Recuo da produção industrial em agosto não reduz ímpeto da recuperação

A produção industrial recuou 0,8% entre julho e agosto, descontados os efeitos sazonais, segundo os dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) divulgada ontem pelo IBGE. O resultado veio abaixo da mediana das projeções do mercado (estabilidade), segundo coleta da Bloomberg. Na comparação interanual, a produção industrial subiu 4,0%, acumulando alta de 1,5% ao longo deste ano. Essa queda na margem refletiu o recuo de 8 dos 24 setores pesquisados, com destaque para a queda de 5,5% da fabricação de produtos alimentícios e de 3,8% da produção de máquinas e equipamentos. Na abertura por categorias de uso, o resultado foi explicado pela queda de 1,0% da produção de bens intermediários, enquanto as demais categorias avançaram. A produção de bens de consumo cresceu 0,3%, movimento explicado pela alta de 4,1% de duráveis, enquanto semiduráveis e não duráveis recuaram 0,6%. Já a produção de bens de capital subiu 0,5%.

Apesar da surpresa negativa no resultado  o mês, o mercado mantém a projeção de uma melhora gradual da produção industrial ao longo dos próximos meses, impulsionada pela retomada do consumo das famílias e pela redução da taxa de juros.

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/