Veja e ouça, aqui, imagem e som do interrogatório de Lula

CLIQUE AQUI para ver e ouvir o interrogatório de Lula, esta tarde. Material disponibilizado por O Antagonista.

Os vídeos com som e imagem do interrogatório de Lula começaram a circular nas redes sociais, blogs e sites.

A audiência conduzida pelo juiz Sérgio Moro durou 5 horas.

O material que está no link acima, foi disponibilizado há pouco pelo portal G1, Rede Globo.

O Jornal Nacional prometeu mostrar a edição de tudo.

Câmara conclui votação da proposta de ajuda aos Estados

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, quer encerrar ainda esta noite a votação dos destques da proposta de ajuda aos Estados.

Apenas um dos destaques foi aceito.


A aprovação é certa e agora irá tudo para o Senado, que na terça-feira discutirá pedido de urgência, facilitando a rápida votação.ão da proposta de ajuda aos Estados

Lulopetistas ululam no comício de apoio a Lula: "Fora Temer ! Abaixo Trump e Sérgio Moro ! Viva Lula"

Uma pequena turba aguarda a chegada do ex-presidente Lula no centro de Curitiba, na noite desta quarta-feira 10, aos gritos de "Fora Temer" e de "Lula presidente".

O comício ocorre diante da sede da Universidade Federal do Paraná.

O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) falou em seu discurso em golpe de classes com apoio dos Estados Unidos para tomar o pré-sal.

Ainda sob o efeito de delírios incontroláveis, o senador acusou a existência de uma aliança entre Trump e Moro.

Lula já terminou de ser interrogado.

Poderes do RS entram em inédito acordo e congelam salários em 2018

Foto de Luís Chaves, Piratini.

O governo estadual entrou em acordo com o Legislativo, Judiciário, Ministério Público, Tribunal de Contas e Defensoria Pública sobre a proposta de Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2018 (LDO) e ficou combinado que não haverá reajuste para o custeio dos poderes e instituições. A decisão foi anunciada após reunião no Palácio Piratini, na manhã desta quarta-feira

Isto significa que os salários ficam congelados, no mesmo patamar de 2017. 

Para o pagamento dos servidores, o Piratini propõe uma correção de 3%. 

A LDO de 2018 será enviada à Assembleia Legislativa pelo Piratini até a próxima segunda-feira.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) compreende as metas e prioridades da administração pública estadual, contidas no Plano Plurianual, para o exercício financeiro do ano seguinte.
Além de orientar a elaboração dos orçamentos anuais, a LDO dispõe sobre alterações na legislação tributária e estabelece a política tarifária das empresas da administração indireta e a de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.

O PT demonstrou em Curitiba que é um tigre de papel

PT, seus satélites do tipo PCdoB, mais seus aparelhos do MST e CUT, fracassaram no momento chamado "Ocupa Curitiba".

São tigres de papel.

A Polícia Rodoviária Federal contabilizou a chegada de 139 ônibus, portanto 7 mil pelegos e seus asseclas.

Petrobrás decidiu vender a refinaria de Pasadena, EUA. Prejuízo da estatal será de US$ 1 bilhão.

Pasadena é pivô de grossas denúncias de corrupção, tudo em função da polêmica compra decidida durante o governo Lula e enquanto Dilma era presidente do Conselho de Administração da Petrobrás. A refinaria é sìmbolo dos desmandos ocorridos na estatal durante os governos do PT.

A Petrobras incluiu na sua carteira de ativos a venda da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, e a Petrobras Oil & Gas B.V., que detém ativos na África, informou nesta quarta-feira a petroleira estatal em um comunicado ao mercado.

O objetivo da Petrobras é obter US$ 21 bilhões em parcerias e desinvestimentos no biênio 2017/2018, mesma meta anterior à inclusão de Pasadena e dos ativos da África no plano.

A venda demonstrará na prática o mau negócio escandaloso autorizado pelo Conselho de Administração da Petrobrás, na época presidido por Dilma.

Novo Presídio de Canoas receberá mais 200 presos em junho

Mais 200 presos passarão a ocupar novo módulo (o presídio tem quatro módulos) da Penitenciária de Canoas, 350 mil habitantes, Grande Porto Alegre. A secretaria estadual da Segurança Pública quer fazer isto em junho.

