Restaurante Aquavit, Porto Alegre, assaltado em plena tarde de sábado

O restaurante atacado por bandido na tarde deste sábado em Porto Alegre foi o Aquavit, na Rua da República. O proprietário foi baleado na barriga. Ele foi atendido ainda no local pela Samu e se encontrava, às 21h15min, em estado regular. 

O assaltante também foi atingido, de raspão, na cabeça e na perna e encaminhado ao mesmo hospital.

A ocorrência foi registrada sábado á tarde.

Justiça Eleitoral cancela discurso de Marchezan Júnior na cerimônia de diplomação dos novos prefeitos do RS

Amigões, bonitões, simpáticos, musculosos e solteirões, Eduardo Leite (prefeito de Pelotas) e Marchezan Júnior, são agora os dois mais importantes líderes do PSDB no RS.

O abrupto cancelamento do discurso que o prefeito eleito Marchezan Júnior faria na cerimônia de diplomação dos novos prefeitos gaúchos, quinta-feira, não foi bem explicado pelo tucano e nem pela Justiça Eleitoral.

Aliados de Marchezan Júnior acham que a mudança da agenda tem a ver com o voto dele na Câmara, quando esteve em exame a proposta das "10 Medidas Anticorrupção", desfigurada pela maioria e que produziu enorme mal estar em juízes, promotores e procuradores. O monstrengo acabou virando "10 Medidas de Proteção aos Corruptos" e recebeu o voto do novo prefeito de Porto Alegre.

Defendendo seu voto, eis o que disse Marchezan Júnior:

- Na verdade, criou-se uma grande polêmica em torno dessa proposta. Acredito que muitos parlamentares votaram por convicção de que de fato as sanções a integrantes da magistratura e do MP precisam ser mais duras.

Ele admitiu que boa parte dos deputados votou para retaliar juízes e procuradores.

O editor tem o áudio dessas declarações do novo prefeito.

Saiba como Lula fez opulentas viagens e enriqueceu nos negócios que fez para a Odebrecht na África

Segundo a Lava Jato, Lula ia a Angola com avião à disposição.

É o que contam os repórteres Wálter Nunes e Felipe Bachtold na Folha de S. Paulo de hoje. Leia tudo:

Alvos de uma das ações penais contra o ex-­presidente Luiz Inácio Lula da Silva, as viagens do petista a Angola a convite da empreiteira Odebrecht tiveram prerrogativas como um avião colocado à disposição do governo local, visitas a obras de interesses da construtora e uma discussão sobre financiamento do BNDES a projetos locais.

Mesmo anos após deixar a Presidência, o "tratamento protocolar" oferecido a ele erade "chefe de Estado".

Os relatos constam em documentos sigilosos do Itamaraty, obtidos pela Folha, feitospor diplomatas que acompanharam as duas visitas.

Lula esteve no país em 2011 e 2014, a convite da empreiteira —em ambas com Emílio Odebrecht, patriarca do grupo e prestes a se tornar delator da Operação Lava Jato.

Na ação penal, que corre no Distrito Federal, o Ministério Público Federal acusa Lula de servir como "garoto ­propaganda" da empreiteira nas viagens, pelas quais recebeu o equivalente a R$ 800 mil.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Artigo, Hélio Schwartsman, Folha - Leibnitz, Voltaire e a crise

O autor retoma uma das teses mais controversas de Leibnitz, a do otimismo exagerado, como também comenta de que modo Voltaire feriu o filósofo com seu brilhante "Cândido e o Otimismo", tudo para chegar ao Brasil de hoje.

(...) Não é preciso ser um dr. Pangloss para encontrar lances positivos no meio da crise. Um bom exemplo é a constatação de que foi a troca de escaramuças entre Legislativo e Judiciário que permitiu que o Senado finalmente aprovasse um projeto de lei que limita os supersalários de servidores, mais comuns no Judiciário do que nos outros Poderes. 

O texto segue para a Câmara. Em circunstâncias normais, prevaleceria o acordo tácito do "não mexa nos meus privilégios que eu não mexo nos seus". 

Há males que vem para bem.

CLIQUE AQUI para ler todo o artigo. 

Lula vai apoiar Joaquim Barbosa ?

O jornalista Elio Gaspari conta hoje que o candidato de Lua em 2018 será Joaquim Barbosa. Ele fará campanha desde a prisão ou do exílio.

Ex-presidente da CEEE diz que RBS quer área da sede da estatal para a Maiojama

O ex-presidente da CEEE no governo tarso Genro, denunciou neste domingo que o grupo RBS tem interesse nas áreas de terra que a estatal ocupa na avenida Ipiranga, Porto Alegre.

