Chove em Porto Alegre. Em Gramado, temperatura caminha para neve e menos 2 graus na madrugada.

Em Porto Alegre chove e a temperatura neste momento despencou para 11 graus (19h32min). Em Gramado, também neste momento, 9 graus, caminhando para 4 graus as 23h e para menos -2 graus na madrugada de segunda-feira, com possibilidade de neve.

Cai neve em Montevidéu

Está nevando em Montevidéu.

Artigo, Marcelo Aiquel - Uma piada chamada Vicente Cândido

Marcelo Aiquel é advogado, Porto Alegre.

Existe a anedota de português; a da loira; a do Joãzinho; e muitas outras. Algumas mais, outras menos engraçadas.
         
Mas, nenhuma é parecida com a proposta de autoria do deputado federal de SP, Vicente Cândido, ontem divulgada em reportagem do jornal paulista – o Estadão, onde ele pretende coibir a prisão de candidatos 8 (OITO) meses antes de uma eleição.
         
Confesso que apesar de ser razoavelmente bem informado, jamais tomei conhecimento da existência deste político “profissional”. Sim, “profissional”, porque está militando no meio há mais de 30 (TRINTA) anos. E – porque será que não me surpreendi? – sempre filiado ao PT! Sendo que já ocupou inclusive a presidência regional paulista do partido da “cumpanheirada”.
         
Foi o que descobri numa rápida pesquisa feita na internet.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Protestos contra Temer na avenida Paulista reúnem quatro lulopetistas

Do blog O Antagonista, ainda há pouco:

O poder de mobilização
Brasil 16.07.17 15:14
Na Avenida Paulista, que fecha para passeio aos domingos, quatro manifestantes protestam contra Michel Temer. Três seguram a faixa "Renuncie já, corrupto!", enquanto outro grita no megafone que os brasileiros foram enganados no ano passado pelos grupos que pediram o impeachment de Dilma Rousseff

A multidão de transeuntes passa sem dar a menor atenção.

Daniel Martins de Barros, Estadão - O que esperar quando se está envelhecendo

Nós teremos de aprender coisas novas, incluindo outra profissão.

Nas últimas décadas, cada geração que chega à terceira idade é surpreendida de alguma forma. Meu avô se assustou com a longevidade – falecido aos 91 anos, ele não imaginava viver tanto. Quando meus pais se tornaram idosos, já não achavam que iam morrer logo, mas nenhum dos dois antecipou que estaria trocando de emprego depois dos 60 anos. Isso me faz pensar qual será a surpresa que aguarda a próxima geração de idosos.

A pergunta é pertinente – essencial, talvez – porque minha família não é um caso isolado. A tendência é geral. Desde os anos 1960, a expectativa de vida ao nascer do brasileiro aumentou três décadas. Quando meu avô se tornou adulto, em meados do século 20, a expectativa de vida não alcançava os 50 anos; quem passava dos 65 não vislumbrava mais do que uma década à frente. Atualmente a expectativa de vida ao nascer supera os 75 anos, e quem passa dos 65 espera viver mais quase 20 anos. Enquanto geralmente as pessoas são surpreendidas pela morte, essa foi uma geração surpreendida pela vida. E, como não imaginavam viver tanto, muitos não se prepararam para enfrentar os desafios impostos pelo envelhecimento, das doenças às reservas financeiras.


A surpresa da geração seguinte, os atuais idosos, não foi estar vivo, mas estar trabalhando na terceira idade. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Artigo, Hélio Schwartsman, Folha - Crepúsculo de um ídolo

SÃO PAULO - Ok, eu era jovem, mas já acreditei que Lula e o PT introduziriam um novo e melhor paradigma ético na política brasileira. É com um misto de frustração e tristeza, portanto, que recebo a notícia de que o ex-presidente foi condenado em primeira instância a 9,5 anos de reclusão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

A frustração vem pela constatação de que o padrão ético da política nacional continua desastroso, se é que não piorou após a passagem do ex-metalúrgico pelo Planalto. A tristeza tem uma etiologia mais emocional mesmo: a derrocada moral de um líder que já admirei.

Obviamente, não foi só agora que descobri que lidava com ídolos de pés de barro.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Eis os pontos que o governo topa mudar na reforma trabalhista

Saiba quais são os principais pontos da MP que pode modificar nove tópicos do texto da reforma trabalhista, conforme relato de Temer ao Congresso. "O imposto sindical não voltará",garantiu ao editor o deputado Darcisio Pwerondi. A senadora Ana Amélia foi ainda mais incisiva: "Não vamos aceitar esta mudança". O governo deu quatro meses para chegar ao resultado final da proposta que fará.

Jornada 12x36: Define que jornada de 12 horas de trabalho por 36 horas de descanso só pode ser estipulada em acordo coletivo.

Dano extra-patrimonial: Desvincula do salário do trabalhador o valor das indenizações pagas pelas empresas, atrelando-o ao teto do INSS.

Gestantes: Determina que grávidas poderão trabalhar em local insalubre quando ela "voluntariamente" apresentar atestado médico.

