Hélio Schwartsman, Folha - Por que Maduro ainda não caiu?


De acordo com alguns modelos da ciência política, isso já deveria ter ocorrido

Os sinais de que o regime chavista fracassou não poderiam ser mais evidentes. Estão presentes em tudo, dos indicadores macroeconômicos em colapso, às prateleiras vazias dos supermercados, e encontram expressão visceral no aumento da desnutrição e na regressão epidemiológica por que passa o país. Quando pais abandonam seus filhos em orfanatos na esperança de que lá sejam alimentados, sabemos que algo deu muito errado.

Por que então a população não se rebelou e pôs o ditador para correr?

De acordo com alguns modelos da ciência política, isso já deveria ter ocorrido. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

24 comentários:

Carlo Germani disse...

Aos fatos:

1) Os psicopatas Chávez e Maduro não chegaram ao poder por acaso.
Ampla maioria da população os apoiaram.

Seduzidos pelo populismo-assistencialismo (leia-se: socialismo-comunismo)e certos que o petróleo da Venezuela trariam infinitas e "gratuitas" possibilidades de um Estado provedor e sem a contrapartida de uma economia geradora,deu no que deu.

2) É motivo de questionamento a demora da intervenção americana na Venezuela.

Donald Trump teria apoio incontestável de todo mundo.

Aguardemos às próximas semanas. Quem sabe?

Anônimo disse...

HELINHO INGÊNUO! É A MESMA FAÍSCA QUE HÁ 60 ANOS NÃO CONSEGUE IMPLODIR A DITADURA ASSASSINA COMUNISTA DOS CASTRO! MUITO PORRETE, MUITO ALCAGUETE, REGIME DE MEDO E PAVOR! ESSA É A FORMULA! VIDE CORÉIA DO NORTE PORRA!

Anônimo disse...

>>

Tenho uma resposta um pouco diferente.

Maduro é só uma fachada. Quem manda mesmo é uma penca de gorilas militares, dizem que narcotraficantes, que são os que dão sustentação ao regime.

Ainda existe na Venezuela uma espécie de "bolsa familia", criada pelo ditador Hugo Chaves, e que distribuí renda da venda de petróleo à população.

Os milhões de venezuelanos sustentados pelo estado tem medo, e obviamente também são ameaçados pelo regime de perder a mamata e assim, apoiam Maduro com unhas e dentes.

Por aqui, Lula e sua ORCRIM petista se beneficiavam muito do programa Bolsa Familia e constumavam ameaçar seus eleitores com o fim do programa, caso elegessem opositores da quadrilha petista.

<<

Anônimo disse...

Porque as forças armadas da Venezuela foram compradas desde a era Chaves,porque o narcotrafico impera por la,pq o Irã,Cuba,Rússia dao apoio,ainda o hezbollat.https://br.sputniknews.com/americas/201708149097541-cia-venezuela-ameaca-russos-hezbollah/https://jornal.ceiri.com.br/a-ligacao-de-tareck-el-aissami-vice-presidente-da-venezuela-com-o-hezbollah/

Anônimo disse...

ESTES DITADORES COMUNISTAS PAGAM REGIAMENTE SERVIDORES PÚBLICOS

MILHARES DE FUNCIONARIOS PÚBLICOS RECEBEM ESMOLAS, E QUE NUMA MISÉRIA GERAL É UMA FORTUNA, E ÚNICO MEIO DE SOBREVIVER.

MUITO TRISTE, UMA PARTE DO PRÓPRIO POVO EXPLORADO USADO PELA MISÉRIA INSTITUÍDA, E CLARO, ESTRATEGISTAS CUBANOS, ESPECIALISTAS NO GARROTE AO POVO.

MAS A FAISCA VAI ACONTECER, FOGO MORRO ACIMA, ÁGUA MORRO ABAIXO,MULHER QUERENDO "COISEAR", DITADURAS COMUNISTAS EM DECADÊNCIA NINGUÉM SEGURA, É QUESTÃO DE TEMPO.

O POVO DE LÁ ESCRAVIZADO,É ESTRANHO PARECE, PARECE QUE NÃO FAZ MUITO...

Fernando Campos disse...

Para entender o que se passa na Venezuela, a primeira providência é deixar de lado tudo o que a grande imprensa publica sobre o assunto. Desde 1999, com a vitória de Chavez, o país vizinho é palco de uma luta de classes aberta, prestes a se encerrar com a vitória chavista. Venezuela deve se consolidar esse ano como o segundo país socialista da América Latina. Chavez e Maduro seguiram rigorosamente a doutrina cubana: treinaram milícias, fortaleceram as Forças Armadas (as mais modernas do continente), formaram laços fortes com potências como Rússia e China, nacionalizaram empresas e controlaram a distribuição de alimentos e de outros itens essenciais. De olho nas maiores reservas de petróleo do mundo, chavismo tem a oposição natural dos EUA e de seus governos aliados na região, como o de Temer. Mas já consideram uma Venezuela socialista irreversível e tratam agora de estabelecer meios de convivência. Maduro não caiu, nem vai cair, por estar firmemente apoiado pelos militares, cuja quase totalidade é chavista, e em parcelas expressivas da população. Esses os fatos.

