Artigo, Ligia Bahia, O Globo- Saúde Fon-Fon

A autora, Ligia Bahia, é professora da UFRJ.

Exames, cirurgias, terapias, medicamentos não são acessórios tais como som, acesso à internet e tapetes para carros.

Equiparar seguro de saúde caro e com garantia de livre escolha a carro de luxo tornouse moda nos EUA durante os anos 1970, quando o sistema privado americano atingiu seu apogeu.

No governo Clinton, a expressão “plano Cadillac” retornou ao vocabulário, mas como problema a ser solucionado por uma reforma da saúde.

A metáfora, com sentido negativo, foi utilizada durante o debate e aprovação do Obamacare, que previu cobrar impostos de empresas e clientes de renda alta para financiar a expansão de cobertura.
Durante o processo de aprovação da legislação que regulamentou os planos de saúde, alguns empresários brasileiros, contrários à inclusão dos idosos nos contratos, diziam que os velhos eram carros batidos. Como a comparação pegou muito mal, foi substituída pela classe de passageiros no avião. Passaram a dizer que, independentemente do conforto da viagem, todos chegariam ao mesmo destino

A ideia de anciões avariados ficou intacta, mas o embarque seria admitido para aqueles que pagassem muito mais.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

A radicalização pelo centro poderá levar Álvaro Dias ou Dória para o Planalto.

Temer manda revogar decreto que acaba com a Reserva Nacional de Cobre

O presidente Michel Temer mandou revogar o decreto que acaba com a Reserva Nacional de Cobre e Associados.

O Globo conta que "o Palácio do Planalto vai publicar um novo decreto que mantém a área aberta à mineração, mas detalha ‘ponto a ponto’ de como será a preservação ambiental na região.


O novo texto diz, por exemplo, que não poderá haver mineração em unidades de conservação ambiental e indígena.”

Preço da gasolina vai subir de novo nesta terça-feira

A partir de amanhã, o preço da gasolina nas refinarias sofrerá um aumento de 1,1% e o do diesel de 0,4%. O anúncio foi feito hoje pela Petrobras e segue a nova política de ajuste de preço, que tem como base o preço de paridade de importação.

O ajuste anterior havia sido anunciado no sábado, com aumento de 1,2% na gasolina e diminuição de 0,7% no diesel

Escritora gaúcha Clara Averbuck denunca motorista do Uber por estupro em SP

No ano passado, Clara postou ter sido vítima de estupro quando tinha 13 anos e ainda morava em Porto Alegre.

A escritora gaúcha Clara Averbuck, que mora em SP desde 2001,  denunciou ter sido vítima de estupro de um motorista do Uber. Ela disse que ainda está decidindo se vai prestar queixa na Delegacia da Mulher. "O mundo é um lugar horrível pra ser mulher", afirmou Clara, de 38 anos, que mora em São Paulo. 

A empresa afirmou que o motorista foi banido.

"Bom, virei estatística de novo. queria chamar de "tentativa de estupro", mas foi estupro mesmo", escreveu Clara, que desabafou: "Tava bêbada? Tava. F*-se. Não vou incorrer no mesmo erro de quando eu era adolescente e me culpar. Fui violada de novo, violada porque sou mulher, violada porque estava vulnerável e mesmo que não estivesse poderia ter acontecido também."

"O nojento do motorista do Uber aproveitou meu estado, minha saia, minha calcinha pequena e enfiou um dedo imundo em mim, ainda pagando de que estava ajudando 'a bêbada'. Estou machucada mas estou em casa e medicada pra me acalmar", escreveu.

Marchezan Júnior dá partida ao Hospital Santa Ana, 208 leitos pelo SUS

O prefeito Nelson Marchezan Júnior assinou na manhã desta segunda-feira, junto com o presidente do Hospital Espírita, Gilberto da Silva, e com a presidente da Associação Educacional São Carlos, Irmã Elena Ferrarini, a carta de intenções para a instalação do Hospital Santa Ana, que atenderá pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no bairro Teresópolis, na zona Sul de Porto Alegre. A operação dos primeiros serviços deverá ocorrer já em novembro deste ano, devendo operar a pleno antes do inverno de 2018. 

