Editorial, Folha - Miséria venezuelana

Pobreza se generaliza em meio à recessão catastrófica criada pelo regime chavista.

Estarrecedora, ainda que não surpreendente, pesquisa recém-divulgada sobre as condições de vida na Venezuela dá novas medidas da tragédia provocada pelo regime ditatorial de Nicolás Maduro.

A investigação —a cargo da reputada Universidade Católica AndrésBello (Ucab), com uma metodologia semelhante à da amostra de domicílios do IBGE brasileiro— retrata uma população acuada pela hiperinflação, assustada com a violência e cada vez mais disposta a abandonar o país.

Quase 9 em cada 10 domicílios não dispunham, em meados do ano passado, de renda para comprar uma cesta básica (que inclui alimentos, higiene pessoal, mensalidade escolar e outros itens). A deterioração dos padrões de vida se mostra vertiginosa: em 2014, a parcela, já altíssima, de venezuelanos nessa situação era de 48%.

CLIQUE AQUI para saber mais.

21 comentários:

Anônimo disse...

Cade a maria do GRELO DURO. Tem que adotar estes miseráveis da DEMOCRACIA venezuelana.

Anônimo disse...

O que dizem agora os progressistas socialistas brasileiros? Já sei, dirão que esse não e o verdadeiro socialismo como não é na falida cuba É na pobre Coreia do Norte. Sempre que aparece os efeitos danosos desse regime dizem os esquerdistas que isso não é o socialismo. Tenha paciência!

Anônimo disse...

Tem de eliminar o ditador sanguinário. Simples assim.

Anônimo disse...

No Brasil, a Justiça se restringe ao Sérgio Moro e mais meia dúzia de juízes.
E não eiste TRIBUNAL NENHUM NO MUNDO para julgar o Maduro e seus comparsas
bandidos do PT e comunistas do Brasil responsáveis pela desgraça dos venezuelanos? Ou não tem nada, apenas soluções depois que INÊS É MORTA? São estas as propaladas funções dos "estrategistas" que superlotam qualquer instituição nacionl ou internacional??? O que ocorre na Venezuela já atende os
objetivos comunizantes da famigerada ONU ou ainda falta muito para satisfazer
os carniceiros daquela satânica organização???

Anônimo disse...

Cubazuela acabou, voltou a idade média como em Cuba, só tem duas Classes os Nobres que detem o poder e goza de regalias e não sofrem com falta de produtos e os Plebeus que sofren todo tipo de escassez e só tem o direito de trabalhar vomo escravos para manter a Nobreza e seus baba ovos.

Anônimo disse...

Muito bem, Lula! ´CUSTA CARO tuas iniciativas para até na Venezuela destruir o socialismo com tendência ao comunismo.

Foi difícil entender Gen. Golbery ao criar CUT/PT e Lula pelo preço alto.

Não irá demorar para Venezuela se livrar desta esquerdalha, no Brasil a agonia vai longe, muito mais pela tomada das corporações, favorecidas na CF/1988.

AQUI já não é mais o SOCIALISMO/COMUNISMO mas SIM aS CASTAS favorecidas a impedir o desenvolvimento, o progresso e a criação de riquezas.

Anônimo disse...

Precisou o Temer dar uma "mijada" na ONU e então agora depois de anos veio o Subsecretário dos Refugiados da ONU pedir uma reunião com o Temer para ajudar os refugiados. Se reuniram esta semana em Brasilia e Temer impôs a ONU que faça seu papel e ajude os venezuelanos.
Outros omissos são; a OEA, o Mercosul e as várias ONG' que mamam dinheiro publico e nada estão fazendo tipo Cruz Vermelha, MSF e demais.
Joel

Anônimo disse...

Venezuela, Cuba, Coréia do Norte são os exemplos dos petralhas. E olha que eles quase conseguiram implantar isso no Brasil com a benevolência de uma parcela de eleitores, artistas da Grobo e um escambau. Esquerda nunca mais, nem aqui e nem lá.

Anônimo disse...

Sindicalistas e seus pelegos adoram a Venezuela como está, por que será? É isto o que desejam ao Brasil.

Anônimo disse...

