Opinião do editor - O que faz a Assembléia do RS que não se move ?

Ontem, mais uma vez, a Assembléia não quis reunir para aprovar sequer uma medida menor de ajuste fiscal, no caso o cancelamento de 300 cedências remuneradas para sindicatos públicos, que custa R$ 40 milhões anuais para os contribuintes gaúchos, que agora nem saúde podem ter como garantia de contraprestação pelos impostos que pagam.

Ainda que o governo estadual esteja atrasando há 25 meses, todos os meses, os salários dos servidores estaduais, os deputados estaduais gaúchos prosseguem fazendo ouvidos de mercador diante da dramática crise fiscal e continuam negando o estribo para o governador Sartori, que não consegue extrair da Assembléia Legislativa as ferramentas estruturais de que precisa para ajustar as contas estaduais, equilibrá-las e com isto pagar em dia seus compromissos, melhorar a qualidade dos serviços que presta e voltar a investir.
A rigor, Poderes Legislativo e Judiciário, MPE e TCE, continuam recebendo seus duodécimos como se estivéssemos no melhor dos mundos, enquanto a receita cai ou sobe levemente, mas as despesas públicas estaduais aumentam vorazmente. De nenhum deles sai mobilização para valer, visando ajudar Sartori.
É neste contexto de grave crise nas contas públicas, que se aprofunda a cada dia, que deve ser colocada a decisão do governo de avisar que não vai pagar as contas da área de saúde para hospitais e prefeituras (leia a seguir).
O que esperam os Poderes para sair da letargia para buscar Sartori e conceder-lhe os meios que ele reclama para governar o governo ?
O Estado quebra na nossa cara e os próprios gaúchos teimam em duvidar ou enxergar que as coisas vão piorar ainda mais.

11 comentários:

Anônimo disse...

E ainda querem se separar do resto do país? Não são capazes de resolver seus próprios problemas, mesmo com a ajuda do governo federal. Esperava mais inteligência dos gaúchos.

Anônimo disse...

Vamos fazer os deputados trabalharem! Enviem agora mesmo um email cobrando que eles cumpram o seu dever, pois claramente estão de costas pro povo!

villaverde@al.rs.gov.br
adilson.troca@al.rs.gov.br
ajbrito@al.rs.gov.br
aloisio.classmann@al.rs.gov.br
altemir.tortelli@al.rs.gov.br
alvaro.boessio@al.rs.gov.br
any.ortiz@al.rs.gov.br
bombeiro.bianchini@al.rs.gov.br
cirosimoni@al.rs.gov.br
edegar.pretto@al.rs.gov.br
edson.brum@al.rs.gov.br
eduardo.loureiro@al.rs.gov.br
elton.weber@al.rs.gov.br
enio.bacci@al.rs.gov.br
frederico.antunes@al.rs.gov.br
gabriel.souza@al.rs.gov.br
gerson.borba@al.rs.gov.br
gilberto.capoani@al.rs.gov.br
gilmar.sossella@al.rs.gov.br
ibsen.pinheiro@al.rs.gov.br
jeferson.fernandes@al.rs.gov.br
joao.fischer@al.rs.gov.br
joao.reinelli@al.rs.gov.br
pozzobom@al.rs.gov.br
juliana.brizola@al.rs.gov.br
juliano.roso@al.rs.gov.br
juvir.costella@al.rs.gov.br
liziane.bayer@al.rs.gov.br
luisaugusto.lara@al.rs.gov.br
luiz.mainardi@al.rs.gov.br
manuela.davila@al.rs.gov.br
marcel.vanhattem@al.rs.gov.br
marcelo.moraes@al.rs.gov.br
mario.jardel@al.rs.gov.br
marlon.santos@al.rs.gov.br
mauricio.dziedricki@al.rs.gov.br
miki.breier@al.rs.gov.br
miriam.marroni@al.rs.gov.br
missionario.volnei@al.rs.gov.br
nelsinho.metalurgico@al.rs.gov.br
pedro.pereira@al.rs.gov.br
pedro.ruas@al.rs.gov.br
regina.becker@al.rs.gov.br
ronaldo.santini@al.rs.gov.br
sergio.peres@al.rs.gov.br
sergio.turra@al.rs.gov.br
silvana.covatti@al.rs.gov.br
stela.farias@al.rs.gov.br
tarcisio.zimmermann@al.rs.gov.br
gab.tiagosimon@al.rs.gov.br
valdeci.oliveira@al.rs.gov.br
zanchin@al.rs.gov.br
vinicius.ribeiro@al.rs.gov.br
ze.nunes@al.rs.gov.br
zila.breitenbach@al.rs.gov.br

Unknown disse...

