Saiba o que existe por trás da reviravolta do Caso Eliseu Santos

O Ministério Público Estadual entrou em completa rota de colisão com a Polícia Civil do RS, por duas atitudes principais que tomou: 1) Repeliu a linha de investigações e acusações (latrocínio, ou roubo com morte) e preferiu homicídio (assassínio, sob encomenda ou não). 2) Ignorou a Polícia Civil na hora de mandar prender os suspeitos e usou a Brigada Militar. Isto tudo é inusual. As razões elencadas pelo MPE são ligadas a suposições, ilações e conversa fiada, ao contrário das razões da Polícia Civil, que produziu provas materiais abundantes e testemunhais sólidas. A juiza Elaine da Fonseca, que ficou do lado do MPE, já não pode prosseguir no caso, porque acolheu as suspeitas do MPE, atacou a Polícia Civil e emitiu juizo de valor muito claro.

Muita gente fez a festa com a decisão do Ministério Público Estadual de repelir o inquérito concluído pela Polícia Civil do RS, que viu latrocínio no caso Eliseu Santos. "Vejam só como somos bons", festejaram os junta-cadáveres, mas outros sabem que a confirmação das piores previsões do grupo não contém apenas componentes midiáticos, mas também políticos. Só não vê isto quem não quer ver. O editor está sendo pago para ver - e denunciar. O MPE resolveu rejeitar todas as premissas da Polícia Civil, e também as conclusões, terminando por indiciar oito pessoas num crime que seria de execução mandada.

. O editor sabia do material que seria vazado, mas aguardou as notícias e não percebeu nelas nem uma só prova material sobre a existência da conspirata anunciada pelo Ministério Público. O máximo que o MPE vazou, mesmo para a sua mídia preferida, foi a origem do material que o inspirou, todo ele localizado no submundo político do RS.

. Desde a primeira hora, o grupo de junta-cadáveres apostou todas as fichas na tese da execução, mesmo antes de qualquer investigação. No dia seguinte ao da morte de Eliseu Santos, o líder do grupo chegou a escrever com clareza que Santos foi um semeador de tempestades e que por isto morreu. Na perspectiva dos promotores, foi o que aconteceu: Santos teria semeado a tempestade ao descredenciar a empresa de segurança Reação (imotivadamente ou não; com ou sem achaques). O que busca essa gente é o olhar gelado e cheio de ódio dos moradoras da cidade, tal como o descrito por Juan Carlos Onetti no seu clássico Junta-Cadáveres, de 1964.

. O inquérito da Polícia Civil desnorteou o grupo e fez com que todos tirassem o pé do acelerador, mas talvez ele soubessem muito mais do que se permitiram supor.

. Ao se negar a abrir os novos dados que possui, o Ministério Público Estadual não permite estabelecer uma comparação com o que encontrou a Polícia Civil. É um desserviço que o MPE presta à opinião pública, que é obrigada a comparar o que existe e conhece, com o que o MPE diz existir, mas ninguém conhece. Éste filme o editor já viu e não gostou, porque ele se presta a alimentar campanhas canalhas contra quem não pode se defender e até nem tem por que se defender. Repete-se uma cena kafkiana.

. O MPE vaza as cartas que tem nas mãos e elas não passam de fumaça, mas não a fumaça do bom direito, o conhecido fumus bonis juris que convencem magistrados em todo o mundo. Estão mais na linha de historietas bene trovatas. São histórias que servem bem ao Eixo do Mal 2.

. Ao contrário do grupo de junta-cadáveres, que diz que não confia nos serviços da Polícia, mas nos do Ministério Público, por razões conhecidas e anteriores, o editor avisa que ninguém tem por que aceitar a priori os serviços da polícia ou dos promotores, sem examinar as provas e formar seu próprio juízo de valor. O resto é enganar o distinto público. Isto é típico do Eixo do Mal.

. A ignorância trabalha a favor da delinquência política.

. Ninguém vai ganhar as eleições de outubro no tapetão. O recente episódio vivido no Estado provou isto.

