Memória - Inveja e ciúme na visão de Raul Randon

Logo no início da década de 1970, quando a Randon ainda disputava mercado com a Rodoviária, Caxias do Sul, indústria que depois comprou, o editor visitou seu Raul na fábrica onde tudo começou. Ele estava aboletado num, acanhado escritório, aboletado no alto de uma escada circular de madeira.
A idéia da revista para a qual eu trabalhava, Exame, era produzir uma reportagem de capa.
Quase ao final da primeira de três longas entrevistas, perguntei ao seu Raul:
- Qualé a diferença entre os industriais de Caxias e de Porto Alegre, porque estes não deram certo ?
Ele foi direto ao ponto:
- Uma das diferenças é que em Caxias somos movidos à inveja que constrói, enquanto que em Porto Alegre o que move tudo é o ciúme que mata.

5 comentários:

Unknown disse...

Bingo!!!

Anônimo disse...

MENTIRA DESLAVADA.
1o) A RANDON ADQUIRIU ANOS ATRÁS MATÉRIA-PRIMA PARA O PERÍODO DE 1 ANO E NO DIA SEGUINTE PEDIU CONCORDATA ACABANDO COM MUITOS FORNECEDORES.

2o) EM CAXIAS DO SUL NÃO É A INVEJA QUE CONSTRÓI, MAS SIM, O ROUBO DE IDEIAS E INOVAÇÃO DAS PESSOAS DE BEM. MUITAS FAMILIAS/EMPRESAS FORAM DESTRUÍDAS POR TEREM SIDO ROUBADAS OU PASSADAS PARA TRÁS. POUCOS PRESTADORES DE SERVIÇO DA CAPITAL AINDA ATENDEM CAXIAS DO SUL DEVIDO À DESLEALDADE QUE OCORRE NOS NEGÓCIOS.

COMO TRABALHO EM POA E CX SEI MUITO BEM COMO TUDO OCORRE.

ALÉM DISTO, MUITO DO CRESCIMENTO DA EMPRESA FOI O ALINHAMENTO COM OS GOVERNOS (QUAISQUER) TIPO O QUE FIZERAM A GERDAU E MARCOPOLO.

Anônimo disse...

Falou e disse gringo conterrâneo amigo do meu pai. Tem aquela parábola;três empresários se reúnem para montar uma empresa; um paulista, um carioca e um gaúcho. O carioca pergunta;- quanto vou ganhar? O paulista diz; - quanto vamos faturar? e o gaúcho ataca; - quanto vocês levam nesta empresa. Precisa dizer mais?
Os caxienses e demais da serra tem uma visão paulista e brasileira enquanto que em POA e arredores é o sumidouro da vanguarda do atraso e de que são os melhores os maiores do mundo.
Va bene?
Joel

Anônimo disse...

Concordo com o empresário RANDON, no que toca à inveja e o ciúme . Definiu bem as diferenças. A INVEJA é positiva , na maioria das vezes; já o CIÚME é destrutivo.!!!

L.A.Carniel disse...

Tens o link da entrevista completa?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/