Marchezan destacou que está sendo feita uma parceria público-privada.

No total, o estabelecimento de saúde terá capacidade para 208 leitos. Eles serão distribuídos em 30 leitos de saúde mental, 75 de longa permanência, 20 de UTI e oito de isolamento, além de 16 clínicos e 59 de retaguarda. O centro médico terá também à disposição tomografia, ecografia e exames de imagens ambulatoriais, que serão oferecidos para toda a rede de saúde.

CLIQUE AQUI para recuperar esta reportagem do jornal Zero Hora que explica tudo sobre o novo hospital.

TRF4, Porto Alegre, decidirá dia 13 se Zé Dirceu volta ou não volta para a cadeia de Curitiba

Se os desembargadores do TRF4, Porto Alegre,  confirmarem a condenação do petista Zé Dirceu a 20 anos de cadeia pelo juiz Sérgio Moro, Dirceu voltará para a prisão, de onde saiu em maio após decisão da Segunda Turma do STF.

O recurso do petista serás julgado dia 13. 

Leia nota abaixo do editor que trata dos cuidados que a Corte tomou para a sessão de julgamento do petista corrupto mais conhecido depois de Lula.


Votaram para libertar Zé Dirceu os ministros Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes.

Opinião do leitor - Roubalheira sem fim atinge todos os níveis da política do Brasil.

Mais explícito do que isto, impossível. Passando na rede Globo. É assim que estão roubando sem fim em todos os níveis da política no Brasil, 

Ganham propinas para fazerem leis , políticos de todos os partidos em Mato Grosso. Montando sistemas mafiosos como no nível federal.

TRF4 dita regras para julgamento de recursos da Lava Jato no dia 13 de setembro

Este é um dos corruptos do PT que recorrem ao TRF4.

No dia 13 de setembro, a partir das 13h30, acontecrá a sessão de julgamento da 8ª Turma, que julga os recursos da Operação Lava Jato.

Entre os processos agendados, estarão em pauta duas apelações criminais:

- A apelação de número 5023135312015404700 tem como apelantes o Ministério Público Federal (MPF), Pedro Correa, Ivan Vernon Gomes Torres Júnior e Rafael Ângulo Lopez. 
- No processo número 50452418420154047000, os apelantes são Fernando Antonio Guimarães Hourneaux de Moura, José Dirceu de Oliveira e Silva, Gerson de Mello Almada, João Vaccari Neto, Júlio Cesar dos Santos, Luis Eduardo de Oliveira e Silva, Renato Souza Duque, Roberto Marques, Petrobrás e MPF.

Frente ao interesse da imprensa na cobertura jornalística do julgamento envolvendo agentes políticos, informamos que:

Aos jornalistas será reservada uma Sala de Imprensa no auditório do TRF4 (andar térreo), com credenciamento prévio e lugares limitados.

Consumo e não novos investimentos, puxa a recuperação lenta da economia, constata o BC.

Se há um ano acreditava-se que a atividade recobraria impulso com ajuda de novos investimentos, hoje o mais provável é que o consumo seja o motor da retomada, segundo avaliação que fez ontem ao Estadão, o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn.

 - Há um ano, todos imaginavam que a economia brasileira poderia voltar a crescer a partir do aumento de confiança, que geraria investimentos, renda e consumo. Essa ordem está um pouco diferente.

Eis a entrevista de Goldfajn:

Pergunta - A melhora recente no emprego e no consumo aponta uma virada no ritmo de atividade?
 Goldfajn - Eu diria que está cada vez mais evidente que o pior ficou para trás, e a economia estabilizou. A dúvida é o ritmo de recuperação. É gradual, ou será mais forte? É nisso que nós estamos pensando agora. Há um ano, todos imaginavam que a economia brasileira poderia voltar a crescer a partir do aumento de confiança, que geraria investimentos, renda e consumo. O emprego seria o último a se recuperar. Essa ordem está um pouco diferente. A inflação caiu mais rápido do que se imaginava. Inflação baixa gera aumento de salário real, que gera consumo, e a economia começa a se recuperar. Essa é uma hipótese. A outra é [a liberação das contas inativas do] FGTS, que pode ter dado um alento.


