Artigo, José Nêumanne, Estadão - Um herói sem caráter nenhum

Líder sindical que vendia greves, informante da ditadura que combatia e político paparicado.

Quando alguém pede um autógrafo num exemplar de meu livro O que Sei de Lula (Topbooks, Rio de Janeiro, 2011), minha definição favorita para o protagonista que perfilei em suas 522 páginas é “Macunaíma de palanques e palácios”. É necessária, contudo, uma pequena inversão na frase com que Mário de Andrade definiu magistralmente seu personagem-símbolo da brasilidade, “um herói sem nenhum caráter”. Lula talvez mereça uma definição com uma troca de lugar do pronome indefinido na frase: “um herói sem caráter nenhum”.

Conheci-o em 1975, quando acompanhei sua ascensão à condição de maior dirigente sindical da História ao preparar, negociar e dirigir as greves que ajudaram a extinguir a longa noite da ditadura tecnocrático-militar. Quase meio século depois, contudo, o empreiteiro Norberto Odebrecht, herdeiro e herdado da construtora encalacrada na corrupção da Lava Jato, contou que lhe pagou propinas para evitar greves. Ou seja, o maior líder operário teria sido também o maior “traíra” da história do movimento obreiro, tendo chegado ao ponto de tirar proveito pessoal de sua condição de condutor de massas.

CLIQUE aqui para ler todo texto.

16 comentários:

Anônimo disse...

Brasileiro é muito distraído!
Quem conheceu Lula e usava ao menos 2 neurônios, nunca foi enganado por ele. Ele usou e foi usado no poder. Lá não havia engano, todos sabiam.

Anônimo disse...

Bingo. ! O jornalista Neumanne acertou na mosca , Lula é o herói sem caráter nenhum.!!!

Anônimo disse...

Sr Polibio Braga:


Diz a "lenda urbana" que após a morte de Wlademir Herzog no Doi Cod,houve uma reunião comandada pelo gen Golberi do Couto e Silva e lideranças políticas e religiosas,onde se procurava uma liderança popular para barrar Leonel Brizola,os milicos não queriam Brizola.Cada um foi para suas bases e expôs o problema.O Bispo De Sto André tinha um padre, irmão de um metalúrgico,ainda não era líder,era candidato a diretoria do sindicato dos metalúrgicos de São Bernardo Do Campo,o resto está aí.....é pura História.
O "circo" montado na Vila Euclides foi o cavalo de Troia para as esquerdas,que o diga o coronel Erasmo Dias

Saudações

Anônimo disse...

Lula é condenado por lavagem de dinheiro que não lhe foi dado, diz jurista:

Um dos maiores processualistas do Brasil, Afrânio Silva Jardim, faz análise da sentença de Moro e questiona decisão que condenou Lula

13/07/2017 - RBA

São Paulo – Em sua página no Facebook, o jurista Afrânio Silva Jardim, livre-docente em processo penal pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e tido como um dos maiores processualistas do Brasil, fez uma análise a respeito da condenação do ex-presidente Lula pelo juiz Sergio Moro, com base em sua sentença.

Ele destaca que no texto da sentença, considerada "excessivamente longa", Moro "se utiliza de inúmeras laudas" para "'se defender' das alegações de ilegalidades e abusos processuais feitas por alguns dos réus". O jurista observa ainda que a "extensa denúncia do Ministério Público Federal carecia de boa técnica e mais parecia razões ou alegações finais, tornando difícil ao leitor ter clareza de quais imputações eram efetivamente feitas aos vários réus".

Em maio, o jurista já havia demonstrado sua indignação com a condução do depoimento de Lula por Sergio Moro. Ele pediu publicamente que um artigo do magistrado, publicado em livro que o homenageia, fosse retirado da obra.

Silva Jardim analisa a questão da propriedade do apartamento no Guarujá, que seria a base para Moro condenar Lula. "Vamos primeiramente à controvérsia relativa ao apartamento tríplex. Diz a acusação e o reconhece a sentença que o apartamento é do ex-presidente Lula e de sua falecida esposa, Dona Marisa. Isto não está provado e nada nos autos autoriza dizer que o réu Lula e sua esposa tiveram sequer a posse direta ou indireta do apartamento tríplex. Proprietário não é, pois, no direito brasileiro, só é proprietário quem tem a escritura pública registrada junto à matrícula do imóvel no RGI", argumenta.

"A toda evidência, visitas ao imóvel, solicitações de realização de obras nele, vontade de adquiri-lo, manifestada através de e-mails, reserva do bem para futura aquisição, manifestação verbal do real proprietário de destinar o imóvel a determinada pessoa, nada disso transfere uma propriedade imobiliária", explica o jurista, lembrando ainda que a OAS, como proprietária da unidade residencial, "teria dado o referido imóvel em garantia real de dívidas que contraiu no sistema financeiro".

