Mídia trata como "adolescente" o bandido abatido a tiros depois de assaltar o morador pela quarta vez em Terezina

O relato a seguir é de Rodrigo Constantino em seu blog de hoje. 
CLIQUE AQUI para ler tudo. 

É cansativo. Não temos mais jornalistas, com raras exceções. O que temos em seu lugar é um bando de militantes com uma visão limitada e ideológica de mundo, que tentam impor aos leitores. As inversões são frequentes demais, a subversão de valores é total, e o resultado é a desinformação.

Para essa turma, um “anjinho" foi cruelmente assassinado por um criminoso em Terezina, bairro Porto Alegre. Leia a notícia:

Mais um homicídio foi registrado em menos de 24h no bairro Porto Alegre, Zona Sul de Teresina. Desta vez, um adolescente de 16 anos morreu com tiro na nuca na noite no início da noite de segunda-feira (9), quando tentava roubar uma casa, o dono reagiu e atirou contra o menor.
“O dono da casa já tinha ameaçado o adolescente, porque ele já tinha roubado outras três vezes a sua residência. 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e ainda chegou a realizar alguns procedimentos ainda no local, mas o adolescente não resistiu e morreu. Conforme o sargento, o menor tem várias passagens pela polícia por roubo e tráfico de drogas. O dono da casa fugiu após o crime e até a manhã desta terça-feira (10) não tinha sido localizado.

Homicídio? Crime? O homem precisa fugir? Só mesmo num país como o Brasil, dominado por essa imprensa “progressista” que trata bandido como “vítima da sociedade” e quem reage ao crime em legítima defesa como bandido. 

Artigo, Tito Garniere - Presídios em fúria

A cobertura da imprensa sobre as chacinas nas cadeias brasileiras é superficial e enganosa. Jornalistas e analistas capricham nos adjetivos, para realçar a indignação e a revolta, mas se perdem nas rotulagens fáceis, passam ao largo das razões profundas e pouco contribuem para o debate e mesmo para a informação honesta.

A julgar pela abordagem comum da mídia, as penitenciárias de Manaus e Roraima são da alçada da União. O apego doentio à crença de que a solução dos problemas deve ser buscada, sempre, no governo central em Brasília, escamoteia a realidade: a administração daqueles presídios é dos estados, não da União.

Desse modo, uma expressão infeliz do presidente Michel Temer, incidental e secundária, ganha status de assunto relevante, senão principal, passando a impressão de que Temer, ao dizer que a chacina de Manaus foi “um terrível acidente”, é um desalmado, capaz de catalogar a tragédia apenas como um acidente. É patético.

Descobrem, agora, horrores da empresa que administra o presídio de Manaus.

CLIQUE AQUI para ler tudo.


O problema não é Rogério Rios, mas seu chefe, Nelson Marchezan Júnior

É possível que muita gente não tenha entendido o conteúdo da nota que o editor postou sobre o retorno de Rogério Rios para a secretaria municipal da Fazenda, depois de ter integrado o governo do prefeito José Fortunati. O editor não criticou Rios, mas o prefeito Marchezan Júnior, que durante a campanha empunhou a bandeira da total renovação de quadros de livre nomeação, mas sobretudo endereçou críticas ferozes à administração das finanças municipais, que na época estava sob o comando do seu atual ungido.

Esta tarde, a SMF mandou esta nota para o editor:

A secretaria municipal da Fazenda, Porto Alegre, informou ao editor que o novo secretário-adjunto da Secretaria Municipal da Fazenda (SMF), Rogério Rios, foi convidado pelo secretário Leonardo Busatto, com o aval do prefeito Nelson Marchezan, para retornar à SMF. Ele foi o primeiro nome a integrar o banco de talentos da prefeitura, e no seu currículo consta a prestação de 38 anos de serviço público, no Município e no Estado. Rogério Rios é formado em Administração de Empresas e em Administração Pública. Foi coordenador técnico da Secretaria Municipal da Fazenda, e atuou na Secretaria Estadual da Fazenda, na Caixa Estadual, na Junta de Coordenação Financeira do Estado e, recentemente na Secretaria Estadual de Planejamento.

Artigo, O Estado de São Paulo, Denis Rosenfield - O Estado capturado.

As chacinas e massacres das prisões brasileiras denotam, antes de mais nada, uma ausência de Estado. O sistema carcerário faz parte do sistema estatal, independentemente de sua administração ser terceirizada para o privado.

