lei 237/2016.

O texto informa as regras para o uso desses equipamentos, até que seja imposta uma regra federal.

Ladrões violentos assaltaram e roubaram passageiros de ônibus em Porto Alegre

Os bandidos, armados com revólveres calibre 38, ameaçaram "estourar a cabeça do motorista".

Três ladrões extremamente violentos assaltaram um ônibus da linha T4 na manhã desta terça-feira, no bairro Jardim Botânico, Porto Alegre.

Foi as 8h40min.

Eles roubaram tudo o que encontraram com os passageiros.

Os bandidos fugiram sem problema algum. 

Chacina em Pinhal Grande leva extrema violência de Porto Alegre para o interior do RS

Um agricultor, principal suspeito da chacina de Pinhal Grande, 4.552 habitantes, teria executado a enteada, Bianca Moraes de Salles, 16 anos, com um tiro na cabeça. Ela foi localizada parcialmente vestida, razão pela qual a Polícia Civil suspeita que ela possa ter sido abusada sexualmente.

O suspeito reside no centro de Pinhal Grande e aluga a terra de um produtor rural vizinho. Nessa propriedade, há um casa, onde o corpo de Bianca foi encontrado. Ela teria sido levada pelo padrasto ao local do crime nesta manhã, com a desculpa de que queria cuidar do gado. Depois de ter assassinado Bianca, o suspeito teria saído da casa e atirado contraAlex Cardoso, 17, que aguardava um ônibus em uma parada que fica do outro lado da estrada que passa em frente à propriedade. Alex é filho do proprietário da terra alugada pelo suspeito. Depois, ele seguiu pela estrada em um Uno de cor verde e encontrou o menino Iran Gonçalves dos Santos, 10, que caminhava em direção à escola. Ele também foi morto a tiros. 

Após, o suspeito teria retornado pela via e, ao passar pela propriedade de Afonso Gonçalves, 60, e vê-lo alimentando os animais, o atingiu com um tiro no pescoço. Ele é marido da prima-irmã do suspeito.

Temer vacila e PT continua mandando na Trensurb

Embora o presidente Francisco Horbe seja da confiança do novo governo, seus diretores são todos da era petista.

E dispostos a tudo, como se viu na greve política da semana passada.

O governo Temer não consegue sequer nomear a diretoria da Trensurb.


Artigo, Milton Pires - Evitem as ruas no dia 4

Pergunto honestamente: o que vai ser pedido no dia 4 ? O fim da corrupção ? A aprovação das 10 medidas que serão votadas hoje, dia 29 ?

Ninguém percebe que levar pessoas às ruas no dia 4 será fornecer à imprensa petista material para dizer que “é gente contra o governo Temer” ?

Existe um motivo, um só, para que milhões de brasileiros voltem a fazer o que fizeram em 2015: pedir a PRISÃO de LULA ! Somente a prisão do líder pode fornecer ao Presidente Fantasma, Michel Temer, o “corpo”, a “encarnação” que ele precisa para levar a Nação até as eleições de 2018 – o resto é munição para um Partido que tudo controla, que dispõe agora da queda de seis ministros de Temer, das gravações feitas por Calero, do processo no TSE e até do apoio de Hélio Bicudo (autor do pedido de impeachment de Dilma) ao pleito do PSOL, Partido que quer, de uma vez por todas, afastar o Presidente Fantasma.

Dia 4 de dezembro é uma oportunidade que a esquerda não vai perder para tudo confundir e para enfraquecer ainda mais o Governo Temer. Evitem as ruas se não for para pedir, imediatamente, a PRISÃO DE LULA. Com o Fantasma trataremos depois.Evitem as ruas.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Temer cancela indicação de Calero para presidir a Autoridade Pública Olímpica

O presidente Michel Temer cancelou a indicação do ex-ministro da Cultura Marcelo Calero para ocupar o cargo de presidente da Autoridade Pública Olímpica (APO). Calero havia sido escolhido para o posto em agosto, depois de já ter assumido a pasta da Cultura, mas teria que ter o nome aprovado pelo Congresso Nacional.

Conselhos de Ética da Câmara e do Senado não apuram nada

O Congresso caminha para encerrar 2016 sem apurar as condutas de nenhum de seus integrantes envolvidos na Lava Jato, apesar de 15 já terem sido denunciados pela Procuradoria-Geral da República.

Passadas as cassações de Delcídio do Amaral (ex-PT-MS) no Senado e de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) na Câmara, não há nenhum processo aberto relacionado à Lava Jato nas duas Casas.

É o que informa Felipe Batchold em reportragem para a Folha de S. Paulo. Leia mais:

Entre os deputados, o Conselho de Ética só se movimenta por três casos -duas declarações consideradas ofensivas e a polêmica das cusparadas da sessão do impeachment, com Jean Wyllys (PSOL-RJ).


