Paraná Pesquisas constata que 84,3% dos brasileiros são contra a liberação das drogas

Pesquisa feita em 26 Estados, com amostragem de 2020 brasileiros entrevistados:

84,3% contra a liberação do da maconha e da cocaína.

O ministro Luís Roberto Barroso, STF, terá dificuldade para continuar defendendo a proposta de liberar as drogas, mesmo sob o argumento de que este é o melhor caminho de combater o tráfico e evitar a superlotação dos presídios.


FNSP prende sete e enfia três baleados no Cristo, Porto Alegre

A Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) prendeu sete bandidos gaúchos quadrilhas nos bairros Rubem Berta e Mário Quintana, que tiroteavam entre si na zona Norte de Porto Alegre, ontem, sábado. No local do confronto, o efetivo da FNSP encontrou ainda três homens baleados e feridos, que foram socorridos e encaminhados ao Hospital Cristo Redentor. Eles estariam passando no local e foram surpreendidos pelos disparos entre os rivais

Os bandidos usavam carros roubados e estavam foragidos. Eles  portavam sete pistolas calibres 9 milímetros, uma pistola calibre 40, dois revólveres calibres 38, mais de 400 cartuchos de munição, carregadores, um colete balístico e uma balança de precisão., além de uma caminhonete Duster.

Policiais militares do 20ºBPM, da Brigada Militar, foram acionados em apoio à ocorrência.

Alta nas commodities faz País ter melhor cenário para comércio externo em 3 anos

Nesta reportagem do estadão de hoje, a repórter Cleide Silva trata de um tema que interessa demais à economia do RS. Leia tudo:

O Brasil entrou em 2017 com o melhor cenário dos últimos três anos para o crescimento das exportações. Dados da Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (Funcex) indicam que os termos de troca brasileiros – a relação entre os preços das exportações e o das importações – atingiram o melhor nível desde 2014. Grande parte desse comportamento está relacionada à alta dos preços das commodities (matérias-primas, como soja e minério de ferro), que representam cerca de 60% das vendas externas do País.


Na relação dos termos de troca, os preços das exportações do País cresceram acima dos preços das importações. As vendas externas foram puxadas, principalmente, pelo aumento do minério de ferro, cuja cotação mais que dobrou num ano. Em janeiro, o índice de termos de troca ficou em 117,3, número mensal que não era atingido desde janeiro de 2014 (ver gráfico ao lado).

CLIQUE AQUI para saber mais.

Opinião do editor - Por que não entra em ação a Pátria Armada ?

Do leitor Rogério Castro, esta manhã, ao ler a carta do juiz federal Daniel Leuersen sobre o assassinato do seu primo, o doutorando em física Masahiro Atori:

Quantos de nossos filhos terão que morrer, ó Pátria Armada !

O leitor trabalhou em cima desta frase do juiz federal:

Quantos de nossos filhos terão que morrer, ó Pátria Amada !

Com efeito, se a pátria é armada e nós pagamos toda essa conta para que nos proteja, contando com o monopólio da força, por que razão ela não faz isto ?


Não vale culpar apenas políticos incompetentes, corruptos ou alienados, sequer a maioria de eleitores desavisados ou muito avisados.

As rãs começam a sentir saudade dos militares.

MPF denuncia novos ataques à Lava Jato

Carlos Fernando é o cabeça branca.

CLIQUE AQUI para ler, também, "Corrupção e reforma da previdência faz rejeição de Temer subir a 89%nas redes sociais (El País).

A denúncia foi replicada hoje pelo Estadão, através de reportagem assinada por Ricardo Brandt, Fausto Macedo, Julia Affonso e Mateus Coutinho.

Leia:

O discurso de que a Operação Lava Jato atravanca a retomada da economia no País, conjugado com a virtual queda de interesse das pessoas sobre o tema do enfrentamento à corrupção e a articulação crescente de políticos emparedados pelo escândalo para aprovar leis de salvaguarda aos investigados, colocaram os procuradores da força-tarefa, em Curitiba, na defensiva.