Anônimo disse...

pergunta tola...

ora bolas, porque o bigodudo carniceiro tem o apoio dos militares...

por que o PT nao conseguiu emplacar o mesmo no Brasil?

porque nao tinha apoio dos militares, como eles deixaram bem claro quando aquele desastre cognitivo ambulante que despresidiu o Brasil pensou em decretar "estado de exceção" (ou coisa parecida com isso, sei la), durante as manifestaçoes que pediam o seu impeachment...

nao foi atendida...

Anônimo disse...

Por que então a população não se rebelou e pôs o ditador para correr?

segundo os armamentistas, é porque o seu Zezinho da padaria e a dona Chiquinha da farmacia nao podem ter o seu 38 guardado em casa...

nao fosse isso, o El Bigodon ja teria caido...

Anônimo disse...

Não caiu porque quase tudo o que foi escrito acima não corresponde a realidade.Quem não foi lá que não escreva baboseiras.
Outra: dentro de poucos meses vai ter eleição na Venezuela então se querem derrubar o presidente que façam dentro das regras e da democracia.
Façam uma pesquisa para ver qual presidente é mais odiado:
Maduro ou Temer?

Anônimo disse...

O Mundo esta povoado de ignóbeis.
Triump não tem apoio nem para dar um peido.
O povo da Venezuela foi seduzido pelo socialismo, agora AGUENTEM TROXAS

Anônimo disse...

O amiguinho das 19:22 parece que simpatiza com o narco-governo da Venezuela. Pelo jeito, se fosse por ele, o mesmo regime devia ser "implantado" no Brasil.

A gente não precisa ir até lá para saber que centenas de milhares de venezuelanos que puderam já fugiram do paraíso. A gente não precisa ir até lá pra saber que a população não tem comida nem papel para limpar o bumbum. A gente não precisa ir até lá pra saber que o pau come na cabeça de quem discorda do maricón.

Democracia melhor que a da Venezuela só em Cuba, no Irã ou na Coreia do Norte. Vai pra lá, sensato.

Pra finalizar, comparar cocô com fezes não vale (Maduro X Temer).

Anônimo disse...

VTNC COMUNISTA ANÔNIMO BABA ESCROTO DO MADURO E CHUPA GRELO MOLE DO LULADRÃO.

Anônimo disse...

Comunismo não é civilização.

Anônimo disse...

Não se perguntam porque a onu não emite um comunicado ?quem deveria liderar um levante era o Brasil e eua contra maduro. Perguntem quem da guarda ao maduro?

Anônimo disse...

porque não está maduro suficiente

Anônimo disse...

individuo das 19:22

dá um pulo la em Roraima pra tu veres a realidade que nao queres enxergar...

Anônimo disse...

Vai se foder, retardado mental.

Anônimo disse...

Deixem o Maduro em paz! Sem ele o mundo não saberia o que é socialismo na prática.

Anônimo disse...

Não foi invadida ainda pois Trumps está com a economia indo de vento e popa. Se surgir uma guerrinha irah bagunçar a cotação do petróleo. Michelzinho não entrou pois está fazendo o dever de casa, mas ja sinalizou via Guiana que não ira tolerar iniciativas Chavistas. Sobre os cacas Sukhoi: Maduro não confia nos pilotos, pois os considera muito "burgueses" e manten os familiares dos pilotos como reféns.

Anônimo disse...

Muito, muito simples. As armas são mais poderosas que o vil metal. Só mesmo Marx para ter inventado a besteira de que é o capital quem manda. Maduro é a prova de daquilo que nem os esquerdistas acreditam mais nisso, e só a miopia dos liberais burgueses não consegue enxergar. Na Venezuela de hoje, a repressão policial-militar tem o DNA cubano. A nomenklatura chavista é militar, como em Cuba. Cuba + Venezuela = CUBAZUELA: um novo país, para quem ainda não entendeu.

Anônimo disse...

CUBAZUELA é Cuba com petróleo. E ainda que não dê certo, há a via onipresente do narcotráfico.

Anônimo disse...

Não cai porque a maioria do povo é um bando de vagabundos que prefere passar fome mas sobreviver do que trabalhar, e por isso apoia Maduro.

Anônimo disse...

O ANONIMO DAS 08;57 REFLETIU COM RARA INTELIGENCIA O QUE ESTÁ ACONTECENDO N A VENEZUELA, E O QUE LENTAMENTE ESTÁ ACONTECENDO AQUI NO BRASIL

Anônimo disse...

Tem um vidio em que soldados pegam um militante de direita amarram o cara e começam a corta-li em pedaços até a morte depois encaminham o vidio pra família...tenho esse vidio mas não sei como colocar aqui se alguém se interessar me adissione...998631472

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/