"Como caracterizar lavagem de dinheiro sem dinheiro? O réu Lula não recebeu 'propina' e com ela comprou o imóvel, colocando-o, dissimuladamente, em nome de terceiro. No caso, o imóvel é da OAS e continua em nome da OAS. Note-se que a OAS terá até embargos de terceiros, diante do confisco determinado pela sentença", diz Silva Jardim. "Por derradeiro, não há nenhuma prova de que o ex-presidente Lula tenha sido autor, coautor ou partícipe dos contratos lesivos à Petrobrás ou das ilicitudes realizadas nas respectivas concorrências."

Em sua análise, o processualista conclui: "Lula foi condenado por receber o que não recebeu e por lavagem de dinheiro que não lhe foi dado ... Vale dizer, não teve o seu patrimônio acrescido sequer de um centavo !!! Não recebeu nenhum benefício patrimonial e por isso não tinha mesmo o que 'lavar'...".

Mordaz disse...

Tal qual Temer e os PMDBistas.

Anônimo disse...

REINALDO AZEVEDO: MORO CONDENOU LULA SEM PROVAS:

"O juiz condenou Lula com base nas delações e no chamado conjunto das circunstâncias. Inexiste um documento que ateste que o apartamento pertence ao ex-presidente. Ao contrário: os que há atestam não pertencer", afirma o jornalista, que diz ainda que o juiz Sergio Moro "se atrapalha bastante ao explicar por que não mandou prender Lula".

13 DE JULHO DE 2017

247 - O blogueiro Reinaldo Azevedo, ex-Veja, afirma que o juiz Sergio Moro condenou o ex-presidente Lula sem provas no caso do triplex do Guarujá.

"O juiz condenou Lula com base nas delações e no chamado conjunto das circunstâncias. Inexiste um documento que ateste que o apartamento pertence ao ex-presidente. Ao contrário: os que há atestam não pertencer", diz ele.

Ele diz ainda que Moro, na sentença, "se atrapalha bastante ao explicar por que não mandou prender Lula"

PS: Em entrevistas em rádios e Tvs os defensores da condenação de lula citam prova, entre eles membros do MPf sector República de Curitiba falam que existem provas, quando perguntados para citar algumas "gaguejam" e falam nas delações, em fotos, em visitas ao triplex, o testemunho do porteiro... Ou seja, vão criar vergonha na cara.

Anônimo disse...

A foto no livro do Tuma JR, diz tudo, o Lula sendo preso sentado no banco traseiro, fumando um cigarro e dois agentes na frente.Ele sem algemas fumando, nem no camburão colocaram, tava na cara que éra X-9.

Anônimo disse...

ALGUM POLÍTICO TEM CARÁTER?
O JUDICIÁRIO TEM?

Façanha, o advogado do povo disse...

Caros babacas, o Lula está lutando uma luta de vida ou morte com os SIONISTAS, desde que, quando Presidente, optou por estreitar laços com os árabes.

Anônimo disse...

Está provado, o LULA além de ladrão é burro!!! A prova está aqui no blog, lotado de "juristas respeitabilíssimos, conhecidíssimos", expondo TODOS OS
DIAS e LONGAMENTE, argumentos "sólidos" que comprovam e convencem QUASE TODOS sobre a inocência do Lula! E estes "grandes profissionais" batalhadores incansáveis, não receberam a oportunidade de defendê-lo! Quanta burrice e ingratidão do Lula ao escantear estes dedicados e desinteressados companheiros! Claro que o Lula vai pagar caro por esta burrice, vai para a cadeia e ainda será obrigado a sacar sacos e sacos de moedas da caverna do Ali Babá para pagar pelos desserviços prestados. A estes profissionais abnegados, Polibio, temos que prestar nossa homenagem e deixar nossa mensagem de estimulo, para que não esmoreçam, para que nunca esqueçam do principio que diz "INSISTA, PERIGA TER"!!!

Anônimo disse...

É um grande enganador , sem nenhum caráter .!!!

Cap Caverna disse...

Quem fez esse "herói" , foram milhões de sem caráter, vagabundos, interesseiros, comunistas, enfim uma legião de imprestáveis, e retardados mentais!

Anônimo disse...

Qual prova faltou? Os documentos, as testemunhas ou a delação?

Anônimo disse...

Mito.

Anônimo disse...

Era só voltar pros sionistas. Mas isso não apaga os fatos típicos.

Anônimo disse...


AGORA VEM ESTES "JURISTAS" FAMOSOS DAR OPINIÃO E ARGUMENTAR PARA SATISFAZER SEUS EGOS. O MOLUSCO É UM FDP COMO TODOS OS OUTROS QUE COBRAM PROPINA!

O POVO BRASILEIRO SABE QUE O APARTAMENTO É RESULTADO DE PROPINA PARA FACILITAR E ERA PARA LULA - É ASSIM QUE FUNCIONA. NÓS TODOS SABEMOS!

VEM ESSES CARAS COM PARECERES TÉCNICOS QUE É O OS ADVOGADOS CORRUPTOS TAMBÉM USAM PRA DEFENDER CRIMINOSOS.

PRENDAM LOGO ESSE CANALHA E OS OUTROS. NÓS QUEREMOS NÃO TER VERGONHA DO NOSSO PAÍS!!!!