CLIQUE AQUI para ler tudo. Vale a pena.

Análise - A regra de ouro sobre a dívida pública

A equipe econômica do governo está preocupada com os riscos de descumprimento da chamada "regra de ouro" das finanças públicas - artigo 167 da Constituição -, que proíbe o governo de emitir dívida em valor superior às despesas de capital (essencialmente investimentos) do exercício. Com os reiterados e elevados déficits fiscais, há crescente possibilidade de infringir a norma já em 2018 - o que configuraria crime de responsabilidade das autoridades responsáveis, inclusive o presidente da República.


Além disso, se a questão não for equacionada logo, dificultará bastante a vida de quem assumir o país em 2019, pois o cumprimento da regra poderá, por exemplo, exigir a paralisação da máquina pública

Examine, aqui, o Power Point com os números do balanço semestral do BRDE

Os números que o BRDE divulgou esta manhã sobre seu balanço semestral, foram todos sintetizados num curto e exemplar Power Point.

CLIQUE AQUI para examinar tudo. É um material curto e de fácil compreensão.

Para juiz Sérgio Moro, Gilmar Mendes deveria manter prisão em 2º grau

Para o juiz Sérgio Moro, seria "lamentável" se os ministros do Supremo Tribunal Federal revissem o entendimento da Corte que autorizou prisão de condenados em segunda instância. Questionado sobre decisões recentes de Gilmar Mendes, Moro disse que espera que o ministro "mantenha o precedente" que "ajudou a construir".

Na quarta-feira passada, dia 23, pela primeira vez desde o início da Operação Lava-Jato, o juiz federal ordenou a prisão de dois condenados que tiveram recursos negados no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) - a corte de apelação que pode revisar ou confirmar suas sentenças. Um dia antes, Gilmar concedeu habeas corpus para soltar um condenado em segunda instância que estava no regime semiaberto. Leia parte da entrevista concedida pelo juiz por e-mail ao jornal O Estado de S.Paulo:

As prisões têm amparo na decisão do Supremo sobre execução de pena a partir do julgamento de segundo grau. A Corte pode mudar o entendimento. O sr. está preocupado?

A presunção de inocência é um escudo contra uma punição indevida. Exige que uma condenação criminal seja baseada em prova categórica. Na França e nos Estados Unidos, após o julgamento em primeira instância, já se inicia a execução da pena, com prisão, como regra. Então, executar a condenação, no Brasil, após a decisão da corte de apelação não fere a presunção de inocência. O Supremo adotou esse entendimento em 2016 a partir de um julgamento conduzido pelo ministro Teori Zavascki. Fechou uma grande janela de impunidade e, embora o trabalho do ministro tenha sido notável em outras áreas, penso que foi esse o seu grande legado. Representou uma mudança geral no sentido do fim da impunidade dos poderosos e na construção de um governo de leis no Brasil. Reputo prematura a afirmação de que o Supremo vai reverter o precedente do ministro Teori. Enquanto não houver decisão, ministros podem mudar sua posição e há grandes ministros no Supremo, como, para ficar somente em dois exemplos, o ministro Celso de Mello e a ministra Rosa Weber, que têm demonstrado preocupação com o nível de corrupção descoberto. Com todo o respeito ao Supremo, seria, no entanto, lamentável se isso ocorresse.

Ao mesmo tempo em que o sr. manda prender, o ministro Gilmar Mendes manda soltar. O que deve prevalecer?

Não penso que as questões devam ser tratadas a nível pessoal, mas institucional. Respeito o ministro Gilmar Mendes e espero que, ao final, ele, pensando na construção da rule of law (império da lei), mantenha o precedente (a possibilidade de execução da pena após decisão em segunda instância) que ele mesmo ajudou a construir.

O sr. se frustra com isso?


Revisões de decisões judiciais fazem parte do horizonte da profissão. Evidentemente, nenhum juiz gosta de se sentir como se estivesse vivendo o mito de Sísifo (mais informações abaixo).

