Fnac vai embora do Brasil. Loja do Barra fechará.

A rede francesa de lojas Fnac confirm,ou esta tarde que vai embora do brasil. A rede temuma unidade no BarraShoppingSul, Porto Alegre.

Após justiça censurar jornais, site de Glenn Greenwald publica conteúdo sobre extorsão a Marcela Temer

Com objetivo de conseguir mais leitores e criar problemas para o governo, o blog The Intercept, site do renegado jornalista Glenn Greenwald, publicou a íntegra do material sobre a chantagem a primeira-dama Marcela Temer. 

Mesmo Folha e Globo,depois de derrubada a censura, evitaram expor a imagem de Marcela, coisa que Greenwald não fez, ignorando a Lei Carolina Dickmann e o conhecimento de que a imprensa pode tudo, menos cometer crimes.

O tema ganhou destaque na mídia na última sexta-feira, 10, e deu origem às reportagens que os jornais Folha de S. Paulo e O Globo tiraram do ar na segunda-feira, 13, após decisão da Justiça.


De acordo com o site, o objetivo é que o público possa analisar os materiais censurados pelo juiz Hilmar Castelo Branco Raposo Filho, da 21ª Vara Cível de Brasília.

CLIQUE AQUI para ler tudo, inclusive fac similes.

Afinal, quem pagou o carnaval de Porto Alegre ?

Se a Concepa, a Rodoviária e as PRF e PRE estiverem corretos, metade da população de Porto Alegre fugiu da Capital durante o carnaval.

Sem dinheiro para bancar o carnaval, o prefeito Marchezan Júnior anunciou que iria buscar seus amigos da iniciativa privada para pagar a conta.

Na década de 60, a Pepsi Cola pagava tudo, até que a festa foi estatizada pelo prefeito Loureiro da Silva.

Era jogo aberto.

Até esta terça-feira de carnaval, o prefeito não listou os nomes e valores doados.

Aliás, o prefeito nem,foi visto pulando o carnaval.

O Espírito Santo é aqui - 31 cidadãos gaúchos foram assassinados em três dias de carnaval

Cidadãos gaúchos continuam sendo abatidos co,o gado no meio da rua (foto ao lado), embora paguem por proteção policial pública e apesar do dever constitucional do governo estadual de garantir-lhes a vida e o patrimônio. A sociedade gaúcha prossegue silenciosa diante da total ausência de policiamento ostensiva e por isto é sacrificada como cordeiro.

Em três dias de feriadão de Carnaval, 31 pessoas foram assassinadas no Estado. O levantamento feito pelo jornal Correio do Povo leva em conta os crimes ocorridos desde o final da tarde de quinta-feira. Um dos casos mais chocantes ocorreu em Gravataí, no sábado. Quatro pessoas de uma mesma família foram assassinadas. Altair Camargo, 42 anos, seus filhos Carolina, 17, e Willian, 7, além de Magali Procasco, 47, sogra de Altair, foram mortos com diversos tiros. A chacina ocorreu por volta das 11h, dentro da casa das vítimas na rua Dom Vitório Mônego, bairro Cruzeiro. Outras quatro pessoas, dois homens e duas mulheres, ficaram feridas e foram encaminhadas para hospitais da região. Uma delas, Roberta Procasco, de 36 anos, mãe das crianças, segue internada.

Prefeito tucano quer criar Banco de Voluntários em Porto Alegre

Depois do Banco de Talentos, o prefeito Marchezan Júnior resolveu emplacar ouitro factóide. Ele vai criar o Banco de Voluntários.

Será outra caixa preta.

O Espírito Santo é aqui - 90% das câmeras de vigilância das praias não funcionam, denuncia Zero Hora

O governo federal gastou R$ 17,5 milhões para instalar todo o sistema. Dinheiro jogado fora.

Não funcionam 90% das câmeras de vigilância do Litoral Norte, o mais procurado pelos gaúchos durante o veraneio.

É o que constata o jornal Zero Hora de hoje, que visitou os 24 municípios quie e, 2011 instalaram 178 equipamentos do gênero. Só 20 ainda operam.

As prefeituras alegam falta de dinheiro.

O jornal ouviu a Brigada, que disse que faria o monitoramento caso os sistemas estivessem ativo.

Há controvérsia, porque as prefeituras nunca têm dinheiro para a segurança e a Brigada sequer faz monitoramento do equipamento existente em Porto Alegre.

