Entidades de SC qualificam embargo europeu como 'protecionista'

A Associação Catarinense de Avicultura (Acav) e o Sindicato das Indústrias da Carne e Derivados no Estado de Santa Catarina (Sindicarne) qualificaram como "claramente protecionista" a atitude da União Europeia de bloquear as exportações brasileiras de carne de aves - incluindo de algumas plantas catarinenses. A decisão do bloco europeu foi tomada na quinta-feira, 19, com a suspensão de pelo menos 20 agroindústrias brasileiras para exportar carne de aves para lá.

"São infundadas e inaceitáveis as alegações da Comunidade Europeia segundo as quais as motivações do embargo das indústrias brasileiras seriam de ordem sanitária, especialmente porque o Brasil cumpre rigorosamente as regras estabelecidas pelo Acordo de Medidas Sanitárias e Fitossanitárias da Organização Mundial do Comércio (OMC)", disseram ambas as entidades, em nota divulgada nesta sexta-feira, 20. "A própria autoridade sanitária europeia se contradiz ao posicionar que, se o Brasil pagar sobretaxa de 1.024 euros por tonelada e embarcar o produto como carne in natura, as importações seriam retomadas sem problemas", continua a nota.

11 comentários:

Mordaz disse...

É. Não é verdade. Foi tanta lambança fraudando o processo que se desmoralizou. Entrando como carne em natura vai para a indústria para ser higienizada. Não para o balcão do supermercado.

Anônimo disse...

Quem liga pra SC?

Anônimo disse...

>>

Ano passado tivemos uma mega-safra de milho e soja. Os preços desses produtos cairam e a ração ficou mais barata.

Com ração barata, frango e porco também tiveram seus custos de produção reduzidos.

Os produtores europeus não conseguem acompanhar nossos custos menores de produção, dai o embargo. Simples.

Como retribuição, deveriamos sobretaxar produtos importados da Europa, como bebidas, azeites, maquinas, ferramentas, automóveis e etc..

E para finalizar, o Brasil precisa ter uma safra estocada. Precisamos garantir que os preços dos produtos agricolas sejam estáveis e não oscilem conforme os humores do clima ou dos governantes de plantão.

Uma boa e séria politica de estocagem trará a garantia de produtos baratos e consequentemente, fartura à mesa do brasileiro.

<<

Anônimo disse...

A Comunidade Europeia, vulgo CEE quer Lula solto, ou seja quer mandar na nossa política interna, na Justiça e governo brasileiro!
E se fossem tomar no ..?

Anônimo disse...

Uma funcionária da um testemunho na Justiça do Trabalho. Frisando: no suprassumo de "justiça" onde a tonica é a cascata, e a autoridade policial faz o serviço que o mundo não consegue fazer. Derrotar essa pujança comercial que é referência, a agroindústria. Claro que são motivos comerciais. Não há santinhos na matéria. E se é para comer carne processada, sou muito mais a brasileira.

Anônimo disse...

O Brasil tem um governo fraco, corrupto e visto pelo mundo todo como golpista e não tem credibilidade nenhuma, alem de um ministro da agricultura envolvido até pescoço em falcatruas e por isso não tem poder nenhum de barganha.

Anônimo disse...

Santa Catarina é um estado a onde tem muitos trabalhadores e muitos empresários, toda pessoa de bem Liga para Santa Catarina quem não liga para Santa Catarina São Os petistas Comunistas terroristas

Anônimo disse...

Tem que retaliar! Brasil é uma economia maior que muitos países europeios juntos. Só mandar a VW, a Fiat, a Renault, a Peugeot, a Nestle, a Boeringer... de volta para a Europa.

Anônimo disse...

A União Européia está coberta de razão! Os frigoríficos da banania do terceiro mundo são péssimos além de não respeitarem o sacrifício dos animais,com maus tratos desnecessários! Aliás se o povo brazuca já é executado nas ruas como bichos imaginem os animais nos abatedouros!

Anônimo disse...

Na Ilha da Fantasia.... toda magia é possível... e, como locomotiva-chefe, carrega o Estado junto!

Anônimo disse...

Santa Catarina é o melhor estado do brasil, ele separa o RS do resto...😂😂😂

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/