Já há um pequeno módulo com 220 presos.

Os demais três módulos, abrigarão 1.500 prisioneiros, mas a ocupação depende de contratação de agentes penitenciários, obras de saneamento em fase final de implantação, além de acesso que ficou sob os cuidados da prefeitura.

Pick ups do tipo FNS serão compradas pela prefeitura de Canoas para equipar Brigada Militar

As ações da prefeitura na área da segurança pública fizeram os índices de criminalidade despencarem em Canoas. 

A prefeitura de Canoas, 350 mil habitantes, Grande Porto Alegre, decidiu comprar 35 pick ups incrementadas, do tipo que é usado pela Força Nacional de Segurança, e pelo menos 17 delas irão para a Brigada (15), Polícia Civil (6) e Susepe (uma) via cessão de uso.

"Queremos ajudar o governo estadual a garantir mais segurança para nossa população", disse hoje ao editor o prefeito Luiz Carlos Busato, PTB.

A fatia restante de pick ups irá para a guarda municipal.

O prefeito também mandou recuperar todos os alojamentos do ´pessoal da Brigada Militar em Canoas, mas não ficará por aí:

- Também vamos licitar um condomínio residencial exclusivamente para o pessoal da Segurança Pública.

Busatto comemora 100 dias de governo com a Folha em dia. E até aumento salarial para todos os 5 mil servidores.

O prefeito de Canoas, 350 mil habitantes, Grande Porto Alegre, comemora os 100 dias de governo com pelo menos uma conquista que considera decisiva para início de mandato para quem recebeu uma herança maldita:

- Estamos pagando em dia os 5 mil servidores municipais, mas além disto, a partir deste 1o de maio, todos receberão seus salários com mais 5% de aumento, que se somam aos 1,28% que concedemos em janeiro.

Os inativos também recebem em dia, mas neste caso pelos cofres do instituto municipal de previdência.

O prefeito Luiz Carlos Busatto, PTB, disse hoje ao meio dia ao editor que este primeiro ano será de ajustar e organizar as contas, além de planejar os próximos três anos, inclusive com investimentos pesados que quer fazer. O editor almoçou com Busatto na Churrascaria Barranco, Porto Alegre. O convite para o almoço foi do editor.

STJ nega pedido dos advogados e Lula terá que sentar no banco dos réus as 14h

O STJ acaba de negar todas os recursos de Lula e ele terá que sentar no banco dos réus as 14h, em Curitiba.

#MoroOrgulhoBrasileiro é a hashtag mais visualizada do Brasil

#MoroOrgulhoBrasileiro é o assunto mais comentado no Brasil. E tudo por conta do interrogatório agendado para esta tarde em Curitiba.

CLIQUE AQUI para examinar e participar das postagens feitas no Twitter.

O pessoal lulopetista tenta tomar a dianteira nas redes sociais, mas a presença dos adversários é avassaladoramente maior.

Também a mídia acompanha tudo em tempo real.

O editor recebe fotos, videos e notícias através do WhatsApp 9-8434.4403 ou pelo e-mail polibioadolfobraga@gmail.co,


Trabalhadores do estaleiro QGI ameaçam com greve em Rio Grande

Em pleno andamento das mongagens das plataformas de petróleo P-75 e P-77, o estaleiro QGI, Rio Grande, enfrenta a ameaça de greve entre os 1.200 trabalhadores que querem aumento salarial de 10%.

A QGI quer pagar apenas 4,05%.

Ontem, os trabalhadores pararam por 24 horas.

Marcopolo decide fechar uma das três fábricas que tem em Caxias

A Marcopolo confirmou que fechará uma das três fábricas que tem em Caxias do Sul. As operações da unidade Planalto, a mais antiga,60 anos, 38 mil m2 de área construída, passarão para a planta da Neobus;.

A Planalto produz  micro-ônibus e os modelos Volare.

A ideia é maximizar ganhos de escala e reduzir custos.

Bier vai completar 19 anos na presidência do Simers (máquinas agrícolas) do RS

No cargo desde 2002, portanto há 15 anos, o industrial Claudio Bier, Santo Antonio da Patrulha, foi reeleito presidente do Sindicato das Indústrias de Máquinas Agrícolas para um mandato de mais quatro anos.

