Editorial, Estadão - Uma lei só para Lula?

CLIQUE AQUI para ler, também, "Bravatas e realidade", Merval Pereira.

Certamente só pode ser uma piada de mau gosto a história, ventilada nos últimos dias, a respeito da suposta disposição da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, de convocar o mais rápido possível o plenário da Suprema Corte para uma revisão da possibilidade de execução de pena após condenação em segunda instância. Se isso ocorresse, o STF estaria abandonando sua função de corte constitucional – responsável por aplicar a Constituição e assegurar o equilíbrio de todo o sistema de Justiça – para se transformar em casa de benemerência para o sr. Lula da Silva.

Em 2016, o STF firmou jurisprudência no sentido de que, após a condenação penal em segunda instância, é possível dar início ao cumprimento da pena. Restabelecia-se, assim, o entendimento de que não é necessário esgotar todos os recursos para que o réu possa ser preso. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

15 comentários:

Unknown disse...

Então é "cumpanhêro"!!!

Mordaz disse...

Pois é. O STF quer mostrar que a lei não é para todos. Só para pé rapado que não tem milhões para ter advogados que recorrem ao STF para impedir o cumprimento da sua devida punição por lesar as vítimas.

Unknown disse...

STF = Guardião da Impunidade!!!
Acumpliciado com os criminosos de colarinho branco!!!

Anônimo disse...

o Brasil inteiro tem de ficar de olho nesse pessoal supremo...

o Judiciario esta se renovando com novos juizes que pedem passagem para prender corruptos...

mas a condição dos membros supremos poderem se aboletar naquelas poltronas amarelas ate os 70 anos de idade trava todo o processo de renovação...

esse negocio tem de acabar...

tem gente lá indicada por presidente de 20 anos atras!

tem de ser mandato de cinco ou oito anos e depois vá cuidar do seu escritorio de adEvocacia...

como Trump apropriadamente disse em Davos, porem sobre outro assunto, o cenario da imigração mundial mudou completamente, mas o sistema imigratorio ficou parado no tempo...

o Brasil quer mudar, mas o sistema insiste em permanecer o mesmo...

Anônimo disse...

medo de lula falar alguma coisa se for preso ?

Mordaz disse...

Não só para o Lula mas para todos os políticos em geral. O STF não julgou nenhum político da Lava Jato até hoje. Renan tem 12 processos e nenhum concluído indo para a prescrição.

Carlos Mota disse...

Esta Carmem Lúcia, pela cara de bruxa desgrelada é uma mal comida que lambe as botas de qualquer capeta esquerdista.
Imundície de jurista que enganou a nós todos.
Não falo da mulher(só tenho pena da aparência de infeliz), mas posso falar que como jurista é igual a muitos outros e outras que envergonham a Nação.

Anônimo disse...

A mudança atingirá, também, a Lei da Ficha Limpa, exigindo condenação pelo STJ para negar registro de candidatura!

Ou seja: Comprem dólares... AGORA!!!

Anônimo disse...

Para mim, igualmente, só pode ser uma piada de mau gosto, uma fake new . Não acredito que a Presidente do STF pretenda rever a decisão de prisão de Réus, após a ratificação em Segunda Instância. Uma iniciativa nesse sentido
levaria a credibilidade do STF ao nível zero e ao descrédito na Justiça .!!! Tia Glória.

Anônimo disse...

O supremo vai se submeter a mais este escárnio, ou melhor, vai submeter a nação a mais está pantomima tudo para livrar Lula 3 outros políticos da cadeia? STF não juba ninguém e deixa prescrever ou morrer os citados. Não admitirem os isto. Se aindahouver o mínimo de bom senso dos juízes do supremo não deverão mudar a lei para acomodar o réu poderoso da vez. Isso fará a descrença no supremo atingir o ápice. Prefiro ainda acreditar num mínimo de sensatez do supremo. Chega!

Anônimo disse...

Olho no STF.. Os ministros estão na torre de marfim e não tem ideia da irritação da sociedade brasileira com o STF… Com a colaboração do STF estariamos um ano adiantado nas reformas economicas e a economia já estaria bombando…Hoje o STF promove a balburdia e o atraso economico, aumentado exponencialmente a pobreza no Brasil… Eles são o governo do pais SEM O ONUS DE SER GOVERNO…..sem representatividade, sem mandato e com estabilidade no cargo…Não existe nenhum politico no Brasil com estabilidade no cargo.. deu 4 anos o eleitor pode demití-los… Fazer politica com estabilidade no cargo é uma ditadura…Eles nem sequer sabem onde poderá chegar esta irritação…nem imaginam…Ou fechemos o STF ou viraremos um pais africano…O STF é o maior inimigo do Brasil hoje….depois do Lula.

Anônimo disse...

O STF quer brincar com as leis e com o povo brasileiro para beneficiar o maior bandido da história de mais de 500 anos de Brasil... Esses ditos ministros supremos vão acabar incendiando o país e provocando a tão temida (por qualquer esquerdista) intervenção militar.

"Não esqueçam que um General do Exército Brasileiro jamais iria bravatar sobre a possibilidade de ter que importa a lei e a ordem, caso a justiça não cumpra o seu papel punindo os bandidos políticos", o que levaria o país à convulsão social.

Para mim, Mourão foi muito claro em seu recado... Mas parece que o STF não entendeu.

Vamos lá, STF, livre Lula da cadeia!
Pago para ver se vocês têm essa coragem.

Robert (RJ)

Anônimo disse...

Correção: "Um General jamais iria bravatar sobre a possibilidade de ter que impor a lei e a ordem..."

Anônimo disse...

Não acredito que a Presidente de STF pretenda levar aos ministros do STF, rever a decisão do TRF-4. Uma tomada iniciativa nesse sentido leva o povo brasileiro a mais uma descredibilidade do STF e ou ao descrédito da Justiça. Diante do exposto: O PIOR QUE PROFANAR O SAGRADO É CONSAGRAR O PROFANO.

Anônimo disse...

Esse STF já há algum tempo está com a mania de
Julgar por tabela.

Ou seja : pega um caso sem qualquer repercussão engavetado há 5 ou 6 anos, escolhe e diz pro pra todo mundo que agora passa a ser repercussão geral exatamente pro caso cabeludo !!

Isso tem nome e se chama covardia !!

Não querem enfrentar a realidade nua e crua.

Sempre se esquivando.

PEC para reformar o acesso na mesma forma das cortes inferiores.

Composição de 3/5 magistrados de CARREIRA; 1/5 Minosterio Público e 1/5 advocacia.

Do jeito que tá ... cada partido colocando os seus compadriios fica essa naba aí que ninguém resolve e quando resolve alguma coisa saem esses absurdos que ninguém respeita.

Brasil merece um STF de respeito,
Honrado !!

Politicagem já basta na Câmara e Senado.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/