. Esta quinta-feira foi dia de enormes boatarias, envolvendo políticos conhecidos do RS, e até mesmo mais lama lançada sobre a memória de Eliseu Santos, que repentinamente surge como o repositório de males que ninguém conseguiu atribuir claramente a ninguém.

DICA DE LEITURA
Junta-Cadáveres, Juan Carlos Onetti Trad.: Luis Reyes Gil Planeta 320 págs.

LINK PATROCINADO
Bah Restaurante - Gastronomia Regional Contemporânea
BarraShoppingSul, Porto Alegre.
Cozinha gaúcha contemporânea nestes sábado e domingo. Também a la carte no almoço e jantar. Adega com 400 rótulos, 40 opções de vinhos em cálice e Sommelier na casa. Reservas: 51-3247.3000.
CLIQUE AQUI para saber mais sobre o Bah.

Schmidt, ex-prefeito de Erechim, propõe chapa puro sangue para DEM do RS

O ex-prefeito de Erechim, Luiz Francisco Schmidt, mandou dizer ao editor que apóia chapa puro-sangue do DEM para o governo do RS.

. Schmidt acha que a dobradinha Paulo Feijó-Moacir Volpato.

. No dia 12, o DEM do RS vai decidir se toca chapa própria ou se topa acordo com o PTB. As forças, dentro do Partido, estão meio a meio, com viés para Paulo Feijó-Moacir Volpato, dois empresários de peso da área comercial e de serviços do RS.

Meirelles diz que permanece no Banco Central

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, anunciou na noite desta quinta-feira que permanecerá no cargo até o final do governo Lula. Henrique Meirelles, que era deputado do PSDB quando foi para o governo do PT, está filiado ao PMDB. Ele é ex-presidente mundial do ]Banco de Boston e homem de confiança dos banqueiros internacionais e dos empresários. Está no governo como delegado deles.

. Meirelles recebeu um apelo do presidente para permanecer. Ele queria disputar uma das cadeiras do Senado por Goiás, mas também chegou a ser cogitado para o cargo de vice na chapa de Dilma Roussef.

Lideranças empresariais omitem-se diante do assalto aos cofres públicos.

Fiergs, Federasul, Fecomércio e o Sr. Paulo Feijó, desta vez não fizeram plantão na Assembléia do RS para impedir o assalto aos cofres públicos.

Getmax Computadores
Computadores, notebooks, servidores de redes. Tudo em TI.
Há 15 anos atendendo o mercado corporativo.
99% de índice de satisfação de clientes, conforme pesquisa de pós-vendas.
Compre via site
www.getmax.com.br Fone: 51-3388.1010.

Refestelados pelo Pacote de Bondade, servidores antecipam festas pascoalinas.

Em ressaca ociosa e festiva, os servidores públicos estaduais começaram antes o feriadão.

. O editor só encontrou poucos FGs e CCs por onde andou.

PV poderá montar bancada na Assembléia do RS.

Os cálculos do Partido Verde do RS são de que o PV fará bancada na Assembléia. O nome mais forte para deputado é o da filha do ex-deputado Jorge Uequed, do PMDB.

. Uequed pediu licença ao PMDB para coordenar a campanha da filha.

Eloy entra para a quota pessoal de Yeda.

Yeda chamou o secretário da Administração, Eloy Guimarães, para confirmá-lo no cargo. Eloy é do PTB. Ele sai pela quota pessoal da governadora.

LINK PATROCINADO
Bah Restaurante - Gastronomia Regional Contemporânea

BarraShoppingSul, Porto Alegre. Cozinha gaúcha contemporânea nestes sábado e domingo. Também a la carte no almoço e jantar. Adega com 400 rótulos, 40 opções de vinhos em cálice e Sommelier na casa. Reservas: 51-3247.3000. CLIQUE AQUI para saber mais sobre o Bah.

Sai nova pesquisa eleitoral do RS.

Neste final de semana a RBS publicará pesquisa do DataFolha sobre intenções de votos no RS.

. Será um tira-teima monumental.

