Artigo, Francisco Ferraz, Estadão - Perturbador viver numa sociedade em que todos os principais valores são contestados

- O autor é professor de Ciência Política, ex-reitor da Ufrgs, pós-graduado pela Universidade de Princeton, criador e diretor do site Política para Políticos, Porto Alegre.

A crise. Ainda há o que dizer sobre ela?

Há qualquer coisa de muito assustador que tomou conta da política brasileira e ganha vulto a cada semana. Não há precedente na nossa História para a falta de escrúpulos, a ilegalidade assumida como procedimento normal, a desfaçatez no uso de chicanas e tecnicalidades jurídicas para proteger o autor do crime, para tornar o crime aceitável, normal (todos os cometem), justificável (projetos sociais) e inconclusivo. Também não há precedentes para a duração da crise política, para a amplidão de seu alcance, para o prejuízo moral dos titulares e das instituições da mais alta hierarquia do País.

Há qualquer coisa de muito perturbador quando percebemos que passamos a viver numa sociedade em que todos os principais valores são contestados. Em que a cada semana somos surpreendidos por novas frentes da mais deslavada corrupção de que se tem notícia no País e no mundo.
O juiz Sergio Moro e a equipe de procuradores e policiais federais de Curitiba estão registrando nos anais mundiais que o Brasil não é só o país com o maior escândalo de corrupção. É também o país que com maior competência vem enfrentando e derrotando a corrupção entranhada nas suas instituições.

Há dois aspectos desta crise que são insólitos e aumentam expressivamente sua gravidade. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

28 comentários:

Fernando Campos disse...

Esse MP e juízes jovens, ávidos por reconhecimento, autoafirmação e - porque não dizer - ansiosos por justificar seus privilégios perante a sociedade não compreendem que um país não pode ser destruído em nome do combate à corrupção. Essa tarefa é contínua, mas não pode parar a Nação. Há muita espetacularização, partidarização e, provavelmente, injustiças sendo cometidas. Esses métodos midiáticos precisam parar. E o país voltar à normalidade. O mais importante, afastar a quadrilha no governo federal, tiveram os militares que dar o recado...

Anônimo disse...

tem que fuzilar toda essa VAGABUNDAGEM junto com suas malditas famílias DE MERDA, que é pra limpar o planeta de vez dessa RAÇA DESGRAÇADA.

Anônimo disse...

Parece que essas quadrilhas incrustadas há anos roubando dinheiro público, são fáceis de serem combatidas, vejo que a população em geral não conhece o que é necessário para combater esses bandidos! São mafiosos! Além de muita coragem, trabalho, estrutura com técnicos preparados para investigação, enfrentando poderosos contra a lava jato, estamos vendo somente 10% da roubalheira apurada ! E se não fosse a divulgação, e todo o povo brasileiro se manifestando indignado, o Moro já teria desaparecido! O país irá bem se esses safados de todos os partidos forem para a cadeia!

Anônimo disse...

***
VAI PRA CHINA, SEU FILHO DA PUTANA, SEU FILHO DA MARIA DO ROSÁRIO!!

FALOU MAL DOS PROCURADORES DO MPF DO PARANÁ E DO JUÍZ SÉRGIO
MORO, BEM COMO DO JUÍZ MARCELO BRETAS E DO MPF-RJ, COMPROU BRIGA COM 95% DOS ELEITORES BRASILEIROS, INCLUINDO NORDESTE E NORTE!!

FORA COMUNAS DOS C-Us FEDIDOS, RASGADOS E INCONTINENTES!!

Anônimo disse...

****
VIVA O GENERAL MOURÃO!!

HOMEM MACHO IGUAL ESTÁ PARA NASCER!!

QUE TENHA MUITOS FILHOS, E QUE ESSES SEJAM IGUAIS AO PAI E AVÔ!

QUE DEUS PROTEJA OS MOURÃO E OS
JUÍZES HERÓIS SÉRGIO MORO E MARCELO BRETAS!!

QUE DEUS PROTEJA OS PROCURADORES DO MPF DO PARANÁ E DO RIO DE JANEIRO!!!!!

QUE DEUS PROTEJA TODOS OS BRASILEIROS HONESTOS E PATRIOTAS!!

ESPERANÇA PARA A VOLTA DA DEMOCRACIA!!

Anônimo disse...