Demanda por voos internacionais cresce 18,82% em julho

Em julho, o segmento de aviação internacional operado por companhias aéreas brasileiras alcançou recordes para o mês na série histórica nos indicadores de oferta, demanda, volume de passageiros e fator de aproveitamento.

A demanda de passageiros por voos internacionais, medida em passageiros-quilômetro pagos transportados (RPK, na sigla em inglês), cresceu 18,82% em julho deste ano frente ao registrado no mesmo mês de 2016, conforme divulgado nesta segunda-feira, 28, pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear).

A oferta internacional mostrou alta semelhante no mês, de 18,01% na comparação anual. Com isso, a taxa de ocupação dos voos internacionais subiu 0,59 ponto porcentual (p.p.) na comparação com o mesmo mês de 2016, ficando em 86,17%.

Veja aqui os contracheques dos Ministros do STF

O portal do Supremo Tribunal Federal (STF) passou a detalhar os pagamentos de seus ministros e servidores. A medida atende à decisão da ministra Cármen Lúcia, presidente do STF e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de dar maior transparência aos dados sobre os salários e benefícios de todos os servidores do Supremo.

No portal do Supremo, quem acessar o menu "Transparência" poderá ver os gastos com remuneração, passagens, diárias entre outros itens. As informações relativas aos salários dos servidores estavam disponíveis no site do STF, mas de forma consolidada e não com a sua destinação esmiuçada, como começou a ser feito agora.

Por mês, são R$ 903 mil gastos com os 26 ministros (ativos/ inativos). Isso equivale a mais de R$ 11,7 milhões de reais / ano, somando os 12 meses mais o 13º (s/contar férias e outros benefícios).

Confira na imagem acima o salário de cada ministro. Nenhum ganha menos de R$ 33 mil - apenas de salário fixo, fora outras benevolências, ou seja, 40 salários mínimos. A título apenas de informação, o salário mínimo no Brasil é de R$ 937 reais.

PMDB será mais oposição na Câmara de Porto Alegre

O PMDB vai radicalizar a oposição na Câmara de Porto Alegre.

Carmen Lúcia (R$ 37,5 mil) abre salários dos ministros do STF

O portal do Supremo Tribunal Federal (STF) passou a detalhar os pagamentos de seus ministros e servidores. A medida atende à decisão da ministra Cármen Lúcia, presidente do STF e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de dar maior transparência aos dados sobre os salários e benefícios de todos os servidores do Supremo.

No portal estão todos os salários.

Confira acima os salários de todos os ministros do STF, ativos e inativos. O contra-cheque da própria presidente do STF é de R$ 37,5 mil.

Estas são as novas digitais de Lula e dos seus comparsas no Petrolão

Nesta reportagem da revista Istoé, intitulada "A delação do decano das propinas", TábadaViapiana informa que na negociação da colaboração premiada, os lobistas Jorge e Bruno Luz entregaram documentos que mostram as digitais de Lula no esquema controlado pela “Brasil Trade”, uma organização formada por corruptos, corruptores e operadores de propinas destinada a desviar dinheiro da Petrobras.

Os delatores também implicaram Vaccarezza, Renan, Jader, Silas Rondeau e Edison Lobão . Vaccarezza era quem informava Lula sobre as operações

Leia mais:

Lobista com 30 anos de experiência no submundo da Petrobras, Jorge Luz prepara uma bomba de potencial devastador para ser detonada em breve. Ao lado de seu filho Bruno Luz, o operador está em estágio avançado de negociação com o Ministério Público Federal para celebrar um acordo de delação premiada. Nos últimos dias, Jorge e Bruno Luz, presos desde fevereiro, compartilharam com a Polícia Federal informações, documentos e arquivos eletrônicos que compõem o arcabouço daquilo que irão revelar. O MP sabia, até então, que a família Luz era useira e vezeira em operar propinas na Petrobras em favor de expoentes do PMDB, PP e PT. No PT, o elo com o esquema arquitetado pelos Luz era o deputado e ex-líder do PT na Câmara Cândido Vaccarezza, preso pelo juiz Sergio Moro há duas semanas. O material entregue à PF acrescenta personagens de proa da política nacional ao enredo de desvios na estatal intermediados por Jorge e Bruno Luz. O principal deles é o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A julgar pelo que contam os lobistas, o petista, hoje réu em seis processos e condenado em primeira instância a nove anos e seis meses de prisão, coloca suas digitais nessa nova vertente do escândalo do Petrolão: a que apura negócios criminosos operacionalizados pela “Brasil Trade”, uma sociedade composta por corruptos, corruptores e operadores de propinas criada para desviar recursos de contratos com a Petrobras.