Claudio Bier é pai do ex-deputado Mano Changes, atual diretor do Badesul e suplente de deputado federal pelo PP.

Diesel abriu loja no Iguatemi, a primeira de Porto Alegre

Abriu hoje a primeira loja da Diesel em Porto Alegre, no Iguatemi.

Inflação oficial despenca e fica em apenas 0,14% em abril

A inflação oficial, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), perdeu força de março para abril, passando de 0,25% para 0,14%, divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira. Em abril de 2016, o IPCA havia ficado em 0,61%.

No acumulado do ano, o indicador está em 1,10%, abaixo dos 3,25% registrados entre janeiro e abril de 2016.


Nos últimos 12 meses, o índice ficou em 4,08%, abaixo dos 4,57% apurados em março. É a menor taxa desde julho de 2007, quando estava em 3,74%. Com isso, a inflação ficou abaixo da meta do Banco Central para o ano, que é de 4,5%.

Índice de atividade da construção imobiliária registrou queda em abril

O Índice de atividade da Construção Imobiliária (IACI) registrou recuo de 2,3% na passagem de março para abril, excetuados os efeitos sazonais, segundo apontado pelo Monitor da Construção Civil (MCC), elaborado pela consultoria Tendências em parceria com a Criactive e divulgado ontem. Este resultado refletiu principalmente a queda do índice de acabamento, ainda que os segmentos de estrutura e fundação tenham avançado no período. Na comparação inter-anual, a metragem da construção civil registrou retração de 19,8%, acumulando neste ano queda de 19,7% na mesma base de comparação. Somado a isso, o Índice de Lançamentos, que apresenta defasagem de dois meses em relação ao IACI, avançou 5,8% entre janeiro e fevereiro, na série livre de efeitos sazonais. 

Para os próximos os lançamentos deverão começar a melhorar de maneira bastante gradual, em função da retomada da economia e do ajuste em curso dos estoques imobiliários.

Vendas de papelão ondulado recuaram na passagem de março para abril

Este tipo de papelão é usado em embalagens para indústrias. O desempenho deste ramo fabril, indica antecipadamente o que acontecerá em seguida com a produção industrial.


As vendas de papelão ondulado somaram 259.194 toneladas em abril, de acordo com os dados divulgados ontem pela Associação Brasileira de Papelão Ondulado (ABPO). O resultado reflete uma queda de 1,2% em relação a março, marcando o terceiro mês seguido de queda nessa base de comparação, na série livre de efeitos sazonais. Na comparação inter-anual, as vendas registraram retração de 4,3%. Apesar do resultado mais fraco de abril, as vendas acumulam crescimento de 2,7% no ano, em relação ao mesmo período de 2016. Por fim, a despeito do desempenho do setor de papelão ondulado em abril, economistas como os do Bradesco, que esta manhã passaram a informação ao editor, haverá aumento da produção industrial em abril, revertendo parcialmente a queda verificada em março.

CNH ganha QR-Code para evitar fraudes

O velho modelo, sem código de barras bidimensional e dados criptografados, será substituído gradualmente, à medida que os motoristas renovarem o documento.

As carteiras nacionais de habilitação (CNHs) brasileiras estão sendo emitidas com um novo item de segurança para dificultar fraudes e falsificações, o QR Code (do inglês, Código de Resposta Rápida).

Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), cerca de 300 mil carteiras já foram emitidas em todo o país desde 1º de maio. O velho modelo, sem código de barras bidimensional e dados criptografados, será substituído gradualmente, à medida que os motoristas forem renovando suas habilitações, que têm validade de cinco anos. A nova carteira não exige a substituição das CNHs cujo prazo de validade não tenha expirado.

Lula já embarcou no seu jatinho executivo para Curitiba

O jatinho é do grupo educacional Kroton, do ex-ministro Walfrido Mares Guia. Lula só anda de jatinho para cima e para baixo. Ao lado, ao embarcar para Curitiba.

Dilma, acompanhada de Miguel Rosseto, embarcou em Porto Alegre, usando avião de carreira. Ela foi dar apoio a Lula.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva será interrogado pelo juiz Sérgio Moro, responsável por ações da Lava Jato na primeira instância da Justiça, nesta quarta-feira. 

A audiência deve começar às 14h na sede da Justiça Federal em Curitiba.