“Estão tentando um esvaziamento lento e gradual da operação, mas a Lava Jato tem força própria.”

A opinião do mais antigo dos procuradores da força-tarefa, que investiga a corrupção na Petrobrás, Carlos Fernando dos Santos Lima, é fruto de tensão ímpar que tomou o QG da Lava Jato, no sétimo e oitavo andares do Edifício Patriarca, região central de Curitiba, nesse início de 2017.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Moro dá sinais de que Lula, o príncipe, irá mesmo para a cadeia

O Juiz Sérgio Moro voltou a emitir sinais de que pode prender o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que lidera a preferência da maioria do eleitor brasileiro para retornar à presidência da República em 2018.

Segundo o colunista Lauro Jardim, O Globo de hoje, um interlocutor conversava com Moro e argumentou que o ex-presidente não seria nunca preso, pois o "Brasil ficaria em chamas".O que respondeu o juiz:

- Numa democracia pressupõe-se que o príncipe também se submeta às leis.

Lula já é réu em cinco processos, três dos quais estão com Moro.

E isto que nem começou o ato principal, que é a apuração das delações dos 78 diretores e controladores da Odebrecht.

Mariz de Oliveira trabalhará no Planalto ao lado de Temer

Michel Temer convidou e o advogado Antonio Mariz de Oliveira aceitou um cargo de assessor especial do governo. Mariz vai trabalhar no Palácio do Planalto e terá como atribuição cuidar da área de segurança pública.

Janot incluirá Lula e Dilma na primeira lista da Mãe de todas as Delações

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pedirá, nos próximos dias, aberturas de inquérito no Supremo Tribunal Federal contra Lula, Dilma Rousseff, Guido Mantega e Antonio Palocci, tudo em função das delações de 78 diretores e controladores da Odebrecht.

Também serão objeto da primeira lista alguns dos mais carnais aliados da organização crimimnosa petiusta, como  Renan Calheiros (PMDB-AL), Romero Jucá (PMDB-RR), Edison Lobão (PMDB-MA) e Eunício Oliveira (PMDB-CE).

Governo decide que neste ano os consumidores pagarão R$ 1,1 bi a mais nas contas de luz

Uma decisão do Ministério de Minas e Energia vai obrigar o consumidor brasileiro a pagar em 2017 uma nova conta extra, de R$ 1,1 bilhão, nas contas de luz, segundo o que informa neste domingo o jornal O Globo. Leia mais:

A previsão foi dada pela Eletrobras ao próprio ministério.

A decisão foi publicada na sexta-feira em uma portaria do ministério. Ela determina que a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) inclua no orçamento de 2017 da CDE (Conta de Desenvolvimento Energético) a previsão de gastos com as prestações dos chamados Contratos de Confissão de Dívidas da Eletrobras.

Esses contratos se referem às dívidas que a Eletrobras tem com fornecedoras de combustível usado em usinas termelétricas que geram energia para regiões do Norte do país onde ainda não chegou a rede nacional de transmissão de energia. A principal fornecedora é a Petrobras.

Parte dos recursos para a compra desse combustível vem da CDE, que é um fundo do setor elétrico. O dinheiro que abastece o fundo, por sua vez, vem da cobrança de um encargo nas contas de luz, ou seja, vem dos consumidores.

CLIQUE AQUI para saber mais.

ZH acha que delações de MO podem afetar "imagem" de Dilma

O jornal Zero Hora deste final de semana acha que as novas delações de Marcelo Odebrecht sobre a ativa participação da ex-presidente Dilma Roussef  no esquema de corrupção da Petrobrás, poderá afetar a imagem dela.

O jornal acha que ainda existe controvérsia sobre o caso.

