Francisco Ferraz, O Estado de S.Paulo - Interpretar processos políticos é interpretar a História enquanto ela está ocorrendo

Francisco Ferraz é ex-reitor da Ufrgs e cientista político do RS.

Estrutura e conjuntura política são expressões de uso comum na linguagem da política. Seu uso é frequente em jornais, redes sociais, revistas, noticiários de rádio e TV, debates, discursos. Seu entendimento, contudo, não é tão frequente. Na realidade, podemos dizer que são termos técnicos da ciência política, da ciência econômica, da sociologia e das demais ciências sociais.
Estrutura social refere-se ao conjunto organizado, padronizado e estável de relações institucionalizadas, por meio das quais os seres humanos interagem e vivem em sociedade. A estrutura social é a base, não imediatamente visível ao observador não treinado, dado o elevado grau de abstração com que é descrita.

Ainda que invisível ao olhar ingênuo, ela afeta o essencial de todos os aspectos da vida humana em sociedade, explicando as regularidades, a integração entre suas variadas dimensões e o processo de mudança social. Portanto, é ao mesmo tempo consequência e determinação das interações sociais.

CLIQUE AQUI para ler mais.

3 comentários:

Anônimo disse...

tchêêê!!!O óbvio através das frases mais complexas, explicando que uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.

lembrei do sujeito que mandou o filho buscar um ovo no galinheiro:

-"VÁ, FILHO MEU AOS APOSENTOS GALINACEOS, E TRAGA DE LÁ O PRODUTO ESPONTANEO DA ESPOSA DO GALO!

Anônimo disse...

Perdeu-se até a capacidade de interpretação tanto histórica quanto política dos factos.

ARMANDO LERO disse...

TRISCAIDECAMANIA

TRISCAIDECAMANIA, É MANIA DO NUMERO TREZE, E EU SINTO ISSO NO ACOLHERAMENTO DAS LETRAS QUE FORMAM AS FRASES PRINCIPAIS QUE COMPÕE ESTE COMENTARIO, MENOS OBSCURO IMPOSSÍVEL, IMPOSSÍVEL,OU SEJA MAIS CLARO.

SINTO TAMBÉM LEVES EMANAÇÕES CARACTERISTICAS DE MOLÉCULAS ETILICAS,DE ALGUM HIDROCARBONETO AINDA NÃO IDENTIFICADO, MAS NÃO TENHO CERTEZA,QUE TAIS SENSAÇÕES OLFATIVAS ADVENHAM DO POST. MAS ACONTECERAM AO LER ESTE TEXTO .
UMA ESPÉCIE DE SÉTIMO SENTIDO .

MELHOR PRECISÃO, CLAREZA, NUNCA VI.DESCREVE OS FENÔMENOS SOCIAIS COMO NUM FILME.PARABÉNS!