Marchezan demite e não paga quem enfiou no olho da rua

A prefeitura de Porto Alegre  avisou que não sabe quando indenizará os servidores CCs que está demitindo.

411 já foram para a rua entre janeiro e fevereiro.

Marchezan Júnior alega que é muita gente e dá trabalho fazer toda a papelada de quitação.

Há controvérsia, porque o caso é apenas de incompetência ou mera perseguição.

Brasileiro se reelege no comando da Organização Mundial do Comércio

O brasileiro Roberto Azevêdo foi reeleito nesta terça-feira para mais quatro anos no comando da Organização Mundial do Comércio (OMC).


A reeleição acontece no momento em que os questionamentos sobre os benefícios da globalização se proliferam e diante da ameaça de os Estados Unidos criarem regras alternativas ao comércio global.

Freeway superlota na volta das praias de SC e do Litoral Norte

De acordo com a Triunfo Concepa, concessionária responsável pela freeway, 51 mil veículos voltaram do litoral nesta segunda. Outros 75 mil são aguardados para hoje.

O trânsito começou a se acentuar por volta das 9h e, às 10h, trecho de Osório já registrava  85 veículos por minuto na freeway, o que corresponde a 100% da capacidade operacional da rodovia. Isto obrigou a concessionária a liberar a pista de acostamento também para rodagem.

Trump promete "aumento histórico" para as Forças Armadas

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prometeu nesta segunda-feira um aumento "histórico" no orçamento das Forças Armadas, após uma reunião com governadores na Casa Branca.

"Este orçamento é a expressão de minha promessa de manter os americanos seguros. Vai incluir um aumento histórico dos gastos de defesa", disse o presidente à imprensa.

Segundo fontes da Casa Branca, o aumento de gastos de defesa prometido pelo presidente Donald Trump será financiado parcialmente por cortes no Departamento de Estado dos Estados Unidos, na Agência de Proteção Ambiental e em outros programas não relacionados à defesa.

Estadão também diz que Lula será condenado e não disputará o Planalto

Em editorial na sua edição de hoje, o jornal O Estado de S. Paulo também diz que Lula estará condenado e será preso em 2018 (caso permaneça no Brasil) o que impedirá sua candidatura a qualquer cargo.

Diz o jornal:

- O PT sabe que, se os processos contra Lula forem tratados somente no âmbito jurídico, a derrota do petista é certa, e não porque a Lava Jato 'persegue' Lula, mas sim porque, ao que tudo indica, sobram provas contra ele.

A Folha de hoje também aborda o mesmo tema, mas em reportagem (leia abaixo).

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Folha avisa que em 2018 Lula estará condenado e será inelegível

É assim que Sponhoz vê a situação de Lula.


Reportagem desta terça-feira da Folha de S. Paulo, conta que no caso de seguirem o ritmo de outros processos, as ações contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que correm pelas mãos de Sergio Moro podem torná-lo inelegível ainda antes do pleito de outubro de 2018.

O texto aponta um prazo médio de um ano e dez meses para os julgamentos em segunda instância. Diz o jornal: "Mantido esse ritmo, o petista ficaria inelegível em meio à campanha de 2018 – entre julho e outubro."

Lula, como se sabe, lidera todas as pesquisas e seria eleito presidente para um terceiro mandato se as eleições fossem hoje.

CLIQUE AQUI para ler a reportagem.

Tarso decreta: "O ocaso deles está chegando"

Feliz consigo mesmo e com suas abobrinhas.

O ex-governador Tarso Genro acha que chegou o fim da linha para o PMDB e o PSDB, mas não para o PT.

Em tom de inédita sinceridade, disse o líder do PT do RS:

- O ocaso deles está chegando.

CLIQUE AQUI para ler o artigo de Tarso Genro no site Sul21 de hoje. O editor recomenda a leitura para que seja possível compreender que a questão do PT e dos seus líderes não é política, mas psico-social.

Assembléia votará na semana que vem o novo piso salarial gaúcho

A Assembléia Legislativa do RS quer votar na semana que vem o reajuste do salário mínimo regional com vigência a partir de fevereiro deste ano. A proposta foi enviada pelo governador José Ivo Sartori (PMDB) no dia 1º de fevereiro, e prevê um reajuste de 6,48%, igual ao índice de aumento do salário mínimo nacional a partir de janeiro.

As centrais, que pressionam por um reajuste de 10,45%, sendo 8,8% resultante da média ponderada dos reajustes dos pisos estabelecidos em convenções coletivas das categorias mais representativas pertencentes à lei do chamado piso regional e 1,52% que é a diferença entre o reajuste no ano passado (9,61%) e a inflação medida pelo INPC em 2015 (11,28%).

