Entrevista conduzida por Felipe Muller - O lado “B” - O início de Dilma Rousseff. E reflexões de quem esteve lá.

Felipe Eduardo Müller, o entrevistador, é Cientista Social, RS.

Ao ver na estante de uma livraria o livro “O Lado B dos Candidatos” ao posto da Presidência da República no pleito de 2014 em promoção, brilhou-me os olhos. 

(...)

Porém, certeiramente, não é discutir a obra de Chico de Gois e Simone Iglesias a minha finalidade. Mas sim, a passagem que narra a trajetória de Rousseff como secretária da fazenda da prefeitura de Porto Alegre na gestão de Alceu Collares (PDT), quando me deparei com o nome do jornalista Políbio Braga. Ali narra que ele a substituiu em setembro de 1988 na Secretaria da Fazenda, faltando apenas três meses para o fim do mandato, oriundo da Secretária de Indústria e Comércio, quando a Sra. Rousseff estava sob pressão de 20 mil servidores que batalhavam por reajustes, as finanças estavam deterioradas, segundo o livro, pelos gastos sem controles da companheira e posterior esposa de Collares, Neusa Canabarro, que comandava a Secretaria da Educação sem freios. (pg. 19 e 20. Editora Leya 2014)

Então, deu-me um “insight” ou como muitos diriam, um “click”. Como obtive facilmente o contato pessoal de Políbio, logo lhe telefonei e pedi uma entrevista que foi aceita instantaneamente.

(...)

Você responsabiliza, igualmente ao livro citado, grande parte da culpa pela deterioração financeira da gestão à Sra. Neusa ou, quando assumiu a Secretaria da Fazenda, percebeu habilidade ou inabilidade administrativa da Sra. Rousseff para o assunto?
- Na verdade, o rombo das finanças públicas praticado e deixado por Dilma, que saiu três meses antes de concluído o governo, em 1988, foi resultado mais da gestão desastrosa do prefeito Collares. O erro de Dilma foi não ter resistido ao prefeito ou ido embora. Quando a coisa ficou insustentável, ela pegou o boné e foi embora, pretextando ter que coordenar a campanha do marido à prefeitura de Porto Aleagre.

Quando ela foi ministra e candidata para a sucessão do ex-presidente Lula, você concordou com a fama de “gerentona” e gestora? Caso positivo, o que viu de extraordinário. Se não, por qual experiência empírica que teve ao sucedê-la na Secretaria da Fazenda?

CLIQUE AQUI para ler tudo.

7 comentários:

Anônimo disse...

bomba -leiam lÁ na folha politica

DEFESA DE LULA APRESENTA RECIBOS COM DATAS FALSAS

Anônimo disse...

A trajetória pessoal de DILMA prenunciava a tragédia de sua passagem como Presidente. Quebrou o País , deixou 14 milhões de desempregados , desarrumou a política interna e externa , apequenou o País e comprometeu o futuro de muitas gerações de brasileiros .!!!

Anônimo disse...

Anônimo das 12:22h! E depois de tudo isso ainda saiu ilesa. Sem responsabilidade nenhuma graças ao Ricardo Lewandowski, Katia Abreu e Renan Calheiros. Quem sofre com tudo isso são os trabalhadores por terem acreditado nesse Partido e nas frequentes mentiras contadas por eles. Tenho certeza que até a Dilma achou que realmente merecia seu Impeachment.

Anônimo disse...

Parabéns, Polibio, por ajudares a esclarecer o pessoal que não conhece os bastidores dos desgovernos do collares, olívio et caterva!

Anônimo disse...

URGENTE: STF AFASTA AÉCIO DO MANDATO
Brasil 26.09.17 19:23
  
Os ministros da Primeira Turma do Supremo, por 3 votos a 2, determinaram o afastamento de Aécio Neves de seu mandato de senador.

Por 5 votos a 0, eles rejeitaram o pedido de prisão do tucano, feito pela Procuradoria-Geral da República.

Votaram contra afastar Aécio do mandato Marco Aurélio Mello e Alexandre de Moraes. Luís Roberto Barroso, Rosa Weber e Luiz Fux votaram pelo afastamento.

A decisão impõe a Aécio recolhimento domiciliar noturno, e o ex-governador de Minas também está proibido de deixar o país.

Anônimo disse...

Enquanto Isso....

AÉCIO SAI DO GOLPE PARA O LIXO DA HISTÓRIA

Depois de liderar o golpe parlamentar de 2016, que destruiu a economia e a imagem do Brasil no mundo, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) foi humilhado nesta terça-feira 26; embora não tenha sido preso pelo Supremo Tribunal Federal, ele, herdeiro político de Tancredo Neves, foi afastado do parlamento; um final humilhante para um político que dizia ter perdido a disputa presidencial para uma "organização criminosa", mas acabou envolvido num esquema de propinas da JBS
26 DE SETEMBRO DE 2017 ÀS 21:58 // TV 247 NO YOUTUBE Youtube

Felipe Müller disse...

Obrigado Políbio pela publicação do texto e pela entrevista que cita elementos da História política do Rio Grande do Sul e também do Brasil. Forte abraço!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/