O mais importante é colocar na cadeia toda a quadrilha petista, responsável pela degradação lenta dos valores morais dis brasileiros ao longo desses 13 anos no poder. E que se manteve no poder comprando apoio político dos hoje "adversários", mas que estão todos no mesmo esquema. A população precisa se conscientizar de que é responsável pela situação em que está porque se deixou levar pelo "canto de sereia" dos socialistas/comunistas disfarçados na pele de intelectuais, professores, especialistas, etc. A população se deixou emburrecer e lobotomizar por essa gente; agora a reversão dessa situação vai ser dolorida. O primeiro passo é a conscientização. O segundo é a disciplina para a autodesprogramação. Sem isso, não adianta prender todo mundo porque uma nova leva de corruptos vai surgir e vai ser eleita.

Anônimo disse...

Enquanto isso...

Temer é um atraso, segundo a Folha:

24 setembro 2017 - Blog do esmael

Nem a “insuspeita” Folha de S. Paulo atura mais o conservadorismo de Michel Temer.

O jornalão paulistano afirma neste domingo (24) que o peemedebista deixou prosperar pautas conservadoras em 16 meses de gestão.

O Brasil regrediu 100 anos em um ano e meio, portanto, segundo estimativa da Folha.

A Folha atribui à Bancada do Boi, Bíblia e Bala (BBB) o atraso vivido nesses tempos de golpe.

Dentre os temas que representam esse atraso estão a reforma trabalhista, a privatização da Petrobras, as terceirizações, flexibilização das regras ambientais, exploração da Amazônia, retirada de direitos de índios, benesses a ruralistas com o perdão de dívidas bilionárias, congelamento de investimentos sociais por 20 anos, escola sem partido, redução da maioridade penal para 16 anos, etc.

O diretor de documentação do Diap (entidade constituída por cerca de 900 entidades sindicais de trabalhadores), Antônio Augusto de Queiroz, matou a charada ao afirmar que a gestão Michel Temer integra arranjo “em torno da agenda neoliberal”.

Mais nefasta do que a “agenda moral” — que por si só é conservadora — é a agenda econômica do peemedebista que empurra milhões de brasileiros à miséria absoluta. O desemprego crescente tem levado até mesmo integrantes da classe média aos semáforos da vida para fazer malabares em troca de uma gorjeta. A situação é revoltante.

Por outro lado, o tempo passa, o tempo voa, e os bancos e os rentistas continuam numa boa…

Anônimo disse...

Enquanto isso....

Globo adota milicos como novos “queridinhos” e abandona Sérgio Moro na estrada:

24 setembro 2017 - Blog do esmael

A força-tarefa lava jato dormiu de toca, por isso perdeu das forças armadas que já fungam no cangote de procuradores, juízes e ministros do STF.

Os milicos são agora os “queridinhos” da vez na TV Globo. Eles são usados na guerra suja que a emissora trava contra a democracia, os partidos políticos, em geral, e contra Michel Temer (PMDB), em particular.

“Coincidentemente”, pesquisa do Barômetro Político da IPSOS atesta que a reprovação ao método do juiz Sérgio Moro bateu os céus. O chefe da lava jato está em queda, segundo divulgou o Estadão.

A Globo viu que a “República de Curitiba” não era apta para ajudá-la na tarefa de tomar o poder, isto é, o judiciário é “limitado” ao fundamentalismo xiita de combate ao PT, por isso apelou aos quartéis.
O objetivo da emissora dos Marinho [também] é barrar com as baionetas — se preciso — a volta de Luiz Inácio Lula da Silva pela via democrática, qual seja o voto direto nas eleições de 2018.

A questão da derrubada de Michel Temer, aos olhos da Globo, ganhou dramaticidade porque somente a interrupção do jogo democrático segura, em 2018, o retorno dos petistas ou de um nome identificado com o campo nacionalista, desenvolvimentista, comprometido com o emprego e a renda do povo trabalhador.

Portanto, caríssimo leitor, está sendo travada uma guerra entre corporações: parlamento, executivo, judiciário, mídia. As forças armadas são mais um componente nessa disputa.

Anônimo disse...

Dizer que o juiz Sergio Moro e a equipe de procuradores e policiais federais de Curitiba estão registrando nos anais mundiais que o Brasil é o país que com maior competência vem enfrentando e derrotando a corrupção entranhada nas suas instituições, é a maior hipocrisia...

Moro, além de totalmente parcial, e de condenar em 1ª instância sem provas, já infringiu diversas leis em seus atos até agora, e aquela turma de guris procuradores, só querem aparecer na TV, dar palestras, viajar e passar bem com dinheiro público!

Chegam ao absurdo de fazer uma apresentação no PowerPoint com todas setas apontando para Lula como o grande chefe do esquema de corrupção, e depois entregam sua acusação pro juiz do PSDB dizendo que a maior prova do crime é que não acharam provas, então o criminosos esconde bem seu atos...