Sua função consiste em assegurar a vida e a segurança dos que, por seus crimes, são afastados do convívio social. Devem ser mantidos à parte da sociedade, sem que isto signifique, porém, que sua vida possa estar em risco. O direito à vida é um princípio do Estado, valendo igualmente para os detentos.

Contudo, a situação carcerária está indo simplesmente além de uma omissão do Estado por revelar uma captura de todo um setor estatal pelo crime organizado.

CLIQUE AQUI para ler tudo.


Orestes de Andrade Júnior assume a Fundação Piratini

O atual diretor-geral da Secretaria de Comunicação (Secom) do governo gaúcho, o jornalista Orestes de Andrade Júnior, será o novo presidente da Fundação Piratini.

Natural de Santo Ângelo, Orestes Jr. também foi o responsável pela assessoria de imprensa da Secretaria de Minas e Energia no governo de Germano Rigotto, e da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio na gestão de Yeda Crusius. Ainda foi consultor de comunicação da presidência da Emater-RS, de 2007 a 2010.

Isara Marques, ex-presidente da TVE, foi para o lugar de Orestes.

Temer é culpado por errar e por acertar, segundo a vanguarda do atraso

As reclamações recorrentes dos petistas e seus aliados dentro e fora da imprensa, contra o presidente Michel Temer, beiram ao samba do crioulo doido.

Eles estão alucinados por terem sido expurgados de polpudas CCs, verbas públicas e mordomias governamentais, mas também porque seus líderes são execrados como bandidos e ladrões celerados, alguns deles cumprindo pena na cadeia.

O jornalista Tulio Milman, Zero Hora, parece ter entendido o que acontece, compondo esta espécie de nova letra para o samba do crioulo doido:

Se Michel Temer não vem, deveria vir.
Se vem, deve resolver odos os problemas do Estado.
Se entregar ambulâncias e anuncia um presídio, é demagogo.
Se sobrevoa Rolante, deveria descer.
Se descesse, ficaria pouco tempo.

Túlio Milman poderia completar com este título de matéria do seu próprio jornal sobre as entregas de ambulância:

- Temer só entregou 25% das ambulâncias que constituem a frota gaúcha.

Michel Temer é presidente pleno há apenas 100 dias e administra a pavorosa herança maldita deixada por Lula, Dilma e o PT.

Padilha diz que não disputará senado com Ana Amélia e Paim

O ministro Eliseu Padilha nega a intenção de disputar uma vaga para senador pelo RS em 2018. Em 2018, o RS colocará duas das suas três vagas em oferta. Elas são ocupadas por Ana Amélia e Paulo Paim, que querem disputar a reeleição.

Artigo, Demi Getschko, O Estado de S. Paulo - O ouro da internet

É fácil criticar informação errada ou falsa na internet, mas é fundamental relembrar seus benefícios.

É fácil criticar informação errada ou falsa na internet, mas é fundamental relembrar seus benefícios. Hoje, que a temos quase onipresente, às vezes esquecemos seu inestimável valor e os bens que ela nos trouxe. A facilidade de encontrar e publicar conteúdos, a comodidade de comprar sem sair da cadeira ou enfrentar congestionamentos, dialogar com todos. Para os “antigos” onde me insiro, a rede permite, por exemplo, vasculharmos sebos em busca de livros usados, entulharmos a casa de quinquilharias adquiridas de terceiros, sem falar nas diatribes que podemos manter com os “hereges”, em qualquer lugar do mundo, que de nós divirjam.

 Há ouro na internet.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Sartori bota presos para trabalhar em Osório

As repórteres Neiva Mota e Lea Aragon (foto) acabam de informar que o Anexo da Penitenciária Modulada de Osório (semiaberto) iniciou, neste mês, parceria com a prefeitura de Tramandaí, visando ao trabalho externo para 15 apenados do regime semiaberto.Os presos fazem manutenção e limpeza de praças, logradouros públicos e orla marítima. O projeto possui ainda apoio da Vara de Execuções Criminais de Osório e Ministério Público. A iniciativa é do técnico superior penitenciário Fabio de Mello, da diretora Fabiane Oliveira Clipes e do coordenador do Anexo da Modulada de Osório, Silvio Ferreira Junior.

Neiva Mota é da Susepe e Lea Aragon é da Secom.

Inicialmente, o trabalho, que já é desenvolvido desde o dia 1º, será feito de forma voluntária até o próximo dia 15 de março. Após, a possibilidade é de contratação definitiva dos apenados com remuneração e apoio às famílias por meio da secretaria de Assistência Social. A prefeitura de Tramandaí oferece transporte e alimentação para os detentos diariamente. Está em andamento o cadastramento de mais 15 apenados, totalizando 30 presos que vão exercer atividade laboral voluntária.