Uma senadora -Gleisi Hoffmann (PT-PR)- e um deputado -Nelson Meurer (PP-PR)- já são até réus no Supremo Tribunal Federal em ações do escândalo da Petrobras.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Sul21 adere às assinaturas pagas

O site gaúcho Sul21, plenamente identificado com as causas do PT e PCdoB, mas de bom jornalismo, iniciou campanha para angariar assinaturas, sob alegação de que precisa de financiamento para prosseguir.

Durante os governos Tarso Genro, Lula e Dilma, o site contou com farta cobertura publicitária.

Sul21 alega com acerto que jornalismo sai caro, mas que jornalismo independente sai ainda mais caro. 

Eis a argumentação principal do site:


- Neste cenário, cresce de importância a existência de um jornalismo independente, democrático e crítico. Independente dos grandes grupos econômicos que acabam por subordinar a produção e circulação da informação aos seus interesses particulares.

Existem vários planos de assinaturas, contemplando serviços para computador e celular, com preços que variam de R$ 121,00 mensais a R$ 2.652,00 por ano.

www.sul21.com.br

CBF suspende final entre Grêmio e Atlético MG

A CBF emitiu uma nota na manhã desta terça-feira cancelando por tempo indeterminado a final da Copa do Brasil que seria disputada amanhã anoite na Arena, entre o Grêmio e o Atlético MG.

Mais cedo, os dois times já haviam se manifestado pela suspensão da partida.

A CBF não informou a nova data mas acredita-se que deverá acontecer na próxima semana.

O presidente Michel Temer declarou luto oficial por três dias no Brasil.

Ex-jogadores Mario Sérgio, Caio Jr e presidente da FCF estão entre os mortos na queda do avião da Chapecoense

A CBF adiou o jogo da final do Campeonato Brasileiro, amanhã, Porto Alegre, entre Grêmio e Atlético.

Os ex-jogadores e técnicos de futebol Mario Sérgio Pontes de Paiva e Caio Jr estão entre os mortos na queda do avião da Chapecoense que disputaria a final da Copa Sul Americana na Colômbia, contra o Atletico Nacional.

Mario Sérgio jogou na dupla Gre-Nal e foi campeão mundial pelo Grêmio em 1983. Caio Jr era o técnico da Chapecoense e foi formado pelo Grêmio.

Os ex-jogadores da dupla Josimar, Wiliam Thiego também morreram, assim como nomes conhecidos do futebol como Cleber Santana e Bruno Rangel.

O presidente da Federação Catarinense de Futebol, Delfim de Pádua Peixoto, também estava entre os mortos.

A Commebol suspendeu definitivamente a final da Copa Sul Americana e deverá dar o título de campeão as duas equipes.

O presidente Temer mandou a FAB ajudar nas buscas e remoções, como também decretou luto oficial de três dias.

Esse foi o maior desastre aéreo da história do futebol.

Somali que atropelou e esfaqueou em Ohio era um terrorista muçulmano

Embora a maior parte da mídia não diga, o terrorista que atropelou e esfaqueou alunos em Ohio, EUA, é um muçulmano somali, Abdul Ali Artan.

Artan foi abatido a tiros por um policial.

O País dos privilegiados servidores públicos

Aloizio Mercadante, ex-ministro de Lula e de Dilma, recebe R$ 15.400,00 mensais do Senado, bem menos do que os R$ 50 mil mensais do historiador Boris Fausto, ex-servidor da USP. 

Quem são os servidores públicos que ostentam supersalários e aposentadorias milionárias e custam ao País R$ 20 bilhões por ano

A reportagem a seguir é de Ary Filgueira, Igor Costa Gomes e Raul Montenegro para a revista Istoé.


A dentista Márcia Maria Brandão Couto, de 55 anos, leva uma vida confortável no Rio de Janeiro. Independentemente do que possa faturar com sua profissão, ela recebe dos cofres púbicos uma remuneração fixa de R$ 43 mil mensais, mesmo sem nunca ter trabalhado no governo. Trata-se de uma pensão a que tem direito simplesmente porque é filha de um desembargador, falecido em 1982. Como Márcia não se casou, ela passou a receber o pecúlio que era de seu pai. Não constituiu matrimônio apenas no papel. Na prática, a dentista comemorou núpcias com direito a véu e grinalda em uma festa na Urca para 200 pessoas. Ou seja, ela pode ter marido, viver na mesma casa que o companheiro e constituir família, desde que não registre a união em cartório. Como ela, encontram-se no Brasil outras 20 mil mulheres já identificadas pelo TCU, isso apenas no Judiciário, sem contar os casos em que a benesse favorece filhas e até neta de militares, que também têm direito a pensão vitalícia se não se casarem de papel passado. No caso de um militar que tenha uma filha em 2016, por exemplo, o País pode ter de pagar a ela esse benefício até 2091, caso ela viva 75 anos – a expectativa de vida média dos brasileiros.