Insalubridade: Revoga o artigo que permite a prorrogação da jornada em locais insalubres sem licença prévia das autoridades.

Autônomo: Proíbe cláusula de exclusividade para trabalhadores autônomos, "sob pena de reconhecimento de vínculo empregatício".

Trabalho intermitente: Revoga multa ao empregado nesse regime de trabalho, que é remunerado por hora; regulamenta formas de contratação, férias e benefícios.

Comissão de representantes: Estipula que a comissão, figura criada pela reforma, não substituirá os sindicatos em negociações coletivas.


Contribuição: Estipula que o empregador efetuará o recolhimento das contribuições previdenciárias e o FGTS.

65,5% da população apoiam sentença de Moro e querem Lula na cadeia de Curitiba

Os nordestinos não se importam que Lula seja corrupto.

65,5% do povo brasileiro aprovam a condenação de Lula e acham que ele deve cumprir pena na cadeia.

A constatação é de pesquisa que acaba de ser feita pelo Instituto Paraná Pesquisas.

32,4% não concordaram com a sentença.

A maior faixa de concordância ficou entre jovens de 17 a 24 anos (74,7%).

A região que menos ficou ao lado de Moro foi a do Nordeste, 44,6%.

Vá até a Assembléia do RS agora, neste domingo, para participar dos atos de apoio ao povo da Venezuela

Vá até a Assembléia do RS neste momento, neste domingo, para participar da consulta popular sobre o autoritário governo de Nicolás Maduro, Venezuela.

A consulta ocorre em toda a Venezuela e no mundo inteiro.

Na Assembléia do RS, o deputado Marcel Van Hatten, PP,  conseguiu abrir o Espaço Convergência para conduzir os atos de apoio à luta do povo venezuelano.

As 14h, haverá coletiva de imprensa.

Se você não puder ir, participe através do endereço http://elpueblodecide16j.com

Mudanças no Refis são escandalosas e ameaçam a meta fiscal

CLIQUE AQUI para ler, também, "Outro Refis escandaloso", editorial do Estadão.

As mudanças feitas pelo deputado Newton Cardoso Jr. (PMDB-MG) no texto do novo Refis proposto pelo governo colocaram em risco o cumprimento da meta fiscal deste ano e podem impor um perdão de 73% da dívida a ser negociada no programa de parcelamento.

A reportagem está no site de Exame, mas os autores da matéria são Adriana Fernandez e Isdiana Tomazelli, do Estadão. Leia tudo:

O levantamento do impacto feito pela área técnica do Ministério da Fazenda, obtido pelo ‘Estadão/Broadcast’, mostra que a arrecadação prevista para 2017 pode derreter, passando de R$ 13,3 bilhões para apenas R$ 420 milhões.

Os técnicos começaram a trabalhar nos cálculos na quinta-feira à noite, após a divulgação do relatório final na página de acompanhamento da Medida Provisória (MP) 783, que instituiu o Refis. O sentimento é de indignação com a nova tentativa do relator de emplacar descontos praticamente integrais nos encargos da dívida.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Mudanças da reforma trabalhista valerão para contratos em vigor

Ao jornal Valor, o procurador-geral do trabalho, Ronaldo Curado Fleury disse o seguinte:: “Se o direito não estiver explícito no contrato, imediatamente ele deixa de existir com a nova CLT”.

Leia a reportagem completa do jornal:

Os empregados com contrato de trabalho em vigência poderão ser atingidos de imediato pelas modificações da legislação trabalhista, a partir de novembro, quando a nova lei aprovada nesta semana entra em vigor.
De acordo com o procurador-geral do trabalho, Ronaldo Curado Fleury, os trabalhadores que não têm um contrato que preveja claramente direitos e deveres se submeterão de pronto às alterações da reforma. "Se o direito não estiver explícito no contrato, imediatamente ele deixa de existir com a nova CLT", diz.

Por outro lado, o procurador afirma que, para as situações em que há direitos e deveres devidamente acordados em documento, a empresa poderá adaptá-los à nova regra mediante um acordo com o trabalhador. Ele cita o exemplo das horas de deslocamento do trabalhador para empresa em região de difícil acesso e que não dispõe de transporte público regular.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Aiatolá iraquiano que prega destruição de Israel falará sobre terrorismo em São Paulo

No Brasil, ele reproduzirá esse mesmo discurso de ódio que propaga por onde passa.

O iraquiano Mohsen Araki, estrela do islã xiita, dono do título de aiatolá, integrante do círculo mais próximo líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, de quem é amigo pessoal desde a juventu, desembarcará no Brasil na próxima semana para pregar em mesquitas e instituições patrocinadas pelo governo do Irã no Brasil. No sábado dia 29, ele proferirá uma palestra no evento “Os muçulmanos e o enfrentamento ao terrorismo radical”, que será em São Paulo, no Novotel Center Norte. 

Mohsen Araki é conhecido por pregar a violência contra o que ele define como inimigos do islã.

Ele prega a destruição de Israel.

