Um quinto dos processos no STF caducou em 2016

Um em cada cinco processos em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF) prescreveu no ano passado. Segundo relatório elaborado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a chamada taxa de prescrição de 2016 chegou a 18,8%, maior patamar em oito anos. Esse movimento foi acompanhado, contudo, de um aumento exponencial nos processos originários na Corte, que cresceram seis vezes de 2009 até o ano passado, saltando de 476 para 2.803.

A pesquisa sobre a carga de trabalho do STF foi encomendada pela presidente do Supremo, ministra Cármen Lúcia. O estudo é de junho deste ano. De acordo com ex-ministros da Corte e pesquisadores do Direito Constitucional ouvidos pela reportagem, a causa da alta taxa de processos que caducaram é justamente a intensa carga de trabalho dos 11 integrantes do Tribunal.

13 comentários:

Anônimo disse...

É só esses vagabundos pararem de fazer politicagem e aparições em eventos e entrevistas que sobra tempo para botar o trabalho em dia.

Anônimo disse...

Está explicado o esforço dos políticos a favor do foro privilegiado no STF.

Anônimo disse...

Não parece que tem tanta sobrecarga assim, senão não ia sobrar tanto tempo pra viagens internacionais do Gilmar!

Dido disse...

se ao invés de palestras, trabalhassem essa porcentagem caíria a um décimo

Anônimo disse...

Este tribunal é contra o País e o Póvoa!

Só favorece políticos e magistrados!

Anônimo disse...

Bando de arremdo de Dracula! É só parar de viajar pra zoropa e ficar pagando de celebridade que a coisa jurídica anda bando de abastados avistados. Desse jeito ministro o cárcere.. ....vão trabalhar seus a toa!

Anônimo disse...

É INCONSTITUCIONAL um juiz deixar isto acontecer!


O STF está permitindo a ilegalidade!


Anônimo disse...

INTERVENÇÃO MILITAR URGENTE COM EXTINÇÃO DO STF , TSE , TST E O PRINCIPAL ACABAR DE VEZ COM CONGRESSO NACIONAL UMA INUTILIDADE, APROVEITAR E acabar com as câmaras municipais foco de corrupção e desperdício.

Anônimo disse...

Quantos bandidos de colarinho branco escaparam por prescrição?

Anônimo disse...

Existe caduquice moral e de competência?

Anônimo disse...

É os réus serão perdoados? Legal, né? Para começar poderiam viajar menos, seus pareceres poderiam ser muuuuuito menores, um absurdo a leitura, em plenário, de centenas de páginas.

Anônimo disse...

Enquanto isto eles estão na folha de pagamento de universidades, tem empresas particulares e viajam pra lá e pra cá.

AGORA SEI PORQUE SOLTAM FOGUETES NA VIRADA DO ANO.

Anônimo disse...

Faltou o MAIS IMPORTANTE: quanto ganharam os MINISTROS DO STF para "FAZEREM CORPO MOLE" e deixarem ocorrer estas prescrições??? Aquela ratoeira só pode ser desarmada pelos militares!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/