Os empresários querem zero de reajuste e o fim do piso salarial estadual.

O governo não atenderá nenhum dos lados.


O piso vale para mais de 3 milhões de  trabalhadores gaúchos.

Governo trabalha para acelerar Plano Nacional de IoT

O governo brasileiro vai realizar mais consultas públicas antes de definir o formato do Plano Nacional de Internet das Coisas (IoT), conforme Gilberto Kassab, ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Ele participou nesta segunda-feira, de um painel entre representantes de governos sobre o setor de telecomunicações na América Latina, durante o MWC 2017, que acontece nesta semana, em Barcelona (Espanha).

Kassab planeja compartilhar qual será o norte de seu Plano Nacional de Internet das Coisas. Será um projeto do governo brasileiro de investir na tecnologia de mesmo nome, que torna, digamos, “smart” qualquer tipo de aparelho, de celulares a geladeiras, carros ou mesmo máquinas utilizadas pela indústria.

O plano deverá se guiar a partir de um estudo encomendado pelo Ministério à consultoria McKinsey, em consórcio formado ainda pelo CPQD, o maior centro de pesquisa e desenvolvimento de IoT do Brasil, e pelo escritório de advocacia Pereira Neto/Macedo. Tal pesquisa custará 17,4 milhões de reais, a serem financiados pelo BNDES (9,8 milhões de reais) e pelo próprio consórcio (7,6 milhões de reais).

Presidente do PT compara Dirceu e Vaccari ao goleiro Bruno: "Se ele pode, eles também podem"

O presidente do PT, Rui Falcão, em documento publicado no site do partido, comparou António Palocci, José Dirceu e João Vaccari Neto ao goleiro Bruno.

Segundo o site O Antagonista, Falcão argumentou que, se um foi solto, os outros também têm de ser, porque seus casos são iguais.

De certa maneira, ele está certo: a Petrobras é a Eliza Salmudio do PT. Em vez de ocultar um cadáver, os petistas ocultaram o dinheiro roubado.

Moradores voltam a reclamar da água em Porto Alegre: "Tem cheiro de podre"

A água que a população de Porto Alegre consome voltou a apresentar alteração no gosto, segundo reclamações de moradores. Em nota, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) informa que está coletando amostras de água para verificar possíveis alterações. Nos últimos dias, queixas sobre o gosto e odor chegaram ao órgão, que orienta que os usuários informem alterações pelo telefone 156, opção 2.

O morador do bairro Tristeza, Robson Castro, conta que a água do Dmae no bairro "está com cheiro de podre e turva."

Em meados de 2016, a água apresentou alterações que exigiram testes com apoio da Fepam e levou mais de dois meses para resolver, indicando inicialmente relação com despejo de esgoto no Lago Guaíba e depois com a operação de uma estação privada de tratamento de efluentes.

Jobim faz parte de conselho do BTG

Em julho de 2016, Nelson Jobim tornou-se sócio e membro do conselho de administração do BTG Pactual. O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal é responsável pelas relações institucionais e políticas de compliance da instituição, comandada até novembro passado pelo banqueiro André Esteves, que foi preso em 25 de novembro de 2015, acusado de obstruir as investigações da Lava Jato, e solto em dezembro do mesmo ano. 

Desde o início da operação, Jobim foi contratado pelas empreiteiras OAS, Odebrecht e Camargo Corrêa para elaborar pareceres independentes, não necessariamente vinculados à operação.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Maia emperra CPIs para investigar UNE e Carf

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), segura desde o ano passado os pedidos de instalação das Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) da União Nacional dos Estudantes (UNE) e do Conselho Administrativo de Recursos Federais (Carf). A demora evita constrangimentos a aliados que apoiaram Maia nas últimas eleições para o comando da Casa, como o PCdoB e o PSDB, que poderiam ser alvo de investigações.

Em mais de sete meses de gestão, Maia autorizou a criação de duas CPIs - uma para investigar a Fundação Nacional do Índio (Funai) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e outra da “indústria das multas”.

O requerimento para a instalação da CPI da UNE foi feito em outubro de 2016, com o apoio de mais de cem parlamentares, mas está parado até hoje dependendo do aval de Maia. A CPI investigaria o suposto envolvimento de integrantes do PCdoB em desvios de recursos por parte da instituição.

