Shangai Electric quer sociedade com Eletrosul para assumir obras de transmissão no RS

O secretário espera que, tudo transcorrendo bem, o órgão regulador possa debater o assunto na próxima terça-feira, quando haverá reunião da diretoria da agência. 

A transferência do controle de várias obras de transmissão da Eletrosul para a chinesa Shanghai Electric passa pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aceitar a participação da estatal nacional na sociedade de propósito específico que desenvolverá os empreendimentos. A Shangai permaneceria majoritária, mas não ficaria com 100% do capital. 

A Eletrosul e a Shanghai Eletric assinaram em junho um acordo preliminar para o repasse total do conjunto de projetos que compõem o Lote A, resultante do Leilão da Aneel nº 004/2014. Os empreendimentos contemplam oito linhas de 525 kV; nove linhas de 230 kV; três subestações em 525 kV e cinco subestações em 230 kV. Todos os complexos serão executados em solo gaúcho. As obras do Lote A totalizam 2,1 mil quilômetros de linhas de transmissão e capacidade de transformação de 4.781 MVA, com investimento total de R$ 3,3 bilhões. L

Conforme o secretário de Minas e Energia, Artur Lemos Júnior, esse é o ponto pendente para se chegar a um acerto:

- A Aneel já se manifestou favorável em 90% do que a Shanghai almeja para chegar a um bom termo com a Eletrosul.

Os chineses querem que a estatal brasileira participe da sociedade por ter um maior conhecimento local de tópicos como licenciamento ambiental e legislação. 

15 comentários:

Anônimo disse...

Já não chega todos os comunistas que tem aqui, nesta porcaria deste estado e, agora, vão importar os comunistas chineses ???
Ai, ai !

Anônimo disse...

Tirando fora os governos Brito, Yeda e Sartori, todos os outros governos dos últimos 20 anos foram perdulários , populistas, incompetentes e irresponsáveis, a tal ponto que desvalorizaram totalmente nossas empresas públicas que agora podem ser compradas até por carroceiros do Afeganistão!

Anônimo disse...

Tem que privatizar a CEEE, isso é o mais necessário.

Anônimo disse...

Será que esses caras não são comunistas???

Cap Caverna disse...

Eu e meus filhos, trabalhamos com os chineses a muitos anos, e eles são demasiadamente trabalhadores, tem uma conduta ilibada, mas são muitos espertos em negócios. E digo mais: de comunista eles não tem nada, pois são muito gentis e como disse, trabalhadores. Não façam comparação, com esses "comodistas" brasileiros, que são uns comunistas imprestáveis, mamadores e malandros. Com eles, não trabalhou direito, sai fora e assume a besteira que fez. Certamente, os chineses, irão trazer da China, seus melhores engenheiros e os brasileiros, serão colocados de lado.

Anônimo disse...

QUE IRONIA MEUS DEUS! OS COMUNISTAS DAQUI, ATRASADOS, CUJO GURU É STALIN, VIVENDO NO SECULO 20 E QUE QUEBRARAM AS ESTATAIS DE TODO O BRASIL AGORA VÃO ASSITIR A AQUISIÇÃO DESSAS ESTATAIS CHUPETAS, PELOS CAPITALISTAS MAIS MERCANTILISTAS E RADICAIS DO PLANETA: OS FAMIGERADOS COMUNISTAS CAPITALISTAS CHINESES!

BEM QUE O BOLSONARO TEM RAZÃO. VENDER OU DAR PARA A CHINA? DAQUI A POUCO SEREMOS ESCRAVOS DA CHINA! SERIA MUITO MELHOR SE TIVESSEMOS VENDIDO PARA A ALEMANHA, A FRANÇA, OS EUA, POR VALORES MUITO SUPERIORES, ANTES DE O LULADRÃO METER SUA MÃOS COM A QUADRILHA OS PETRALHAS!

Anônimo disse...

Sempre eles. Brasileiro é otario mesmo.

Anônimo disse...

Esta empresa foi fundada em 1954 e quem diria pelo Mao Tse Tung, saõ especialistas em Wind Turbines. Bota os chineses na parada e vamos lucrar. Se você olhar o organograma deles vai ver que é enxuto e não tem cc's na parada.
Joel

Anônimo disse...

Nem o bunda-suja e nem o Gen Mourão vão se pronunciar sobre a tomada dos Comunistas no Brasil?

Anônimo disse...

Esses chineses são falcatruas. Os que representam a empresa por aqui só enrolam e até agora não mostraram nada de grana.

Anônimo disse...

Recalcado...deixa de assistir novela é vai estudar... acéfalo.

Pode ser que passe em algum concurso... topeira

Anônimo disse...

Vender a CEEE é entregar um patrimônio público de 75 anos que universalizou o acesso a E.E. criando hidroelétricas, linhas de transmissão subestações e etc... Na mão de comunistas chineses, já que a empresa de Energia Chinesa é pública, ou seja, estatal do governo do caderno vermelho.
É uma burrice sem tamanho, somente apoiada por ignorantes que não entenderam isso ainda.

Anônimo disse...

Pergunta:porque investir em um estado quebrado pelos comunistas daqui? E sem chance de recuperacao. Basta ver a greve do magisterio.

Anônimo disse...

A ONDA VERMELHA VEM AÍ ...

Justiniano disse...


Tem que privatizar essas estatais (são 151 estatais federais que sugam 1,5 trilhão de reais), a começar por essa Eletrosul que é do ministério de Minas e Energia (o RS não tem nenhuma participação acionária nessa estatal).

Tem que vender e enxugar o quadro de funcionários, porque não adianta privatizar e repassar os funcionários para outras estatais.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/