Artigo, J.R. Guzzo, Exame - Lula só escapará da cadeia se houver virada de mesa grosseira no STF

Se não houver uma virada de mesa grosseira, a sentença que condenou o ex-presidente a doze anos de prisão terá de ser cumprida

Publicado na edição impressa da EXAME

Se você é um empresário, executivo no desfrute de um emprego ─ sobretudo na área de “Relações Externas” e similares ─ ou tem algum tipo de situação profissional que o coloque na “classe A”, há uma boa probabilidade de já ter dito, ou ouvido dizer no seu círculo social: “É muito ruim que o Lula se transforme num mártir”. Admitindo-se a hipótese de que o ex-presidente possa, eventualmente, vir mesmo a adquirir essa grife de “mártir”, a questão que se coloca é a seguinte: “Muito bem ─ e o que você sugere que seja feito a respeito disso na prática?” Eis aí o ponto central. Se você está preocupado com a possibilidade de que a lei seja cumprida e Lula acabe indo para a cadeia ─ bem, você está com um problema. A dificuldade, no caso, é que não há nada a fazer. Se não houver uma virada de mesa grosseira nos nossos superiores e supremos tribunais de Justiça, algo equivalente aos procedimentos em uso hoje em dia nas altas cortes da Venezuela, a sentença que condenou o ex-presidente a doze anos de prisão terá de ser cumprida.

CLIQUE AQUI par ler mais.

15 comentários:

Mordaz disse...

Não é só na Venezuela. Gilmar Mendes fez uma batatada no TSE ao absolver a chapa Dilma/Temer, a chapa da corrupção. Gilmar já mostrou várias vezes que sua decisão muda conforme o réu. coloque-se aí Dias Toffoli, e Lewandowski, e temos a Venezuela aqui mesmo.

Anônimo disse...

A globo já está falando que o STF vai libertar Lula.
Será que nós não podíamos repetir com a prisão em segunda instância com o que foi feito com a ficha limpa. Mobilização geral e conseguir isso. Esperar a iniciativo da bandidagem (quer dizer políticos) para isso é utopia.
Alguém aí que é advogado ou alguma instituição do povo do bem poderia dar o pontapé inicial
Não vamos desanimar , o Brasil é nosso.

Anônimo disse...

O Rio de Janeiro já está com intervenção Militar, se o STF fizer irresponsáveis bobagens para beneficiar o psicopata , vai ser um passo importante para também sofrer intervenção, pois será por outra atividade relacionada ao crime organizado patrocinada pela quadrilha liderada pelo bandido de vulgo "Lula"!

Anônimo disse...

Se ocorrer isso dará revolução no país. O povo não vai admitir este golpe para salvar o chefão da cadeia.

Anônimo disse...

Se ocorrer isso haverá revolução no país. O povo não vai admitir este golpe para salvar o chefão da cadeia.

Anônimo disse...

Rezar para o Lula ser preso em cumprimento a sentença de 2º Grau, nenhum efeito terá, enquanto ele já tem 5 votos favoráveis pelo não cumprimento da pena conforme o STF. No STF tem os que querem reexaminar seus votos pela prisão, para por o Lula em liberdade, e nós teremos que engolir em seco, tal mudança dos amigos do Lula lá no STF. Este é o Brasil, sem segurança jurídica. Aos amigos do Rei Lula, tudo é possível, até virar do avesso o casaco.

Anônimo disse...

Caro Políbio, podes apostar que vai haver, lulla sabe muito de muitos.

Anônimo disse...


Se Lula quer realmente se transformar num mártir,
vamos amarrá-lo num pau de arara e enchê-lo de porrada.
Depois vai para uma solitária para morrer de fome. Pronto:
vai virar mártir não sei do que, mais vai.
Acho que dos pelegos e bolivarianos.

Anônimo disse...


Se Lula quer realmente se transformar num mártir,
vamos amarrá-lo num pau de arara e enchê-lo de porrada.
Depois vai para uma solitária para morrer de fome. Pronto:
vai virar mártir não sei do que, mais vai.
Acho que dos pelegos e bolivarianos.

ARS disse...

- Ou seja, o golpe que os esquerdofrênicos tanto gostam.

jorge.alves ribeiro disse...

Eu não sei porque há tanto melindre de alguns setores de colocar o Lula na cadeia. Afinal a justiça não é para todos? Ele já foi condenado e pelas leis atuais, condenados em segunda instância tem que ir para o xilindró. No Peru e no Equador ex-presidentes estão na cadeia por corrupção, lavagem de dinheiro, porque aqui nós temos que ser diferentes?

Anônimo disse...

A LEI é para todos. Não acredito em virada de mesa do STF para favorecer a LULA, pois tal fato daria ensejo a uma
Crise Institucional no País. !!! Tia Glória.

Anônimo disse...

Não é anda disso o canalha não amarelou....vira quando as faculdades estiverem com aula....em férias ele não terá alunos pra blá blá bla

Anônimo disse...

De acordo com o comentarista J. R. Guzzo!
Basta de martitrizar o maior criminoso do Brasil!
É cadeia com cela compartilhada com presos comuns por 12 anos e meio!
Que saia da prisão dentro de um caixão, esquecido e desprezado por todos os brasileiros decentes.

Anônimo disse...

Não vi nenhum mea culpa do grave e irresponsável erro cometido por este blog, ao divulgar a foto de um jovem com um lenço comunista como se aquele fosse o bandido assassino atirador da Flórida. Como se pode comprovar logo a seguir, a imagem não guarda nenhuma relação com o criminoso que, como era de se esperar, pertence a uma organização nacionalista de direita. E agora, quem irá indenizar o atingido pela irresponsabilidade da divulgação de sua imagem como se fosse um criminoso. Se isto ficasse limitado às redes sociais já seria um absurdo mas, ser divulgado através de blogs que dizem fazer jornalismo sério...? Ademais vemos o resultado de permitirem o uso de armas por pessoas desajustadas. Aliás, o perfil do criminoso é semelhante a alguns leitores deste blog.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/