CLIQUE AQUI para ler tudo.

Maioria da população não simpatiza com ministro algum do STF, mas Cármen Lúcia assim mesmo é a mais considerada

A pesquisa é do Instituto Paraná Pesquisas e foi enviada há pouco para o editor.

Com qual destes ministros do STF você mais simpatiza:
Não sabe 6,4%
Nenhum 52,0%
Ministra Cármen Lúcia 20,0%
Ministro Edson Fachin 5,8%
Ministro Ricardo Lewandowski 3,0%
Ministro Roberto Barroso 2,5%
Ministro Celso de Mello 2,2%
Ministra Rosa Weber 1,9%
Ministro Luiz Fux 1,7%
Ministro Gilmar Mendes 1,6%
Ministro Marco Aurélio 1,3%
Ministro Alexandre de Moraes 1,2%

Ministro Dias Toffoli 0,3%

Mercado acha que taxas básicas de juros despencarão para 7,25% ao final deste ano

O Boletim Focus, publicado esta manhã pelo editor, depois de divulgado pelo Banco Central, registra que o mercado prevê uma Selic a 7,25% ao fim deste ano.

Leia na nota abaixo.

Se confirmada a estimativa, a taxa básica de juros da economia ficaria abaixo da mínima histórica de 7,50% em outubro de 2012.


Com a diferença, diz o blog O Antagonista, de que, desta vez, os juros não seriam reduzidos na marra por uma ordem de Dilma Rousseff prontamente atendida pelo tarefeiro Alexandre Tombini.

Estas ONGs gaúchas estão na "Lista Negra" do governo federal de Temer

17 mil empresas e organizações não governamentais (Ongs) estão em uma "lista negra" do governo federal e não podem receber recursos públicos. A informação é do blog Diário do Poder, do jornalista Cláudio Humberto. Entre os motivos para inclusão na lista de entidades proibidas de realizar  convênios com o governo federal, estão as Irregularidades na prestação de contas (atraso, omissão ou rejeição), inadimplência, apontamentos pelo TCE e TCU.
  
Da lista também constam diversas entidades gaúchas. Algumas estão inadimplentes há mais de 10 anos. Há casos curiosos como o da ARPA (Associação Gaúcha de Pequenos Agricultores), entidade cuja sede consta ser na Rua Voluntários da Pátria, 595, 16o. andar, Sala 1603, Porto Alegre. Embora estivesse inadimplente em dois convênios, um de 2002 e outro de 2007, a entidade teve aprovado um novo convênio em 2013, no valor de R$ 250 mil. Ligada ao Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), a entidade fez convênios para projetos  nas localidades de Palmeira das Missões e Tupanciretã

A seguir, algumas das entidades gaúchas citadas, com os respectivos valores recebidos.

Associação Comunitária Jose Marti/Poa (R$ 30 mil), Associação Gaúcha de Imprensa/Poa (R$ 80 mil), Associação da Música de Santa Maria (R$ 170 mil), Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha (R$ 700 mil), Associação Cultural de Mulheres Negras/Poa (R$ 358 mil), Associação Rio Grandense de Pequenos Agricultores/Poa (R$ 600 mil), Associação das Comissões Organizadoras de Festivais de Música/Bagé (R$ 517 mil), Câmara de Indústria, Comércio e Turismo de Gramado (R$ 500 mil)

BRDE fechou o balanço semestral com operações de crédito que já somam R$ 13,8 bilhões

O BRDE reuniu a imprensa, esta manhã, para anunciar os números do seu balanço semestral. O balanço do banco também foi publicado hoje.

No final do exercício, o saldo das operações de crédito somou R$ 13,8 bilhões, contra R$ 12,8 bilhões do mesmo período do ano passado.

