Adesão ao Plano de Recuperação Fiscal dos Estados foi adiado novamente

Falhou o plano inicial do Piratini de finalizar os ajustes para que o governador José Ivo Sartori entregasse, na semana que vem, a proposta ao presidente Michel Temer. Na reunião de ontem em Brasília, o secretário da Fazenda, Giovani Feltes (foto ao lado), verificou que entraves atrapalham tudo. Eles dizem respeito a comprometimento na correlação de pessoal com receita, também a um crescimento maior das despesas primárias, especialmente aquelas que envolvem pessoal, em relação à própria inflação
a secretaria do Tesouro Nacional questiona o impacto dos aumentos progressivos concedidos aos servidores da área da Segurança e o crescimento vegetativo da folha, em função das progressões de carreira. O percentual ficou “bem acima da inflação”, segundo o secretário Feltes.

Diante da dificuldade de aprovar na Assembleia a autorização para privatizar estatais, o Piratini já avalia a assinatura de um plano mais enxuto, mas que o impedirá de buscar novos empréstimos (Tarso estourou todas as margens para a tomada de dinheiro nos bancos).

A venda de ações do Banrisul e as medidas de austeridade fiscal seriam suficientes para garantir a suspensão do pagamento da dívida com a União. O governo do Estado defende que a melhor alternativa ainda é se desfazer das empresas públicas, de modo a garantir uma ajuda financeira mais robusta, inclusive a ampliação da capacidade de endividamento. 

11 comentários:

Anônimo disse...

DEsfazer de empresas publicas é um passo, mas insuficiente...Estamos no limiar de entrarmos em colapso e a "crasse" política continua brincando com fogo...

Anônimo disse...

RS! " Capital Nacional dos Funcionários Públicos ". 80% da Arrecadação que o governo faz, vai para a folha de pagamento dos Funcionários Públicos.Todo esforço que o trabalhador consegue em seu trabalho se reduz a 20% para investimento em Educação, Saúde, Segurança. O resto, isto é, 80% para pagar a folha do Funcionalismo Público. O povo ainda sustenta esse tipo de coisa até quando? Trabalhamos para sustentar as mordomias de uma classe da elite. E o povo? Fica com as migalhas?

Anônimo disse...

DEIXA QUEBRAR DE UMA VEZ.
QUANTO MAIS RÁPIDO QUEBRAR MAIS RÁPIDO INICIA A RECONSTRUÇÃO.

Anônimo disse...

Enquanto isso os políticos fazem de conta que nada sabem e nada vêem. Não aprovam as maiores necessidades do governo para que ele possa investir nos projetos emergenciais e urgentes que o povo e o Estado exige. Precisamos mudar o corpo técnico da Assembléia. É o quadro mais deprimente e fraquíssimo que já passou pela Assembléia. Lá não há cabeça pensante para melhorar o RS. O que há são pessoas interessadas no salário que entra. O Estado para eles está em segundo plano.

Anônimo disse...

Vai completar 3 anos de governo com este único projeto de arrolar a dívida a juro alto e largar a bomba para o próximo governo.

Só não endivida ainda mais o estado por pura incompetência.

Pretende vender as estatais para ter dinheiro para queimar igual ao governo petralha.

Anônimo disse...

PERDOEM OS IMPOSTOS E COBREM DO POVO.
O PMDB SEMPRE ADMINISTROU MAL E É INCOMPETENTE E CORRUPTO.

Anônimo disse...

Continua o Blablablá, Mímimi, Xororo. Ninguém gosta de mim, ninguém me entende, ninguém me ajuda e ...... nada. Enquanto os cães LADRAM a caravana passa.( MALBA Thaan)

Anônimo disse...

Continua o Blablablá, Mímimi, Xororo. Ninguém gosta de mim, ninguém me entende, ninguém me ajuda e ...... nada. Enquanto os cães LADRAM a caravana passa.( MALBA Thaan)

Anônimo disse...

Classe elite? Os servidores públicos? Tá de brincadeiras. Há anos não há aumento para os servidores estaduais, a não ser os 3% a cada três anos, o que não repõe nem ao menos a inflação, exceção feita na época do Tarso para o pessoal da segurança pública.
Essa balela repetida é logicamente que pega. Há aumentos somente para legislativo e judiciário, que tiveram aumentos inclusive de CCs. Aliás tem deputado quase cassado que tem 31 assessores na Assembleia.
Já cortaram a aposentadoria por tempo integral, paga-se 14% de previdência e continua-se a pagar quando for aposentado. Onde está essa elite?
Exceto as exceções, não há elite. Todas as regalias que realmente existiam já foram cortadas. Existem regalias para sindicatos, para o chefe do executivo e parlamentares. Para os servidores só sobraram as migalhas.

Anônimo disse...

2018 será o último ano desta assembléia atual, em 2019 eles vazam, e jovens cabeças pensantes ocuparão seus lugares.

Anônimo disse...


Risquem do mapa os candidatos do PT, PMDB, PP e PSDB.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/