TRF4, Porto Alegre, nega habeas para outro diretor preso da Petrobrás

Pedro foi outro petista que chorou ao depor.

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) negou, nesta semana, liminar em habeas corpus que pedia a soltura do ex-diretor da Petrobras Pedro Augusto Cortes Xavier Bastos, preso preventivamente na 41ª fase da Operação Lava Jato, ocorrida em 25 de maio deste ano. Ele responde a ação criminal desde 13 de junho, após ser denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Gerente da área internacional, Bastos teria facilitado a assinatura, em 2011, de um contrato entre a Petrobras e a Compagnie Béninoise des Hydrocarbures (CBH) para perfuração de poços e exploração de petróleo na República de Benin. No negócio, foram apontadas várias irregularidades, bem como omissão de um relatório interno da Petrobras que não recomendava a assinatura do contrato devido às más condições econômicas da empresa africana. Segundo o MPF, o réu seria um dos responsáveis pela negociação e teria recebido 4,8 milhões de dólares de propina depositados em uma conta secreta no exterior.

A defesa pediu a soltura alegando que os valores recebidos por Bastos são comissões legítimas e que, de qualquer forma, a autoridade suíça bloqueou os ativos do réu em valor superior a 700 mil dólares, não havendo risco à recuperação do dinheiro que justifique a manutenção da prisão cautelar. Os advogados argumentaram ainda que Bastos está afastado da Petrobras há um ano, não havendo o apontado risco de reiteração criminosa.

Segundo o desembargador federal João Pedro Gebran Neto, responsável pelos processos da Operação Lava Jato no tribunal, há prova idônea de que Bastos se envolveu nas tratativas do negócio que dizia respeito à compra de 50% do campo de exploração do Benin. 

6 comentários:

Anônimo disse...

Eu também choro. Por ter de pagar a conta que este FDP fez. Se voltar para traz certamente entrou por Q.I.! Deveria ir para um presídio como o Central em uma ala de presos comuns.

Anônimo disse...

Interessante como todos ficam sensíveis, frágeis depois que dar uma de 'macho' com falcatruas e corrupção

Anônimo disse...

Esses ladrões, vagabundos fica todos chorosos na base do MI MI MI, Quando são pegos. Ai lembram que tem filhos, família etc... FDP. Caso do Gedel, do josé dirceu que apareceu até com uma filha de 6 anos... E todos os que ficaram sem emprego, por causa dessa escumalha não tem família, filhos, não sofrem?

Anônimo disse...

Caro Políbio
Na hora de cometer os crimes os facínoras não pensam na família. Quando são pegos choram feito bebês. Que ridículos! A comissão era legítima? Que vergonha desse adv.
Esther

Anônimo disse...

Na próxima quarta-feira, além do segundo depoimento de Lula a Sérgio Moro, o TRF-4 vai julgar recurso que pode mandar José Dirceu de volta para a cadeia.

Será uma grande semana. O Antagonista.

https://www.oantagonista.com/brasil/lula-e-dirceu-13/

Anônimo disse...

GOSTARIA MUITO QUE O MPF E A PF ENJAULASSE O MAIOR SAFADO QUE PRESIDIU A PETROBRAS: O NOME DELE É SÉRGIO DEBOCHADO GABRIELLI, QUE CONTINUA SOLTO, LÉPIDO E FACEIRO. MAS TUDO TEM SEU TEMPO E ESSE SUJEITO SUJO SERÁ AINDA PEGO E PROCESSADO NAS BARRAS DA LEI!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/