E ainda tem imbecis que acreditam até hoje na historinha que a Globo, a Folha, a Veja e a Istoé vem contando...

E alguns além de imbecis devem ter sido violentados quando crianças, por carregar tanta raiva, fazem uma gritaria... histéricas...

Anônimo disse...

O “banditismo pessoal” de Temer

Brasil 01.08.17 21:52 - O Antaagonista
  
Michel Temer disse a aliados que, a partir de amanhã, começa a segunda fase do governo.

Darcísio Perondi, da tropa de choque do presidente, explicou a O Globo do que se trata:

“Ele disse que teve a primeira fase do banditismo pessoal e que agora terá a segunda fase do seu governo”.

Anônimo disse...

Muito bom esse artigo, mas o Mestre esqueceu de falar no pior dos fatores, o Foro Privilegiado que todos os políticos têm e os ampara na impunidade. Não é possível um país crescer com políticos com13 processos a serem julgados e nenhum em andamento. Alguns desses inclusive já estão em vias de prescrever tal a impunidade que os protege. Continuam inclusive decidindo o futuro da nação, isto é, da forma como querem. Precisamos urgente tirar o Foro Privilegiado dos políticos e que respondam como todo o cidadão, pois as leis são iguais para todos, sem exceção.

Anônimo disse...

URGENTE: PGR DENUNCIA TEMER POR OBSTRUÇÃO E ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA

Brasil 14.09.17 17:36 - Antagonista

Rodrigo Janot acaba de apresentar ao STF a denúncia contra Michel Temer por obstrução de Justiça e organização criminosa.

Na denúncia, Janot acusa o presidente da República de liderar a quadrilha do PMDB da Câmara e de comprar o silêncio de Lúcio Funaro com ajuda de Joesley Batista.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

E a foto do Temerário?

Anônimo disse...

“Temer é líder da ORCRIM”, diz Janot

Brasil 14.09.17 17:37 - O Antagonista

Na denúncia que acaba de ser apresentada ao STF, Rodrigo Janot diz que Michel Temer é líder da organização criminosa do PMDB desde maio de 2016.

Segundo a denúncia, o grupo liderado por Temer e formado ainda por Eduardo Cunha, Henrique Alves, Geddel Vieira Lima, Rodrigo Loures, Eliseu Padilha e Moreira Franco praticou ações ilícitas em troca de propina por meio da utilização de diversos órgãos públicos, como Petrobras, Furnas, Caixa Econômica, Ministério da Integração Nacional e Câmara dos Deputados.

Anônimo disse...

TEMER LEVA DE 10 A 1 NO STF E SERÁ JULGADO COMO CHEFE DE QUADRILHA NA CÂMARA
Nelson Jr./SCO/STF | Marcelo Camargo/Agência Brasil
Supremo Tribunal Federal decidiu nesta quinta-feira, 22, por 10 votos contra 1, enviar de imediato à Câmara dos Deputados a segunda denúncia contra Michel Temer, por chefiar uma organização criminosa; a partir de agora, caberá à Câmara decidir se autoriza que a Suprema Corte julgue o caso, conforme determina à Constituição; entendimento do STF contraria pedido feito pela defesa de Temer, que pretendia suspender o envio da denúncia para esperar o término do procedimento investigatório, iniciado pela PGR, para apurar ilegalidades no acordo de delação da JBS, além da avaliação de que as acusações se referem a um período em que o presidente não estava no cargo, fato que poderia suspender o envio
21 DE SETEMBRO DE 2017 ÀS 15:10 // 247 NO TELEGRAM Telegram // 247 NO YOUTUBE Youtube

Anônimo disse...

O articulista, outro que está viajando na maionese não leva em consideração o que está acontecendo com o povo....

1) Quem destruiu as maiores empresas brasileiras, como a Odbrech, JBS, OAS, AG, Camargo Correa, Queiros Galvão, Construcap, Mendes JR, ao invez investigar apenas os donos e preservar a Pessoa Juridica; (desempregado vota)

2) Que acabou com a CLT x quem não queria acabar; (empregado vota)

3) Quem fulminou com o Bolsa Familia x quem não queria acabar; (quem recebe bolsa familia vota)

4) Quem acabou com a indústria naval x quem criou; (desempregado vota)

5) Quem privatizou o Pré sal x quem criou; (petroleiro vota)

6) Quem reajusta a gasolina, gaz de cozinha e oleo combustível todas as semanas; (consumidor vota)

7) Quem reajustou o salario minimo abaixo da inflação x quem reajustava acima da inflação; (aposentado vota)

8) Perseguem os LGBT x quem não perseguia; (Lgbt vota)

9) Quem está Entregando a soberania nuclear do Brasil x quem criou o projeto nuclear (militar vota);

10) Quem persegue 24 hs por dia o maior lider das esquerdas de todos os tempos e líder em todas as pesquisas para Presidente em 2018, hora tentando desqualificar seu governo (87% de aprovação), hora tentando incriminá-lo na justiça; 24 hs por dia em rede nacional;

11) Quem quer acabar com a previdência, ou seja, aposentadoria com 40 anos de serviço + 65 anos de idade e outros direitos x quem não quer acabar;

etc.