Dilma passará o final de semana em Porto Alegre.

A ex-ministra Dilma Roussef vai passar o final de semana em Porto Alegre, onde mora sua filha e de onde saiu para integrar o governo Lula.

. Na segunda ela voltará a Brasília para iniciar a campanha.

Vale a pena aprender com este deputado do PPS.

Será dia 7 de abril, quarta-feira, na Assembléia do RS, o lançamento do livro “A Palavra como instrumento de Justiça”, do ex-deputado Bernardo Souza, PPS, organizado por Bernadete Bestane. O livro, 486 páginas, extrai as mais memoráveis passagens do deputado socialista pela Assembléia. Ali não há uma só palavra que não tenha sido escolhida atentamente.

. O deputado Bernardo Souza, em quem o editor votou na penúltima eleição (foi o único voto a socialista jamais concedido pelo editor) era um homem de plenário.

. O livro será peça rara para quem quiser fazer e entender política.

- Bernardo Souza talvez não vá ao lançamento. Ele está hospitalizado. O ex-deputado do PPS convive com um insidioso Mal de Parkinson Plus.

As corporações públicas tomaram de assalto o governo gaúcho.

O Pacote de Bondades do governo Yeda, enviado na forma de 26 projetos de lei e um projeto de lei complementar para a Assembléia, representa o mais violento e corrosivo ataque das corporações públicas estaduais ao Tesouro do Estado.

. Não se sabe por que razão o governo estadual rendeu-se às corporações de maneira tão incondicional.

. As pressões dos aparatos sindicais e seus aliados dentro da Assembléia foram irresistíveis.

. O RS arrecada algo como R$ 1,2 bilhão por mês de ICMS e terá que pagar uma Folha de Pessoal que chegará a R$ 1 bilhão por mês no final do ano.

. O dinheiro dos contribuintes sai do bolso dos trabalhadores e vai direto para os hollerits de 300 mil funcionários estaduais ativos e inativos.

. É uma derrama intolerável.

. O que mais chama a atenção é que categorias combativas, irredentoras, insaciáveis, como é o caso do magistério, insistem em “vender” o mantra de que não receberam aumento algum de Yeda, quando isto é mentira. Somente este ano, eis como repercutirão os aumentos concedidos por Yeda ao magistério estadual:

- 8,6% relativos a parcela da Lei Britto que não foi paga por Britto, por Olívio e por Rigotto, mas que Yeda pagou.

- 6% que acabam de ser concedidos.

- 2% sobre o aumento meramente vegetativo da Folha (vatangens, por exemplo).

. O total chega a 13%.

. O Cpers pode até negar os cálculos, que foram feitos pelo economista Darcy Carvalho dos Santos, nesta quinta, a pedido do editor.

. Se o Cpers fizer isto, você, leitor, deve pedir que os 13% desembarquem na sua conta corrente.

. Este ano, a Folha de Pessoal dos professores será R$ 480 milhões maior do que a Folha de 2009. Ela pulará para perto de R$ 4 bilhões no ano, 30% de toda a Folha do governo do Estado.

CLIQUE AQUI para ver a lista dos projetos.

Bier Markt - Cerveja levada a sério.
42 marcas de chopes e cervejas artesanais, mais petiscos alemães.
Reserve 51-3013.2300. Rua Castro Alves 442, Porto Alegre.
Também reservas para aniversários e happy hours a partir das 18h.
Estacionamento e segurança.
http://www.biermarkt.com.br/

Saiba o que poderá salvar o governo estadual da débâcle em 2010.

Este ataque selvagem das corporações sobre os cofres estaduais neste ano de eleição só não será desastroso por duas razões macroeconômicas relevantes:

- O PIB estadual crescerá pelo menos 6%.

- A inflação oscilará entre 5% a 5,5%.

. Isto, sem contar a melhoria das condições de gerenciamento das finanças públicas, que avançaram de modo revolucionário.

Corporações impedem a reforma do Estado.

O governo estadual não tem conseguido implementar medidas de verdadeira racionalidade administrativa no conjunto da máquina pública.