O lucro líquido do semestre alcançou R$ 81,2 milhões, pouco mais do que os R$ 77,8 milhões do ano passado. Considerando-se os desembolsos com o Plano de Estímulo às Demissões Voluntárias, o lucro líquido fechou R$ 63,8 milhões.

O BRDE é atualmente o maior repassador de recursos do BNDES, com fatia de R$ 17%, bem mais do que os 14,7% do ano passado. Esta posição revela que seus repasses são 84% maiores do que o banco que está em segundo lugar.

O patrimônio líquido atual do BRDE é de R$ 2,49 bilhões.

Ministro Blairo Maggi vai perder o cargo

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, vai perder o cargo.

Inclusão da CEEE no pacote de privatizações da Eletrobrás é tentativa inútil

Será inútil a tentativa do Piratini de incluir a CEEE no pacote de privatizações da Eletrobrás, mas a Eletrobrás controla 49% do capital da CEEE.

Sérgio Moro estará neste final de semana em Gramado

O juiz Sérgio Moro estará neste final de semana em Gramado. Ele e o procurador Carlos Fernando dos Santos Lima participarão da Jornada Internacional de Investigação Criminal.

Álvaro Dias tenta atrair 12 dissidentes do PSB para o Podemos

Em meio ao clima pesado nas negociações dos dissidentes do PSB para ingressar no DEM, Álvaro Dias (PR), líder do Podemos no Senado, convidou 12 deputados do PSB para um jantar na semana passada.

O senador disse que o seu Partido está de portas abertas ao grupo.

A conversa animou os dissidentes socialistas, mas o problema é que são todos governistas e Dias e seu PTN saíram da base do governo.

PEN submete-se a ultimato de Bolsonaro e destitui advogado Kakay

Atendendo a uma exigência de Jair Bolsonaro, que condicionou a isso seu ingresso na legenda, o Partido Ecológico Nacional (PEN) destituiu o advogado que representava o representava na ação sobre prisão na segunda instância: Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay; o advogado informado da novidade por meio de uma notificação cartorial.

“É algo inusitado”, disse ele. 

E avisou:

- Parece que vão nomear outro advogado, para falar contra a pretensão da ação no Supremo Tribunal Federal. Acho difícil que algum colega aceite fazer esse papel. Seria um escândalo.

No final de semana, Kakay, que é ligadíssimo ao lulopetismo, envolveu-se num espetáculo grotesco de acusações contra Sérgio Moro.

Arrecadação federal atingiu R$ 109,9 bilhões em julho

A arrecadação federal de impostos e contribuições registrou queda de 0,3% em julho em relação ao mesmo mês de 2016, já desconsiderados os efeitos da inflação, somando R$ 109,9 bilhões, conforme divulgado na última sexta-feira pela Receita Federal. A retração na comparação interanual refletiu a queda real de 21,1% na arrecadação de IRPJ e CSLL, uma vez que em 2016 houve um aumento atípico nas receitas com esses impostos, especificamente em instituições financeiras. 

Este comportamento das receitas está alinhado com o ritmo ainda fraco de retomada da atividade econômica. Para este ano, levando em conta a projeção de estabilidade do PIB, espera-se ligeira alta da arrecadação em termos reais.

Confiança do setor de construção avançou na passagem de julho para agosto

Os dados da Sondagens da Construção, divulgados hoje pela FGV, também apontaram para uma melhora da confiança no setor. Eles estão em linha com os dados preliminares de confiança da indústria, que mostraram uma recuperação em agosto.

 índice de confiança do setor de construção registrou alta de 1,5 ponto para 76,1 pontos na passagem de julho para agosto. Esse resultado refletiu a melhora tanto do indicador de situação atual, que passou de 64,4 para 65,1, como do de expectativas que subiu 2,3 pontos, para 87,4 pontos. 

Mercado já acha que PIB será maior este ano

O mercado revisou para cima suas projeções para o crescimento do PIB e para baixo a mediana das expectativas em relação à taxa de juros neste ano, segundo as estimativas coletadas até o dia 25 de agosto e divulgadas há pouco pelo Relatório Focus do Banco Central. 

