Nelson Jobim, banqueiro do BTG Pactual, falará esta noite para o PMDB do RS

Amigo carnal de Lula, ele foi ministro da Justiça de FHC,além de ministro da Defesa dos governos Lula e Dilma Roussef, PT. Atualmente, é diretor, sócio e membro do Conselho de Administração do banco BTG Pactual, cujo dono, André Esteves, foi preso no Rio sob acusação de corrupção e obstrução às investigações da Lava Jato.

O banqueiro do BTG Pactual, responsável pela área de relações institucionais (lobby, entre outras tarefas) falará esta noite em evento do PMDB no Hotel Embaixador.

Nelson Jobim falará sobre o que ele chama de "Constituição Cidadã".

É improvável que o ex-ministro e um dos relatores da Constituição de 88, fale sobre o estudo que em 1997 fizeram dois professores da Universidade de Brasília (UnB), que afirmaram que parte de um artigo foi incluído na Carta Magna sem passar pelo Plenário. O dispositivo inserido, segundo eles, beneficiou credores internacionais da dívida externa. As alíneas “a”, “b” e “c” do artigo 166 (172, na versão original) tratam de privilégios para o pagamento da dívida, de pessoal e de transferências aos estados e municípios (veja aqui). Os autores do trabalho responsabilizaram pela inserção do texto o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Nelson Jobim, então deputado constituinte pelo PMDB gaúcho e líder do partido, e o ex-deputado Gastone Righi (SP), que liderava a bancada do PTB.

Há quatro anos, Jobim admitiu ao jornal O Globo ter inserido, sem submeter ao Plenário, dois artigos na Constituição. Um deles, revelou, era sobre a independência dos poderes – o artigo 2º. Sobre o outro artigo, ele nada explicou. O ex-líder do PMDB prometeu escrever um livro para explicar tudo, mas até hoje não deu início à obra.

17 comentários:

Anônimo disse...

Cadeia é pouco para o safado!

Mordaz disse...

A verdade é que grande parte das patifarias ele teve protagonismo. Principalmente no STF.

Anônimo disse...


Outro peemedebista histórico também prometeu escrever um livro sobre a “ injustiça” de ser considerado da gang dos anões do orçamento. Seu processo no STF foi arquivado por decurso de prazo , se não me falha a memória. Depois ele voltou a vida pública e hoje recebe com aposentadoria de marajá...

Anônimo disse...

Este Jobim já não era para estar em casa brincando com os netos e deixar o resto de toda a população brasileira em paz!

Anônimo disse...

Hoje entendemos porque ele alterou a constituição para benefício dos banqueiros, de forma suspeita!

Anônimo disse...

ESTE VIGARIO CONFESSO VAI EXPLICAR A TAPEAÇÃO QUE FEZ NA CONSTITUIÇÃO?

ELE MESMO CONFESSOU E RIU E DEBOCHOU DE TER PASSADO TODO MUNDO PARA TRAS,ALTERANDO VARIOS TRECHOS? PATIFE SEM VERGONHA!

Anônimo disse...

Esse sujeito não passa de um pilantra.

Anônimo disse...

O Jobim é apenas pequena amostra do BORDEL A CÉU ABERTO que é o STF. E depois que na posse do LULA (2003), este CHOROU COMO BEZERRO DESMAMADO E EM PÚBLICO
no ombro do JOBIM, foi uma PAIXÃO AVASSALADORA e IMORRÍVEL (melhor HORRIPILANTE) entre esta honestíssima dupla LULA-JOBIM ou JOBIM-LULA, que é a mesma coisa!!!

Chico Valente disse...

Que tristeza!
A junção de 171 com messianico.
E o povo analfabeto cometendo suicídio, digo, votando.
Por analfabeto entende-se os mortadelas desde os iletrados até os portadores de diploma de PhD.
E haja o grassamento da mediocridade. Coisa triste.

Anônimo disse...

cabra safado !!!!

JOAO disse...

VIGARISTA ALTEROU A CONSTITUIÇÃO , DEVIA CONTAR A MARACUTAIA QUE FEZ...........

Anônimo disse...

Jobim é ladrão. Furtou o sino da Faculdade de Direito. Na qualidade de ministro do STF reconheceu o furto, mas não devolveu o sino. Ladrão é ladrão, não interessa o valor do objeto surrupiado.

Anônimo disse...

Do bicho?

Anônimo disse...

Não é a fada Sininho?

Anônimo disse...

Enquanto pessoas assim se derem bem o futuro será tenebroso, triste e pobre.

candida disse...

Que opinião mais estapafúrdia. Sem nenhum embasamento. Fala em beneficio próprio. Pensei que esse Jobim já tivesse morrido.Não morreu mas a opinião é de um non sense total,como se tivesse mesmo OUT.

Anônimo disse...

É uma figura deletéria que devia ser banida da vida pública brasileira. Jobim é o tipo do sujeito do "si hay Gobierrno, soy a favor". De todos êles. De qualquer um dêles. O negócio dele é grana e poder. Se tem Lula, vamos de Lula. Se tem FHC, vamos de FHC. Se vier Bolsonaro, Alckmim ou Dória, estamos junto com eles. É um sacripanta.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/