A VENEZUELA é um país exportador de petróleo e dessas exportações depende para manter suas reservas em dólar, importar os produtos necessários, como alimentos, e para pagar as despesas do governo. CHAVEZ , em seus 14 anos de governo , até 2013 , aproveitou a onda dos preços altos do barril , que chegou a US$ 150 , e implementou seu populismo através dos projetos sociais . À partir de 2013 , houve uma queda brusca no preço do barril , que chegou a US$40. O modelo socialista de governo de CHAVEZ , bancado pelo alto preço do barril de petróleo, foi o de controle dos preços, expropriações, estatizacoes de empresas, de hostilidade ao setor privado e distribuição populista dos recursos do petróleo , através de programas sociais semelhantes ao Bolsa-Familia e Minha Casa , Minha vida. Quando MADURO foi eleito, em 2013, por uma margem pequena de votos, deu continuidade aos programas sociais populistas . Quando as reservas em dólar entraram em queda livre , o sistema econômico entrou em colapso . Sem as reservas em dólares não havia como importar alimentos, remédios, e outros produtos , e bancar os projetos sociais , tendo início a hiperinflacao , hoje na casa dos 3.000%. Mais uma aventura socialista que redundou em tragédia. !!! Tia Glória.

Vandeco disse...

Infelizmente, o povo venezuelano está sofrendo com a catástrofe humanitária que o socialismo venezuelano está subjugando a população, onde 90% da população vive hoje na pobreza. "Há males que vêm para o bem", o mal que vem ocorrendo na Venezuela pode vir a salvar o Brasil dos "socialistas e populistas". Pois é, é melhor os venezuelanos esperarem sentados por algum ato da esquerda brasileira de ajuda. A esquerda brasileira não ajuda ela mesma. Ela quer dinheiro e conforto do capitalismo. A esquerda brasileira e tão falsa quanto ao Papai Noel. Pobres venezuelanos que estão entregues a um Maduro que já passou do ponto e que esta apodrecendo.

Anônimo disse...

Os socialistas prometeram igualdade para o povão venezuelano, que gostou da ideia e os elegeu. Não se pode dizer que os socialistas mentiram: a promessa de igualdade foi integralmente cumprida e agora são todos igualmente miseráveis e famintos.
.
A moral da história já é bem velha e manjada: Nunca faça pactos com o diabo.

Anônimo disse...

Por isso que afirmo: sou eternamente grato ao malvado favorito Eduardo Cunha em dar aquele pé na bunda da Dilma e petralhas vagabundos. Zé Carlos.

Anônimo disse...

Caro Políbio
Tem ordem de captura internacional x Maduro, a Interpol está atrás dele. Coisa da ex procuradora Luisa Ortega, onde ele é acusado de corrupção junto com a Odebrecht, de acordo com a delação de Santana e Mônica Moura.O presidente do Peru e demais membros do forum Internacional que lá ocorrerá em abril, disseram que o Maduro é persona não grata. Mesmo assim, ele disse que irá, então o KKK disse que se for, será preso na hora. Aguardemos, pois!O Maduro está preso na Venezuela.
Esther

Anônimo disse...

Tia Glória, está correto, acrescentaria um dos mais danosos feito por Chaves foi as expropriações de 6 milhões de ectares de terras de quem produzia para distribuir para os Sem Terras da Venezuela que não produz, não tem o tino de agricultor.Nem Pernil a Venezuela está produzindo.

Anônimo disse...

Vandeco, tudo que vc faliu não se aplica só na esquerda brasileira, onde assumiram levaram os paises a bancarrota.

Anônimo disse...

Com a inflação no patamar de 3.000 % ao ano e falta de alimentos, os venezuelanos adultos perderam 11 KG em média. Segundo relatório da COMISSÃO INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS, ligada à OEA, cerca de 70% das crianças venezuelanas estão desnutridas e 15% apresentam quadro agudo de desnutrição . É o legado do socialismo bolivariano de CHAVEZ e MADURO .!!! TIA GLÓRIA .

Anônimo disse...

Esmolas para comprar apoio dos pobres não são "programas sociais". Esses "programas" impedem que que os pobres cresçam e saiam da miséria.

Anônimo disse...

Exato....

Anônimo disse...

Nada mais eficaz para limitar a liberdade, incluindo a liberdade de expressão, como a total falta de dinheiro”
― John Galbraith

- https://kdfrases.com/autor/john-galbraith/
--------------------

VENEZUELA,CUBA, E QUASE O BRASIL COMPROVAM ISSO LITERALMENTE!

É A ESPADA QUE OS CUMUNISTAS USAM CONTRA O POVO, A MISÉRIA, QUANTO MAIOR MAIS PODER TEM MASSACRANDO OS MISERÁVEIS QUE ELES CRIAM.

Anônimo disse...

Esta ferida pode vir para o Sul....

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/