Durante esta etapa, que serve de estágio e observação para implementação do projeto, a prefeitura pode contratar via Convênio de Trabalho Prisional remunerado no qual o apenado recebe no mínimo 75% do salário mínimo nacional, sem encargos sociais, mais a remição de pena, aliado aos programas de inclusão social, extensivo aos familiares, concluindo, portanto, a segunda etapa do projeto.

Ciee-RS tem 1.400 vagas para estágio

O Ciee do RS está oferecendo 1.400 vagas para estágio. Foi o que o Cieee-RS acabou de informar ao editor.

Veja como reduzir um País à miséria

E não por causa da corrupção. O que leva de fato este País a estado de miserabilidade é o estamento burocrático instalado na máquina estatal.

CLIQUE AQUI para examinar nota do blog Vespeiro, onde se encontra o comentário a respeito da burocracia estatal para abrir empresas no País.

Shopping centers querem CDL fora dos seus negócios em Porto Alegre

Os shopping centers gaúchos não querem que a CDL de Porto Alegre continue interferindo nos seus negócios.

Marchezan nomeia coronel para Segurança Pública. Ramiro Rosário será secretário de Serviços Urbanos.

O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan, anunciou hoje o novo secretário municipal de Segurança. Trata-se do coronel Kleber Roberto de Lima Senisse. O vereador Ramiro Rosário (PSDB) foi confirmado como secretário de Serviços Urbanos.

Ao lado de Senisse, quem atuará como secretária-adjunta será a delegada Cláudia Cristina Santos da Rocha Crusius. Ela é ex-delegada.

Ainda faltam nomeações para as pastas de Sustentabilidade, Planejamento e Gestão e Transparência e Controladoria Geral.

Irmã de Dziedricki e mulher de Kevin conseguem polpudas CCs na Câmara de Porto Alegre

A mulher do secretário de Relações Institucionais de Marchezan, Kevin Krieger (foto ao lado) receberá salários de R$ 12 mil mensais. Como Fernanda Jardim (a primeira da esquerda para a direita na foto ao lado) está grávida de sete meses, isto significa que dentro de dois meses entrará em licença-maternidade de meio ano, percebendo salários integrais. 

As nomeações da irmã do deputado Maurício Dziedricki e da mulher do secretário municipal Kevin Krieger para CCs na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, foram apontadas pela jornalista Rosane Oliveira como provas de nepotismo cruzado. 

O caso lembra o ato de ontem do pesidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, que nomeou Jared Kushner, seu genro, como assessor sênior na Casa Branca, uma escolha potencialmente delicada diante da lei antinepotismo.

Paula Dziedricki Scipioni, irmã do deputado, que foi candidato a prefeito e depois apoiou Marchezan Júnior, é agora supervisora de gabinete do presidente da Câmara, Cássio Trogildo, que é do mesmo Partido de Maurício Dziedriki, enquanto que a mulher do secretário de Relações Internacionais, Fernanda Jardim, virou assessora da bancada do PP. Ela foi candidata a vereadora e perdeu.

Dinheiro do Zaffari será usado para vestir o presídio de Canoas

O governo Sartori ouviu as vozes sensatas, entre as quais a do editor, e resolveu trocar novo presídio por vagas prisionais, no caso da permuta que fez da área da FDRH com o Zaffari.

Os R$ 40 milhões prometidos pelo grupo poderão ser usados para vestir o presídio de Canoas.

CUT fracassa no protesto contra Temer

Os 120 lúmpens arrebanhados pela CUT para protestar contra o presidente Michel Temer não conseguiram nada no Parque Assis Brasil, Esteio, ontem de manhã.

Maioria dos brasileiros não tem reserva para emergência

Os brasileiros são os mais vulneráveis do continente em caso de emergência: 44% deles –mais de 70 milhões acima dos 15 anos– consideram impossível levantar cerca de R$ 2.500 numa necessidade extrema, segundo o Banco Mundial (para permitir comparações, o órgão usou uma quantia relativa, equivalente a 1/20 do PIB per capita).

Isto é o que revela reportagem da Folha de S. Paulo deste domingo. Leia, a seguir, toda a matéria:

No mundo, só sete países estão mais despreparados do que o Brasil.