CLIQUE AQUI para saber mais.

Justiça Federal manda bloquear bens da Odebrecht e OAS

A Justiça Federal em Curitiba determinou o bloqueio dos bens das empreiteiras Odebrecht e OAS, empresas investigadas na Operação Lava Jato. De acordo com a decisão, as construtoras deverão depositar mensalmente em juízo a quantia de 3% do faturamento, valor referente ao percentual de propina que teria sido cobrada em contratos da Petrobras.

O pedido de bloqueio foi solicitado pela Advocacia-Geral da União (AGU) para garantir o ressarcimento dos cofres públicos após decisão do Tribunal de Contas da União (TCU), que apontou superfaturamento de R$ 2,1 bilhões nas obras da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco.

A informação é da Agência Brasil.

Atividade varejista mostrou nova queda em outubro,

O movimento do comércio recuou 1,1% entre setembro e outubro, descontados os efeitos sazonais, conforme divulgado ontem pela Boa Vista SCPC. 

O resultado, que sucede estabilidade na margem, foi explicado pelo recuo de quatro dos cinco segmentos pesquisados, com destaque para a contração de 5,6% de outros artigos do varejo. Já o segmento de tecidos, vestuários e calçados ficou estável no período. 

Na comparação inter-anual, o varejo total caiu 6,6%, acumulando variação negativa de 5,3% nos últimos doze meses. Esses resultados, por sua vez, estão alinhados com o desempenho reportado pelos indicadores coincidentes já conhecidos, sugerindo nova queda do comércio varejista no período (dado a ser divulgado pelo IBGE no próximo dia 13). 

Hoje, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) divulgará o resultado da atividade do setor supermercadista de outubro.


Inflação do IGP-M registrou deflação invulgar no mês de novembro

O IGP-M registrou queda de 0,03% em novembro, de acordo com os dados divulgados há pouco pela FGV. 

O resultado ficou abaixo da estimativa do mercado, de alta de 0,06%. 

O resultado refletiu a maior deflação do IPA agropecuário, cujos preços passaram de um recuo de 0,79% em outubro para outro de 1,50% em novembro. No mesmo sentido, o IPA industrial desacelerou no período, ao passar de uma alta de 0,53% para outra de 0,38%. Em contrapartida, o IPC acelerou de 0,17% para 0,26%, diante da maior elevação em cinco de seus oito grupos. Por fim, o INCC manteve a mesma variação do mês passado, ao subir 0,17%. O IGP-DI mostrará deflação de 0,05% em novembro, em virtude da continuidade da queda dos preços agropecuários no atacado que, por sua vez, deverá favorecer o alívio da inflação de alimentos ao consumidor.

PR volta a ter deputado estadual no RS

O deputado Giovani Cherini mandou dizer ao editor, ontem a noite, que o PR voltou a ter deputado estadual no RS.

Trata-se do missionário Volney.

Fortunati sobre a nova lei do Uber:"O projeto é meu e eu vou promulgá-lo"

O prefeito José Fortunati já recebeu o projeto que legaliza o Uber em Porto Alegre, mas resolveu criar um grupo de trabalho para examinar as emendas aprovadas.

Ele quer promulgar a lei antes do final do seu mandato.

Sobre restrições que o novo prefeito teria colocado sobre o projeto, eis o que disse José Fortunati:

- Foi um debate que começou na minha gestão e eu vou promulgar a lei.

Fortunati já não suporta Marchezan Júnior

A paciência do prefeito José Fortunati com as diatribes diárias do seu sucessor, Marchezan Júnior, chegou ao fim.

É que encerrada a campanha, durante a qual virou saco de pancadas do tucano, o prefeito não entende como é que ele continua falando como oposição, enquanto seu Partido e sua coligação continuam mantendo secretários e 283 CCs no seu governo.

Nesta terça-feira, o prefeito publicou nota nos jornais para dizer que todos os descontos para pagamento antecipado do IPTU de 2017 foram suspensos a pedido de Marchezan Júnior, a quem caberá dizer como cobrará o imposto. Fortunati queria conceder 15% de desconto para quem pagasse o IPTU em dezembro.

PSOL pede impeachment de Temer. Rodrigo Maia avisou que vai tudo para a lata do lixo.

Os belos tipos faceiros do PSOL. 