E também estaria de olho na área do Jardim Botânico.

O olho grande visaria beneficiar a Maiojama, que é da RBS.

Gerson Carrion não apresentou provas.

Mãe de Todas as Delações está pronta para exame do STF

Emílio e o filho Marcelo, sentados, delataram Lula, Dilma e Temer.


Os procuradores da Lava Jato terminaram de ouvir todos os executivos e ex-executivos da Odebrecht que assinaram acordo de delação premiada. O material vai ser encaminhado ao Supremo na segunda-feira, um dia antes do recesso dos ministros.

Só o ministro Teori Zavaski, relator da Lava Jato no Supremo, assessores e juízes da equipe dele terão acesso.

Os procuradores colheram mais de 800 depoimentos dos executivos e ex-executivos. O trabalho foi concluído na madrugada deste sábado.

Tudo foi gravado em vídeo.  Teori vai analisar tudo na volta do recesso, em fevereiro. Teori, dada a exiguidade de tempo, vai tentar que juízes auxiliares, durante o mês de janeiro, analisem e cataloguem tudo e, principalmente, ouçam os 77 executivos e ex-executivos da Odebrecht, na presença dos advogados, e sem a participação dos procuradores, para que os eles confirmem se falaram por livre e espontânea vontade. 


Há muita expectativa no meio político, porque essas delações envolvem no esquema a maior quantidade de parlamentares desdo o iníco da Lava Jato, além de envolverem diretamente Lula, Dilma e o próprio Temer,

CEEE poderá ser entregue para a Eletrobrás

Caso a Assembléia aprove a venda da CEEE na semana que vem, a empresa poderá ser entregue para a Eletrobrás, tudo em troca da dívida do Estado com a União.

A Eletrobrás já detém, 32,5% do capital da estatal gaúcha.

Preso como corrupto, Zé Dirceu conclama o povo para derrubar o governo Temer

Preso em Curitiba como condenado por crimes cometidos como ladrão do dinheiro público, o ex-ministro de Lula, Zé Dirceu, divulgou carta que enviou ao escritor fernando Morais para pedir que o povo vai para as ruas e derrube o governo Temer.

Como se sabe, o povo foi para as ruas para enfiar Zé Dirceu na cadeia, continua indo para as ruas para pedir a prisão de Lula e não pede a cabeça de Temer.

"É hora de ação, de pressão, de ir às ruas, de exigir, liderar e apontar rumos. É agora ou nunca. Sem conciliações e acordos, é hora de um programa de mudanças radicais, na política e na economia", disse o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, em carta ao escritor Fernando Morais. Dirceu, que está preso em Curitiba, apontou ainda um de seus alvos: a Globo, apontada por Morais como "inimiga do Brasil e dos brasileiros".

Depois de elogiar o regime comunista cubano, onde foi apreender guerrilha, escreveu Zé Dirceu:

- Temos ainda 20 longos anos de luta pela frente. Até a vitória, sempre. Delenda Rede Globo.

CLIQUE AQUI para ler a carta.

Conceição, Porto Alegre, suspende emergência até o final do ano

A emergência do Hospital Conceição, Porto Alegre,  está sob restrição máxima desde ontem, sábado, devido à limpeza dos dutos do ar-condicionado do setor. Somente casos de extremo risco encaminhados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) serão atendidos na unidade.


A restrição irá até 31 de dezembro.

Veja, aqui, o testemunho devastador do zelador do tríplex de Lula

CLIQUE AQUI para ver todas as cenas e todos os áudios, além da reportagem.

Na Lava Jato no Paraná, a Justiça Federal ouviu as últimas testemunhas de acusação no processo em que o ex-presidente Lula é acusado de receber propina por meio de um apartamento triplex em Guarujá. Durante a audiência, o antigo zelador do prédio onde fica o triplex se irritou com as perguntas dos advogados de Lula.

O JN de ontem a noite mostrou as cenas do depoimento, que foi devatador para os advogados de Lula.