Dos brasileiros que acham possível obter a quantia, apenas 16% dizem poder recorrer às próprias economias; mais da metade pediria ajuda a amigos ou parentes.

APENDICITE NAS FÉRIAS
"São duas coisas em que ninguém pensa: seguro de vida para o pai ou mãe de família e a reserva de emergência", afirma o planejador financeiro Flavio Kokis. "Mas o telhado pode cair, o filho pode ter uma apendicite nas férias, o carro pode quebrar e ficar caro."

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Artigo, Lasier Martins, Jornal do Comércio - O desastre no raio x

- O editor também lê o mesmo livro e recomenda vivamente.

Passados seis meses da queda de Dilma Rousseff, as consequências do episódio dá os primeiros passos: relatos e análises isentos de emoções e partidarismo começam a aparecer à luz de números e versões equilibradas. É o que se vê neste primeiro livro retrospectivo, a obra “Anatomia de Um Desastre”.

Obra de cunho jornalístico, escrito a seis mãos por três dos mais categorizados profissionais da imprensa econômica, Cláudia Safatle, diretora do diário Valor Econômico, João Borges, comentarista da Globonews e Ribamar de Oliveira, colunista e repórter do mesmo Valor.


Do livro emana credibilidade: nem um pingo de opinião, zero ideologia, só informação. As conclusões ficam por conta do leitor.

CLIQUE AQUI para ler tudo.


Vendas de papelão ondulado cresceram em dezembro, mas tiveram desempenho negativo em 2016

As vendas de papel ondulado costumam indicar com antecedência como irá a economia. Este tipo de papel é usado para embalagens de produtos.


Elas somaram 258.796 toneladas em dezembro, conforme divulgado ontem pela Associação Brasileira de Papelão Ondulado (ABPO). O resultado é equivalente a um crescimento de 3,3% em comparação a novembro, na série livre de efeitos sazonais, marcando a primeira alta da série em cinco meses. Apesar do desempenho positivo na margem, na comparação inter-anual as vendas caíram 2,8%, acumulando contração de 2,1% em 2016. 

Os dados sugerem, ainda que de forma preliminar, elevação da produção industrial em dezembro.

PT perdeu 25 mil cargos comissionados

O PT fez as contas e constatou que perdeu 25 mil cargos comissionados com a saída de Dilma e com as derrotas na campanha eleitoral do ano passado.

Couromoda começará dia 15 em São Paulo

A Couromoda começará dia 15 em São Paulo. O evento irá até o dia 18. A feira sairá no Expo Center Norte.

Marchezan traz Rogério Rios de volta para a secretaria da Fazenda

O prefeito Marchezan Júnior ignorou de novo seu Banco de Talentos e indicou para secretário Adjunto da Fazenda o servidor Rogério Alves Rios, que até 2015 era responsável pelo caixa da prefeitura. Rios foi indicado por Cristiano Tatsch, PMDB. Ele saiu da Fazenda para ir para o Estado, para a Secretaria de Planejamento. Agora retornou para o município. Além de responsável pelo financeiro a secretaria municipal da Fazenda, Rogério Rios também fazia parte do Conselho Fiscal da Procempa, cujos jetons são polpudos.

RS pode seguir o Rio e fechar acordo de ajuste fiscal com Meirelles

O acordo com o Rio abre caminho para RS e Minas.

Os termos do acordo que os governos federal e do Rio acertados ontem no Rio, garantem basicamente as contrapartidas de medidas de ajuste fiscal, que foram rejeitadas pelos deputados cariocas no fim do ano. 

O governo federal concederá três anos de carência para que o Rio volte a pagar as parcelas mensais que deve ao governo federal. 

Mas há mais vantagens para o governo estadual. 

Ontem, em Esteio, José Sartori conversou com o presidente Michel Temer sobre isto e pode ser o seguinte a fechar negócio com o ministro Henrique Meirelles.

O presidente esteve no final de semana com a presidente do STF, Carmem Lúcia, e tratou do assunto com ela. Como se sabe, o STF concedeu prazo para que governos estaduais e federal acertem-se sobre a repactuação das dívidas com a União. Carmem Lúcia ficou sabendo do que é negociado.

Sartori enfrenta dificuldades na Assembléia para passar suas propostas de ajuste fiscal e reorganização administrtiva.

Entre as contrapartidas,  há a proibição de reajustes salariais dos servidores, a fixação de um teto de despesas atrelado à inflação e privatização de empresas estatais estaduais.