PIB - A mediana das projeções para o crescimento do PIB passou de 0,34% para 0,39% neste ano e permaneceu em 2,00% para o ano que vem. 
Juros - Já a mediana da taxa Selic caiu de 7,50% para 7,25% para o final de 2017 e ficou em 7,50% no final de 2018. 
Inflação - As expectativas para o IPCA de 2017 foram ajustadas para baixo, de uma alta de 3,51% para outra de 3,45%, e permaneceram em 4,20% para 2018. 
Câmbio - Por fim, a mediana das expectativas para a taxa de câmbio se manteve em R$/US$ 3,23 para o final deste ano e passou de R$/US$ 3,39 para R$/US$ 3,38 para o final de 2018.

Assembléia troca votações do ajuste fiscal por convescotes na Expointer

Esta semana, a Assembléia do RS prosseguirá surda, muda e cega diante da gravíssima crise fiscal, evitando encarar as propostas de ajuste propostas pelo governo Sartori, sem as quais será impossível retomar os pagamentos salariais em dia, melhorar a qualidade dos serviços e reavivar investimentos em infraestrutura.

A Assembléia passará a semana participando de todos os convescotes programados para a Expointer, Esteio, RS.

No mês que vem, dia 5, talvez os deputados encarem votar o parecer do deputado Lucas Redecker, PSDB, favorável ao plebiscito para privatizar CEEE, CRM e Sulgás. Este plebiscito, se sair, será realizado no final do ano que vem, quando já estará terminando o governo Sartori.

Fufuca será o novo presidente da Câmara dos Deputados

A partir de amanhã, o presidente da Câmara será o deputado André Fufuca, PP do Amazonas. É que Rodrigo Maia assumirá a presidência da República na ausência de Temer, que viajará para a China.

Força-Tarefa da Lava Jato ataca Mônica Bérgamo e Folha de S. Paulo

Mônica Bérgamo.

Os procuradores da Lava Jato tiraram nota, neste domingo, para chamar de mentirosos o jornal Folha de S. Paulo e a jornalista Mônica Bérgamo, que registraram declarações do réu foragido Rodrigo Duran, envolvendo o juiz Sérgio Moro e o advogado Carlos Zucoloto Jr  num caso de acerto de depoimentos. Moro já tinha avisado que se trata de calúnia e que Zucoloto Jr é apenas advogado trabalhista. O que diz a nota dos procuradores:

6. Rodrigo Tacla Duran foi acusado pela força-tarefa Lava Jato por crimes de lavagem de dinheiro e de pertinência à organização criminosa, e se encontra foragido do país e confinado na Espanha.
7. Os recursos ilícitos havidos por Rodrigo Tacla Duran da Odebrecht, no exterior, foram bloqueados por autoridades estrangeiras e permanecem nessa condição.

A nota também faz uma revelação surpreendente, escondida pelo governo Temer até agora:

9. Tacla Duran foi preso na Espanha e chegou a ter sua extradição autorizada para o Brasil, o que não ocorreu apenas por ausência de promessa de reciprocidade pelo governo brasileiro.

Maggi diz que fica no ministério da Agricultura, mas avanço das investigações poderá derrubá-lo

O jornal Correio do Povo, que abriu quase toda a capa de hoje para registrar o êxito da festa de abertura da Expointer, Esteio, registra que o ministro Blairo Maggi, que participou do evento, avisou que não sairá do governo, mas o avanço das investigações poderá derrubá-lo.

A presença do ministro obrigou os organizadores a improvisaram uma cerimônia interna, abrindo mão do ar livre, como é costume.

O ex-governador Silval Barbosa, que foi vice do ministro quando ele administrou Mato Grosso, citou Blairo em pelo menos duas suspeitas de obstrução de justiça - tentativa de interferir nas investigações. Uma delas ocorreu no período em que Blairo já era ministro, no dia 22 de abril. Nessa data, Silval gravou uma conversa com um dos políticos que o visitaram na prisão, e eles falam de Blairo.

