Entrevista, Adriana Romeiro, historiadora, Valor - A gênese da corrupção no Brasil

A corrupção começou com o português Mem de Sá. Os governantes portugueses do Rio eram quase todos corruptos.

A historiadora Adriana Romeiro, da UFMG, traçou o começo da corrupção na época colonial no livro 'Corrupção e Poder no Brasil', lançado agora pela editora Autêntica 

A seguir, entrevista concedida ao jornal Valor, que vai na íntegra:

Valor: Desde quando o enriquecimento ilícito aparece como um problema da administração pública no Brasil? 
Adriana Romeiro: Isso começa em meados do século XVI. É a denúncia mais recuada no tempo, que envolve Mem de Sá, que veio para Salvador na condição de governador-geral. Poucos anos depois de sua chegada, ele já é acusado de enriquecimento ilícito. Centenas de governadores foram objeto dessa acusação. Muitas denúncias começam assim: Fulano de Tal chegou pobre de Portugal, endividado e já está milionário, comprando terras, engenho de açúcar. Valor: 

A senhora acha que há semelhanças com o ano de 2017? 
Adriana: É a mesma coisa. No Rio, todos os governadores do século XVII foram acusados de enriquecimento ilícito.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

7 comentários:

Anônimo disse...

Os governantes eleitos pelo povo corrompido escolhem a dedo o pessoal do STF, e os corruptos que eram dispersos e setorizados ficaram bem organizados com o plano de poder de Lula que sistematizou a corrupção para receber apoios. Nenhum general da revolução de 64 ficou rico, mas toda a elite petista ficou milionária ou manipulou bilhões para incentivar seu plano de poder . A queda de Dilma foi fatal para o plano bolivariano, senão seriamos mais uma decrépita e hipócrita Venezuela.Caimos em uma armadilha, pois democracia nas mãos da esquerda e de ignorantes corruptos nunca prosperou.

Anônimo disse...

Como é fácil culpar aos OUTROS... quando a ruindade mora em nós mesmos...

Anônimo disse...

Anônimo das 17:00, o grande erro da Revolução de 64 foi ter entregue o poder de bandeja aos canalhas que combateu por 21 anos.

Anônimo disse...

Mem de Sá deve ter saído em caravelas por todos os mares e oceanos a plantar sementes de corrupção, haja vista que essa praga existe em todos os países.

Anônimo disse...


Os corruptos estão querendo o que com esta historia??

Daqui a pouco, vão alegar que é uma doença hereditária, cadeia neles.

Anônimo disse...

Pela estória, fica evidente para mim que LULA , DILMA e o PT são descendentes diretos de MEM DE SÁ .!!!

Anônimo disse...

O PT inteiro descende de MEM DE SÁ .!!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/