A expectativa no caso do Rio é de que os termos do acordo sejam fechados ainda hoje para serem apresentados amanhã ao presidente Temer e depois à ministra Cármen Lúcia. 

Cronograma. A ideia é que o acordo seja assinado este mês, antes do envio ao Congresso de um novo projeto criando o Regime de Recuperação Fiscal (RRF). nião e o Estado se conciliarem.

CLIQUE AQUI para ler ampla reportagem do Estadão de hoje sobre o assunto.

Homem é morto na frente de casa e outro é baleado na cidade de Pelotas, RS

Sem policiamento (Brigada, Polícia Civil e FNS sumiram das ruas), cidadãos gaúchos continuam sendo abatidos como gado no RS.

O jornal Diário de Pelotas informou hoje que o cidadão gaúcho Ari Weege, de 61 anos, foi assassinado com dois tiros quando estava na frente de casa, na Rua Idelfonso Simões Lopes, no bairro Sanga Funda.

Foi ontem a noite, 22h.

Ocupantes de um carro atiraram ao passarem em frente à vítima. Os tiros atingiram o peito de Ari, que não tinha registro de antecedentes criminais e morreu no local.

Ninguém foi preso até as 4h desta terça-feira.

Uma hora depois do assassinato, Pelotas teve outra vítima de disparos de arma de fogo. Dessa vez, um adolescente de 16 anos. Ele foi atingido por um tiro no abdômen por volta das 23h na Rua Leopoldo Brod, no bairro Três Vendas. Ele tem histórico de envolvimento em diversos crimes e já foi vítima de tentativa de homicídio. Nenhum suspeito de efetuar o disparo foi preso. 

Kevin Krieger entrou no governo de Porto Alegre em 2005 e nunca mais saiu dele

Kevin Krieger, o novo e poderoso secretário de Relações Institucionais e Articulação Política do prefeito Marchezan Júnior, Porto Alegre, entrou no governo municipal em 2005 e nunca mais saiu dele.

Ele passou pelas administrações do PPS, PMDB e PDT, como participa agora da administração do PSDB.

É caso único.

Kevin Krieger sempre foi do PP, que apoiou todos os governos que sucederam a dinastia vermelha do PT em Porto Alegre. Antes do atual cargo, foi presidente da Fasc e secretário de Direitos Humanos e Segurança Pública.

Marchezan garante salários em dia nos meses de janeiro e fevereiro

O prefeito Marchezan Júnior anunciou ontem que pagará em dia os salários de janeiro e fevereiro. O prefeito revisou as contas e percebeu que os cálculos anteriores que fez não eram consistentes.

Segundo seus novos cálculos, em março não haverá dinheiro em caixa para pagar salários.

Há controvérsias.

O prefeito não é bom de contas.

Daer usa regime de emergência para desbloquear rodovia em Maquiné, RS

O mau tempo deste verão no RS não prejudicou severamente apenas Riozinho e Rolante, sobrevoados ontem por Michel Temer.

Foi o caso de Maquiné, Litoral Norte do RS. 

Neste momento, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) trabalha nos trâmites para decretar situação de emergência no trecho da ERS 484, que liga o distrito de Barra do Ouro, em Maquiné, no Litoral Norte, a São Francisco de Paula, na Serra gaúcha. Equipes da 15ª Superintendência Regional do Daer redigem o decreto para agilizar os reparos e liberar a via. Por enquanto, não há previsão para que isso ocorra.

A rodovia está bloqueada desde a última quinta, quando a chuva intensa que durou cerca de uma hora provocou o desmoronamento do trecho que passa sobre o arroio Pavão, destruindo um pontilhão. A enxurrada também formou correntezas em rios da região e destruiu encostas e plantações.


Por rodovias, a única alternativa é se deslocar pela ERS 239 e acessar a ERS 020 em Taquara. No entanto, o desvio eleva o trajeto em mais de 50 km.

Tempo no RS será instável, com chuvas e temperatura alta

Porto Alegre, 8h34min, 24 graus

O Rio Grande do Sul abriu com tempo instável nesta terça-feira e chove em todas as regiões do Estado. O ar quente numa atmosfera carregada com centro de baixa pressão reforça a instabilidade. Temporais atingem as metades Oeste, Centro e parte do Sul do Estado. Os volumes de chuva em alguns pontos serão altos e há risco de precipitação intensa.


A temperatura segue abafada e ocorre intervalos de melhoria de sol em parte do Estado. 

Em Porto Alegre, a previsão são de marcas entre 24°C e 30°C, em um dia de muita chuva.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/