E direita acha que vão eleger um de seus candidatos ?

Anônimo disse...

IPSOS: REJEIÇÃO A MORO DISPARA E A DE LULA CAI

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos traz dados surpreendentes; realizada depois da condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e também após o depoimento do ex-ministro Antonio Palocci, ela mostra que a rejeição ao juiz Sergio Moro, que conduz a Lava Jato, disparou; o índice dos que desaprovam seus métodos chega a 45%, contra apenas 48% que o aprovam, numa situação de empate técnico; ao mesmo tempo, a rejeição a Lula, condenado a nove anos e meio de prisão, caiu e é uma das menores entre todos os presidenciáveis; ou seja: cresce, na sociedade brasileira, a percepção de que ele é alvo de perseguição judicial, com objetivos políticos
24 DE SETEMBRO DE 2017 ÀS 06:00 // 247 NO TELEGRAM Telegram // 247 NO YOUTUBE Youtube

Anônimo disse...

REJEIÇÃO A BOLSONARO DISPARA E MOSTRA QUE ELE TEM TETO
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agênci
A pesquisa mensal Barômetro Político, realizada pelo instituto Ipsos, mostra que o deputado Jair Bolsonaro (PSC), pré-candidato a presidente nas eleições do próximo ano, viu sua rejeição disparar de 56% para 63%; além disso, a parcela dos brasileiros que aprovam as ideias de Bolsonaro caiu de 21% para 19%; sem um projeto que explique como tiraria o País da pior depressão econômica de sua história, Bolsonaro pode virar bala de festim da ultra direita; no mesmo levantamento, também disparou a rejeição ao juiz Sérgio Moro, enquanto a do ex-presidente Lula caiu
24 DE SETEMBRO DE 2017 ÀS 07:14 // 247 NO TELEGRAM Telegram // 247 NO YOUTUBE Youtube

Anônimo disse...


Os dois reveses de Bolsonaro

Brasil 24.09.17 07:18 - O Antagonista

Jair Bolsonaro, segundo o Estadão, sofreu dois reveses na pesquisa da IPSOS: “o total de entrevistados que o rejeita subiu de 56% para 63% (a pior taxa em dois anos) e a parcela que aprova sua atuação caiu de 21% para 19%”.

Anônimo disse...

A queda dos tucanos

Brasil 24.09.17 06:54 - O Antagonista

Os números da IPSOS são péssimos para João Doria e ainda piores para Geraldo Ackmin.

Leia o que diz o Estadão:

“No último mês, quando intensificou sua agenda de viagens pelo Brasil com foco na corrida presidencial, Doria viu sua taxa de reprovação passar de 52% para 58% (um ponto abaixo de Lula) e sua aprovação cair de 19% para 16% – menos da metade de Lula e só três pontos acima do índice positivo do governador Geraldo Alckmin, com quem disputa a indicação do PSDB para a eleição de 2018.

Os números do governador paulista oscilaram para baixo no mês passado, dentro da margem de erro. Seu índice de desaprovação passou de 73% para 75% e de aprovação, de 14% para 13%.”

Anônimo disse...

RAQUEL DODGE RECEBE NOTÍCIA-CRIME E PEDIDO PARA INVESTIGAR VAZAMENTOS

O ex-presidente do STJ Cesar Asfor Rocha e o ex-procurador-geral da República Aristides Junqueira protocolaram notícia-crime junto ao Ministério Público Federal para apurar vazamentos de informações de delações premiadas ainda não homologadas; Asfor Rocha apareceu num vazamento de informações sobre o acordo de delação premiada que está sendo negociado pelo ex-ministro Antonio Palocci; petista teria afirmado que o então presidente do STJ em 2010 foi o destinatário de uma propina de R$ 5 milhões; Caberá a Raquel Dodge, por meio da Política Federal, abrir ou não um procedimento formal
24 DE SETEMBRO DE 2017 ÀS 13:39 // 247 NO TELEGRAM Telegram // 247 NO YOUTUBE Youtube

Anônimo disse...