José Afonso Pinheiro Neto disse que foi demitido do cargo de zelador depois que passou a colaborar com os investigadores da Lava Jato.  Durante o interrogatório, os advogados de Lula quiseram conhecer os motivos que levaram José Afonso a entrar para a política e também perguntaram sobre o nome escolhido por ele para participar das eleições: Afonso, Zelador do Triplex. Neste momento, a testemunha perdeu a calma:

José Afonso: Você não sabe o que que é uma pessoa tá desempregada, passando por uma dificuldade terrível, entendeu?  O desemprego tá altíssimo por causa de que eu fui envolvido numa situação que eu não tenho culpa nenhuma. Eu perdi o meu emprego, eu perdi a minha moradia, aí você vem querer me acusar, falar alguma coisa contra mim? O que você faria nessa situação, como você sustentaria sua família?
Advogado: Não seu José Afonso, eu não estou acusando o senhor.
José Afonso: Você nunca passou por isso, quem é você para falar alguma coisa contra mim? Posso falar o que vocês são? Vocês são um bando de lixo! Lixo!

O juiz Sérgio Moro desligou o microfone da testemunha e interferiu: “Seu José Afonso, por gentileza, vamos se acalmar aqui. Não é o momento de ofender ninguém, eu peço parao senhor se acalmar, certo?”


No final da audiência, o juiz pediu desculpas a José Afonso: “

Justiça cassa por quatro anos os direitos políticos de Lindbergh Farias

O senador Lindbergh Farias (PT-RJ), cujo apelido nas planilhas de propinas da Odebrecht é Lindinho, teve seus direitos políticos cassados por quatro anos por decisão da 5.ª Vara Cível de Nova Iguaçu e Mesquita, na Baixada Fluminense. Ele foi condenado por ter permitido o uso promocional de sua imagem, em dezembro de 2007 e no primeiro semestre de 2008, quando ocupava o cargo de prefeito de Nova Iguaçu. Na época, Lindbergh distribuiu caixas de leite e cadernetas de controle de distribuição com o logotipo criado para o seu governo impresso no material. Cabe recurso à decisão.

Além de suspender os direitos políticos, a sentença da juíza Nathalia Calil Miguel Magluta estabelece que o senador pague multa no valor de R$ 480 mil. 

Padilha poderá sair da Casa Civil no início do ano

O jornal Correio do Povo deste domingo diz que Eliseu Padilha poderá mesmo sair da Casa Civil, o que aconteceria na virada do ano ou em fevereiro.

Duda fez - e continua fazendo

A edição da revista Veja desta que já circula, mostra como o marqueteiro Duda Mendonça, embora escaldado pelo escândalo do mensalão, recebeu dinheiro sujo por seus serviços prestados à campanha do presidente da Fiesp, Paulo Skaf, ao governo de São Paulo em 2014. Duda continua fazendo sujeira. Se tivesse sido preso no Mensalão, talvez parasse.No mensalão, em 2005, o marqueteiro admitiu o recebimento de 10,5 milhões de reais em uma conta secreta nas Bahamas.

Executivos da Odebrecht revelaram em delação premiada assinada com a Operação Lava Jato que parte dos R$ 6 milhões injetados pela empreiteira na campanha de Skaf a pedido do então vice-presidente Michel Temer, foram destinados a Mendonça em uma conta no exterior. 

Denunciado pelos crimes de lavagem de dinheiro e evasão de divisas, acabou absolvido pelo Supremo Tribunal Federal no julgamento do mensalão. 

No Petrolão, depois de ver o pupilo João Santana passar seis meses preso por receber dinheiro da Odebrecht fora do país, Duda Mendonça já sinalizou ao Ministério Público que quer contribuir com as investigações para reduzir eventual pena.

Skaf tirou nota dizendo que nunca pediu ou usou dinheiro sujo.

Comando da Caixa Federal no RS continua sob mando do PT

A maioria dos cargos de livre nomeação das direções de estatais federais do RS continuam nas mãos de pessoal indicado pelo PT.

São raros os exemplos de mudanças completas, como aconteceu no Grupo Hospitalar Conceição.

Até quando a nomenklatura cai, como foi o caso da Trensurb, o governo Temer prefere usar substitutos provisórios.

Na maioria dos casos, os petistas continuam mandando.

O caso mais escrachado é o da Caixa Federal. Ruben Danilo é superintendente desde o governo Lula.

Poderá chover neste domingo no RS

Porto Alegre, 7h50min, 26 graus

Porto Alegre abriu o domingo com céu azul e céu claro. Os termômetros poderão chegar a marcar 33ºC. O sol chega a aparecer entre nuvens na maioria das regiões do Estado, mas áreas de instabilidade se formam sobre o RS devido à massa de ar quente e úmido. Com isso, chove na grande parte do Estado.


A precipitação pode ocorrer pela manhã em algumas cidades, mas vai ser entre a tarde e a noite que a instabilidade deve aumentar.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/