59,6% dos brasileiros nem sabem o que é parlamentarismo

A maioria que desaprova a introdução do parlamentarismo no Brasil, nem sabe que regime de representação política é este, conforme respostas que podem ser aferidas abaixo, conhecida a tabulação feita pelo Instituto Paraná Pesquisas:

Você sabe o que é parlamentarismo ?

Não 59,6%
Sim 37,9%

Não sabe/ não opinou 2,5%

21 comentários:

Anônimo disse...

Esta pesquisa seria pior em 1993, quando do plebisito1

DEIXAR PARA ignorantes decidirem é uma decisão tomadas por salafrários que detém o poder!



Anônimo disse...

E como poderiam saber, se a insípida e irrelevante mídia brasileira só fala em futebol e dá manchetes do tipo "emojis de cocô triste" ( como recentemente publicado por ZH ) ?

Anônimo disse...

Tarefa inglória introduzir esse consagrado sistema, num pais de eleitorado de escassa massa crítica. Some-se a isso, a cultura de acreditar num grande líder, própria das democracias latino-americanas. Cultuamos personagens, e nossos políticos, os próprios egolatras, serão os primeiros a boicotar o sistema. Já vivenciamos isso, por um curto período de tempo.

Unknown disse...

É um grande salão onde representantes retrógrados que não representam ninguém afundam o país!!!

Anônimo disse...

Os que desconhecem o parlamentarismo são os mesmos que votam no PT. !!!

Anônimo disse...

É MERMO!!!

Anônimo disse...

socoorrooooo!!!

e esse é o tal país do futuro...

esqueçam o Brasil, não ha mais como consertar uma nação de milhões de desinformados e analfabetos funcionais...

quem puder, aproveite o cavalo celado que passa na sua frente e caia fora, vá desbravar o mundo...

Anônimo disse...

A grande maioria dos brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais.Esperar algum conhecimento dessa maioria é malhar em ferro frio.

Anônimo disse...

O anonimo das 11:51 hs matou.É isso.

Anônimo disse...

Melhor quem nem saibam. Já pensaram sistema parlamentar com esse congresso que está aí?
É pedir para virar a China (sem crescimento econômico) de uma vez!

Anônimo disse...

A maioria do povo não sabe o que é democracia, não sabe o que é comunismo, não sabe o que é socialismo e também não podem saber votar.

Anônimo disse...

A maioria do povo não sabe o que é democracia, não sabe o que é comunismo, não sabe o que é socialismo e também não podem saber votar, e muito menos vão saber o que é parlamentarismo.

Façanha, o advogado do povo disse...

O PARLAMENTARISMO é o GOLPE que dão quando o presidente da República amedronta o sistema. Como Jango após a renúncia do Jânio, e agora com as ameaças de Lula, Bolsonaro ou Marina se elegerem em 2018!
No Brasil, PARLAMENTARISMO sempre é GOLPE...

Justiniano disse...

O parlamentarismo é o sonho da turma do mensalão porque pro primeiro ministro se manter no poder tem que ter maioria no congresso e aí somente com muita propina e emendas parlamentares.

Vejam o lado positivo o PT nunca mais chegaria ao poder e ficaria somente sapateando e esperneando, porque quem manda é o 1º ministro e isso acaba com a bancada da chupeta.

Anônimo disse...

Brasileiro não sabe nada, só sabe botar o dedo na tela do cel. não sabe porque não lê, só repassa besteiras. Não sabe nem em quem votou nas ultimas para vereador e deputado. mas sabe a cor da cueca do Neymar.
Agora quanto a o parlamentarismo com essa horda de calhordas de partidos e políticos nem pensar. Quem seria o 1º ministro? Gabinete único? Com uma constituição fajuta? Melhor seria o ditador da Coreia do Norte...
Joel

Anônimo disse...

Parlamentarismo é ruim, veja a situação de penúria da Alemanha, Noruega, Inglaterra e demais paises da Europa.Bom mesmo é o Presidencialismo, veja o desenvolvimento dos paises da America Latrina.

Anônimo disse...

JÁ passou da hora de investigarem estes tais institutos de pesquisa eles sempre erram e erram p beneficiar o pt podem ver eles sempre dizem que o pt está nas nuvens e o psdb la em baixo no fim é o contrario como exemplo em porto alegre diziam o tempo todo q o psdb estava em 4 lugar no fim o psdb venceu e o pt nem pro 2 turno foi.....me ajuda ai mestre polibio o povo nem sabe o que é presidencialismo nao sabe nem o q faz um deputado quanto o mais vai saber o que é parlamentarismo ,agora se perguntar o nome dos atores das novelas vao saber e muito hahhha

elias disse...

kkkk
O povo nem sabe que é brasileiro!

Anônimo disse...

Para o Brasil melhorar, precisaríamos de Parlamentarismo. Mas não só isso. O Brasil é muito grande geograficamente e em termos de população. Poucos países no mundo cresceram em qualidade de vida tendo uma população e áreas geográficas muito extensas, maiores que o Brasil. Praticamente todos os países, com ótima qualidade de vida, não são muitos maiores que o RS(11 milhões de população e 281 mil km quadrados). Veja o caso da Noruega(5 milhões de habitantes e área de 385 mil km quadrados) e Suécia(9 milhões e 450 mil km quadrados. Há poucas exceções, como os EUA e o Japão, sendo que nesse último caso a área geográfica é muito pequena(377 mil km quadrados). Muita terra e muita população quase sempre não dá certo. Países grandes demais só se sustentam via commodities.

Anônimo disse...

O Presidencialismo é poder demais para uma só pessoa. Tanto é verdade que o Congresso levou quase 2 anos sangrando o país para poder tirar do poder um presidente que afundou o país. Mesmo com alto índice de corrupção e rejeição no governo não se consegue extirpar de lá um presidente. É de se pensar sim em Parlamentarismo.

Anônimo disse...

Não generalizando, pois eu sei. Futebol é um besteira que compete com carnaval e som alto que perturba os vizinhos. Politica=prostituicão no Brasil.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/