É o primeiro depoimento de Lula na presença de Moro e na condição de réu. O

O avião com o ex-presidente decolou de São Paulo com destino ao Paraná por volta das 9h30.

Governo já tem votos para aprovar a reforma da Previdência na Câmara, diz Perondi

A meta é chegar no dia da votação com algo como pelo menos 350 a 360 votos seguros, contados e recontados.

É o que tem registrado o deputado Darcisio Perondi na sua planilha do Excel.

CLIQUE AQUI para examinar a proposta.

Produção industrial, inclusive do RS, recuou em 8 das 14 regiões pesquisadas em março

CLIQUE AQUI para ler "Política industrial, um debate necessário", Rubens Barbosa, Estadão.

O resultado da produção industrial em março foi negativo em 8 das 14 regiões pesquisadas na passagem de fevereiro para março, na série com ajuste sazonal, segundo a Pesquisa Industrial Mensal Regional divulgada ontem pelo IBGE. 

Contribuíram para a redução de 1,8% da produção industrial no período, as quedas verificadas em Santa Catarina (-4,0%), Ceará (-3,1%), Paraná (-2,9%), Minas Gerais (-2,8%), Pará (-2,7%), São Paulo (-1,7%), Rio Grande do Sul (-1,2%) e Espírito Santo (-0,7%). Por outro lado, a produção industrial avançou nos estados de Amazonas (5,7%), Bahia (2,0%), Rio de Janeiro (0,7%), Goiás (0,5%) e no Nordeste (0,1%). Na comparação inter-anual, as maiores altas foram verificadas em Goiás (7,26%), Rio Grande do Sul (7,12%) e Rio de Janeiro (6,05%), refletindo os desempenhos positivos da indústria de produtos farmo-químicos e farmacêuticos, no primeiro estado, e da indústria de fabricação bebidas nos dois últimos. 

Para este ano, acredita-se que a recuperação moderada da atividade doméstica levará ao crescimento também gradual da indústria nos estados brasileiros, com destaque para os segmentos de veículos automotores, máquinas e equipamentos, siderurgia e alimentos.

Este portal de internet conta tudo sobre os 17 mil sindicatos do Brasil

O Brasil tem 17 mil sindicatos.

As informações sobre as entidades sindicais que atuam no país já estão disponíveis pela internet. O Ministério do Trabalho lançou nesta terça-feira o Portal de Relações do Trabalho, ,

Link:
http://relacoesdotrabalho.mte.gov.br. 

Desenvolvido pela Secretaria de Relações do Trabalho do Ministério do trabalho, com apoio da Universidade Federal de Brasília (UNB), o portal traz informações relativas a três eixos temáticos – entidades sindicais, arrecadação e registro sindical. Nele, é possível encontrar desde o perfil das diretorias até os valores arrecadados pelos sindicatos, federações e confederações, nos estados e regiões.

Itaú comprará 49,5% da XP por R$ 6 bilhões

A revista Exame dá o negócio como iminente.


Segundo o repórter Tiago Lethbridge, Exame, “as conversas estão adiantadas e o anúncio pode ser feito nas próximas horas.”

O Itaú confirmou que conversa, mas avisou que ninguém fechou negócio.

Segundo a revista, o bancão compraria 49,5% do controle da XP, pagando R$ 6 bilhões. A XP não seria absorvida, mas continuaria sob administração independente, ainda sob o comando do seu fundador, Guilherme Benchimol.

Rumo quer expulsar lulopetistas do MST que invadiram a Rodoferroviária de Curitiba

A reintegrção foi concedida esta manhã, mas o juiz do caso deu prazo até amanhã para que os invasores saiam por bem ou por mal.

A empresa de logística Rumo, antiga América Latina Logística (ALL), informou na manhã desta quarta-feira que entrou na Justiça com uma ação de reintegração de posse do terreno ao lado da Rodoferroviária de Curitiba, invadido por manifestantes a favor do ex-presidente Lula.

A área pertence à União, mas a Rumo é a arrendatária. A empresa utiliza o espaço como pátio de manobra de trens.


Um acampamento com membros do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e de outros aparelhos lulopetistas que apoiam o ex-presidente começou a ser montado no local na noite desta segunda.

Opinião, Augusto Nuines, Veja - Moro e Lula: o Brasil decente interroga o país que apodreceu

O depoimento em Curitiba vai colocar frente a frente a verdade e a mentira.