Em suas pregações, Araki, em uma visita ao Líbano, ele sugeriu aos líderes do Hamas, o grupo terrorista que controla a Faixa de Gaza, uma união estratégica entre todos as organizações terroristas que atuam no Líbano e Palestina como forma de “banir Israel do mapa”, conforme publicado pela imprensa oficial iraniana.

Em sua página oficial no Facebook, o líder religioso não faz questão de esconder seus vínculos com o Hezbollah e suas posições extremistas. 

Francisco Ferraz, O Estado de S.Paulo - Interpretar processos políticos é interpretar a História enquanto ela está ocorrendo

Francisco Ferraz é ex-reitor da Ufrgs e cientista político do RS.

Estrutura e conjuntura política são expressões de uso comum na linguagem da política. Seu uso é frequente em jornais, redes sociais, revistas, noticiários de rádio e TV, debates, discursos. Seu entendimento, contudo, não é tão frequente. Na realidade, podemos dizer que são termos técnicos da ciência política, da ciência econômica, da sociologia e das demais ciências sociais.
Estrutura social refere-se ao conjunto organizado, padronizado e estável de relações institucionalizadas, por meio das quais os seres humanos interagem e vivem em sociedade. A estrutura social é a base, não imediatamente visível ao observador não treinado, dado o elevado grau de abstração com que é descrita.

Ainda que invisível ao olhar ingênuo, ela afeta o essencial de todos os aspectos da vida humana em sociedade, explicando as regularidades, a integração entre suas variadas dimensões e o processo de mudança social. Portanto, é ao mesmo tempo consequência e determinação das interações sociais.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Relator da reforma política (Vicente Cândido, PT) apresenta emenda para livrar Lula da prisão

O relator da reforma política na Câmara Federal, Vicente Cândido, PT-SP (foto ao lado), quer criar uma regra, na proposta de reforma política, impedindo que candidatos sejam presos a partir de oito meses antes das eleições - o que beneficiaria políticos investigados. A proposta recebeu o apelido de "emenda Lula". As informações foram relevadas neste sábado pelo jornal O Estado de S. Paulo.O deputado, colega de partido do ex-presidente, propõe alterar o artigo 236 do Código Eleitoral e criar a "habilitação prévia de candidatura;

Em entrevista ao Estadão, o deputado admitiu que Lula se beneficiaria da nova regra, mas que a mudança não foi proposta para proteger apenas o ex-presidente, mas também outros políticos.

– É nossa arma contra esse período de judicialização da política – declarou, ressaltando que outros partidos apoiam a proposta.

Hoje, conforme o código eleitoral, o prazo máximo para prender candidatos é de 15 dias antes das urnas, salvo prisões em flagrante. 

Se a mudança no código eleitoral for aprovada, o petista poderá se candidatar nas próximas eleições, mesmo condenado.

A comissão especial da reforma política votará o texto até 3 de agosto. Para que a proposta de Vicente Cândido entre em vigor em 2018, o texto precisa ser aprovado pelo Congresso até setembro.

Rogéria está consciente e respira sem aparelhos, diz empresário

A atriz homossexual havia sofrido crise convulsiva, após ser internada para tratar uma infecção urinária.

Ela chegou a ser dada como morta.

Procurador da Lava Jato diz que "Emenda Lula" é escalada rumo à impunidade

Carlos Fernando Lima, procurador da Lava Jato, criticou no Facebook a proposta da chamada "Emenda Lula".

- Agora os deputados querem impedir a prisão de um acusado após a decisão condenatória de um tribunal. Sabemos que isso se destina a salvar Lula, pois ninguém realmente acredita que a sentença do Dr. Sérgio Moro será revertida.

O procurador acha que a emenda é escalada rumo à impunidade dos políticos.

Se a "Emenda Lula"passar, deputados e senadores do PT, PSDB, PMDB e PP buscarão outras formas de anistiar todos os bandidos políticos de couraça felpuda.

Domingo será de tempo quente e chuvoso no RS

Há grandes chances de nevar em Canela, Gramado e São José dos Ausentes na segunda-feira.

A manhã abriu com céu azul entre nuvens, temperatura ala e abafada. Uma frente fria avança, fazendo com que chova em todo o Rio Grande do Sul neste domingo (16). Segundo a Somar Meteorologia, depois das chuvas, a previsão é de frio. 

Em Porto Alegre, a temperatura variará entre 8ºC e 21ºC.

As chuvas de hoje na Capital não serão intensas — deve chover entre cinco e 10 milímetros. E no Estado, entre cinco e 25 milímetros.

O frio se manterá até quinta-feira. Na sexta, a temperatura voltará a subir.

Drone é abatido sobre Pasc com celulares e cocaína

Um drone invasor foi abatido ontem sobre a Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc). Ele conduzia aparelhos celulares, mais cocaína, e foi derrubado quando estava indo em direção à janela de um apenado, que já estava sendo monitorado pelo setor de inteligência da Pasc.

A Pasc vai instalar telas sobre os pátios da Penitenciária, o que impedirá a aproximação dos drones.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/