Maia, que teve o apoio do PCdoB nas duas eleições para a presidência da Câmara, teria um acordo para segurar a CPI.

Corte de juros vai acelerar no Brasil diz BofA

O real está 5% sobrevalorizado em relação ao dólar e a tendência é de que a moeda brasileira se desvalorize ao longo dos próximos trimestres, avaliam os estrategistas do Bank of America Merrill Lynch em relatório divulgado ontem.

Ao mesmo tempo, o banco norte-americano projeta que o Banco Central vai acelerar o ritmo de corte na taxa de juros para 1 ponto porcentual até a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) de maio e seguir com a estratégia de redução na Selic em 2018. Com isso, o banco reduziu suas projeções para os juros no Brasil. Pelo lado dos riscos, a delação de executivos da Odebrecht é vista como uma ameaça à aprovação da reforma da Previdência.

O BofA projeta que o dólar vai subir do nível atual para R$ 3,20 no segundo trimestre, R$ 3,30 no terceiro e R$ 3,40 no quarto período do ano. Na sexta-feira, a moeda norte-americana fechou cotada em R$ 3,11.

Yunes diz que secretária pode provar que doleiro entregou pacote de propina da Odebrecht

Cada vez mais flagrado na mentira, o amigo e ex-assessor de Michel Temer disse ontem que tem como comprovar a história que contou à força-tarefa da Lava Jato, de que recebeu em seu escritório de advocacia documentos em nome de Eliseu Padilha, que na verdade seriam R$ 4 milhões em propina da Odebrecht.

Ele indicou sua secretária como testemunha e disse que ela pode confirmar a versão de que Lucio Funaro entregou o "pacote".

Lucio Funaro e Padilha negam tudo. Funaro exigiu acareação para desmascarar Yunes.

Paim já tem assinaturas para instalação da CPI da Previdência

O senador gaúcho Paulo Paim disse ontem que já tem as assinaturas necessárias para embasar seu pedido de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Senado, visando investigar a real situação da Previdência Social no país. Ele já conta com 29 assinaturas – duas mais que o mínimo necessário –, coletadas pelo mandato do senador Paulo Paim (PT)-RS).

Padilha terá que ficar 10 dias em repouso e observação no RS

O médico urologista Claudio Teloken, que tocou a cirurgia que removeu a próstata do ministro Eliseu Padilha,  afirmou para a jornalista Carolina Bahia, Zero Hora, que apenas em  10 dias, seu paciente estaria apto a tomar decisões próprias sobre seu trabalho.

O ministro achava que poderia reassumir o cargo no dia 6 de janeiro, mas isto não será mais possível.

Brigadianos reagem a assalto, matam um e ferem outro em Novo Hamburgo

Quatro integrantes de um dos grupos tentaram executar os rivais que estavam em uma residência.  O caso teve início por volta das 22h, na Rua Mem de Sá, bairro Operário, quando duas quadrilhas rivais trocaram tiros. Tudo começou quando o segundo grupo chegava na casa. Após o confronto, os integrantes do primeiro grupo fugiram.Eles pediram ajuda a uma equipe da Guarda Municipal, já que um deles havia sido atingido. Wellington Jean Britto Bandeira, de 19 anos, foi encaminhado ao hospital. Os dois comparsas dele ficaram na rua e depois ainda tentaram roubar um carro. No entanto, abordaram agentes de inteligência do 3ºBPM, que estavam em uma viatura discreta. Os criminosos estavam com uma espingarda calibre 12 e houve troca de tiros.

Eduardo Gutierres Souza da Silveira, de 18 anos, morreu no local. Jéferson Luís Souza da Silveira, de 22 anos, foi baleado em uma das pernas.

Terça de carnaval será de céu azul, sol forte e mar verde no RS

Esta terça-feira abriu ensolarada e quente no Rio Grande do Sul, cenário que será igual durante todo o dia, apesar de nuvens esparsas em algumas regiões. O Estado segue sob uma massa de ar quente que traz forte elevação da temperatura durante o dia e muito calor à tarde.

Nas praias, outro dia muito aproveitável com sol, nuvens e calor com excelentes condições do mar.As águas claras, esverdeadas e quentes impressionaram muita gente nos balneários gaúchos no fim de semana. 

As temperaturas mínimas irão dos 14°C em São José dos Ausentes e Vacaria até as máximas de 36°C em Santa Cruz do Sul e Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variarão entre 20° e 36°C. No Litoral Norte, as marcas se alternam entre 22°C e 31°C.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/