Com a presença dos seus mais notórios deputados federais e da ex-candidata da legenda à presidência, Luciana Genro, que fez fiasco inédito nas eleições para a prefeitura de Porto Alegre, o PSOL protocolou nesta segunda-feira o pedido de impeachment do presidente Michel Temer. O ato ocorreu às 15h na Câmara dos Deputados, contando com a presença dos parlamentares e lideranças da sigla.

Luciana Genro, que graduou-se em Direito há pouco tempo, entregou também um parecer jurídico ao líder da bancada do PSOL, deputado Ivan Valente, recomendando a saída do ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha.

O pedido de impeachment de Temer tem como base as recentes denúncias do ex-ministro da Cultura Marcelo Calero, que acusa o presidente e o ministro Eliseu Padilha de o pressionarem para liberação de uma obra embargada pelo IPHAN em Salvador, atendendo a interesses pessoais do ex-ministro Geddel Vieira Lima.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, vai mandar o pedido para a lata do lixo.

Dia será de menos calor no RS

A nebulosidade abriu novamente o dia em Porto Alegre, mas ela diminuirá na capital e em todo o Rio Grande do Sul nesta terça-feira. O sol aparecerá entre nuvens no decorrer do dia na maioria das regiões. 

As marcas dos termômetros não serão altas como nos últimos dias no território gaúcho, mas o tempo continua agradável. Em Porto Alegre, a mínima prevista ficará em 16°C e não deverá ultrapassar os 27°C nesta terça.

Hélio Bicudo, o ex-petista que pediu o impeachment de Dilma, aderiu ao "Fora Temer"

O jurista Hélio Bicudo, que subscreveu o pedido original de impeachment contra Dilma Roussef, aderiu ao "Fora Temer".

Justiça determina que governo do RS libere informações sobre isenções fiscais

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul concedeu liminar, nesta segunda-feira, que exige que o governo do Estado forneça ao Ministério Público Estadual (MPE) a relação de sociedades empresariais agraciadas com benefícios fiscais e financeiros. A juíza Marilei Lacerda Menna definiu prazo de 20 dias para que o Piratini passe as informações. O Ministério Público ingressou, nesta segunda-feira, com ação civil pública contra o Estado alegando falta de transparência.

O TCE e o MP junto ao TCE reclamam desde o governo anterior que existe boicotes de informações por parte da secretaria da Fazenda, mas durante o goerno Tarso nada foi intentando em juízo.

 Atualmente, só o valor bruto que deixa de ingressar no caixa único é informado através de relatórios no site da Secretaria da Fazenda. 

O governo estadual vai recorrer.

Servidores do Executivo do RS receberão salários parcelados pelo décimo mês seguido

A primeira rodada de cálculos para pagamento da Folha de Pessoal dos servidores do Executivo do RS é de que serão depositados R$ 1,1 mil por cabeça no dia 30.

Se entrar todo o dinheiro da antecipação do crédito presumido que a GM deveria pagar apenas em 2017, o valor poderá subir para R$ 2 mil.

Este é o décimo parcelamento seguido dos salários dos servidores do Executivo.

Os servidores mais bem pagos do Judiciário, Legislativo, TCE e Ministério Público, continuarão recebendo rigorosamente em dia.

Quase todo o time da Chapecoense morreu no acidente aéreo de ontem a noite na Colômbia

A Conmebol já anunciou a suspensão das finais da Copa Sul-Americana, marcada para esta quarta, entre a equipe catarinense e o Atlético Nacional, da Colômbia. O jogo de volta ocorreria no dia 7 de dezembro, em Curitiba. 

Quase todo o time da Chapecoense morreu ontem a noite na queda do avião que levava a delegação catarinense a Medellín. A aeronave matrícula TT2933 da empresa aérea boliviana LaMia transportava 81 pessoas no seu vôo charter e saiu dos radares por volta das 22h15min, horário local. O avião estavam 81 pessoas, 72 passageiros e nove tripulantes. No total, foram 25 mortos. Entre os sobreviventes estão uma comissária de bordo e três jogadores: os goleiros Danilo e Jackson Follmann e o camisa 10 Alan Ruschel. 

O avião caiu na noite dessa segunda-feira, no Noroeste da Colômbia. 

As primeiras informações são de que houve uma pane elétrica e o pouso aconteceu a cinco minutos do aeroporto José Maria Cordova. A aeronave desapareceu dos radares próximo a Cerro Gordo de La Unión Antioquia.

CLIQUE AQUI para examinar a lista dos passageiros.

PSD pede pressa no julgamento do deputado Mário Jardel

O PSD mandou avisar ao editor que não põe panos quentes na situação do deputado estadual gaúcho Mário Jardel.

E pediu à Assembléia que conclua de uma vez o julgamento do pedido de impeachment protocolado contra o parlamentar.

Há um ano os deputados estaduais tentam cassar Mário Jardel.