O ex-governador revelou um pagamento feito por ele e por Blairo ao ex-secretário de Fazenda de Mato Grosso Éder Moraes. Silval contou que o objetivo era que Éder mudasse um depoimento a fim de inocentar Blairo Maggi. Silval diz que, em troca, Éder recebeu R$ 6 milhões e explica como acertou tudo com Blairo Maggi em uma conversa, em 2014, na chácara do agora ministro. No vídeo, o delator lê o próprio depoimento.

Tempo será bom e temperatura continuará alta no RS

Porto Alegre, 8h30min, 17 graus

Muitas nuvens e cerração forte cobrem esta manhã a cidade de Porto Alegre. Cenário parecido também acontece em todo o Rio Grande do Sul nesta segunda-feira. 

Apesar da atmosfera instável, o sol deve chegar a aparecer ao menos em parte do dia em vários pontos. No Noroeste gaúcho, o dia será muito abafado.

As temperaturas mínimas registraram 11°C em São José dos Ausentes e os 12°C em Vacaria. As máximas, por sua vez, podem chegar a 29°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variarão entre 15°C e 27°C.

Temer fará reunião ministerial esta tarde. Amanhã, viajará para a China.

Na véspera de sua viagem para China, o presidente Michel Temer vai realizar nesta segunda-feira, 15h, uma reunião ministerial no Palácio do Planalto. 

O objetivo, segundo um assessor palaciano, é reunir ministros e presidentes de outros órgãos, como Ilan Goldfajn, do Banco Central, e Paulo Rabello de Castro, do BNDES, para fazer um balanço das ações do governo e estabelecer metas para o ano que vem.

Temer viajará amanhã para Pequim.

Depois de um ano, violência despencou em Porto Alegre

Schirmer vai mudando a cara da segurança pública no RS.

Estes números levantados pelos jornais Zero Hora e Diário Gaúcho, ambos da RBS, demonstram que o governo gaúcho conseguiu estrangular o vetor descontrolado da violência em Porto Alegre, vitrina da mostra, mas ele avançou no interior, menos em relação a latrocínios (matar para roubar).

Últimos 12 meses em Porto Alegre
Interior: 1o semestre deste ano com semestre do ano passado)

Latrocínios
Porto Alegre: - 26,4%
Interior: -16,2% (
Homicídios
Porto Alegre: -4,8%
Interior: +14,3%
Roubos
Porto Alegre: -1,77%
Interior: +2.4%
Roubo de veículos
Porto Alegre: -12,7%
Interior: +5,1%

O êxito da reação em Porto Alegre é consequência direta da mudança de gestão da secretaria da Segurança Pública, que passou para as mãos do ex-deputado Ceszar Schirmer.

Orçamento para a segurança pública gaúcha cresceu 19%

Embora não tenha dinheiro sequer para pagar os salários em dia, o governo gaúcho conseguiu elevar em 19% o orçamento deste ano para a área da segurança pública.

Com isto, este ano a polícia encorpou pessoal (4,2 mil novos servidores terão sido contratados este asno) voltou para as ruas e estancou o vetor da violência em ala desenfreada. Nos últimos 12 meses, 500 assassinos foram enfiados na cadeia no RS.

Opinião do editor - Tarso concedeu 39% de aumento salarial para a segurança e Sartori é obrigado a pagar a conta

O governo Sartori não gosta de atirar pedras no governo anterior de Tarso Genro, PT, mas o atual secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, não esconde o tamanho da herança maldita que recebeu:

- Uma das razões das dificuldades financeiras na segurança é que o governo anterior deu aumentos salariais em dezembro de 2014, seu último mês de mandato, e nós somos obrigados a pagar. Os salários subiram 39% para o segundo maior bloco da Folha. 

Cezar Schirmer não culpa apenas Tarso Genro, mas sabe que além deste aumento salarial explosivo, as aposentadorias precoces na área da segurança pública, sangram selvagemente o Tesouro do Estado.

BRDE abre, hoje, números do seu balanço do primeiro semestre de 2017

O presidente do BRDE, Odacyr Klein, está reunido com a imprensa desde as 8h, num café da manhã, no qual detalha os números do bom balanço do banco no primeiro semestre.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/