Editorial, Estadão, domingo - O sucesso da reforma trabalhista

Nova legislação vai sendo consolidada com mais rapidez e menos resistência do que se imaginava.

As últimas estatísticas da Justiça do Trabalho, elaboradas com exclusividade para o Estadão/Broadcast, revelam que a entrada em vigor da reforma trabalhista, em 11 de novembro do ano passado, teve dois efeitos esperados. Procurando beneficiar-se da anacrônica legislação herdada da ditadura varguista, vários reclamantes se apressaram para ajuizar ações até a primeira semana de novembro. E como a nova legislação modificou os critérios para o acolhimento de reclamações judiciais, aumentando o rigor no acesso ao Poder Judiciário, a partir de dezembro o número de novos processos caiu drasticamente.

Em média, segundo os números do Tribunal Superior do Trabalho (TST), as Varas Trabalhistas de todo o País receberam no último triênio de 2015 e 2016 cerca de 200 mil novas reclamações por mês. Por causa da reforma trabalhista introduzida pela Lei n.º 13.467, entre setembro e a primeira semana de novembro de 2017 foram protocoladas 289,4 mil. Já no mês de dezembro, foram propostos apenas 84,2 mil novos processos - um volume muito inferior à média. No mesmo período, no Tribunal Regional do Trabalho da 2.ª Região, que é o maior do País, englobando a Grande São Paulo e a Baixada Santista, o número de novas ações caiu para menos de 500 por dia. Antes da reforma, a média diária era superior a 3 mil e, no dia anterior ao da entrada em vigor da lei, chegou a quase 13 mil.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

14 comentários:

Anônimo disse...

canalhas e fds gostaram...

Mordaz disse...

Isto não mostra o sucesso da reforma trabalhista. Só mostra que os trabalhadores perderam direitos de reclamar. Se isto é justo, só os números não dizem. Por este critério, se fechar os tribunais do trabalho o sucesso seria estrondoso. Ninguém mais colocaria processos contra o empregador e o escravocrata.

Mordaz disse...

O sucesso seria o pleno emprego depois da medida. Mas o desemprego até agravou, pelos dados.

Anônimo disse...

O q ocorre nao sao perdas de direitos mas sim que agora esses direitos DEVEM SER COMPROVADOS NO PROCESSO COM REPERCUSSOES EM VERBAS DE SUCUMBENCIA E ACOLHIMENTO DOS PEDIDOS. Se o trsbslhador comprovar o que alega vai obter exito. Chegou a hora de os advogados trabalhistas comecarem a trabalhar....

Anônimo disse...

Durante o funeral todos choram mas depois só os perdedores choram os ganhadores lançam foguetes.

Anônimo disse...

E os milhões de empregos que viriam com a reforma ?

Anônimo disse...

ATUALMENTE esta medida para a produção por si só é pouco,
tem que BAIXAR OS IMPOSTOS e tirar monopólios estatais do mercado!

Anônimo disse...

Escravocrata? Kkk
Quem te explora é o governo e não o empreendedor que arrisca seu capital tendo o governo como sócio ocioso que leva 50% da produção. Deixe a ideologia esquerdista de lado e estude a história mundial sobre relação de trabalho nos países desenvolvidos.

Anônimo disse...

A reforma trabalhista feita pela quadrilha que tomou de assalto o Brasil é tão ruim para o trabalhador que a Organização Internacional do Trabalho recomendou sua revisão ao governo brasileiro. Vergonha internacional.

Modernizar leis é normal mas mudar para piorar a vida do trabalhador e retroceder no tempo é inaceitável!

Anônimo disse...

Por que antes era ZONA/ZOEIRA qualquer pinguinho, coisinha era justificativa pra buscar o derechos....haja saco!!! Parece que eh um começo de moralização

Anônimo disse...

Tem que terminar mesmo com esses aproveitadores que mentem na.justiça e acabam fechando várias empresas no Brasil.

Luiz Antônio disse...

Sucesso mesmo seria vermos um dia a extinção desta excrescência denominada justiça do trabalho.

Anônimo disse...

Acabou a malandragem de adevogados "trabaliador" mau caráter.

Anônimo disse...

algum te feriu por traz coxinha?ehehe...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/