. Os princípios de produção, produtividade e qualidade são letra morta em 90% das repartições.

. As ferramentas até existem e já foram aplicadas em áreas como a Secretaria da Fazenda, mas são repelidas de modo decidido em quase todo o setor público, a começar pela Secretaria da Educação.

. A ausência de planejamento estratégico impede a correta alocação de recursos humanos e até mesmo remuneração pelo mérito (cumprimento de metas, por exemplo). Isto levaria à eliminação de desperdícios e até de fraudes evidentes na concessão de licenças para tratamento de saúde e outras práticas abusivas.

. O governo gaúcho continua sem governar o governo.

. A oposição a qualquer controle e fiscalização é selvagem e parte dos sindicatos, aparelhos ongueiros, elites funcionais e dos Partidos.

Folha crescerá R$ 400 milhões apenas neste ano.

Somente neste ano, os efeitos dos aumentos salariais concedidos dentro do Pacote de Bondades de Yeda aprovado esta semana pela Assembléia, representarão um adicional equivalente a R$ 375 milhões na Folha de Pessoal do Executivo.

. A Folha do Executivo soma R$ 790 milhões. Sobram R$ 180 milhões para os demais Poderes.

LINK PATROCINADO
Divirta-se na Calçada Cultural do Shopping TOTAL deste sábado, dia 03/04, com a Confraria de Samba. Todos os sábados, uma atração cultural diferente se apresenta na Alameda dos Artistas com entrada franca. Mais informações no site www.shoppingtotal.com.br ou no www.twitter.com/Shopping_TOTAL

Conheça cada um dos 27 projetos aprovados pela Assembléia.

O editor foi atrás de cada um dos 26 projetos de lei e do único projeto de lei complementar aprovados pela Assembléia Legislativa do RS nos últimos três dias e que integram o Pacote de Bondades do Governo Yeda.

. Todos eles mexem com salários dos servidores estaduais, mesmo quando apresentados sob a justificável argumentação de reorganização administrativa a qualquer título.

. Trata-se do mais abrangente pacote de aumentos salariais para o funcionalismo público estadual já formatado pelo atual governo.

. Os dois casos mais rumorosos relacionaram-se com as duas categorias de maior contingente funcional, no caso professores e brigadianos.

. Os brigadianos, mais bem articulados, conseguiram reajuste de 19,9% para oficiais. Os professores, comandados pela política suicida do Cpers, chegaram tarde à mesa de negociação e perderam tudo. Levaram apenas 6% de aumento.

. No link a seguir, você terá uma explicação bastante telegráfica sobre o teor de cada projeto aprovado, de acordo com pesquisa feita pelo editor nesta quinta-feira.

. Os textos definitivos de cada nova lei ainda não foram publicados.

CLIQUE AQUI para examinar a planilha completa.

Grupo português compra jornal “O Dia”

Foi fechada ontem à noite no Rio de Janeiro a compra do jornal carioca O Dia pelo grupo português Ongoing, que desembarcou no Brasil no ano passado quando lançou o diário Brasil Econômico. O Ongoing pagou 75 milhões de reais pelo jornal da família Carvalho.

. Segundo informações do jornalista Lauro Jardim (Veja), com o negócio, os portugueses tornam-se também donos do Meia Hora, tablóide de extrato ultrapopular que hoje é o terceiro diário mais vendido, e do esportivo O Campeão.

Produção industrial cresceu 1,5%

A produção da indústria brasileira cresceu apenas 1,5% de janeiro para fevereiro, na segunda alta mensal consecutiva. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que também confirmaram que, na comparação com fevereiro de 2009, a alta foi bem mais expressiva, de 18,4%.

. Com o resultado, o setor industrial acumula crescimento de 17,2% no primeiro bimestre de 2010. A taxa anualizada apresenta recuo de 2,6%, o que indica continuidade da tendência de redução no ritmo de perda.

Getmax Computadores
Computadores, notebooks, servidores de redes. Tudo em TI.
Há 15 anos atendendo o mercado corporativo.
99% de índice de satisfação de clientes, conforme pesquisa de pós-vendas.
Compre via site
www.getmax.com.br Fone: 51-3388.1010.