CLIQUE AQUI para ler, também, "Um novo (e velho) Lula irá a Moro.

A audiência em Curitiba que colocará frente a frente Sérgio Moro e Lula será mais que um duelo entre o juiz federal decidido a cumprir a lei e o demagogo amoral que até outro dia se julgava condenado à perpétua impunidade. O encontro de 10 de maio vai escancarar o contraste entre o país revigorado pela Operação Lava Jato e um Brasil que estrebucha com o que Nelson Rodrigues comparava a arrancos de cachorro atropelado.

Uma sala de tribunal na capital paranaense servirá de cenário para o confronto entre a luz e a treva, a bravura e a bravata, a razão e o delírio, a verdade e a mentira. 

Para saber-se quem está certo, basta contemplar atentamente ─ e, sobretudo, tentar ouvir ─ o olhar de cada um. Só os olhos de quem mente falam. E confessam em estridente silêncio o que a voz tenta em vão esconder.

Servidores públicos gaúchos comemoram novo adiamento da votação do pacote de ajuste fiscal

O governo Sartori mandou adiar mais uma vez a votação dos projetos que integram o seu mais recente pacote de ajuste fiscal, tudo porque não tem garantia de que conseguirá aprová-los. A forte pressão das corporações do serviço público pela manutenção dos seus empregos ou privilégios, consegue manter sob rédea curta deputados indecisos e ampliar o apoio dos deputados comprometidos com a vanguarda do atraso.

Os sindicatos dos servidores públicos, em vigília diante da Assembléia, soltaram foguetes.

Os projetos de maior interesse dos servidores públicos
- Propostas de Emenda Constitucional (PECs) 257, 242 e 256, que, respectivamente, altera o calendário de pagamento dos salários dos servidores, extingue a concessão de licença-prêmio e acaba com a licença remunerada para dirigentes sindicais. Todas elas, por mudarem a constituição estadual, precisam de 33 votos para serem aprovadas.
- PLC 243, que aumenta o tempo de serviço para aposentadoria de brigadianos e policiais.
- PLC 245, que estabelece jornada de oito horas diárias para agentes penitenciários, que hoje trabalha em regime de plantão.


O projeto que mais interessa ao governo é a PEC 259 – que retira a exigência de plebiscito para venda da CEEE, Sulgás e CRM.

Quarta-feira será dia de sol, nuvens esparsas e temperatura amena no RS

Porto Alegre, 8h30min, 16 graus

Esta quarta-feira abriu com temperatura mais fria, ar mais seco e sol entre nuvens esparsas em Porto Alegre. Em todo o Estado, haverá predomínio de sol, de acordo com a MetSul Meteorologia. 

A temperatura mínima desta manhã foi de 10°C em área da Campanha, da fronteira Oeste e em trechos de Serra. O tempo firmará nessas áreas também ao longo da tarde.

Em Porto Alegre, a quarta-feira de sol e nuvens deverá ter máxima de 21°C.


Conforme a MetSul, o sol predomina no Estado ao menos até quinta-feira.

Comissão rejeita 9 de 10 destaques e agora reforma da previdência irá para o plenário da Câmara

A Comissão Especial da Reforma da Previdência concluiu ontem a noite a votação dos destaques ao relatório do deputado Arthur Maia (PPS-BA). Depois de 9 horas de sessão, o texto foi liberado para ser levado ao plenário da Câmara dos Deputados. A expectativa é que a votação ocorra nos dias 24 e 31 de maio, em dois turnos, precisando de 308 votos, 2/3 da Casa.

A PEC irá depois par ao Senado.

Ontem, Michel Temer reuniu-se com os senadores do PMDB, inclusive Renan Calheiros, e pediu celeridade na votação e apoio.

No total, foram apreciados 10 destaques remanescentes da reunião anterior,

Com exceção de um destaque, a orientação do governo foi para que a base aliada rejeitasse todos os adendos, sob a justificativa de finalizar a votação sem grandes modificações. A única alteração aprovada por todos os partidos com representação na comissão é a que devolve à Justiça estadual a competência para julgar casos relacionados a acidentes de trabalho e aposentadoria por invalidez.

Todos os destaques do PT foram rejeitados. 
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/