Estamos saindo da era da escassez para entrar na era da abundância, diz João Satt


A foto é de Marco Quintana, Jornal do Comércio.

Nesta entrevista de três páginas que concedeu ao bastante razoável caderno doc do jornal Zero Hora, o publicitário gaúcho João Satt descreve o futuro com empolgação. 

Leia o texto e a inteligente entrevista feita por Marcel Hartmann:

Aos 61 anos, o publicitário e estrategista de marcas diz que novas tecnologias como robôs, análise de dados para a compreensão de gostos e inteligência artificial vão mudar radicalmente a sociedade. Fascinado, argumenta sobre as acentuadas diferenças geracionais verificadas hoje em dia e sobre a necessidade de inovação das empresas, sob o risco de desmoronarem. Ele recebeu GaúchaZH no G5, uma das principais agências de publicidade de Porto Alegre. Na empresa, mantém um núcleo de inteligência para pesquisar tendências, com o objetivo de posicionar instituições em novos cenários. 

(...) 

O senhor fala que passamos por uma crise de consciência e que estamos "gerundiando". O que quer dizer com isso?
O "gerundiando" tem muito a ver com o "ing" do inglês. "I'm doing", "I'm trying" (estou fazendo, estou tentando). Revela que estamos indo, você não está onde você estava, mas ainda não chegou aonde quer, ou seja, está se deslocando. Isso tem a ver com a transitoriedade que vivemos atualmente, que fala de forma muito direta com o que (o sociólogo Zygmunt) Bauman preconizou no livro A Modernidade Líquida. As formas começam a perder forma, começam a se transformar em algo que só o tempo mostrará aonde vai chegar.

CLIQUE AQUI para ler tudo, mas preste muita atenção ao conteúdo, porque ele pode parecer texto para iniciados. Não pisque enquanto estiver lendo.

17 comentários:

Anônimo disse...

Tem que matar o PT para o Brasil começar a crescer. Povo burro,burrão,ignorante,levando ferro dos petistas e dando votos para esta quadrilha de demônios nazistas.

Anônimo disse...

Que monte de asneiras...

Anônimo disse...

zzzzzzzzzzzzzzzz....

o ultimo que prometeu "abundancia" pedindo pra brasileirada comprar sem parar acabou quebrando o Brasil e agora esta na cadeia...

e deixou um monte de mané que achava que tinha ficado rico com a gaveta cheia de carnê de pagamento pra quitar...

o cara é publicitario, ia dizer o que?

que estamos numa pior?

FAÇANHA, o ADVOGADO do POVO. disse...

SÓ PODE SER DA PINEL!

Anônimo disse...


Será que o serviço de clipagem do Palácio Piratini, informou isto ao Polenta

Anônimo disse...

Tenho a mesma idade do autor... e só blablabla...é muito fácil ser Z de Zen quando se tem uma casa confortavel para morar, filho unico, colegio bom e shoping para passear...e dois pais que trabalham para lhe proporcionar renda.. Mas a geração X como eu fui na escola descalso, em minha casa tinha nove irmãos e só conhecia um pedaço de carne aos domingo...matava rolinhas para fritar e pegava peixes no corrego para comer...Cuidado com essas conclusões faceis.. a tecnologia é maravilhosa...hoje depois de ir à escola descalço hoje sou engenheiro e a minha empresa de 20 funcionariops faz o serviço que se exigia 400 funcionarios há 50 anos atrás...por causa das maquinas,,,as maquinas são maravilhosas mas não o homem, que continua a ser o lobo do homem...um pouco de sensatez faz bem....

Anônimo disse...

Somente em 2021 ou 2022

Anônimo disse...

Venda de teorias novas que oferecem maravilhas e a curto prazo ocorrem em tooodas as áreas.

Anônimo disse...

Venda de teorias novas que oferecem maravilhas e a curto prazo ocorrem em tooodas as áreas.

ebuenogm disse...

Na verdade, estamos em plena era da insensatez.

Anônimo disse...

Nossa! Quanta maluquice! Calma menina!!! Kkkk

Anônimo disse...

Vamos ao que interessa sem blá blá blá:
Os Shoppings calculam que vai demorar 4 anos para recuperar lojas e lojas que fecharam e voltar ao patamar de anos atrás quando o LULA ADMINISTRAVA O BRASIL.
O resto é conversa fiada

Anônimo disse...

Se dependermos dessa nova geração para alguma coisa estamos fudidos. É a maior geração de pau molengas da história. Alguém tem que bancar.

Anônimo disse...

Realmente aqueles que não derem atenção ao que foi escrito poderão vir a ser pessoas abundantes.

Anônimo disse...

Aquela nova tecnologia que você está usufruindo é o trabalho de bancada nos laboratórios de dezenas de cientistas. Não tem nenhuma máquina, computador, "inteligência artificial" que faça esse trabalho. O que tem evoluído muito é a tecnologia das comunicações que é uma aplicação de uma tecnologia, não a tecnologia em si. Não cria um novo medicamento, não descobre e trata uma nova doença, não cria um novo computador ou um novo telescópio, não produz carros, soja, nem cria gado ou qualquer tipo d alimento. Tem muito dinheiro sendo desviado para essa ïnternet da coisas", ToI, que não são outra coisa que plataformas de comunicação, de negócios mas não cria nada. O que aconteceria se você ficasse sem celular? Nada, rigorosamente nada! Você pode viver sem comida? Brasil é um pais atrasado em termo de tecnologia e aplicando dinheiro, por exemplo, na área ambiental, que não tem nada ver!

Anônimo disse...

O cara está bem de vida e fica dando palpites sobre tecnologia e tendências. Pergunta para um garoto e seu futuro está no celular. Sem os pais estariam catando comida no lixo.

Anônimo disse...

isso ai e` outro vagabundo criador de comunista

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/