Honda faz recall de 143 mil motos por problema em acelerador

A Honda informou nesta quinta que inicia um recall na próxima segunda-feira de 143.299 motocicletas NXR 150 Bros (modelos 2009 e 2010, a gasolina) e XRE 300 (modelo 2010) no país, por problemas no acelerador.

. A Honda disponibilizou para maiores informações à seus clientes o telefone 0800 77 05 125 ou a internet, no site www.honda.com.br.

Aécio deixa governo e não descarta ser vice de Serra

O tucano Aécio Neves (PSDB) deixou ontem o governo de Minas dando a entender que seu futuro político não está definido. Depois de já ter dito uma série de vezes que descarta a hipótese de ser candidato a vice numa chapa encabeçada pelo também tucano José Serra e dizer que pretende ser candidato ao Senado, Aécio ontem ressaltou em discurso que o “destino” é que decidirá o que fará.

— "Com emoção me despeço como governador para voltar ao meio de todos como cidadão e conterrâneo para os acompanhar e receber o que o destino me reservar", declarou, com voz embargada, ao transferir o cargo para seu vice e agora governador do estado, Antônio Augusto Anastasia, que disputará a reeleição em outubro.

* Na foto, os convidados para a festa de despedida de Aécio: Luciano Huck, Maitê Proença, Cristiane Torloni e Zico.

Obama manda duro recado a Lula sobre o Irã

No encontro com o presidente Nicolás Zarkozy, ontem, o presidente Barak Obama mandou o claro recado abaixo para o presidente Lula, do Brasil, que resolveu se aliar ao que existe de pior na raça humana, ou seja, ditadores cruéis como o coronel Chavez, o celerado Amahdinejad e os ditadores Raul e Fidel Castro. Lula, ontem, tentou justificar essas relações carnais, avisando que Chefes de Estado não têm relações pessoais, mas interesses de Estado, o que é verdade. Isto não implica em fazer mesuras, dar dinheiro e apoio explícito, babar diante de criminosos internacionais, mesmo eventualmente na condição de chefes de Estado. O caso do Irã é de clara ameaça à paz internacional, porque ali é desenvolvido um sistema para a produção de bombas atômicas destinadas a explodir Israel e ameaçar o mundo.

LEIA o que disse Obama:

- Agora, temos unanimidade na comunidade internacional? Ainda não. E isso é algo que temos de trabalhar. Achamos que estamos numa posição muito mais forte para conseguir sanções robustas agora, do que estávamos há um ano antes de iniciarmos nossa estratégia. Mas ainda é difícil, em parte porque, sejamos francos, o Irã é um produtor de petróleo, e há muitos países ao redor do mundo que, independentemente dos delitos do Irã, pensam que seus interesses comerciais são mais importantes do que esses interesses geopolíticos de longo prazo. E então temos de continuar a pressionar, não só o Irã, mas temos que nos certificar que estamos comunicando claramente que isso é muito importante para os Estados Unidos."

LINK PATROCINADO
Bah Restaurante - Gastronomia Regional Contemporânea

BarraShoppingSul, Porto Alegre. Cozinha gaúcha contemporânea nestes sábado e domingo. Também a la carte no almoço e jantar. Adega com 400 rótulos, 40 opções de vinhos em cálice e Sommelier na casa. Reservas: 51-3247.3000. CLIQUE AQUI para saber mais sobre o Bah.

Foto de Fortunati ultrapassa outdoor.

O outdoor da foto mostra o novo prefeito de Porto Alegre, José Fortunati. O outdoor foi plantado no bairro Menino Deus. Foi uma iniciativa da Central de Outdoors. A deixa mexe com o tamanho de Fortunatti, que tem quase dois metros: “Prefeito Fortunati. Um olhar grande sobre a cidade”. Foi um bom começo de governo. O editor pediu a foto a Luciano Lanes, que a capturou pouco depois das 18h desta quarta-feira.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/