Populismite aguda!!!

Anônimo disse...

Este é o problema de se eleger candidatos sem plataforma, que não propõe nada durante a campanha.
Tenho certeza que se o Sartori tivesse proposto estas alterações desde a campanha eleitoral, toda vez que perguntado qual era seu projeto, estas correções já estariam votadas e aprovadas, porém ele foi eleito sem nenhum projeto, ficou 3 anos enrolando e agora quer aprovar estas medidas, que são realmente fundamentais, no ano eleitoral para se reeleger.
Infelizmente para nosso estado, acho que nada mudará até a eleição, por isto devemos sempre votar em pessoas qualificadas e que tenham projeto claro e verdadeiro para governar, o que não é o caso do nosso atual Governador!

Anônimo disse...

Se alguém espera que do Legislativo, Judiciário, TCE, MPE e outros privilegiados saia alguma coisa em favor do Estado, pode esperar sentado. Alí só pensam no seu, e a sociedade que se lasque. O que o Sartori precisa fazer é deixar de temer essas figuras e denunciar esta falta de cooperação, para que todos saibam de quem, efetivamente, é a culpa pelo descalabro das contas públicas.

Flávio Dimas Franzoi disse...

BEM POLÍBIO O QUE É PUBLICO NÃO É DE NINGUÉM MAS SE O COFRE É PÚBLICO E EU PERTENÇO A CASTA DA NATA DO FUNCIONALISMO ESTADUAL, MEMBRO DO JUDICIÁRIO, DO TRIBUNAL DE CONTAS OU DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA O MEU E O SANTO SAGRADO, QUANDO HAVEREMOS DE DEIXAR DE SER HIPÓCRITAS, ESTES SINDICALISTAS PAGOS PELO ERÁRIO PÚBLICO PARA FAZER BADERNA CONTRA O ERÁRIO PÚBLICO SÓ NO BRASIL E NO RIO GRANDE DO SUL, MESMO, SARTORI TU ÉS UM IDIOTA, EM NÃO IRES A PÚBLICO DENUNCIAR ESTA MANOBRA SÓRDIDA E ESPÚRIA DA ASSEMBLEIA E DAQUELES QUE FIRAM A VIDA TODA A ALIMENTAR ESTA ESQUERDA VAGABUNDA QUE VIVE ARROTANDO CAVIAR A DÉCADAS, VÁ A UMA REDE DE TELEVISÃO REQUEIRA O ESPAÇO E DENUNCIE ESTES NAZISTAS, FASCISTAS E COMUNISTAS OPORTUNISTAS QUE ESTE ESTADO E A UNIÃO CRIARAM PARA QUE VIVAM ENGORDANDO COM OS PARCOS RECURSOS DO ERÁRIO PÚBLICO QUE É MEU GERIDO TAMBÉM E É BOM QUE SE DIGA, O MAGISTÉRIO FAZ O QUE QUER E A NOSSA EDUCAÇÃO CRESCE A DÉCADAS COMO O RABO DO CAVALO!!!

Anônimo disse...

A assembleia do RS atua igualzinho ao Congresso Nacional, devagar, devagarinho, quase parando, muita despesa para pouco resultado, é melhor acabar com os três poderes, contratar juristas, Administradores, Contadores e colocar para gerir o Brasil.Na Presidência um General, e como Governador Generais, Prefeitos Coroneis no controle.

Anônimo disse...

A assembleia do RS atua igualzinho ao Congresso Nacional, devagar, devagarinho, quase parando, muita despesa para pouco resultado, é melhor acabar com os três poderes, contratar juristas, Administradores, Contadores e colocar para gerir o Brasil.Na Presidência um General, Almirantes ou Brigadeiros, e como Governador Também , Prefeitos Coroneis no controle.essa forma de governança atual não serve mais, os politicos só pensam em seus interesses e de seus apaniguados, o povo, Ó.

RUDI FRITZEN -REAL- disse...

Acho que essa paralisia da assembleia tem nome. PRETTO.

Anônimo disse...

Está mais do que na hora do Sr. Governador deixar de bancar o panaca e jogar toda essa sujeira no ventilador!

Vamos dar nomes aos bois, e divulgá-los amplamente!

Outra coisa importante: quem pensam ser os Srs. deputados (em minúsculas mesmo) estaduais? O eleitorado determinou uma maioria qua abomina o PT e suas realizações e mesmo assim entregam a presidência da AL p/ um petista?

Como ousam estuprar a nossa democracia?!?

Anônimo disse...

Pergunta para o Sartori que tem maioria na AL.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/