'DESIGUALDADE NO BRASIL É ESCOLHA POLÍTICA', DIZ ECONOMISTA

O economista irlandês Marc Morgan Milá afirmou que as medidas de ajuste fiscal do governo de Michel Temer tendem a elevar ainda mais a desigualdade no Brasil; "O congelamento das despesas públicas por 20 anos pode ter impacto negativo sobre a desigualdade porque são os mais pobres que dependem mais dessas despesas. Também pesam na conta a legislação sobre terras e a política fiscal, seja na criação de uma tributação mais justa, seja na retirada de renúncias que beneficiam os mais ricos", diz Milá, está no Brasil, onde participa de estudos com economistas do Ipea
24 DE SETEMBRO DE 2017 ÀS 06:31 // 247 NO TELEGRAM Telegram // 247 NO YOUTUBE Youtube....

Anônimo disse...

Malta da escumalha esquerdista invandindo os comentários. Dois ou três se fazendo passar por vários...

Anônimo disse...

Petista e PMdebista, pois estiveram juntos, roubaram juntos e continuam roubando. Tirar todos e jogar na cadeia.

Sheila disse...

O esforço da escumalha esquerdista para tentar inverter valores da sociedade para encaixar seu projeto de ditadura comunista e mudar a realidade chega a ser doentio....digno de psicopatas.#ForaComunistas

Anônimo disse...

Dois ou três? Nada! O demente é um só.

Anônimo disse...

O entregador de Geddel e Cunha

Brasil 25.09.17 11:16 - O Antagonista

Altair Alves Pinto é o elo entre Eduardo Cunha e as malas de propina de Geddel Vieira Lima.

Diz Andréia Sadi:

“Geddel Vieira Lima tinha relação direta com Altair, apontado por delatores – como Fernando Baiano e Joesley Batista – como responsável pelo transporte de propinas pagas ao ex-presidente da Câmara. O empresário da JBS, inclusive, afirmou a investigadores que era Altair quem recebia os pagamentos para que Cunha não fizesse uma delação premiada.”

O próprio Geddel disse a Michel Temer que tinha contato com Altair.

Anônimo disse...

Enquanto isso.....

CASOS DE ALCKMIN E SERRA NA ODEBRECHT PODEM PRESCREVER
Agência Brasil
O Ministério Público de São Paulo rejeitou um acordo com a Odebrecht para receber provas de pagamento de propinas a políticos em obras do Metrô, CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), Dersa e DER (Departamento de Estradas de Rodagem); o resultado prático do impasse com os promotores de São Paulo é que as investigações sobre autoridades dos governos dos tucanos Geraldo Alckmin e José Serra, respectivamente o "Santo" e o "Careca" da lista da empreiteira, e da gestão de Gilberto Kassab na Prefeitura de São Paulo devem atrasar ainda mais; há risco de prescrição em algumas ações
25 DE SETEMBRO DE 2017 ÀS 05:27 // TV 247 NO YOUTUBE Youtube

Anônimo disse...

Rejeição nacional ao torturador da Globo dispara para 45%:

Miguel do Rosário - 24/09/2017 - O Cafézinho

Ele é um juiz, não um político.

Mas já está com rejeição de político.

Sergio Moro, o carcereiro da Guantanamo curitibana, o torturador da Globo, já está com rejeição nacional de 45%, segundo o instituto Ipsos, que pertence a uma organização internacional respeitada.

A reprovação a Lula, por outro lado, vem despencando, mesmo com os ataques sórdidos do setores corruptos do judiciário e do ministério público.

Todos os sinais mostram que, se o TRF4 confirmar a sentença de Sergio Moro, uma sentença escrita por um fora-da-lei, por um juiz que não respeita a constituição, as garantias individuais e os direitos humanos, e que, em qualquer democracia que se preze, já estaria atrás das grades, acusado de tortura, espionagem internacional e violação do código do processo penal, o judiciário brasileiro irá mergulhar, a si e ao país, num caos ainda mais perigoso do que vemos hoje.

Acho o momento adequado para publicar o vídeo da palestra de Sergio Moro, dia 14 de julho de 2016, no Wilson Center.

O Wilson Center é um think tank que ocupa, gratuitamente, alguns andares do edifício Ronald Reagan, pertencente ao governo americano, e cujo orçamento é assim: parte vem de verbas federais, outra de contribuições privadas, em geral corporações norte-americanas dispostas a financiar as operações disfarçadas dos serviços de inteligência dos EUA, das quais participa o Wilson.

O golpe no Brasil, que paralisou nossa produção de derivados de petróleo e nos reconduziu à dependência das refinarias norte-americanas, permitindo que estas escoassem o seu excesso de produção, é um bom exemplo de sucesso das atividades do Wilson. (...)

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/