Silêncio sepulcral sobre o assassinato de Masahiro Atori

É sepulcral o silêncio das autoridades gaúchas da segurança pública em relação ao assassinato brutal do doutorando de física Masahiro Atori.

E das demais autoridades do andar de cima.

Até quando ?

Juiz Federal, primo de Masahiro, protesta: "Quantos de nossos filhos, ó pátria amada, ainda precisarão morrer ?"

O juiz federal Daniel Leuersen esteve neste sábado no Rio Grande do Sul para velar o corpo do primo, na cidade de Estrela. Leuersen trabalha em Blumenau, SC.

Leia o que ele escreveu sobre o caso, segundo texto disponível nas redes sociais sobre o assassinato de Masahiro Hatori, estudante de Doutorado morto brutalmente por bandidos que queriam roubar sua mochila na tarde de sexta-feira. 

Dos filhos deste solo és mãe gentil, pátria amada? 

Quantos anos de estudo, dedicação, trabalho duro e renúncia aos mais simples divertimentos da vida são necessários para se obter um doutorado neste país? (...) Um doutor em física por exemplo. Com certeza não conheço nenhum. Deve haver pouquíssimos no país (...) Tive a oportunidade de acompanhar, ainda que de longe, desde sua infância, o desenvolvimento da pessoa em questão. Um excelente cidadão, que só acrescentaria à sociedade. Brutalmente assassinado em Porto Alegre, nesta última sexta feira. Uma morte sem sentido algum. A pessoa em questão era meu primo, Massahiro Hatori, prestes a se tornar Doutor em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

(...)

Quantos de nossos filhos, ó pátria amada, ainda precisarão morrer?

Justiça censura jornal da CUT que difama deputado Heitor Schuch, PSB do RS

A CUT, braço sindical do PT, investe muito dinheiro em campanha contra o governo Temer.

O juiz Assis Leandro Machado, da 3ª Vara Cível de Santa Cruz do Sul, concedeu ao deputado federal Heitor Schuch (PSB-RS) autorizou ato de busca e apreensão do jornal da CUT-RS contra a reforma da Previdência (PEC 287/2016). 

Uma das notas publica a imagem do parlamentar sugerindo que ele seria a favor da reforma.

Um oficial de justiça esteve na manhã desta quinta-feira na sede da entidade e apreendeu o jornal, mas as 100 mil cópias já haviam sido distribuídas. A CUT também teve que retirar de seu site e mídias sociais as publicações que faziam referência ao deputado.

Ordem de Marchezan provoca demissão de 100 trabalhadores de limpeza e cozinha de escolas municipais

A Associação dos Trabalhadores em Educação de Porto Alegre (Atempa), denunciou que 100 pessoas foram demitidas das equipes de limpeza e cozinha das escolas municipais, todas ligadas à empresa terceirizada Multiclean.

A ordem partiu do prefeito Marchezan Júnior, que quer cortar despesas com terceirizados. Há uma ordem de serviço que não permite reajustes contratuais, o que foi o caso da Multiclean, mas a empresa alega que o contrato não foi renovado na atual gestão.

Há previsão de mais cortes. 

O contrato com a Multiclean acabou sendo renovado, com novo prazo de dois anos. 

A prefeitura diz que do total de 1.040 funcionários terceirizados, foram cortados 76.

Tempo continuará nublado e abafado no RS

Porto Alegre, 8h30, 23 graus

A nebulosidade continua dominante neste domingo no Rio Grande do Sul e o sol deve aparecer com nuvens na  maioria das regiões. O tempo não firma, de acordo com a MetSul Meteorologia.
Pode chover em diversas áreas do território gaúcho, notadamente na Metade Norte e no Leste .

A temperatura subir´[a pouco durante o dia, mas a sensação de abafamento segue. Porto Alegre, que 
amanheceu nublada, chuvosa e com alguma brisa, terá tempo entre sol e chuva, terá temperaturas entre 22°C e 28°C. 
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/